Copy
Dezembro 2015
Foi um ano de muitas novidades e desafios e diante do atual contexto econômico a Proexc conseguiu manter seu ritmo, com muito dinamismo, engajamento e comprometimento de toda a equipe. 

Desejamos a todos um fim de ano iluminado, cheio de esperança, sonhos e realizações! Nos veremos em breve, em fevereiro, quando nossa equipe estará de volta trazendo mais notícias e novidades pra vocês!

Até lá! 

 
 INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições abertas para pré-vestibular gratuito da UFPE
               

                   

Estão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos do pré-vestibular gratuito do projeto de extensão "Professores do Terceiro Milênio".

As aulas são ministradas por voluntários dos cursos da UFPE advindos da graduação, mestrado e doutorado. Alunos de escolas públicas ou bolsistas da rede privada podem se inscrever até o dia 15 de Janeiro por aqui para participar da prova de seleção, que está prevista para o dia 24 do mesmo mês.

No dia da prova, é necessário levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal) como forma de taxa de inscrição, que posteriormente será doada para instituições carentes.

Vestibular solidário seleciona professores voluntários
               

                   

Por Ascom/UFPE

O programa de Vestibular Solidário, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE está com inscrições abertas, até 20 de janeiro de 2016, para selecionar professores e professoras voluntários para lecionar inglês, espanhol, geografia e literatura, além de monitores e monitoras para as aulas de português, física, biologia, química, geografia, história e redação, e pessoal de equipe pedagógica e apoio da área de pedagogia e psicologia e secretariado.

A inscrição deve ser feita pelo e-mail vestibularsolidario.ufpe@gmail.com, constando como o título “VOLUNTARIADO VS 2016”, nome completo, curso/período, IES e disciplina que pretende lecionar (no caso de professores e monitores). Os candidatos deverão também enviar em anexo a carta de intenção para análise da comissão de seleção, como primeira etapa da seleção.

Posteriormente, após a análise, serão divulgados, até dia 23 de janeiro de 2016, no blog, os horários específicos da segunda etapa prática (aula) para professores e monitores, bem como os horários individuais das entrevistas para todos os cargos pleiteados.
ACONTECEU
 

I ENExC começa com novidades

           

No último dia 25, a entrada do auditório do Centro de educação já estava cheia de cartões com fotografias que representavam a história da extensão na UFPE. As imagens continham um pequeno espaço para cada participante escrever uma lembrança sua dos Encontros de Extensão.



Durante a mesa de abertura sobre história e memórias da extensão, Dimas Brasileiro fez um aparato dos 15 anos do evento. Além da presença do professor, participaram do painel "Experiências de Extensão" os docentes Luis De La mora, Túlio Vasconcelos e Flávio Campos, que apresentou seu projeto "Saber Envelhecer Bem", trazendo consigo Luzinete de Oliveira e Alaíde de Souza, integrantes da ação, que contribuíram com o debate.

À noite, houve a discussão "Acessibilidade e Educação Inclusiva", com a organização do professor Antônio Cardoso, que leciona Libras no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE/UFPE). A conversa teve participação da professora Katia Macerlina, do Departamento de Fonoaudiologia e Leonardo dos Santos, mestrando em Educação pelo CE.

        
        
        

No dia 26, pela manhã aconteceu a roda de diálogo "Educação do campo e diversidade: desafios do semiárido", sob a organização de Flávia Campos. Participaram da mesa o representante de Pernambuco no Ministério da Educação, Arlindo Queiroz, Paulo Santana e Christina Nunes.

Já no período da tarde, para encerrar as atividades realizadas no Campus da UFPE, aconteceu a apresentação cultural da Orquestra de Metais e Percussão da UFPE.


A pró-reitora Christina Nunes marcou presença do início ao fim do primeiro dia de congregações, mostrando que esse ENExC não só trouxe muita história, mas também há de fazer história nas atividades de extensão e cultura universitária.

 
 

"Índio Batera" expõe  maquete "KAITI" no I ENExC

    

Uma das exposições que marcaram o I ENExC foi a maquete "KAITI" feita por Rosevaldo Brito, também conhecido como "Índio Batera", que foi trazido da Comunidade do Arruado pela Professora Ana Emília, do departamento de design, que possui trabalhos de extensão ligados a esse vilarejo.
A maquete ficou exposta no hall do Centro de Educação durante os dias 25 e 26. A estrutura, com aproximadamente dois metros de diâmetro, foi feita durante 2 meses, com materiais recicláveis aparentemente inutilizáveis, como puxadores de guarda-roupa, por exemplo. O trabalho foi minunciosamente pensado para representar uma cidade e seus problemas, e em forma de homenagem ao povo indígena, ascendência do artista, cada ponto da obra tem uma nomenclatura que faz referência às tribos brasileiras.
Um dos detalhes interessantes da maquete é o nome que foi dado ao governo da cidade, "Guarani Kaiowá" em referência aos atuais conflitos sobre a posse de terra dos indígenas do Mato Grosso do Sul.

         

 

Projeto "Saber Envelhecer Bem" confraterniza em Itamaracá


A Confraternização e Avaliação com as 50 idosas do Curso “Saber Envelhecer Bem" ocorreu no último dia 09. O grupo partiu do Centro Cultural Benfica às 8h para o "Day Use" no Hotel Orange - Itamaracá-PE, com retorno previsto ao Benfica, às 17h30min.
 

Alunos de Design expõem Brinquedos Educativos no hall do CAC
                      

Na terça (15) pela manhã, o Centro de Artes e Comunicação da UFPE recebeu a Exposição de Brinquedos Educativos, a mostra apresentou produções desenvolvidas por alunos em atividades de extensão ministradas pelo professor Paulo Silva, durante as disciplinas projetuais do curso de Design da UFPE.

A abertura contou com demonstrações do uso de brinquedos, tendo com foco a pedagogia Montessoriana. Entre os presentes estavam a Pró-reitora Christina Nunes, alunos, educadores e equipe da empresa Art Gravatá.

Pensados essencialmente para fins lúdicos, os brinquedos são tidos como ferramentas de estímulo e desenvolvimento cognitivo da criança em habilidades como atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. 


                 
                 

Final do curso educação do campo e visita ao assentamento do MST em Normandia


A PROExC esteve presente com Christina Nunes e Flávia Campos, no último dia  03 de dezembro, na abertura do "V Seminário de Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo", realizada no Auditório da FACICA , em Caruaru. Na ocasião, comemorou-se também o III Aniversário do NUPEFEC/UFPE, Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo, coordenado pela Professora Iranete Lima da unidade do Agreste-Caruaru CAA.

Durante o evento, foi realizada uma visita ao Assentamento Normandia, do MST, que, no último mês de novembro, realizou no campus da UFPE , em Recife, o I Acampamento da Juventude Campo-Cidade em parceria com outros movimentos sociais.

O encerramento da participação da PROExC no evento deu-se à noite, assistindo à conferência "Que sujeitos do campo, que pedagogias?" proferida pelo educador Miguel Arroyo, Professor titular aposentado da UFMG.

Abertura de exposição sobre transformações da cidade do Recife
 

           

Em meio às tantas possibilidades de reutilizações e revitalizações de espaços da cidade do Recife, o Centro Cultural Benfica promoveu, no dia 04 de dezembro, a abertura da exposição 'EM CONSTRUÇÃO'.

A mostra traz fotos de diferentes momentos históricos do Recife, imagens que pertencem ao acervo do Centro Cultural. Nos cenários de constantes construções e descontruções das cidades, esse é mais um espaço de debate e pensamento sobre como têm se caracterizado as transformações da cidade.

Visitação: De segunda a sexta das 8 às 18h
Rua Benfica, 157 – Madalena – Recife – PE
Entrada franca.
Estacionamento no local.
 

Programa Zerando a Dengue visita a comunidade do Arruado

Durante a tarde do dia 03 de dezembro, a comunidade do Arruado recebeu a Diretora de Extensão, Juliana Souza Oliveira, a professora Cleide Ribeiro, do Departamento de Zoologia (que coordena o programa Zerando a Dengue), Fátima Xavier e Sebastião de Melo, da Prefeitura da UFPE, Tereza Melo e outros servidores e alunos da universidade, para a discussão de um projeto piloto que servirá como base para o monitoramento do Aedes Aegypti no campus futuramente. A ideia é monitorar a comunidade com a ajuda dos moradores. 
 

    
 

CAV promove Mostra de Análise Sensorial de Alimentos
 
                                        
 
No dia 10 de dezembro, o Centro Acadêmico de Vitória apresentou a VII Mostra de Análise Sensorial de Alimentos, resultado de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes do curso de Nutrição da UFPE no decorrer da disciplina Análise Sensorial de Alimentos. 

No curso da disciplina os alunos são habilitados a elaborar novos produtos alimentares, seguindo duas premissas básicas: suas características funcionais e seu aproveitamento integral. O resultado da pesquisa é apresentado na Mostra, sendo posto à degustação para o público geral. O evento contará também com uma banca formada por Professores e Técnicos da UFPE, que farão a análise dos produtos desenvolvidos pelos alunos, premiando as três melhores produções.

Mais informações:
http://migre.me/smjif
 
 
 

Jornada no CAV abordou Microcefalia e Zika vírus
                      
         

A Jornada de Seminários da Residência Multiprofissional que aconteceu no último dia 07, no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco, em sua primeira edição abordou o tema: "Zica e microcefalia: cenário atual' e 'Vivências da Residência do CAV em uma abordagem multiprofissional'.

O evento foi coordenado pela professora Dra. Silvana Gonçalves Brito de Arruda e está vinculado à disciplina de seminários, tendo por objetivo discutir temas relacionados a atuação profissional no contexto atual de saúde com foco na atenção básica.

Para mais informações:

(81) 9.9913.2975
(81) 9.9551.8079

(83) 9.9901.8203 (coordenadora)

 
 

Cecine promoveu semana de educação


                               


Durante os dias 01, 02 e 03 de dezembro, a Coordenação de Ensino de Ciências do nordeste promoveu três mesas de diálogo abordando perspectivas e desafios do ensino e formação de alunos e professores, com participação de docentes dos três campi da UFPE e do Colégio de Aplicação. 
 
Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde
em Fitoterapia conclui I Módulo no CAV 

                  

              

O encerramento do primeiro módulo do curso de formação de agentes comunitários de saúde em fitoterapia, que aconteceu no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), sob a coordenação de Danilo Augusto Ferreira Fontes, ocorreu no dia 20 de novembro. O projeto segue em consonância com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), que visa apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados, entre as quais destacam-se aquelas no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, da Homeopatia, da Fitoterapia, da Medicina Antroposófica e do Termalismo-Crenoterapia.

A utilização de plantas para fins medicinais é uma terapêutica popular milenar. O uso empírico dessas plantas necessita de atenção especial dos serviços de saúde e da comunidade científica para que haja o emprego correto e racional das mesmas, evitando, desse modo, intoxicações e promovendo o máximo aproveitamento de suas propriedades farmacológicas.

Saiba mais: 
http://migre.me/soBUv
 
     Participe do Notícias da PROExC

Tem sugestões de notícias sobre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e quer compartilhar? Entre em contato através do e-mail proext.bureaudesign@ufpe.br.



Hugo 04/12   
José Carlos 10/12

Mariluce 25/12

 



                             
 

Facebook
Email
Twitter

Coordenação: Simone Germano
Colaboração: Ademara Thalyta, Camila Perazzo, Érica Lucena,
Michelle Bittencourt, Natalia Abdon e Vanessa Martins