Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente?
Consulte-a no seu browser.

NÚMERO 77

OUT 14

 

NESTA EDIÇÃO             Novo projecto – Aquele outro mundo que é o mundo:
                                o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento

                              
                                São Tomé e Príncipe: boletins Sociedade Civil STP
                                e NA IMPRENSA disponíveis para consulta

                                Guiné-Bissau: Observatório dos Direitos promove
                                prémio "Jornalismo e Direitos Humanos"

                                Exposição Alfabeto do Desenvolvimento em Castro Verde e Almodôvar

                                TTIP: ONG endereçam carta ao Primeiro-Ministro português
                                e petição contra tratado transatlântico continua em curso

                                OSC portuguesas discutem papel da Sociedade Civil
                                na Estratégia Conjunta África-Europa

SUGESTÃO
DE LEITURA                 Os Sete Sapatos Sujos, segundo Mia Couto

SUGESTÃO
DE CAMPANHA            “Sou liberiana, não um vírus”: uma campanha contra o estigma do Ébola
 

NOVO PROJECTO – AQUELE OUTRO MUNDO QUE É O MUNDO:
O MUNDO DOS MEDIA E O MUNDO DO DESENVOLVIMENTO

A ACEP continua o seu trabalho na área dos media e desenvolvimento, agora com um novo projecto iniciado em Outubro, em parceria com a associação CoolPolitics, e os centros de investigação CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (ISEG-ULisboa) e o CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (UCoimbra). Trata-se de um projecto de pesquisa e sensibilização com o objectivo de contribuir para melhorar a qualidade da relação entre profissionais do Jornalismo e Comunicação e profissionais do Desenvolvimento. Conta com financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.
 

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: BOLETINS SOCIEDADE CIVIL STP E NA IMPRENSA DISPONÍVEIS PARA CONSULTA

Já se encontram disponíveis no site do projecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento – Comunicação, Capacitação, Advocacia os mais recentes boletins de informação, produzidos trimestralmente. O boletim digital NA IMPRENSA reúne um conjunto de notícias publicadas entre Junho e Setembro de 2014 em jornais online nacionais e internacionais, relacionadas com políticas públicas e boa governação em São Tomé e Príncipe. Já o boletim Sociedade Civil STP divulga informação sobre as mais recentes actividades realizadas no quadro desta acção, desenvolvida pela ACEP em parceria com a FONG-STP – Federação das ONG em São Tomé e Príncipe. O projecto conta com financiamento da União Europeia e co-financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
 


GUINÉ-BISSAU: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS PROMOVE
PRÉMIO "JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS"

O Observatório dos Direitos, na Guiné-Bissau, lançou a primeira edição do prémio "Jornalismo e Direitos Humanos". O objectivo é reforçar o papel dos jornalistas enquanto agentes para a mudança de mentalidades na sociedade guineense, participando activamente na construção de uma cultura de participação democrática e cívica e na promoção e defesa dos direitos humanos. O concurso inclui um prémio de 100 mil Francos CFA (cerca de 150 euros) nas categorias de imprensa escrita de âmbito nacional, rádios nacionais e comunitários e televisão, também a nível nacional e comunitário. Ler mais...
 



EXPOSIÇÃO ALFABETO DO DESENVOLVIMENTO EM CASTRO VERDE E ALMODÔVAR

O Alfabeto do Desenvolvimento continua a itinerância pelo país. Até ao próximo dia 8, a exposição pode ser vista no Café Sétima Arte, em Castro Verde, resultado de uma parceria com a Esdime - Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste; e, em Dezembro, estará em exibição em Almodôvar (data e local a designar), numa articulação entre a Esdime e a CLDS Mais Almodôvar. A passagem da exposição por Almodôvar servirá de pretexto para a organização de um workshop de sensibilização sobre igualdade de género. Para requisitar a exposição Alfabeto do Desenvolvimento, contacte info@acep.pt. Para mais informações, consulte o site oficial do projecto.
 


TTIP: ONG ENDEREÇAM CARTA AO PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGUÊS
E PETIÇÃO CONTRA TRATADO TRANSATLÂNTICO CONTINUA EM CURSO


Um conjunto de ONG portuguesas – ACEP, CIDAC, OIKOS, Quercus e MaisDemocracia – endereçou no final da semana passada uma carta ao Primeiro-Ministro português em reacção à carta de apoio ao mecanismo de protecção de investimento das empresas face aos Estados, subscrita pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães. Trata-se de uma cláusula que implica a criação de tribunais arbitrais nas disputas entre empresas multinacionais e os Estados, substituindo os sistemas judiciais soberanos de cada Estado, a ser incluída no Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês). Paralelamente a estas negociações actualmente em fase de negociações à porta fechada entre os EUA e a União Europeia, está em curso uma petição a apelar à suspensão das negociações deste tratado.
 


OSC PORTUGUESAS DISCUTEM PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL NA ESTRATÉGIA CONJUNTA ÁFRICA-EUROPA

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) portuguesas envolvidas na preparação da Cimeira Europa-África de 2014 – ACEP, Amnistia Internacional, CEsA, CGTP, CPR, EAPN, Fundação C. Gulbenkian, Plataforma Portuguesa das ONGD, PpDM, UCCLA e UGT – iniciaram um processo de discussão sobre qual o contributo que a sociedade civil portuguesa pode dar para fazer avançar a Estratégia Conjunta África-Europa, aprovada naquela Cimeira. Estão em discussão as áreas e as formas de relacionamento com o Estado português no âmbito do processo de implementação da Estratégia.
 



SUGESTÃO DE LEITURA
OS SETE SAPATOS SUJOS, SEGUNDO MIA COUTO

“À porta da modernidade precisamos de nos descalçar”. Mia Couto contou sete sapatos sujos que “necessitamos deixar na soleira da porta dos tempos novos”: 1) a ideia que os culpados são sempre os outros e nós somos sempre as vítimas; 2) a ideia de que o sucesso não nasce do trabalho; 3) o preconceito de quem critica é um inimigo; 4) a ideia de que mudar as palavras muda a realidade; 5) a vergonha de ser pobre e o culto das aparências; 6) a passividade perante a injustiça; 7) a ideia de que para sermos modernos temos que imitar os outros. Leia aqui o texto na íntegra.
 



SUGESTÃO DE CAMPANHA
“SOU LIBERIANA, NÃO UM VÍRUS”: UMA CAMPANHA CONTRA O ESTIGMA DO ÉBOLA

“I’m Liberian, not a virus” é o nome de uma campanha criada pela fotógrafa e produtora de televisão Shoana Solomon, nigeriana, contra a estigmatização provocada pelo alarme social em torno do vírus Ébola. A ideia é demonstrar que ser liberiano não é sinónimo de ser portador do vírus. Nas últimas semanas, centenas de pessoas, sobretudo nigerianos, já aderiram, divulgando vídeos e fotos nas redes sociais Facebook e Twitter com um cartaz onde se lê “I’m Liberian, not a virus”, colocando a hashtag #imaliberiannotavirus.

Copyright © 2014 ACEP, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp