Copy
N.º 10 | 11 de novembro de 2014
Quinzenal

NOTÍCIAS












 










Foto: Cayambe [CC-BY-SA-3.0-lu], via Wikimedia Commons

Acordos fiscais secretos entre Luxemburgo e multinacionais isentou-as em milhares de milhões de euros

OBSERVADOR - 6 de novembro de 2014

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação coordenou uma investigação em 20 países com acesso a documentos oficiais e secretos que mostrou que o Luxemburgo tem servido para centenas de empresas multinacionais fugirem aos impostos em vários países por via da assessoria da consultora PricewaterhouseCoopers, que negociava com o governo luxemburguês este tipo de entendimentos. A investigação é divulgada na mesma semana em que Jean-Claude Juncker,que foi primeiro-ministro do Luxemburgo durante 18 anos até 2013 e antes disso Ministro das Finanças, tomou posse como presidente da Comissão Europeia. De acordo com a investigação, várias multinacionais podem pagar menos de 1% dos seus lucros em impostos no Luxemburgo, tendo o governo luxemburguês sido conivente com a exploração das lacunas na legislação fiscal internacional.
Apesar de alguns analistas afirmarem que legalmente não há nada de condenável nas opções de Juncker, enquanto Primeiro-ministro luxemburguês, reconhecem que do ponto de vista político o assunto pode ser altamente sensível. Por seu turno, os eurodeputados querem que Juncker explique se ajudou ou não empresas a fugir aos impostos. O debate sobre este tema continua e está longe de se encontrar encerrado, até porque o tema de base da questão - evasão fiscal - é cada vez mais central no atual contexto de austeridade e de questionamento do modelo vigente de democracia representativa .


 

Da necessidade ao embuste: o fantástico mundo dos aditivos alimentares

PÚBLICO - 4 de novembro de 2014

O objectivo deste artigo é alertar para “aditivos” que passam despercebidos em muitos alimentos e que descaracterizam, quase por completo, quer o seu valor nutricional quer o seu produto base.


Esta substância está sorrateiramente presente em quase tudo que come - e está a destruir o planeta (em inglês)

QUARTZ - 5 de novembro de 2014

Sobre o óleo de palma e como o seu consumo destrói as florestas do Planeta.

 

Especialista denuncia a "violência simbólica extrema" dos media contra as mulheres (em castelhano)

EL DIARIO - 9 de outubro de 2014

A opinião de Rita Radl sobre a forma como os meios de comunicação social (re)produzem mensagens falsas ancoradas na dominação masculina, entrando também nas consciências coletivas. 

 

ERC abriu processo para investigar suspensão da revista Análise Social 

PÚBLICO - 9 de novembro de 2014

A suspensão da revista científica Análise Social por causa de um artigo do sociólogo Ricardo Campos ilustrado com graffiti críticos das políticas do Governo, decidida há duas semanas pelo director do Instituto de Ciências Sociais (ICS), vai ser alvo de um processo de averiguação pela ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Serão ouvidos os directores do ICS e da revista.
 
ATIVISMOS
 ONE TRILLION DOLLARS SCANDAL PETITON

Sabe-se que a lavagem de dinheiro, a evasão fiscal e o peculato existem, mas possivelmente será uma surpresa se disserem que o valor que é sugado para fora dos países em desenvolvimento a cada ano que passa chega a um trilião de dólares, o que equivale a 800 mil milhões de euros, ou seja, cerca de dez empréstimos da troika a Portugal. Este valor podia ajudar a evitar 3,6 milhões de mortes por ano entre 2015 e 2025, em países de baixo rendimento. 

Com o intuito de sensibilizar e pressionar para por termo a este escândalo mundial foi lançada esta petição online. O site conta com imensa informação (inglês) relevante sobre o tópico e um vídeo que vale muito a pena!
 

CINEMA

“V for Vendetta”, de James McTeigue.

Na Panorama #10 que inclui o 5 de Novembro, sugerimos o filme "V for Vedetta". A história do filme passa-se numa Londres futurística, no século XXI, onde o Chanceler Adam Sutler (John Hurt) impõe um governo autoritário e opressor sobre o Reino Unido, lembrando Adolf Hitler na época do Nazismo na Alemanha, sendo essa comparação feita em muitas partes do filme como nos campos de concentração, a polícia secreta, o controlo dos medios de comunicação social, entre outras similitudes e paralelismos.
O protagonista “V” (Hugo Weaving), após sobreviver a um incêndio num antigo campo de concentração, almeja vingança contra o atual regime e planeia explodir o Parlamento Britânico, tendo como inspiração a fracassada tentativa feita por Guy Fawkes, a 5 de Novembro de 1605 na “Conspiração da Pólvora”, quando este  tentou explodir o parlamento como forma de revolta contra o então governo.  A trama começa quando “V” após os últimos retoques na sua máscara de Guy Fawes, se prepara para explodir a estátua no alto do Old Bailey, um símbolo de justiça que para “V” estava corrompido pelo poder, e no seu trajeto salva Evey (NataliePortman), de um ataque dos “homem-dedo” levando-a consigo para ver a sua primeira explosão. Começa, assim, uma trama de resistência e de luta contra um poder totalitário, a partir da casa de "V" e conquistando toda a cidade de Londres. Trailler do filme aqui: http://www.imdb.com/video/screenplay/vi4276093209/

7 a 16 Novembro  Lisbon & Estoril Film Festival [Destaque Panorama Simpósio Internacional - Ficção e Realidade: Para Além do Big Brother, 14, 15,16 Novembro]


14 a 23 de Novembro Festival Rotas e Rituais "A liberdade não é um acessório" Cinema São Jorge, Lisboa [Destaque Panorama Documentário Everyday rebellion, 14 Novembro]

25 de Novembro "Violência contra as mulheres: diálogos entre múltiplas opressões" Sala Keynes, FEUC, Coimbra.

FINANCIAMENTO

 

Fundo das Nações Unidas para a Democracia

 

O Fundo das Nações Unidas para a Democracia (FNUD/UNDF) convida as organizações da sociedade civil a candidatarem-se ao financiamento de projetos para fazer promover e apoiar a democracia. Propostas de projetos devem ser submetidas online entre 15 de novembro de 2014 e 31 de dezembro de 2014.

Linhas de orientação, FAQs e ensinamentos das rondas anteriores podem ser encontradas aqui: http://www.un.org/democracyfund/application-materials.

Share
Tweet
+1
Share
Forward
O nosso site
O nosso site
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
YouTube
YouTube
o nosso email
o nosso email
Quero receber o Panorama Academia Cidadã por email
Aumenta o impacto das nossas / tuas iniciativas!

Faz um donativo à Academia Cidadã (associação sem-fins lucrativos):
NIB 0035 01000 0031674930 80
Copyright © 2014 Academia Cidadã, All rights reserved.


Quero subscrever o boletim informativo "Panorama Academia Cidadã"

Quero deixar de receber o "Panorama Academia Cidadã" / unsubscribe from this list    Gerir subscrição / update subscription preferences

Email Marketing Powered by Mailchimp