Copy

Bem-vindos à Newsletter da Cristina Guerra de Março 2016.

 

PRÓXIMA EXPOSIÇÃO

Galeria Cristina Guerra, Lisboa, Portugal

JOÃO PAULO FELICIANO  Primavera
Opening 31 Março


Artista visual e músico, João Paulo tem um percurso pouco linear, tendo experimentado múltiplos campos de expressão. A sua obra é variada, passando por instalações, objetos, pintura, desenho, fotografia, video, luz, som, música, design gráfico, arquitectura e performance. Das suas exposições destacam-se a individual "The Blues Quartet" no "Contemporary Arts Center, Cincinnati, EUA (2007), "The Possibility of Everything: João Paulo Feliciano selected works" Culturgest (2006) e em Serralves, Porto (2004). Destaque ainda para a sua participação na XXVI Bienal de São Paulo, Brasil (2004), ou na exposição "Sonic Boom - The Art of Sound", Hayward Gallery, Londres (2002). Nesta póxima exposição na Galeria Cristina Guerra, o João Paulo Feliciano parte da sua experiência como director artístico do festival NOS Primavera Sound (Parque da Cidade do Porto) para criar uma série de peças que expandem essa experiência, vivida quer como criador quer como espectador, para o território da sua própria produção artística.
http://www.cristinaguerra.com

EXPOSIÇÃO A DECORRER
Galeria Cristina Guerra, Lisboa, Portugal

YONAMINE    Não Sou Santo
Closing 25 Março


Yonamine nasceu em Angola em 1975. O título desta exposição individual de Yonamine é uma afirmação na primeira pessoa: 'Não Sou Santo' (...). Yonamine reúne nestes trabalhos as diversas técnicas artísticas que tem vindo a utilizar ao longo do seu percurso: recortes de jornal, impressão em serigrafia, colagem, gratifies, desenho, pintura, fotografia trabalhada em cartazes impressos em off-set. (...) De uma forma inédita o artista leva-se ao limite, exigindo de si mesmo a coragem e a determinação necessárias para dar corpo a este processo de auto-vandalização. A aparência agressiva e de escárnio niilista destes trabalhos remete-nos para uma estética "punk", enquanto expressão de cultura subversiva.
Extracto de texto de Adelaide Ginga

http://www.cristinaguerra.com
EXPOSIÇÕES INSTITUIÇÕES
 

Stadtische Galerie, Norhorn, Germany


LAWRENCE WEINER 

Opening 4 Março | Closing 8 Maio


Em colaboração com o René Block, a Sadtische Galerie Nordhorn apresenta de 5 de Março a 8 de Maio, trabalhos de 45 artistas. "Remember Lidice" apresenta uma selecção de trabalhos de um museu na Républica Checa na cidade de Lidice. Esta cidade Checa for distuída pelos amemães em 1942. Esta exposição aborda um tema sensível no campo da memória, ousando um gesto generoso e conciliador. A história desta ideia de trocas culturais é refletida actualmente, em retrospectiva pelas indiosincrasias da Guerra Fria e das divisões da Europa, como parte da nova esperança pós reunificação e agora perante a crise global.

http://www.staedtische-galerie.nordhorn.de/

Miriam and Ira D. Wallach Art Gallery, NYC, EUA
BALDESSARI   Open this End
                         


Closing 12 Março
 
Sponsor: The Skylark Foundation
Contemporary Art from the Collection of Blake Byrne. Open This End é uma exposição que inclui tanto obras icónicas e obras menos conhecidas dos artistas mais significativos dos últimos 50 anos. O título, de uma pintura de Warhol de 1962 incluída na exposição, sugere que a exposição é um presente a ser revelado, uma surpresa que audiências irão ficar maravilhadas em descobrir. A pintura, escultura, desenho, colagem, fotografia, video, instalação e técnica mista de mais de 30 artistas são apresentados na exposição para ilustrar diferentes narrativas na história de arte, desde 1960 até ao presente. Uma narrativa começa com a Pop Art de Warhol e Ed Ruscha e inclui a Arte Conceptual de Ruscha, John Baldessari e Bruce Nauman, e o Minimalismo de Agnes Martin e Tony Smith. Esta narativa deu origem à Pictures Generation arte da Cindy Sherman, Louise Lawler e Sherrie Levine, tal como práticas mais tardias, como Rita McBride, Bruce Helander e Christopher Williams.

http://www.columbia.edu/cu/wallach/

Círculo de Artes Pláticas de Coimbra , Coimbra, Portugal

JOSÉ LOUREIRO

Closing 12 Março
 
'É aos nomes que primeiro presto atenção e cogito desde sempre na hipótese de todas as linhas de um deserto irem dar a um ponto com um nome. Desta vez pode ser CABO RASO. CABO RASO, o grande escoadouro universal momentâneo escrito em maiúsculas. Portanto, todas as linhas destes desenhos se encaminham mais ou menos ordeiramente para CABO RASO; não o sºitio, mas o nome. Só existe CABO RASO, não há nada para além de CABO RASO; chegar a CABO RASO é o objectivo da estação terminal.
Nunca estive em CABO RASO, nem isso de facto interessa, mas conheço bem o nome e sei que no sítio há um farol. Por isso, aponto a CABO RASO'.
_ José Loureiro

http://www.capc.com.pt

Maison des Arts Centre Georges Pompidou, Cajarc, França

ANGELA BULLOCH, LAWRENCE WEINER

Closing 20 Março


Curadora: Martine Michard e Marie Deborne. Esta primeira exposição do programa 2016, é uma exposição de grupo, com peças de onze artistas. 'Lever les Yeux au Ciel' procura um alinhamento espacial 'em órbita', propondo ao espectador uma viagem para 'tocar as estrelas'. O azul do céu, a leveza do ar, a curva de Moebius, um tapete voador, o esqueleto de uma baleia intergaláctica, uma nuvem de algodão, estrelas, planetas, constelações... Todos estes elementos e outros estão indirectamente presentes nas obras dos artistas que alimentam as histórias contadas nesta exposição, prioritariamente destinada às crianças. 'Lever les Yeux au Ciel' associa obras de dois fundos regionais de arte contemporânea em França, para celebrar a riqueza destas coleções públicas. As obras escolhidas são das coleções dos FRAC Languedoc-Roussillon e Mdi-Pyrénées e do Museu Champollion, Figeac.

http://www.magp.fr/

SNBA , Lisboa, Portugal

JOÃO PAULO FELICIANO  Materiais Transitórios   

Closing 23 Março 
 

A fundação PLMJ apresenta a exposição "Materiais Transitórios" - Núcleo de Escultura da Coleção da Fundação PLMJ" na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA). A exposição dá continuidade à partilha da coleção desta instituição com o público, bem como às parcerias estabelecidas com instituições de significativa presença no panorama artístico nacional, como a SNBA. A exposição, com curadoria de João Silvério, apresenta uma seleção de obras com uma forte componente escultórica, por artistas da Lusofonia, (Portugal e Moçambique) pertencentes ao acervo da coleção, contribuindo assim para uma reflexão sobre a produção artística das últimas décadas, e inclui aquisições recentes de obras de alguns dos artistas expostos. O itinerário da exposição pode entender-se como um mapeamento do lugar de encontro e de confronto com obras de arte que convocam temas que nos desafiam na relação entre o uso dos materiais na prática artística e a sua correspondência com questões que esta prática apresenta ao processo de criação, muitas vezes cruzado com o quotidiano, mesmo quando este se detém num momento de reflexão sobre os factos e outras épocas históricas cujas referências as obras dos autores enunciam.

http://www.snba.pt

MMK, Frankfurt, Germany

LAWRENCE WEINER   An Imagined Museum: Works from the Centre Pompidou, the Tate and the MMK. 

Opening 28 Março | Closing 11 Setembro
 
Três dos museus europeus mais conceituados de arte moderna e contemporânea - o Centro Pompidou, a Tate e o MMK Museu de Arte Moderna - concentraram os seus trabalhos mais importantes das suas colecções para criar um Museu Europeu temporário. O ponto inicial do conceito para esta colaboração internacional única, foi uma visão do futuro: o ano 2025. Os museus em geral estão ameaçados de serem extintos e a arte está a desparecer da sociedade. Neste cenário de ficção científica, mais de oitenta obras de arte destas três colecções europeias estão reunidas num museu temporário, transnacional. A exposição apresenta trabalhos desde 1920 até ao presente, de artistas como Louise Bourgeois, Marcel Duchamp, On Kawara, Lawrence Weiner, e muitos mais. A exposição foi inspirada no livro de ficção científica Fahrenheit 451 (1953) do Ray Bradbury e na sua legendária adaptação para cinema de François Truffaut (1966). Bradbury visualiza um futuro em que literalmente os livros tinham sido banidos da sociedade. O único meio de os preservar para gerações futuras é de submetê-los à memória. De uma forma semelhante, nesta exposição "O Museu Imaginado", a arte enfrenta uma destruição iminente. Tal como no livro do Bradbury, a exposição convida os espectadores a memorizar as obras de arte apresentadas, tendo estes um papel activo na sua apresentação.
http://mmk-frankfurt.de/en/home/

MAK Centre, Los Angeles, EUA

ERWIN WURM  One Minute Sculptures

Finissage 27 Março
 
As esculturas 'One Minute Sculptures' do artista Erwin Wurm, de origem austríaca, influenciaram uma geração de escultores Americanos. Estes trabalhos são inclusivos e interativos, sendo em simultâneo uma provocação e reconsideração das questões fundamentais à própria natureza da escultura e à visualização de obras de arte. Wurm joga com acontecimentos do banal até ao cómico, através de instruções dadas ao visitante para este participar na performance das várias esculturas, por sessenta segundos de cada vez. São propostos exercícios consistindo em atos de balanço, leves contorções, e uso alternado de objectos do quotidiano. Ao convidar os visitantes a completar as obras de arte, Wurm convida o espectador a colocar questões sobre as diferenças entre: a obra de arte e o trabalho de arte; a actividade artística e a actividade de expor objectos. Na sua essência, os trabalhos são um exercício sobre os efeitos do contexto e da percepção, e os visitantes são convidados a participar enquanto artistas, para exprimir como estes exercícios reagem com o espaço da casa Schindler.

http://www.makcentre.org

Centre Foundation Calouste Gulbenkian, Paris, França

JULIÃO SARMENTO  Marie 

Inauguração 31 Março, 19h
 
A Fundação Calouste Gulbenkian - delegação em França, inaugura no fim deste mês a instalação permanente da escultura 'Marie' do artista Julião Sarmento. A escultura será instalada no pátio exterior da Fondation Calouste de Gulbenkian.
Com colaboração de Felipe Oliveira Baptista.


http://www.gulbenkian-paris.org/accueil