Copy
Boletim Informativo - GDLN Brasil
Janeiro 2016
Boletim Informativo - GDLN Brasil

Você conhece o Espaço ODS?

Este é um espaço virtual, lançado pelo Centro RIO+ em parceria com o UNV Brasil, destinado aos/às jovens que buscam uma oportunidade de participação na divulgação e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A plataforma incentiva os/as jovens a levarem o tema da sustentabilidade para o dia-a-dia, buscando iniciativas positivas que estejam acontecendo em suas comunidades. O espaço online busca gerar e compartilhar conhecimentos que inspirem iniciativas para o desenvolvimento sustentável em todo o Brasil, assim como em países lusófonos e na América Latina e no Caribe.

O #EspaçoODS foi lançado durante a 3ª Conferência Nacional da Juventude pela voluntária jovem Michelle Elsaesser, que apresentou o projeto em um encontro internacional do Fórum da Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Acesse a plataforma aqui.
Fonte: ONU Brasil
A GDLN Brasil é um dos centros da Global Development Learning Network. A rede foi criada pelo Banco Mundial com o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos para o desenvolvimento humano e sustentável.

A rede possui cerca de 120 centros, em mais de 80 países. No Brasil, a GDLN é representada pelo Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG/UnB).
Website
Email
Facebook
Google+
YouTube
Oportunidades

ACNUR está com processo seletivo aberto para estágio na sua Unidade de Proteção, em Brasília (DF). Inscrições até 31 de janeiro.

ONU Mulheres UNV selecionam, em Brasília (DF), Assistente para Grupo Temático sobre Gênero, Raça e Etnicidade. Inscrições até 31 de janeiro.

- UNICEF seleciona, em Brasília (DF), Oficial de Planejamento para apoiar a implementação, gestão e avaliação dos projetos da organização. Inscrições até 3 de fevereiro.

IPC-IG está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio, em Brasília (DF). Há oportunidades nas áreas de comunicação, gestão do conhecimento, projetos e pesquisa. Inscreva-se aqui.
Cursos

- Curso online "Climate Change: The Science", pela Universidade da Colúmbia Britânica. O curso, gratuito, teve início no dia 11 de janeiro e segue por 7 semanas. Inscreva-se aqui.

- Curso online "Technological, Social, and Sustainable Systems", pela Universidade do Estado do Arizona. O curso, gratuito, teve início no dia 11 de janeiro e segue por 8 semanas. Inscreva-se aqui.

- Curso online "Death 101: Shaping the Future of Global Health", pela Universidade de Toronto. O curso, gratuito, teve início no dia 11 de janeiro e segue por 5 semanas. Inscreva-se aqui.

- Curso online "Greening the Economy: Sustainable Cities", pela Universidade de Lund. O curso, gratuito, teve início no dia 18 de janeiro e segue por 5 semanas. Inscreva-se aqui.

- Curso online "International Law in Action: A Guide to the International Courts and Tribunals in The Hague", pela Universidade de Leiden. O curso, gratuito, teve início no dia 18 de janeiro e segue por 5 semanas. Inscreva-se aqui.

- Curso online "Climate Change Mitigation in Developing Countries", pela Universidade da Cidade do Cabo. O curso, gratuito, dura 6 semanas e pode ser iniciado a qualquer momento. Inscreva-se aqui.
Bolsas de estudo

Pós-graduação em tecnologias de nano-satélites, pelo governo do Japão, em parceria com a ONU. O programa fornecerá até duas bolsas de mestrado e quatro de doutorado no Instituto de Tecnologia de Kyushu (Kyutech). Inscrições até 24 de janeiro.

Mestrado na Bélgica, pelo VLIR-UOS. O programa oferece bolsas a estudantes da África, Ásia e América Latina para cursos em diversas áreas do conhecimento. Inscreva-se aqui.
Premiações e concursos

- O Concurso UN Poster for Peace, promovido pela ONU, seleciona trabalhos artísticos que busquem aumentar a consciência sobre a necessidade do desarmamento nuclear. Inscrições até 24 de janeiro.
Chamadas de trabalhos

- O
Boletim IBCCRIM, publicado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, está com chamada aberta para submissão de artigos escritos por mulheres. Inscrições até 1º de fevereiro.

- O
Instituto Brasileiro de Relações Internacionais está com chamada de artigos aberta para as edições de 2016 da Meridiano 47 e da Revista Brasileira de Política Internacional. Ambas as publicações são dedicadas ao debate de temas de relevância nas relações internacionais contemporâneas. As submissões são recebidas em fluxo contínuo.
Captação de recursos

- A Yunus Corporate Action Tank, promovida pela Yunus Negócios Sociais, seleciona grandes corporações para seu ciclo de aceleração. As empresas devem ter interesse em desenvolver um negócio social. Inscrições até 22 de janeiro.

- A Maratona Ignition
, promovida pelo Acelere.me, seleciona startups de impacto social para seu programa de aceleração. O projeto vencedor da maratona receberá até R$ 17 mil de investimento em dinheiro e serviços, além de 12 semanas de mentorias e capacitação. Inscrições até 31 de janeiro.

- O 10YFP Trust Fund
, promovido pela ONU, seleciona projetos sobre edifícios e construções sustentáveis para receberem apoio financeiro. A chamada é aberta para órgãos públicos e organizações sem fins lucrativos de países em desenvolvimento. Inscrições até 4 de fevereiro.
Eventos

- O 2016 G(irls)20 Summit, promovido pela Girls20, ocorre nos dias 8 e 9 de agosto, em Pequim (China). O evento reúne jovens mulheres de países do G20 para participarem de workshops e painéis sobre participação feminina no mercado de trabalho. Inscrições até 30 de janeiro.
Recomendações

- Prêmio Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, pelo PNUD. A publicação traz uma série de artigos que abordam questões sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e sua relação com vulnerabilidade social e pobreza, estudos regionais, mortalidade de jovens, pobreza multidimensional, bem-estar urbano e sustentabilidade. Acesse aqui.

- Migrantes, apátridas e refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos e políticas públicas no Brasil, pelo Ministério da Justiça. A pesquisa busca mapear os principais obstáculos de acesso a direitos e serviços da população imigrante no Brasil, sobretudo documentação, educação, moradia, saúde e renda, por meio de pesquisa empírica qualitativa a partir de entrevistas e questionários com imigrantes, instituições públicas e sociedade civil. Acesse aqui.

Shock Waves: Managing the Impacts of Climate Change on Poverty, pelo Banco Mundial. O relatório avalia o impacto das mudanças climáticas sobre a pobreza, sugerindo formas de assegurar que a erradicação da pobreza e da vulnerabilidade de pessoas pobres seja vinculada às políticas para redução das emissões de gases do efeito estufa. Acesse aqui.

- Violência e Segurança Pública em 2023: cenários exploratórios e planejamento prospectivo, pelo Ipea. O livro apresenta um estudo prospectivo para a segurança pública no Brasil, por meio da elaboração e análise de cenários que contribuam para o planejamento do governo federal na área. Acesse aqui.
Copyright © 2016 GDLN Brasil, All rights reserved.


Email Marketing Powered by Mailchimp