NÚMERO 90
ABR 16
NESTA EDIÇÃO Novos corpos sociais da ACEP e Relatório de Actividades 2015
aprovados em Assembleia Geral
Aquele Outro Mundo que é o Mundo em sessão
com estudantes de Jornalismo em Coimbra
Ora di Diritu: organizações da sociedade civil guineense
participam em formação de influência política
Realizada mais uma missão de acompanhamento ao projecto
de Segurança Alimentar em Quínara
Sociedade Civil pelo Desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe:
novos boletins informativos já disponíveis
Rede Lusófona de Desenvolvimento e de Economia Social e Solidária
SUGESTÃO
DE INICIATIVA Campanha de angariação de fundos para editar
livro de fotografia sobre crianças talibés
NOVOS CORPOS SOCIAIS DA ACEP E RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2015
APROVADOS EM ASSEMBLEIA GERAL
Os novos corpos sociais da ACEP para o triénio 2016/2019 foram recentemente aprovados em Assembleia Geral (AG) da ACEP. À direcção composta por Fátima Proença (presidente), Fátima Belo, Rosana Albuquerque e Tânia Santos, juntaram-se Ana Larcher e Livia Apa. A mesa da AG é composta por Maria Belo (presidente), Luísa Bugalho e Pedro Rosa Mendes. Já o Conselho Fiscal ficou composto por Carlos Sangreman (presidente), Ana Pinheiro e André Nabais. Na AG foi ainda feito um balanço do último ano de trabalho, a partir da discussão do Relatório de Actividades e Contas 2015.
AQUELE OUTRO MUNDO QUE É O MUNDO: A RELAÇÃO ENTRE OS MEDIA
E DESENVOLVIMENTO EM DISCUSSÃO NA UNIVERSIDADE
No final de Abril, discutiu-se a relação entre Jornalismo e Desenvolvimento e entre os profissionais das duas áreas na formação Jornalismo e Comunicação para o Desenvolvimento, que teve lugar na ESECoimbra. A sessão contou com a participação do professor Carlos Camponez (CEIS20/UCoimbra) e de Helena Ferro de Gouveia, jornalista da Deutsche Welle Akademie. Foi ainda apresentado o estudo O Desenvolvimento nos Media – Visões e percepções de jornalistas e profissionais da área do Desenvolvimento, de Ana Filipa Oliveira e Raquel Faria. Esta iniciativa integra o projecto Aquele Outro Mundo que é o Mundo – o Mundo dos Media e o Mundo do Desenvolvimento, financiado pelo Camões, IP e FCG.
ORA DI DIRITU: ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL GUINEENSE
PARTICIPAM EM FORMAÇÃO DE INFLUÊNCIA POLÍTICA
Mais de uma dezena de membros de Organizações da Sociedade Civil guineenses com intervenção no domínio dos Direitos Humanos participaram numa
formação sobre Engajamento e Influência Política da Sociedade Civil, organizada na Casa dos Direitos. A formação teve por base o
Guia de Engajamento e de Influência Política, produzido pelo
Overseas Development Institute (ODI) e traduzido para português pela ACEP. Esta iniciativa enquadra-se no projecto
Ora di Diritu, desenvolvido pela ACEP, Liga Guineense de Direitos Humanos, AMIC e TINIGUENA, com a Casa dos Direitos. O financiamento é da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.
REALIZADA MAIS UMA MISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AO PROJECTO
DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM QUÍNARA
A ATA – Associação Tropical Agrária e a RA – Rede Ajuda, ambas ONG parceiras da ACEP no projecto de Segurança Alimentar, Saúde e Nutrição em Quínara (Guiné-Bissau), realizaram uma missão de acompanhamento em que puderam participar na AG da União das Associações da Região de Quínara (UARQ). A UARQ irá permitir a sustentabilidade futura na intervenção nas fileiras de horticultura, pecuária e de pesca. Este projecto conta com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.
SOCIEDADE CIVIL PELO DESENVOLVIMENTO EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE:
NOVOS BOLETINS INFORMATIVOS JÁ DISPONÍVEIS
Foram divulgados recentemente dois novos boletins informativos do projecto
Sociedade Civil pelo Desenvolvimento, desenvolvido em São Tomé e Príncipe pela ACEP e a Federação das ONG em São Tomé e Príncipe (FONG-STP). O
boletim Sociedade Civil STP inclui, por exemplo, a apresentação pública do estudo
Direitos das Crianças em São Tomé e Príncipe e o intercâmbio realizado ao Brasil de membros da Rede da Sociedade Civil para a Boa Governação. Já o
boletim Na Imprensa integra uma compilação de notícias publicadas em jornais
online sobre políticas públicas e boa governação no país. Este projecto é financiado pela União Europeia e Cooperação Portuguesa e pela UNICEF-STP.
REDE LUSÓFONA DE DESENVOLVIMENTO E DE ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA
Um conjunto de organizações e redes dos países de língua oficial portuguesa lançaram recentemente uma Rede Lusófona de Desenvolvimento e de Economia Social e Solidária para promover, reforçar e dar visibilidade a processos em curso nestas áreas. A ideia tomou forma em diversos debates levados a cabo pelas redes e organizações com intervenção nesta área e que culminaram em dois seminários internacionas sobre economia solidária dos países de língua oficial portuguesa, da cooperação sul-sul e da cooperação triangular.
SUGESTÃO DE INICIATIVA
CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA EDITAR LIVRO DE FOTOGRAFIA SOBRE CRIANÇAS TALIBÉS
Mário Cruz, o fotojornalista português que fez um trabalho fotográfico sobre a realidade dos meninos talibés no Senegal, lançou uma campanha de angariação de fundos para editar o projecto em livro com a editora FotoEvidence. Talibes, modern day slaves é um testemunho da exploração a que estas crianças estão sujeitas, e resulta de mais de seis meses de investigação que lhe permitiram aceder ao mundo das falsas escolas corânicas. Este trabalho foi distinguido na edição deste ano do World Press Photo, na categoria de Assuntos Contemporâneas, e também no Estação Imagem. A campanha decorre até ao próximo dia 9 de Junho.