Copy
  
Carta dos Editores

Prestando Serviço

Queridos amigos,
 
Nós temos tantos maravilhosos artigos nesta edição para compartilhar com vocês! Primeiro, nós temos uma entrevista com Sangmo Yangri, professora e administradora no Instituto Lishu Institute em Dehradun, Índia, sobre as oferendas ao Lishu, incluindo detalhes sobre o programa do próximo ano (começando em setembro e aberto a todos). Incluindo um vislumbre da vida em Lishu por meio dos escritos de alguns alunos e fotos. Tenha um sabor de quão único é Lishu e como você poderia considerar um estudo profundo nesta bonita instituição ao norte da Índia.

Nesta edição temos diversos artigos incríveis para compartilhar com vocês!

Primeiro, temos uma entrevista com Sangmo Yangri, professor e administrador do Instituto Lishu em Dehradun, falando sobre as oferendas do Lishu, incluindo os detalhes da programação do próximo ano (início em Setembro e aberto a todos).

Inclusive mostramos como é dentro do Instituto Lishu através de escritos e fotos dos alunos. Sentindo um pouco de quão único é o Lishu e como é possível considerar estudar com mais profundidade nesta linda instituição no norte da Índia.
 
Você já assistiu aos últimos webcasts gratuitos de Tenzin Wangyal Rinpoche "Transformando o Mundo Através do Servir"? No início da série de webcasts gratuitos, Rinpoche descreve o que espera para todos nós, ao estarmos a serviço no mundo:

 "Esta é minha própria intenção de ajudar e eu penso que no fim do dia - após praticarmos, nós meditamos, após fazermos esta e aquela atividade, e nós trabalhamos e levamos nossas vidas - no fim do dia, eu acho que todos sempre têm aquela sensação de Eu quero ser útil aos outros.
Eu realmente acho que é como um princípio básico que todos nós temos, um bem profundo, profundo tesouro e eu acho que precisamos ver e reconhecer isso, cultivar isso para mudar o mundo. E eu não estou dizendo mudar o mundo inteiro, mas ao invés disso, mudar o nosso próprio pequeno mundo, e isso afetará o mundo maior com certeza. É isso que espero."


Você pode assistir no dia 2 de abril o webcast sobre: "Liderança Iluminada", que será transmitido ao vivo do Retiro de Primavera em Serenity Ridge; e uma semana depois, dia 09 de abril, assista direto do seu computador ao webcast gratuito da série de seis meses: "Transformando o seu Mundo Através do Servir, Parte 3: Gerando Compaixão". Se você perdeu os dois primeiros webcasts dentro do tópico serviço, quando quiser poderá assistir às gravações passadas.

 Também em destaque nesta edição: um lindo poema de Tenzin Wangyal Rinpoche. Traduzido do tibetano, o poema também inspirou um belo e tocante vídeo. Obrigado a todos aqueles que contribuíram na sua criação e especialmente ao Rinpoche por sua criatividade! Nós também temos mais um vídeo incrível no canal do YouTube sobre os novos planos do prédio próximo a Serenity Ridge e da necessidade de suporte financeiro. Assista ao vídeo em que Rinpoche e John Massie, o arquiteto que criou este projeto e trabalhou junto de Rinpoche, descrevem os planos para o futuro de Serenity Ridge. John está no conselho de Serenity, como voluntário dentro do ‘Centro de Desenvolvimento de Retiro’ desde que a terra foi adquirida e o Ligmincha Serenity Ridge fundado em 1998. Obrigado John por seu incrível serviço e incansável dedicação em ajudar a manifestar os sonhos do Rinpoche de criar um lindo centro de retiros em Serenity Ridge!

Anunciamos o novo e especial workshop on-line GRATUITO para iniciantes, que começa no dia 16 de abril! Este workshop de duas semanas tem como tema o Zhine (Calmo Permanecer), que Rinpoche tornou possível através do GlideWing. Veja o artigo abaixo para mais detalhes. Precisamos de residentes para o ‘Programa de Residentes de Serenity Ridge’. Por favor, veja como poderia ajudar neste sentido. Saiba sobre retiros solitários e em grupo no Centro de retiro Ligmincha's Chamma Ling no Colorado.

Em breve acontecerá o retiro especial de fim de semana nos dias 21 e 22 de maio em Serenity Ridge com Khenpo Tenga Yungdrung Rinpoche – todos os detalhes podem ser vistos logo abaixo. Você já tem planos para o verão?  O retiro de verão de duas semanas de Yoga do Sono – poderosa ferramenta para o despertar - acontecerá em Serenity Ridge e começará no dia 19 de junho; as inscrições antecipadas terminam no dia 18 de maio.

Leia o artigo de uma conversa entre o aluno de longa data Santiago Villaveces-Izquierdo e o Rinpoche, que aconteceu no ano passado, sobre as distinções e complementaridade dos ensinamentos tradicionais e a abordagem das 3 Portas. A Academia As 3 Portas anuncia as novas turmas que iniciam no outono, assim como um retiro sobre a Criatividade em junho na Itália. Confira as datas dos ensinamentos de Rinpoche nos próximos meses de 2016.

E por último, como sempre, a tradução da VOCL em espanhol e em português vem a você através do serviço de voluntários da sangha!
 
Em amoroso serviço,
Aline e Jeff


Inscrições abertas para o Programa do Segundo Ano no Instituto Lishu

Entrevista com Sangmo Yangri, Ph.D., Professora em Lishu

 

O Instituto Lishu próximo a Dehradun na Índia iniciará o segundo dos três anos de programa residencial sobre o Budismo Tibetano Bon no dia 12 de setembro de 2016. Este ano o foco será nos ensinamentos Ma Gyud, um dos maiores ciclos de ensinamentos da tradição Bon. Todos são bem-vindos para se inscreverem no Segundo ano de ensinamentos. Nós entrevistamos Sangmo Yangri, professora e administratora do Lishu, sobre os planos e o programa deste segundo ano.

P: Sangmo, você poderia nos dizer um pouco sobre a sua conexão com o Bon e com Tenzin Wangyal Rinpoche? 

R: Eu cresci perto do monastério de Menri em Dolanji (Índia) e o meu pai era amigo próximo de Sua Eminência Yongdzin Rinpoche, então desde a minha infância eu estive imersa na tradição e cultura Bon. Da mesma forma, conheço Tenzin Wangyal Rinpoche desde a infância. Depois fui estudar e recebi meu doutorado em Filosofia Budista e Bon na Universidade de Varanasi. (Ela foi a primeira mulher tibetana a receber este doutorado). Tenzin Rinpoche me conectou ao Lishu pela primeira vez em 2008, e em 2011, durante a segunda reunião em Lishu, ele me apresentou aos participantes (havia umas 100 pessoas) como a sua futura professora do Instituto Lishu. Ele me pediu que assim que finalizasse meu doutorado em 2013 eu me juntasse ao Lishu.


Sangmo Yangri (direita) dá aulas no Instituto Lishu 

P: O que você tem feito desde que chegou ao Lishu?

R: Eu estou dando aulas em Lishu desde a primavera de 2015, quando dei o curso intensivo de seis semanas de língua tibetana. Quando o programa de três anos começou em setembro, eu era a responsável por todos os ensinamentos do primeiro trimestre; ou seja, o primeiro e segundo veículos dos sutras dos Nove Caminhos do Bon, os três primeiros capítulos da Hagiografia do Buda Tonpa Shenrab, língua tibetana e preces Bon. Durante o segundo trimestre, além das aulas de hagiografia e língua tibetana, eu traduzia os ensinamentos de Geshe Sherab Lodoe, que veio do Monastério Menri para ensinar o terceiro e o quarto veículo dos sutras. Também sou uma ponte entre o Monastério Menri e os outros monastérios da região, sou membro administrativo do Lishu, que inclui participação nos exames e na seleção dos alunos.

P: Você poderia, por gentileza, dizer-nos quais serão os planos de ensino do programa do segundo ano?

R: Ma Gyud Sangye Gyud Sum é um ensinamento que provém diretamente do Dharmakaya Kuntu Zangpo, o Buda primordial. O Segundo ano, que terá início no dia 12 de setembro, focará nos seis grandes métodos do Ciclos do Caminho Ma Gyud:

•    Primeiro trimestre (12 de setembro a 18 Novembro de 2016): Tummo e Yoga dos Sonhos
•    Segundo trimestre (9 de janeiro a 17 de março de 2017): Nyen Sa Lam Khyer (relacionada à prática Chod) e Phen Pa Lam Khyer (relacionada à prática de Phowa).
•    Terceiro trimestre (3 de abril a 9 de junho de 2017): Yoga do Sono e Bardo Lam Khyer.

Além disso, nós continuaremos a hagiografia do Buda Tonpa Shenrab e a língua tibetana. Este ano daremos grande ênfase na parte prática. Geshe Sherab Lodoe ensinará Ma Gyud. Eu ensinarei hagiografia e língua tibetana, e traduzirei os ensinamentos de Geshe-la.


Geshe Sherab Lodoe dando ensinamento no salão de meditação

P: Quem mais participa do Lishu?

R: Geshe Thupten Negi é o presidente do Lishu e cuida da administração geral. Também temos um cozinheiro e alguém que limpa as áreas comuns. Sua Eminência Ponlop Trinley Nyima Rinpoche veio durante o primeiro trimestre para ensinar sobre Sherab Chamma e voltará mais vezes, provavelmente neste outono, para dar iniciações. Nós também convidaremos professores do monastério Menri para virem ao Lishu ensinar tópicos específicos, conforme necessário. 

P: Como é um dia típico no Instituto Lishu?

R: Durante o Segundo trimestre deste ano, o dia começa às 7 da manhã com Tsa Lung (yoga tibetana) e prática de meditação, em seguida recitação das preces a Sherab Chamma e a Yeshe Walmo. Café da manhã às 8h e as aulas são das 9h às 12h, com ensinamentos sobre os grandes veículos dos 9 Caminhos e hagiografia de Tonpa Shenrab. Logo depois (em seguida) tem o almoço e um breve intervalo. A tarde tem aulas de tibetano – gramática e leitura às segundas e terças, preces Bon às quartas e quintas, e aulas de discurso tibetano às sextas. Durantes as refeições e os pequenos intervalos há oportunidade de compartilhar e discutir. Os alunos têm o fim de semana livre e podem usar este tempo para relaxar e/ou estudar e praticar. Lishu é localizado numa área silenciosa e no campo, próximo a uma pequena vila, possível de ir andando até lá. Mas também está próximo de Dehradun, Rishikesh, etc.
 Estudantes do Lishu se reúnem com Sua Santidade Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche durante uma vista ao Monastério Menri



P: Há visitantes em Lishu, e os estudantes podem visitar outros locais?

R: Nós recebemos regularmente visitas dos monges dos monastérios Menri e Za Mongyal. Nós tivemos alguns visitantes por períodos mais curtos, incluindo dois jornalistas de uma revista budista de Deli. Tivemos a grande honra de receber Tenzin Wangyal Rinpoche em setembro do ano passado. E a sangha foi junto de Tenzin Rinpoche ao monastério de Menri. O jovem Tulku Pondse Jigme Tezing (Jorge René Valles Sandoval) estava entre os alunos. Tulku Pondse Jigme Tenzin (esquerda) é saudado por um discípulo de sua encarnação anterior, Lopon Sangye Tenzin

Quando estivemos em Menri, um senhor de 87 anos, que era discípulo da sua encarnação anterior (o grande mestre Bon Lopon Sangye Tenzin), estava muito ansioso em conhecer o jovem Tulku e o prestou homenagem oferecendo-o a khata (lenço/echarpe cerimonial). Foi muito comovente para todos os alunos verem a radiante devoção deste homem.

Os alunos visitaram o monastério Menri e o monastério Za Mongyal (os dois Bon) e também outros monastérios como Mindrolling (um monastério Nyingma próximo a Dehradun) e o monastério Sakya.

P: Qualquer pessoa pode se inscrever/candidatar no segundo ano do programa, mesmo não tendo feito o primeiro ano?

R: Sim. O programa completo de três anos foi desenvolvido de maneira modular e flexível. Por isso, não é obrigatório fazer o primeiro ano para se inscrever no segundo ano.
Mas haverá uma forte ênfase na parte prática do segundo ano em seguida; a língua tibetana continuará a ser parte do programa. Os alunos que fazem parte do curso em Lishu têm históricos diferentes. Alguns seguem o Bon e /ou os ensinamentos por décadas, outros são bem novos.
 Por isso já está adaptado em diferentes níveis. O ciclo de Ma Gyud do segundo ano e o Zhang Xhung Nuem Gyud do terceiro ano são bem independentes. 

P: Que tipo de alunos vocês procuram?

R: Procuramos pessoas motivadas e determinadas a estudar e a praticar. Os alunos devem ter vontade de se adaptar a um meio ambiente novo. Um requerimento importante é falar inglês fluente. Além disso, o comitê irá avaliar cada candidato individualmente. Nós convidamos aqueles que se interessam em participar deste curso a nos contatar e tirar as possíveis dúvidas.

P: Como você vê o meio-ambiente do Lishu como sendo benéfico para a prática e o aprendizado?

R: A visão de Tenzin Wangyal Rinpoche foi a de que os alunos ocidentais pudessem se dedicar aos estudos mais extensos. Já é um fato e seu objetivo é promover o estudo e a prática em profundidade. Lishu fica num local tranquilo, onde as instalações possibilitam que os alunos se concentrarem nos seus estudos e na prática. Além disso, eles terão maior conexão com a tradição Bon ao interagir com os monastérios Bon. 

Este ainda é o primeiro ano deste programa em Lishu, muitas coisas ainda são necessárias. Por exemplo, temos um projeto de abrir uma biblioteca, de melhorar e desenvolver um gonpa. Além disso, precisamos de alguns materiais básicos como máquina de fotocópia e impressora, gerador, etc. Por isso, qualquer ajuda é muito bem-vinda!

Doações ao Lishu podem ser feitas através da página do Ligmincha Internacional; por favor especifique a doação a "Lishu".

Para doar algum material, por favor, envie um e-mail para: director@lishu.org
Saiba mais sobre o segundo ano do programa em Lishu 
Solicitação de ingresso para o programa de segundo ano

 

Um vislumbre da vida em Lishu


Experiências de dois estudantes
 
Anna-Kaisa Hirvanen, da Finlândia, é uma das estudantes do primeiro grupo a iniciar o programa de estudo do Bön de três anos perto de Dehradun, India. Anna-Kaisa membro-fundadora do Ligmincha Finlândia e primeira presidente do Conselho. Iniciou um blog sobre Lishu faz um ano em Março de 2015. A seguir, você encontrará um trecho de uma de suas publicações mais recentes com o título “Linhagem ininterrupta de sabedoria (Unbroken Lineage of Wisdom)" de março de 2016.
 
 Na foto ao lado, estudantes de Lishu em Janeiro de 2016 incluindo Anna-Kaisa (ao centro)

Estudar em Lishu é uma oportunidade única da qual me sento agradecida de voltar a viver. Ainda quando não podemos dizer que seja uma experiência fácil ou sofisticada, pois que estudar e praticar nesta classe de entorno simples e tranquilo com um pequeno grupo de pessoas, com certeza tem seus desafios. Porém, este tipo de condições é pouco comum encontrar e é favorável de muitas formas. Por exemplo, vivemos na Índia, que por si oferece a oportunidade para mudar algumas das maneiras habituais de pensar e agir nos países ocidentais. As coisas não funcionam da mesma forma que no Ocidente, de fato, muito frequentemente funcionam da maneira oposta! Simultaneamente, a India é uma terra de grandes bênçãos, já que muitas tradições espirituais se mantêm vivas e são uma parte natural da vida diária aqui, incluindo a tradição Bön a qual podemos estudar, praticar e experimentar em mais detalhe e profundidade em Lishu.  

Tanto os ensinamentos como os textos e orações que estudamos em Lishu estão em tibetano, com tradução ao inglês. Junto com o estudo do idioma tibetano, isto brinda a oportunidade de conhecer mais sobre o idioma tibetano, que por sua vez expõe os ensinamentos de una forma completamente diferente que ao estudá-las apenas em inglês. Em um pequeno grupo de pessoas, sem outras atividades em volta que nos distraiam, o ensinamento e prática é muito pessoal e intensivo.

Finalizamos o segundo trimestre de estudos assistindo à Iniciação de Sherab Mawe Senghe no Monastério de Menri, que é o lugar fundamental para o estudo e a prática para muitos mestres e praticantes do Bön. O receber das bênçãos desta forma é algo muito apreciado e pouco comum. Sherab Mawe Senghe (Manjushri nas tradições budistas) é o aspecto de sabedoria da mente, a mente perspicaz e clara do intelecto que necessitamos para poder compreender os ensinamentos. A iniciação e transmissão desta deidade de sabedoria vem direto de Kuntu Zangpo e passou por todos os detentores do trono do monastério de Menri até esta data. Durante a iniciação fomos também muito abençoados de ver a estátua de cristal de Drenpa Namkha que raras vezes se mostra em público.
 
Na foto ao lado, área auspiciosa para elevar as bandeiras de oração perto do Monastério Menri

Devido à condição de saúde de Sua Santidade Lungtok Tenpa Nyima, que encabeça a tradição Bön e geralmene dá esta iniciação, Menri Ponlop Trinley Nyima Rinpoche foi quem esteve dando a iniciação a todos os monges, monjas e leigos. Durante seu ensinamento ele nos pediu para cumprir apenas um compromisso na iniciação desta vez, já que geralmente há muitos compromissos a cumprir. Consiste em orar e acumular mantras de longa vida para a saúde de Sua Santidade. Ao final da iniciação, lenços brancos foram entregues pelo Mestre aos monges e monjas e a partir daí todos seguramos as peças de cada um de nós. Isto simboliza a linhagem que se estende até Kuntu Zangpo e que continua viva em grande medida até agora. Através desta conexão com a linhagem, alguém poderia entender que tão importante é receber e transferir as boas qualidades de todos nossos ancestrais e permitir que se fortaleçam em nós mesmos.

Leia o blog sobre Lishu de Anna-Kaisa em inglês
 
________________________________________

Outro estudante de Lishu descreve brevemente sua Experiência em Lishu:

 
Estudar em Lishu significa ser capaz de praticar em um ambiente quieto e natural. Lishu se localiza no campo e está cercado por árvores e plantas verdes.  As montanhas próximas oferecem diversas opções de caminhadas. Mais ainda, os estudantes não têm que se ocupar com a logística da preparação de alimentos, dedicando seu tempo ao estudo e à prática.

No que diz respeito ao horário, há um bom equilíbrio entre os tempos de ensinamento, as sessões de prática em grupo e o tempo para estudo e prática pessoal.

Justamente temos completado o segundo trimestre e posso dizer que ter a oportunidade de estudar por tempo integral é uma grande bênção. Assisti a várias ensinamentos e retiros por muitos anos antes de me unir ao programa de três anos em Lishu e é valioso experimentar um ciclo completo contínuo de acordo com os textos. Mais ainda, aprender tibetano me abre novas Portas já que muitos textos do Bön ainda não foram traduzidos.

Os ensinamentos são muito completos. Não é apenas o estudo dos textos, mas também os rituais. Por exemplo, aprendemos a tocar instrumentos musicais (pratos tibetanos, concha, tambor, sinos) para as orações de invocação de Yeshe Walmo.

Estudar em Lishu consiste também em ter uma conexão próxima e frequente com os monastérios Bön e as comunidades Bön/tibetanas. Por exemplo, no início de março fomos ao Monastério de Menri para a iniciaciação de Mawe Senghe e elevamos as bandeiras de oração e fizemos oferendas para a longa vida de Sua Santidade Lungtok Tenpai Nyima. Para além do aspecto religioso, geralmente nos familiarizamos e descobrimos a riqueza da cultura Bön que se reflete em profundidade nos textos Bön.

Próximos webcasts com Tenzin Wangyal Rinpoche

2 de abril e 16 de abril

Logo haverá dois webcasts gratuitos ao vivo com Tenzin Wangyal Rinpoche que serão de interesse para todos. O webcast de 2 de abril com o título "Liderança iluminada" será transmitido ao vivo a partir do Retiro de Primavera em Serenity Ridge. O webcast de 16 de abril com o título "Gerando compaixão" é a terceira parte de uma série de seis sobre o serviço.

Junte-se a nós a partir de seu computador no Sábado, 2 de abril de 2016, das 3 às 4:30 p.m. Horário do Leste dos Estados Unidos (hora de Nova York) para "Liderança iluminada". Conforme despertamos a nossa verdadeira natureza, cada um de nós se converte em um agente de mudança que beneficia a nós mesmos, aos outros e à sociedade. Através deste ensinamento e meditação guiada com Tenzin Wangyal Rinpoche, descubra o espaço sagrado interior que é a origem da compaixão genuína e a ação iluminada. Trasmitido ao vivo a partir do Retiro de Primavera em Serenity Ridge (o webcast está disponível para todos).

Inscreva-se aqui para o webcast de 2 de abril.

E no sábado 16 de abril, 3–4:30 p.m. Horário do Leste dos Estados Unidos (hora de Nova York), junte-se a nós para o próximo webcast gratuito, terceiro da série de seis partes de "Transformando seu mundo através do serviço, Parte 3: Gerando compaixão". Para verdadeiramente estar a serviço dos demais, você necessita tanto da sabedoria como da compaixão - se uma destas está ausente, seu esforço não conseguirá nenhum efeito. Neste webcast gratuito ao vivo com Tenzin Wangyal Rinpoche você aprenderá como contactar a origem da compaixão genuína, descobrir como servir aos demais ao sensibilizar-se sobre suas necessidades, entender as diferenças entre esforço alegre e a dor do auto-sacrifício, e conhecer uma prática de meditação para cultivar a compaixão.


Conheça mais e Inscreva-se 
 

É isso
 
Poema de Tenzin Wangyal Rinpoche

Tradução do tibetano ao inglês por Steven Goodman, Karma Shastri e Polly Turner. Música por Nyamed Soladep e Gazom Lhamo. Vídeo e edição por Salvador Espinosa.

Veja o vídeo
 
É isso
É isso. Olhe para isso.
Dores passadas, esperanças futuras
Como nuvens no céu, elas vêm e vão.
Esse é o estado imutável de tudo.
É isso. Olhe para isso.
Não há nada que não surja disso.
Não há nada que não permaneça nisso.
Não há nada que não seja liberado nisso.
É isso. Olhe para isso.
As percepções desvanecem, assim como as nuvens em neblina.
Os sentimentos desvanecem, assim como o arco-íris.
Isso, como o céu, não vai mudar.
É isso. Olhe para isso.
O desejo não vai trazer isso mais para perto.
A raiva não vai empurrar isso para longe.
Não é nem perto, nem longe.
É isso. Olhe para isso.
Tente procurar isso e você não vai encontrar.
Tente deixar isso, você não vai perdê-lo.
Isso naturalmente, primordialmente, permanece.
Vá em frente e duvide disso,
Ainda assim você vai ser aquele que tem sorte
Porque na realidade você vai estar mais perto
E em breve
O significado disso vai despertar com certeza!

Tenzin Wangyal Rinpoche
3 de janeiro de 2016
Albany, California

Planos para o novo edifício em Serenity Ridge


Veja o vídeo no YouTube
 
Logo iniciará a construção do novo edifício no Centro de Retiros de Serenity Ridge em Nelson County em Virgínia, lar do Ligmincha Internacional. Neste vídeo, Tenzin Wangyal Rinpoche e John Massie, que realizou o desenho arquitetônico e trabalhou muito próximo a Rinpoche, compartilham sua visão para este edificio. A consagração desta nova ampliação ao Centro de Retiros de Serenity Ridge ocorrerá no próximo retiro de verão em Junho.
O fundo de urbanização precisa de ajuda para tornar isto realidade! 


Veja o vídeo

Leia mais

Faça uma doação

Concentrando e acalmando sua mente com Tenzin Wangyal Rinpoche


O curso on-line gratuito de duas semanas para principiantes inicia em 16 de abril
 
Nos últimos seis anos Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche tem dado instrução sobre meditação através de seus conhecidos cursos on-line do Glidewing.com. Agora, pela primera vez, oferecerá um curso de duas semanas totalmente gratuito. O curso ocorrerá de 16 de abril a 1º de Maio. Tudo o que você necessita para participar é uma boa conexão de Internet.

Meditação para Principiantes: Concentrando e Acalmando a Mente está desenhado para meditadores principiantes ainda que também seja recomendável para qualquer um – incluindo praticantes experientes – que necessitem de apoio para estabilizar seus pensamentos e sua mente. O curso proporciona uma instrução integral sobre zhiné, ou a prática de aquietar a mente, que tem sua origem na antiga tradição Bön budista do Tibete. Através desta prática se aprende como aquietar e acalmar a mente ao focar a atenção em um só objeto. São ensinadas as três formas de zhiné: concentrar-se em um apoio visual, concentrar-se em um som e concentrar-se nas Três Pílulas Preciosas – quietude do corpo, silêncio da fala e espaço da mente. 
 
Uma prática curta de meditação cada dia pode proporcionar muitos benefícios, incluindo bem-estar físico, emocional e psicológico. Mais especificamente, as práticas deste curso podem te ajudar a:
 
•    Melhorar sua concentração em todas as áreas de sua vida.
•    Dissipar as emoções negativas, desbloquear a criatividade, melhorar sua produtividade e seu estado de ânimo.
•    Encontrar Maior sentido de paz, quietude e calma interior.
•    Conseguir Maior conexão e estabilidade em todas as Experiências de corpo, fala e mente.
•    Maior clareza da mente e cultivar a consciência desperta.
•    Contactar o ser verdadeiro.

 
Rinpoche instrui e guia a prática através de uma série de vídeos que podem ser vistos em casa em seu próprio horário. Um fórum de discussão brinda um sentido de comunidade e permite compartilhar experiências, fazer perguntas e comprometer-se com o apoio mútuo. Um curso moderado que assegurará que os temas no fórum sejam adequados e de apoio.

Novo curso do GlideWing começa em 30 de abril


Meditação tibetana — Alcançando a grande alegria através da Conciência Desperta (Great Bliss Through Open Awareness)

Um novo curso on-line do GlideWing com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, "Meditação tibetana: alcançando a grande alegria através da conciência pura", ocorrerá de 20 de abril a 22 de Maio de 2016. Esta antiga prática de meditação tibetana te ensinará a ingressar no estado de conciência pura que te conduz à paz, alegria e finalmente, à auto-realização completa.

Aprenda e pratique a partir de sua própria casa em seu próprio horário, com a orientação pessoal de Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, fundador e diretor espiritual do Ligmincha Internacional.

Estes ensinamentos são uma introdução direta à natureza da mente. Não apenas você aprenderá como curar sua vida dia-a-dia, fazê-la mais leve e alegre, como também, através da simplicidade desta prática, poderá reconhecer e conectar-se com sua essência mais interior, a natureza da mente Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche proporciona apoio e orientação pessoal.

Conheça mais e veja o vídeo introdutório

Inscreva-se

 

Vagas disponíveis no programa residencial Serenity Ridge

Aprofunde a sua prática e ajude

Um número limitado de vagas para o programa residencial está disponível no centro de retiro de Serenity Ridge, fundado por Tenzin Wangyal Rinpoche na sede do Ligmincha Internacional. Faça a sua solicitação se você estiver interessado! 

O programa de residentes oferece aos indivíduos a oportunidade de aprofundar sua prática enquanto trabalham 29 horas por semana para o centro de retiros de Serenity Ridge. As vagas disponíveis são para a área de limpeza, manutenção, jardinagem, apoio ao programa e ocasionais, apoio em oficinas.

Essas vagas oferecem vários benefícios como:
•    Com a aprovação do mestre, assistir aos retiros em Serenity Ridge que são abertos ao público, ou aos programas em Serenity Ridge para os quais os residentes tenham cumprido com os pré-requisitos e obtido permissão do mestre.
•    Uma instrução individual a cada duas semanas de dez minutos no desenvolvimento da prática do residente pelo lama residente, sempre que sua agenda o permita.
•    Uso da área Garuda House Shrine, a menos que este espaço esteja reservado para outros fins.
•    Alimentos gratuitos durante os retiros e ingredientes para uma comida básica proporcionados em outros períodos para que os residentes preparem seus próprios alimentos na cozinha principal.

Se você tem interesse em uma residência de dois a seis meses, por favor faça seu pedido aqui.

Se tem mais perguntas, por favor contacte o gerente de operações de Serenity Ridge no e-mail sr.operations@ligmincha.org


Chamma Ling Colorado


Ambiente bonito e propício para retiros em grupo ou solitários

Cindy Pearson Garcia escreve sobre o centro de retiros solitários nas Rochas em Colorado.
 
Silêncio, quietude, espaço – palavras de sabedoria de nosso amado mestre, Tenzin Wangyal Rinpoche, e as qualidades onipresentes na área de retiros conhecida como Chamma Ling Colorado.

Situado entre pinheiros e árvores de zimbro, o centro de retiros oferece abundante apoio para a meditação e a contemplação. O imponente cume de 14 mil pés das Montanhas Rochosas e bosques envolvem o centro e proporcionam o entorno natural ideal para aqueles que trabalham com o dzogchen e os elementos naturais. A extensa vista a oeste dá ao Refúgio Nacional de Vida Silvestre de Baca e é o meio perfeito para ver o céu, ver o entardecer e desfrutar das brilhantes estrelas no céu noturno. Ao sul, o Parque Nacional Grandes Dunas de Arena encontra-se em esplendor e é considerado como um dos lugares mais tranquilos no planeta. Como trabalhar com os elementos para trazer equilíbrio e clareza percorre a Tradição Bön Budista, a localização deste retiro é um cenário ideal para profunda maturação do praticante dedicado. 

Enquanto visitava a área de Crestone/Baca há muitos anos, Tenzin Wangyal Rinpoche reconheceu essas qualidades espetaculares e teve a intenção de desenvolver a área de retiros que tão generosamente doaram Hanne e Maurice Strong da Fundação Manitou. Um grande esforço e donativos foram investidos em Chamma Ling ao longo dos anos e o centro de retiros agora prospera e proporciona oportunidades maravilhosas para a prática de muitas pessoas da tradição Bön, assim como para praticantes de outras linhagens.
Cabine de retiros e cozinha da cabine 

 As cabines foram cuidadosamente desenhadas, cada uma conta com cozinha, quarto, espaço para prática com seu altar e um banheiro com água quente. Os quartos são adequados para o praticante independente, para um retiro de isolamento ou um retiro no escuro, para os quais as cabines estão habilmente desenhadas. Serviços de assistência podem ser solicitados para a preparação de alimentos, compra e entrega de mantimentos e outras necessidades que possam surgir com atenção especial nas complexidades de um retiro no escuro.


Na foto ao lado, casa Comunitária de Chamma Ling 

Além disso, uma bela casa da comunidade foi recentemente concluída e é um complemento perfeito para o retiro de cabines. Abriga pequenos ensinamentos com lamas Bön visitantes em diferentes ocasiões no ano, assim como reuniões de prática da sangha local. O espaço também proporciona opções adicionais de hospedagem, junto com uma cozinha e lavanderia para melhorar a experiência durante o retiro.

Tenzin Rinpoche geralmente dá ensinamentos cada outono em Crestone, e muitos peregrinam para receber suas bênçãos, praticar em Chamma Ling e conseguir uma consciência plena através da conexão com a natureza. Um tradicional sang chod (oferenda de fumaça) em geral é parte da celebração do retiro anual, junto com um leilão e um jantar. Com o tempo, o leilão anual tornou-se arrecadação de fundos para Chamma Ling, e os generosos donativos serviram para construir as cabines e a infraestrutura no terreno. A visão de longo prazo para o centro inclui algumas cabines adicionais com fornecimento de energia autônoma, localizadas mais remotamente nas montanhas, além do apoio aos retiros para os praticantes e o compartilhamento de ensinamentos do Bön.


 Tenzin Wangyal Rinpoche dando ensinamento em um centro perto de Chamma Ling

Sendo um dos aproximadamente 30 centros espirituais da área, Chamma Ling é parte da visão única de Hanne Strong em reunir em Crestone as principais linhagens religiosas do mundo. Assim, ao visitá-lo, deve-se ver também os templos ou centros circundantes como o Yeshe Khorlo, Ashram Haidakhandi Universal, O Centro Zen Montanha Crestone, Centro de Retiros Blazing Mountain e Shumei Internacional, para nomear alguns.

Chamma Ling está disponível todo o ano, e uma grande variedade de abastecimento pode ser obtida em Crestone, como comida orgânica e cultivada localmente, ferragens, artigos básicos para a casa, banco/caixa, serviço postal e alguns restaurantes. Os serviços de emergência e terapeutas holísticos na área são extraordinários. A uma hora se encontram hospital, farmácia, supermercados, um pequeno aeroporto e aluguel de veículos.

Pode-se reservar as cabines em um processo de seleção on-line. Requere-se uma biografia de prática que descreva o treinamento recebido e práticas do solicitante, o treinamento e práticas que originaram o pedido de retiro. Também é necessário informar o horário do retiro, indicando o planejamento diário.

Conheça mais      


S.E. Khenpo Tenpa Yungdrung Rinpoche visitará Serenity Ridge!

 


Maio 21–22 Ensinamentos sobre as Instruções Essenciais das Khandros
 
Nós nos sentimos honrados por Sua Eminência Khenpo Tenpa Yungdrung Rinpoche nos acompanhar em Serenity Ridge para este retiro especial de fim de semana focado no Dzogchen Yetri Thasel. Ensinará um capítulo das instruções essenciais das khandros (seres iluminados femininos). O fim de semana incluirá uma combinação de ensinamento e prática.

S.E. Khenpo Tenpa Yungdrung Rinpoche é o abade (khenpo) do Monastério de Triten Norbutse em Katmandú, Nepal, um dos dos principais monastérios Bön fora do Tibete.

É raro encontrar registros de linhagem feminina de mestre no Bön ou na tradição budista. O Dzogchen Yetri Thasel inclui uma sucessão de mulheres de toda a Asia central que receberam os preciosos ensinamentos dzogchen e conseguiram a iluminação. Sua sabedoria tem sido transmitida em uma linhagem ininterrupta de praticantes. As instruções essenciais foram recopiladas e escritas pelo mestre Bonpo do século oito, Drenpa Namkha.

Este ensinamento apenas foi dado no Ocidente poucas vezes e temos a honra de Khenpo Rinpoche oferecer este ensinamento em Serenity Ridge. Esperamos que nos acompanhem para esta pouco comum ocasião.

Conheça mais

Já se iniciaram as inscrições para o Retiro de Verão em Serenity Ridge

 
Junho 19–Julho 2: O Sono da Clara Luz

Acompanhe Tenzin Wangyal Rinpoche no Retiro de Verão que focará na yoga do sono. Os participantes são bem-vindos a assistir a uma ou a duas semanas. Uma poderosa ferramenta para o despertar, a yoga do dormir é mais que uma prática noturna. Ajuda-nos a integrar todos os momentos — despertar, dormir, meditação e inclusive a morte— com a clara luz da consciência desperta.

Dos Yogas Tibetanos do Sonho e do Sono, por Tenzin Wangyal Rinpoche:

“ Os yogas do sonho e do sono são métodos para reconhecer a clara luz e permanecer nela em todos os momentos da vida: caminhar, meditar, sonhar, dormir e morrer. Basicamente, os ensinamentos estão desenhados para nos ajudar a reconhecer a natureza da mente, para compreender e superar os obstáculos em nossa prática e para permanecer por completo em rigpa. Podemos empregar os mesmos métodos para permanecer na alegria, para encontrar a paz em meio do caos do mundo, para viver bem e para apreciar cada momento vívido da existência humana.”

Durante este retiro, Geshe Tenzin Wangyal Ripnoche nos ensinará e guiará nas práticas do sono da clara luz do Tantra Mãe do Bon, um dos ciclos mais importantes dos ensinamentos da tradição Bön Budista do Tibete.

Como um importante apoio para a prática dzogchen, as práticas da yoga do sono dão maior clareza a todas as experiências. As realizamos durante as atividades de um dia normal, durante a prática de meditação, durante a preparação para dormir e ao cairmos no sono. A meta principal da prática do sono é abrir a porta à consciência aberta e luminosa que é a verdadeira natureza da mente. Finalmente, o propósito é ajudar o praticante a conquistar a liberação final no momento da morte.

Os praticantes iniciantes são bem-vindos. Todos verão que este retiro é um poderoso apoio para iniciar ou aprofundar a prática espiritual e para enriquecer sua vida diária.

O desconto para pagamento antecipado termina em 18 de Maio, assim, reserve já sua vaga!

Haverá tradução ao espanhol durante o retiro.

Conheça mais / Inscreva-se

Conversas entre estudante e mestre


Complemento ao ensinamento tradicional e ao método das 3 Portas
 
Santiago Villaveces-Izquierdo da Colômbia, estudante há longo tempo de Tenzin Wangyal Rinpoche, realizou várias entrevistas por Skype com Rinpoche no ano passado. Sua conversa focou principalmente na complementação de um enfoque tradicional dos ensinamentos e As 3 Portas. A primeira parte da entrevista, resumida e editada pelos editores da Voz da Clara Luz para se adaptar a esta publicação, é apresentada a seguir. A segunda parte será publicada no exemplar de Junho da Voz da Clara Luz. Leia o artigo completo no próximo exemplar de primavera da revista Ligmincha Europe Magazine.

Santiago Villaveces-Izquierdo: Depois de mais de duas décadas seguindo a tradição do Yungdrung Bön e depois de completar recentemente um treinamento de três anos na Academia das 3 Portas desenhada por Tenzin Wangyal Rinpoche, meu mestre por mais de 24 anos, experimentei mudanças muito profundas em meu ser. Uma forma diferente de me manter nos altos e baixos da vida diária surgiu junto com um profundo sentimento de liberdade, espaço e conexão. Ao mesmo tempo comecei a me dar conta de que os ensinamentos recuperaram vida em mim, não como construções intelectuais, mas como realizações que foram incorporadas e experimentadas. Ao compartilhar esta maravilhosa aventura de revelação e cura, eu me envolvi com uma série de conversas sinceras com Rinpoche durante 2015. 

Nos últimos anos, Rinpoche se dedicou a criar um novo sistema que combina as fortalezas de uma tradição de 18 mil anos de antiguidade com a abertura e franqueza ao reconhecer nossos obstáculos pessoais e aflições. Nossas conversas se iniciam com a distinção entre o Ligmincha e a Academia das 3 Portas que Rinpoche estava decidido a explicar. O Instituto Ligmincha (agora Ligmincha Internacional) foi estabelecido em meados da década de noventa para preservar os antigos ensinamentos e práticas da tradição do Yungdrung Bön do Tibete e desde então se converteu em uma rede mundial de centros e sanghas. A Academia das 3 Portas é um treinamento laico baseado em três destas antigas práticas que permite que os participantes trabalhem com seus obstáculos físicos, energéticos e mentais que os impedem de conquistar a auto-realização.

Também falamos dos pilares fundamentais do trabalho espiritual: reconectar-se ao refúgio interior, quer dizer, reconectar-se mediante uma atenção plena consciente com nossa própria natureza e desenvolver as habilidades internas de abrigar todas nossas experiências ao aceitá-las em nossa natureza expansiva em lugar de mantermos e nos indentificarmos com elas.

Tenzin Wangyal Rinpoche: É importante que a gente entenda as diferenças básicas entre o Ligmincha e a Academia das 3 Portas. Para começar, o propósito desta última não consiste em preservar a tradição, mas permitir aos indivíduos que não têm relação com o budismo, o Bön ou a cultura tibetana, que possam ter acesso e se beneficiar de alguns destes ensinamentos. Claro que isto não significa que as pessoas que seguem um caminho budista tradicional não se beneficiam dos métodos e enfoques usados nas 3 Portas, tal como se tem demonstrado por mais de 100 praticantes que se graduaram na academia.

Outra diferença é a forma em que As 3 Portas está estruturada. As pessoas que ingressam na academia trabalham em grupo por um período de três anos consecutivos em um ambiente que proporciona sistemas mais profundos de apoio, que não existem numa sangha ou centro de dharma: proximidade ao mestre ou mentor, proximidade entre os praticantes, um profundo nível de compromisso com o outro e com as práticas, e uma contínua comunicação entre todos como base do crescimento e apoio. Por todas essas razões, As 3 Portas é sumamente benéfica para todos aqueles praticantes que seguem a tradição do Yungdrung Bön e que têm conexão com qualquer de nossos centros no mundo.

Sinto que é importante também mencionar que todos nós que seguimos uma tradição como o Yungdrung Bön temos feito um compromisso de desenvolver um significativo sentido de compaixão. Isto significa, atuar de forma prática para permitir que as pessoas que não têm interesse em seguir esta tradição se beneficiem do dharma. Eu tenho interesse por todos os seres humanos, não apenas aqueles que seguem minha tradição. Se alguém tem um ponto de vista sectário não entenderá verdadeiramente a bodhicitta, o desejo espontâneo de alcançar a iluminação motivado pela grande compaixão para todos os seres sencientes. Para os sectários, a bodhicitta é apenas uma conceptualização mental sobre ajudar os outros seres sencientes.

Para mim, a Academia das 3 Portas é muito importante porque é um meio para incluir as pessoas que de outro modo não teriam acesso aos ensinamentos simplesmente porque o budismo ou o Yungdrung Bön não os atrai. E eu quis oferecer esta oportunidade de um sólido sistema de apoio e compromisso.

Então, você vê, não existe conflito ou contradição entre Ligmincha e A Academia das 3 Portas. Alguém poderia ter preferências, as pessoas podem escolher uma sobre outra, mas não podem fazer juízos baseados no que eles gostam ou não gostam. Você não pode dizer que As 3 Portas não é adequada para alguém porque não segue a tradição. Não é apenas um juízo equivocado, mas falta de entendimento de bodhicitta. Peço a todos meus estudantes que sigam os métodos tanto do Ligmincha como Das 3 Portas.

SVI: Primeiro, em termo da audiência, Ligmincha e As 3 Portas se conceberam como meios distintos para alcançar diferentes audiências. Segundo, além do tema das audiências distintas, existe uma grande diferença: As 3 Portas proporcionam um sistema de apoio integral à pessoa que trabalha com as práticas. Terceiro, o mais profundo é que quanto ao desenvolvimento pessoal de um praticante, tanto o Ligmincha como As 3 Portas são complementares um ao outro. Poderia dar mais detalhes sobre esta complementariedade?
TWR: Sim, digo que se complementam porque na tradição existe uma bem profunda elaboração e entendimento do lado escuro ou sombra de nossa pessoalidade: as práticas existem para domar o ego, cultivar compaixão e purificar o sofrimento. Todos estes formam a essência principal dos ensinamentos. Mas ainda assim, estes ensinamentos poucas vezes se tornam algo pessoal na vida das pessoas. Muitos ensinam sobre a necessidade de domar o ego e purificar o sofrimento, mas isto não se torna algo pessoal para o praticante, mestre ou grupo de dharma.

SVI: Rinpoche, se me permite, eu gostaria de falar sobre minha experiência como graduado das 3 Portas e como seguidor e praticante do Yungdrung Bön. Quando alguém não integra seus próprios problemas e obstáculos pessoais na própria prática mas se dedica a bonitas e profundas práticas, esse alguém permanece no mundo ilusório. Isto eu senti intensamente em meu próprio crescimento através dos anos. Depois de assistir a muitos retiros de verão no Ligmincha, eu me lembro dos sentimentos que surgiam quando finalizavam as três semanas de ensinamentos e práticas. Lembro-me de muitos de nós reconhecendo estes sentimentos, sentindo temor deles e inclusive brincando sobre eles: como quando se toca fundo depois de chegar ao topo. Você perde todas essas experiências e regressa novamente para as misérias e sofrimentos da vida diária normal. Os ensinamentos não são incorporados; não se integram com o sofrimento próprio ou com os desafios que se enfrenta na existência diária. A beleza do método das 3 Portas é que permite a possibilidade de realmente incorporar os ensinamentos e o entendimento através de sua própria transformação, que os três venenos raiz não sejam essa abstração que tem sentido dentro de uma norma religiosa muito completa, mas que são algo que realmente existe dentro de si mesmo, vivo e evoluindo e manifestando-se em múltiplas formas na vida todo o tempo.
TWR: É isso mesmo, realmente!

SVI: Assim que a forma de romper com este mundo ilusório é integrar os ensinamentos na vida diária ao acessar as possibilidades concretas que surgem quando se trabalha com seus próprios obstáculos.
TWR: O que dizem o dharma e os ensinamentos quando se faz referência a nosso sofrimento e aos três venenos raiz é que realmente sucedem em cada momento: na forma de ver, de responder e interagir com o mundo. Todas nossas próprias aflições estão justamente aí, criando desafios mais enraizados, padrões profundamente enraizados em nossas relações com os demais e ao nosso redor. Tudo está aí! Mas a princípio as pessoas que praticam o dharma têm contato com a solidez de suas próprias aflições. Terminam não encontrando relação entre os ensinamentos e sua própria vida diária. Há um enorme abismo. O que as 3 Portas enfatizam é reduzir esse abismo, propiciando a conexão.

SVI: Você diria que incorporar os ensinamentos e entender verdadeiramente a natureza da mente começa com as transformações na vida diária? Em outras palavras, se não se trabalha sistematicamente com sua sombra – usando as ferramentos propostas pelas 3 Portas, por exemplo, é quase impossível incorporar os ensinamentos e compreender a natureza da mente.
TWR: Com certeza! Não há nenhuma dúvida disso. Por isso é que muita gente que esteve praticando por muitos anos, ainda quando tenham uma posição privilegiada em sua estrutura social (religiosa ou de outro tipo), sejam muito instruídos e tenham lido muito, assistido a retiros e praticado muito, não necessariamente experimentam a mudança e transformação. Estas capacidades não necessariamente significam que têm uma ideia da natureza da mente.

SVI: Então, para empreender o caminho de descobrir a natureza da mente, deve-se começar com o que se tem na vida neste momento – com sua própria lama que está à sua frente neste momento presente.
TWR: Esse é o único lugar. O “Eu” (identidade de dor) que foi criada por todas as sombras, esse é o lugar para começar. Mas o ego astuto pode ignorar isto totalmente e fazer algo em paralelo por anos e anos (por exemplo, trabalhar com os ensinamentos sem se envolver com a sombra). E esse é o principal dano que pode provocar o astuto ego. Minha preocupação é que há pessoas que me seguem, que seguem o dharma, que não veem este valor nas 3 Portas. É importante para estas pessoas escutar o que estou dizendo aqui. A Academia das 3 Portas é boa tanto para você como para aqueles que não seguem o dharma, e deveria se ter a abertura suficiente para entender isto. As formas que os ensinamentos são dados tradicionalmente e nas 3 Portas são complementares umas às outras; nenhuma substitui a outra.

SVI: Você diria que não são apenas complementares, mas que na realidade os métodos propostos pelas 3 Portas para trabalhar com as próprias aflições são de fato os pontos de partida para se envolver com os ensinamentos? 
TWR: Sim. Se não o compreende dessa maneira, não há uma forma genuína de introduzir-se ao dharma. Uma verdadeira forma de fazê-lo seria através da metodología das 3 Portas.

SVI: Então, a mensagem chave aqui é destacar a importância do 3 Portas, em particular enfatizando que se não se tem contato com nada de sua sombra não há forma de poder entender e dar-se conta do que tratam os ensinamentos.
TWR: Isso é o que estive dizendo por anos.

SVI: Quando alguém não se compromete com a sombra, os ensinamentos se tornam experiências que não são incorporados em si mesmo, ou quando são acolhidas o faz por certas circunstâncias – como em um retiro – e nesses casos não podem ser mantidas ou acessadas em sua vida diária.
TWR: Sim, todo o tempo tenho dado ênfase nisso. A muitas das pessoas que têm um conhecimento profundo dos ensinamentos lhes dá trabalho escutar isto. De alguma forma se fecham a isto apesar do fato de que todos os textos têm menções específicas que dão ênfase neste método.  

 


Inscreva-se nas Academias das 3 Portas nos Estados Unidos e na Europa

O Retiro de Criatividade na Itália também está incluído
 
As 3 Portas têm boas notícias para compartilhar: já estão sendo recebidas inscrições para as duas novas academias que terão início este ano nos Estados Unidos e na Europa. As 3 Portas também convidam a um retiro especial sobre criatividade na Itália no próximo mês de Junho.

Inscreva-se nas Academias
 Você pode se inscrever na Academia dos Estados Unidos, dada por Marcy Vaughn e Gabriel Rocco, que terá início em 21 de Setembro de 2016 no Centro de Retiros de Serenity Ridge em Shipman, Virgínia ou na Academia da Europa, dada por John Jackson e Raven Lee, que terá início em 6 de Novembro de 2016 próximo de Dusseldorf, Alemanha.

As 3 Portas é uma organização laica contemplativa formada em 2011 por Tenzin Wangyal Rinpoche, fundador e diretor espiritual do Ligmincha Internacional. As práticas de meditação são simples, acessíveis e poderosas.

Nas palavras de Renee Daily, graduada da Academia, “Reunir-se com outras pessoas com um compromisso semelhante até a auto-reflexão e transformação pessoal e presenciar e compartilhar o caminho juntos, é uma incrível e única Experiência. Como graduada da primeira Academia nos Estados Unidos, minha participação mudou minha vida. Meu próprio crescimento e aprofundamento em minha prática pessoal forma tão enriquecidos por essa Experiência que atualmente estou assistindo à terceira Academia nos Estados Unidos para continuar este bonito processo de transformação pessoal. O compromisso requerido no programa é um desafio, mas ainda assim as recompensas são incalculáveis.”

Retiro de Criatividade na Itália

Todos são bem-vindos a assistir a “Conectando-se com sua Fonte Interior de Criatividade,” Junho 6–12 perto de Florencia, Itália. Este retiro residencial será dado pelos mestres avançados das 3 Portas, Raven Lee e John Jackson. Ocorrerá na Chiara di Prumiano, um belo povoado do século dezessete nas montanhas da Toscana. Os participantes terão uma combinação de ensinamento e meditação guiada com períodos de silêncio, trabalho em grupos pequenos, escrita e outros exercícios criativos.

Dentro de cada um existe uma fonte infinita de criatividade que permite que floresça nosso trabalho e serviço, as relações com os outros e nossa confiança em nós mesmos. Neste retiro os participantes liberarão seus bloqueios e obstáculos e contatarão com sua fonte inesgotável de expressão criativa para desfrutar uma melhor e mais completa vida e beneficiar os demais.

 


Programa de ensinamentos de Tenzin Wangyal Rinpoche


Links por dia ou por local

Você poderá sempre encontrar o calendário de ensinamentos de Rinpoche por data até o fim do ano e por lugar. No site do Ligmincha Internacional

Calendário de ensinamentos do Rinpoche por data

Calendário de ensinamentos do Rinpoche por local

 

Traduções da VCL em Espanhol e Português


Já estão disponíveis os exemplares de Fevereiro

Voz da Clara Luz em espanhol

Voz da Clara Luz em português

Próximos Retiros

Os retiros listados abaixo acontecerão no Centro de Retiros Serenity Ridge, matriz do Ligmincha Internacional, localizada em Nelson County, Virginia. Para se inscrever ou para mais informações, acesse através dos links abaixo, envie-nos e-mail ou ligue no telefone: 432-263-6304

21-22 de Maio de 2016
Retiro especial de fim de semana: Instruções Essenciais de Dzogchen Yetri Thasel
com S.E. Khenpo Tenpa Yungdrung Rinpoche
Conheça mais / Inscreva-se (em inglês)


3-5 de Junho de 2016
Retiro de Bem-Estar Tibetano
com Alejandro Chaoul-Riech, Ph.D. e Rob Patzig, Presidente do Ligmincha Internacional 
Saiba mais/registre-se
 

19 de Junho a 2 de Julho de 2016
Retiro de Verão: O Sono da Clara Luz: A prática da yoga do sono do Tantra Mãe do Bön
com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche. Você pode assistir a uma ou a duas semanas.
Conheça mais / Inscreva-se (haverá tradução ao espanhol)

Outubro 12–16, 2016
Retiro de Outono 2016: A prática de Chod do Tantra Mãe do Bön
com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche
Conheça mais (em inglês)

Novembro 3–6, 2016
Treinamento de Trul Khor: Yoga Bön tibetano, Parte 1
com o Dr. Alejandro Chaoul-Reich
Conheça mais (em inglês)

Dezembro 27, 2016– 1º Janeiro, 2017
A Transmissão da Experiência de Zhang Zhung, Parte 3: A Prática do Método
com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche
Pré-requisito: Haver concluído a parte 2 da série da Transmissão da Experiência de Zhang Zhung.
Logo teremos mais informações.
 

Para se inscrever em qualquer um dos retiros acima, ou para maiores informações dos ensinamentos dentro da tradição do Budismo Bön do Tibete, por favor envie um e-mail  ou ligue 434-434-202-6211 ou visite o site de Serenity Ridge.

Visite o site de Internet de Serenity Ridge para ver o programa completo.


Copyright © 2014,  Ligmincha Brasil, All rights reserved.

Nosso endereço de e-mail é: ligminchapaulista@gmail.com

 
http://pt-br.facebook.com/ligminchabrasil
http://pt-br.facebook.com/ligminchabrasil
Share
Tweet
Forward






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Ligmincha Brasil · Rua dos · Sao Paulo, São Paulo 01000-000 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp