Copy
Boletim 01 - 08 a 14 novembro 2013
"Nesta Câmara, não sou representante do povo. Eu sou o povo, pois utilizo diretamente o sistema público de Saúde, Transporte, Educação. Sinto na pele o que é ter a precariedade e serviços básicos sucateados e ver que nenhuma dessas perspectivas demandadas e tão essenciais são prioridades para aqueles que nos governam." Vereador Renatão do Quilombo em discurso dia 06.11.2013.



A cidade de Niterói vive um momento histórico com a presença inédita de um vereador negro e quilombola na Câmara Municipal. Renatão do Quilombo (PSOL), liderança da comunidade do Quilombo do Grotão, localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, na vertente de Niterói, assumiu a cadeira esta semana na vaga temporária do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), que recebeu um convite do Parlamento Europeu para proferir uma série de palestras em diversos países da Europa sobre o momento político do Brasil.
O líder quilombola, que ficará na Câmara durante o mês de novembro, justamente o mês da Consciência Negra, promete combater o racismo na cidade e tomar iniciativas que ajudem a valorizar o negro na sociedade.
Assista ao vídeo do discurso de posse na Câmara dia 05.11.2013.
 


 


 
A bancada do PSOL de Niterói convida a população para participar da Cerimônia de abertura do mês da Consciência Negra!Confirme sua presença no evento do Facebook.
Atividades dia 11 da Semana da Consciência Negra a partir das 18h:
  • Mesa de debate com:
Vereador Renatão do Quilombo (PSOL - NIterói)
Diogo Marçal (UFF)
Ana Cruz (Coletivo Mulher Negra Mostre a sua Cara)
Luciene Lacerda (Setorial de Negr@s do PSOL)
Gabriel Siqueira (NEGRAM – UERJ)

  • Exibição do filme "Quilombo do Grotão"
  • Roda de Samba com a Família Quilombo
  • Mostra de Artesanato
  • Entrega de Homenagens

 


Direto de Londres..
Em evento junto ao 'Socialist Party', Paulo Eduardo falou sobre a decadência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil, equivalente ao 'Labour Party' na Inglaterra: “- Lula é mais amado pelos banqueiros do que qualquer outro presidente na história do Brasil. Como na Inglaterra e outras partes do mundo, Paulo concluiu que os velhos partidos dos trabalhadores se afastaram do socialismo. Afirmou ainda que o PSOL está muito distante de se tornar um alternativa concreta, porém vislumbra um caminho que os novos partidos devem trilhar”.
Veja mais fotos do evento e aqui.
Falta de Sinalização Traz Risco
Na área da Praça Irênio de Matos (Praça do Engenho do Mato) há grande fluxo de crianças e idosos e ocorrem diversos acidentes quase diariamente. Renatão cobrou solução para o semáforo da Praça do Engenho do Mato: 
"O semáforo existente foi colocado pelo governo anterior de forma inadequada, se tornando praticamente ineficaz e quase invisível para quem não conhece a via. A rotatória da praça não é sinalizada com relação às normas de trânsito aplicáveis ao local, o que causa atropelamentos e batidas freqüentes. É urgente que o Poder Público tome uma medida para garantir que a comunidade não corra mais risco de morte no local.", disse o vereador Renatão do Quilombo (PSOL), que além da Indicação Legislativa já havia também enviado ofício da ACOTEM (Associação da Comunidades Tradicional do Engenho do Mato) ao presidente da NITTRANS, o Coronel Paulo Afonso.
O local é um dos pontos mais frequentados do bairro, tendo em seu entorno escolas, creches, unidade do Médico de Família, bares, supermercado e lojas diversas. Recentemente a comunidade lutou e conseguiu evitar a construção de um Posto do Detran naquele local, fato que impediu que a área se tornasse ainda mais perigosa e praticamente inviável urbanística e ambientalmente. No entanto, mesmo na situação atual a sinalização é péssima, oferece riscos e merece atenção especial do Poder Público. 
Vereador quilombola cria punição ao racismo em Niterói 
O primeiro Projeto de Lei apresentado pelo vereador Renatão trata de criar penalidades para estabelecimentos e entidades que cometam atos de racismo.
“Infelizmente a discriminação étnica e racial ainda se faz presente em nossa sociedade, mesmo após 125 anos da abolição da escravatura. Na verdade o que houve foi uma abolição inacabada. O povo negro continua sofrendo com as profundas desigualdades sociais. Por isso acreditamos que este projeto de lei vai colaborar para o combate ao racismo em nossa cidade, incluindo, ainda, o repúdio a qualquer discriminação religiosa, que mais fortemente incide ainda sobre as religiões de matrizes africanas.”, disse o vereador Renatão do Quilombo, da bancada do PSOL Niterói.
Esta proposta pretende alterar a Lei 1.891 de 2001, de autoria do então vereador Rodrigo Neves, hoje Prefeito da cidade, que prevê esse mesmo tipo de punição para casos de homofobia. Agora, em caso de aprovação do Projeto do vereador Renatão, o Município poderá punir estabelecimentos comerciais, industriais e outras entidades, com multas e até com cassação de alvará de funcionamento no caso de causarem constrangimentos a qualquer cidadão em razão de sua cor, etnia ou religião.
Veja o vídeo de apresentação do Projeto.
Leia o PL 203/2013 na íntegra.

Participe do Mandato Vereador Renatão do Quilombo.
Mande seu email para renataodoquilombo@gmail.com com sua demanda, sua sugestão ou sua disponibilidade de participar como colaborador.

Recadastramento Biométrico

Adiado até dia 14 de Novembro!!
Veja os locais e horários.
 
 


  •  Abertura da Semana da Consciência Negra às18h no hall da Câmara Municipal de Niterói.
  •  11.11 - CPI dos Ônibus às 15 no Plenário da Câmara.
  •  11.11 - Fórum Municipal de Saúde às segundas-feiras na sede da ADUFF à rua Lara Vilela 110, São Domingos às 18h.
  •  14.11 Reunião da Comissão de Saúde e Bem Estar Social às 15h no Plenário da Câmara.
  • 14.11 Reunião do Fórum de Transparência e Controle Social de Niterói às 18:30 na sede do Observatório Social, à Rua Dr. Borman , 23 / 605, no Rink.
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'