Unidos por Israel
A cada sábado, nos unimos com o Povo de Israel para o estudo de uma porção da Torá (Pentateuco) e dos Profetas. Esta é uma tradição praticada ininterruptamente durante séculos e aberta a pessoas de todas as fés.

Shalom!

Encerrando nossa jornada pelo segundo livro da Torá, Shemot / Êxodo, estudaremos juntos neste sábado, 12 de Fevereiro de 2016, a parashá (porção) Pecudê (Êxodo 38:21-40:38) e o capítulo dos Profetas 1 Reis 7:51-8:21.

Você pode encontrá-los na Bíblia de sua preferência ou online. Leia abaixo o resumo e um comentário da parashá desta semana

A partir do sábado que vem, passaremos ao estudo do terceiro livro da Torá, Vayicrá / Levítico.

Um fim de semana com muita Paz para você e sua família. Estamos unidos.

Equipe Unidos por Israel 
www.unidosporisrael.com.br


Nota: Segundo a tradição judaica, o nome do Senhor só pode ser escrito em sua totalidade nos livros sagrados. Assim, nos textos abaixo utiliza-se a grafia D'us.

 

Pecudê

 
פקודי
"Assim se acabou toda a obra do Tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés"
Êxodo 39:32



RESUMO

Shemot / Êxodo é um livro que começa com o povo judeu escravizado pelo faraó no Egito e que agora termina com a compleição da construção do Mishcan (Tebernáculo) no deserto.

Os comentaristas referem-se a este segundo livro como o Livro da Redenção, e este é seu tema desde o início da parashá Shemot até o final de Pecudê. A Redenção não foi conseguida somente ao escapar da escravidão; receber a Torá no Monte Sinai deu um propósito a esta liberdade, e o repouso da Presença de D'us entre Sua nação (o resultado da conclusão do Mishcan) assinala o clímax da Salvação.

A parashá Pecudê começa com uma contabilidade completa do ouro, prata e cobre doados pelo povo para uso no Mishcan. A Torá prossegue descrevendo os tecidos e a confecção das várias vestes a serem usadas pelo Cohen Gadol (Sumo-Sacerdote) durante o serviço.

Após a inspeção de Moshê e aprovação dos muitos utensílios e partes desmontadas, Moshê (Moisés) estabelece o Mishcan no primeiro dia do mês judaico de Nissan, enquanto cada parte é ungida e colocada no lugar que lhe foi destinado.

E como D'us havia prometido, Sua glória preenche o Mishcan.


COMENTÁRIO

Estudar o Tabernáculo é construí-lo novamente

Embora hoje não tenhamos mais Mishcan (Tabernáculo) nem Beit Hamicdash (Templo Sagrado), é de grande importância estudar a planta e a forma do Mishcan e todas suas partes e receptáculos, como descritos na parashá desta semana.

Nossos Sábios nos dizem que o profeta Yechezekel (Ezequiel) recebeu uma nevuá (profecia) de D'us. Nesta nevuá lhe era mostrado a planta do Terceiro Bet Hamicdash, que será construído depois da chegada do Mashiach (Messias). D'us descreveu a Yechezekel a planta exata do Terceiro Bet Hamicdash; todas suas partes e medidas.

Yechezekel perguntou ao Criador: "Por que tenho que transmitir aos judeus esta profecia? De qualquer forma não podem construir o Bet Hamicdash agora. Deixe-me aguardar e lhes relatarei quando chegar o momento de construi-lo."

Mas D'us respondeu a Yechezekel: "Não, não quero que aguardes. Se Benê Yisrael (o Povo de Israel) estudar agora os planos para a reconstrução do Bet Hamicdash, vou recompensá-los como se realmente o tivessem construído!"

O mesmo se aplica a nós. Se estudarmos as plantas do Mishcan e do Bet Hamicdash, D'us nos recompensará como se estivéssemos realmente construindo uma sagrada morada para Ele.

 
 
Copyright © 2016 Unidos por Israel, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by Mailchimp