Copy
Abril 2016
O que é a comunicação? É o ato de informar? Falar? Ouvir?

Comunicar abrange muito mais do que uma relação unilateral entre emissor e receptor. Tem a ver com a troca de conhecimentos entre diversos interlocutores, que perpassam os discursos de todos os envolvidos em qualquer processo de formação de ideias.

Quando se comunica, não é só um indivíduo um emitindo uma mensagem e o outro recebendo-a de forma passiva, mas ambos contribuindo para um fluxo de informações que abrange inúmeros pensamentos e elimina hierarquias entre os sujeitos.

A comunicação tem o potencial de transpor barreiras que tornam a sociedade heterogênea, funcionando como uma das principais ferramentas para a integração e evolução humana.
 
ACONTECE

PROExC lança Edital Pibex – Temático 2016


 
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura lançou, no dia 1º de abril, o edital Pibex Temático de 2016, em apoio às propostas de projetos de extensão, pesquisa-ação e/ou inovação voltados à problematização e ao enfrentamento de temas da realidade social. Serão selecionados os projetos que estiverem em conformidade com a função social da universidade – com o seu papel público, crítico e estratégico de contribuir com a formação teórico-prática e cidadã dos estudantes de graduação, e para a construção de relações sociais que colaborem com o desenvolvimento humano.

Poderão ser inscritas as propostas ligadas aos seguintes temas/áreas: “Saúde pública – enfrentamento do Aedes aegypti (Zika, Chikungunya e Dengue) e suas implicações” (Saúde); “Ações de promoção à saúde e prevenção de doenças grupos vulneráveis” (Saúde); “Saneamento ambiental” (Meio ambiente); “Ciência, Tecnologia, Inovação e Gestão da crise hídrica” (Tecnologia e produção); “Fortalecimento da Educação Básica” (Educação); “Direito de indivíduos privados de liberdade” (Direitos humanos e justiça); e “Direitos humanos, inclusão e respeito às diferenças étnico-raciais, de gênero, geração, orientações religiosas e sexuais” (Cultura ou Direitos humanos e justiça).

Cada candidato poderá submeter apenas 01 (um) projeto com solicitação de bolsa e/ou recursos até o limite máximo por projeto, de R$ 2.000 (dois mil reais). A vigência das propostas será do dia 01 de junho a 30 de dezembro, e as inscrições poderão ser submetidas no SIGPROJ até o dia 25 de abril.


Mais informações:
Coordenação de Gestão da Extensão da PROExC
(81) 2126-8134
(81) 2126-8609

sigproj.proext@ufpe.br

Seminário “Saúde Indígena” acontece no Memorial de Medicina de Pernambuco
   

Discutir a saúde e o bem-estar da população é algo fundamental em qualquer sociedade, principalmente quando se consideram as demandas específicas para grupos marginalizados. Pensando nisso, o Memorial de Medicina de Pernambuco irá promover o seminário "Saúde Indígena: Perspectivas e Articulações Interinstitucionais".

O evento acontece na terça-feira, 19 de abril, das 8h30 às 17h30, no antigo prédio da Faculdade de Medicina de Pernambuco, localizado no bairro do Derby.

A realização do seminário é resultado de uma parceria entre o Memorial de Medicina de Pernambuco, o Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (NTS/IMIP), o Programa de Pós-Graduação Integrada em Saúde Coletiva (PPGISC) e o 
Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE.

O tema da saúde indígena será discutido através de uma série de mesas redondas e debates abertos. Confira a programação abaixo:


8h30: Mesa de abertura
9h - 9h30: Café de abertura

9h30 - 11h30: Mesa redonda 1
Debatedor: Renato Monteiro Athias - PPGA/UFPE

TEMA: "Cultura e Cosmologia: Princípios para discutir a intermedicalidade"
Convidada: Profª Vânia Rocha Fialho de P. e Souza - UPE
TEMA: "Criando rede de Colaboração na Saúde indígena"
Convidado: Kleber Araújo - IMIP/Telessaúde

11h30 - 12h30: Debate aberto
Almoço

14h30 - 15h45: Mesa redonda 2
Debatedora: Drª Ana Cláudia Rodrigues - PPGA/UFPE (Museu de Medicina de Pernambuco)
Coordenadora: Drª Ana Lúcia Martins de Azevedo - Ministério Público de Pernambuco

TEMA: "A Constituição do Campo de Pesquisas em Saúde Indígena no Brasil: Panorama e Desafios"
Convidada: Profª Ana Lúcia Pontes - Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)

15H45: Debate aberto

16h30: Encerramento do evento
Confraternização


Mais informações:

Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva
(81) 2126.3766
 
 
 

Teatro Joaquim Cardozo abre inscrições para Curso de Iniciação Teatral
    

O Teatro Joaquim Cardozo abriu vagas para a quarta turma do seu Curso de Iniciação Teatral. As inscrições devem ser feitas no local até 06 de maio, com mensalidades no valor de R$50,00. A idade mínima para participação é de 16 anos de idade.

O objetivo do curso é introduzir os alunos no universo do espetáculo teatral, proporcionando o conhecimento e o contato com seus diversos elementos. Para isso, a ementa será composta por quatro módulos, que representam pilares fundamentais nesta forma de arte: História do Teatro, Interpretação, Elementos da Cena e Montagem Teatral.

As aulas acontecem nas segundas-feiras, das 19h às 22h, começando a partir do dia 09 de maio e terminando no dia 17 de dezembro. Após o término das aulas, os alunos ainda terão a oportunidade de apresentar para o público o resultado da sua vivência no curso, através de uma montagem teatral que será conduzida pelos professores e alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPE. 
      

Espetáculo infantil "É verdade, é mentira" no Teatro Joaquim Cardozo
 

 
“Uma incrível e divertida história envolvendo louças raras, tamarindos, vizinhos fofoqueiros, estranhos cientistas e um menino bem malcriado.

Entre verdades mentirosas e mentiras verdadeiras, vamos, juntos, tentar descobrir o que realmente teria acontecido com Rafaelzinho, nosso pequeno e impetuoso herói.”
Resultado de um experimento coletivo realizado por alunos do curso de Teatro (Licenciatura) da UFPE, surgiu o espetáculo “É verdade, é mentira”, que iniciou sua primeira temporada no Teatro Joaquim Cardozo. O enredo foi construído através de exercícios e jogos, e baseou-se na história da infância de um dos alunos que compuseram o elenco.

A peça infantil contou uma história repleta de diversão e leveza, e ainda levou ao público uma reflexão essencial à natureza humana, que interessa a pessoas de todas as idades: a busca (inalcançável) pela verdade. As apresentações aconteceram em todos os domingos de abril às 16h30, e os ingressos custaram o valor que era desejado pagar, usando o sistema “Pague Quanto Puder”.

 

 
Serviço: É verdade, é mentira - Temporada 2016.1
Local: Teatro Joaquim Cardozo (Centro Cultural Benfica) 
Data: Todos os domingos de Abril
Horário: 16h30
Entrada: Pague quanto puder

Mais informações:
(81) 2126-7388

teatrojcardozo@yahoo.com.br 
Site do Teatro Joaquim Cardozo

 

Centro Cultural Benfica abre inscrições para o curso de teatro “Convívio, Poíesis e Contemplação”
 

 
O grupo teatral Casa de Dionísio e o Núcleo de Teatro Experimental (Nute) do Centro Cultural Benfica, espaço extensionistas da Universidade Federal de Pernambuco, abriram seleção para o seu novo curso gratuito, intitulado “Convívio, Poíesis e Contemplação”. As aulas começaram no dia 14 de abril, e acontecem todas as segundas e quintas das 14h às 18h, no Teatro Joaquim Cardozo. O curso terá duração de dois meses.

Dando continuidade a uma pesquisa realizada pelo Nute ao longo de 2015, o objetivo do projeto é trabalhar um por um os conceitos de Convívio, Poíesis e Contemplação; destrinchando-os e revelando seu potencial significativo nas diversas narrativas teatrais.

O Convívio é uma reunião de corpos presentes, submetida às leis da cultura, que remete à ancestralidade. A Poíesis, por sua vez, é a fabricação de objetos pertencentes à esfera da arte. Enquanto a Contemplação é uma atividade ligada à consciência, que nos permite refletir sobre a nossa produção e apurar o nosso olhar.

O projeto ainda convida o público a refletir sobre o teatro, pondo em prática uma das formas mais fascinantes de se refletir sobre o homem. 
 

Inscrições abertas para as atividades do Ciclo de Palestras e Oficinas
 
 
No dia 21 de março, foram abertas as inscrições para as atividades do "Ciclo de Palestras e Oficinas", projeto que ocorre semanalmente (nas segundas, terças e quartas) na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura voltada para a Educação.

O objetivo principal da iniciativa é contribuir para a formação de professores da educação básica e licenciandos, através da orientação/discussão de maneiras criativas e inovadoras para se ensinar ciências. Os interessados devem fazer as inscrições online, e ao final do ciclo de palestras e oficinas, lhes serão concedidas declarações de participação. Para acessar a programação completa e preencher o formulário de inscrição, clique aqui.


Local: Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE)
Av. Economistas, nº 9 - Cidade Universitária - Recife - PE

Mais informações:
(81) 21267030 

cecine.ufpe@gmail.com

Niate CFCH/CCSA recebe a mesa de abertura do IV Módulo do curso "Juventude Rural: Educomunicação e Agroecologia" 


 
O campus Recife da UFPE foi escolhido para sediar o IV módulo do Projeto Residência Agrária Jovem - Educomunicação e Agroecologia. Com o tema "Juventude Rural", o evento é realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário (LEPEC/UFPE) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (INCRA/PRONERA).

No dia 11 de abril, o Auditório do Niate CFCH/CCSA deu lugar à solenidade de abertura do evento, que abriu um espaço para iniciar as discussões sobre a Juventude Camponesa e a Resistência Agrária, tema da primeira mesa redonda a ser realizada. Representantes da CPT Nordeste II, da Pastoral da Juventude Rural, do PRONERA, do LEPEC e da direção do CFCH integraram o debate. E além destes, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes, também esteve presente na ocasião.

As demais atividades do IV Tempo-Escola (título do módulo) se estendem até o dia 15 de abril, no Niate e no Auditório Manoel Correia de Andrade (localizado no 3º andar do CFCH). A programação inclui uma série de debates sobre temas que contribuem na formação de estudantes no âmbito da educação no campo, unindo trabalho intelectual e prático através da alternância entre escola e comunidade. 

Confira abaixo o cronograma:

Manhã (das 8h às 12h)

Mesa redonda
Tema: A Questão Agrária Brasileira
Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
Debatedores: Alexandre Bezerra (LEPEC/ UFPE) e Renata Érica (CPT)


Tarde (14:30h – 18:00h)
Avaliação Metodológica e Planejamento de Estudos do Tempo Comunidade

 

Programa Mais retoma as atividades no Hospital das Clínicas
 
 
O Programa Mais - Manifestações de Arte Integradas à Saúde”, criado na UFPE em 2007, tem como objetivo levar atividades artísticas de forma dinâmica aos profissionais, estudantes, acompanhantes e pacientes no Hospital das Clínicas (HC).

Após o período de recesso, os projetos que compõem o Mais voltaram às atividades, e o novo cronograma é formado por oficinas de arteterapia, contações de histórias e exibição de curtas para humanizar a assistência à saúde.

A programação da segunda semana de abril contou com uma série de dinâmicas que se encerram nesta sexta-feira, 15 de abril, a partir das 9h, com o projeto Arte no Equilíbrio, seguido do Contação de Histórias, Oficina de Arte e CineClube+, às 10h. No turno da tarde, o programa conta com os projetos PERTO e Cuidando com Arte. 

Mais informações:
Programa Mais

(81) 2126.8545 / 8546

Projeto de extensão oferece aulas de judô no Campus Vitória
 
Foto: Divulgação

Por Ascom

Alunos, professores e técnicos administrativos do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), crianças e adolescentes da comunidade do entorno do CAV e estudantes da rede municipal de Vitória de Santo Antão podem participar de aulas gratuitas de judô. A ação é desenvolvida por meio do projeto de extensão Judô CAV, que integra o projeto CAV Centro de Ginástica e está vinculado ao Núcleo de Educação Física do Campus Vitória da UFPE.

As aulas são ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 18h30 (7 a 12 anos) e das 18h45 às 20h30 (jovens e adultos), no CAV. A inscrição deve ser feita, no horário da aula, diretamente com o professor José Gabriel Simões, que também é estudante de Bacharelado em Educação Física do CAV.

O projeto de judô teve início em setembro de 2015, sob a coordenação da professora do Núcleo de Educação Física do CAV Solange Porto, que também é responsável pelo projeto CAV Centro de Ginástica. Os alunos desta modalidade esportiva já apresentaram resultados positivos na 1ª fase do Campeonato Pernambucano de Judô 2016, realizada no dia 12 de março, na Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol), em Vitória. Foram premiados: José Gabriel Simões (campeão na categoria sênior), Danyclécio Santos (vice-campeão na categoria sub-18), Murilo Roberto (vice-campeão na categoria sub-21) e Aline Santos (3ª colocada na categoria sub-15).

Mais informações:
Professora Solange Porto

solangemporto@ibest.com.br
ACONTECEU

Semana Temática de Saúde e Nutrição aconteceu na Cecine

   
 

Difundir o conhecimento em diversas áreas das ciências e da tecnologia: é isso que propõe o projeto “Semanas Temáticas”, iniciativa criada pela Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) no final de 2015. A primeira semana temática deste ano começou no dia 28 de março, com o tema "Saúde e Nutrição".

Cida Guilherme, coordenadora do Cecine, abriu a Semana se Saúde e Nutrição discursando sobre a importância de levar esse conhecimento aos alunos e professores das redes pública e privada. Iniciado com a palestra "Alimentação Saudável: Necessidades e Princípios", ministrada pela Profa. Fernanda Cristina de Lima Pinto Tavares, do Departamento de Nutrição da UFPE, o evento trouxe as oficinas "Mandala de Alimentos" e "Preparações Saudáveis", às 10h.

Na terça-feira, 29 de março, a programação começou às 8h30 com a palestra "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos", comandada pela Profa. Ruth Cavalcanti Guilherme, também do Departamento de Nutrição. A Profa. Jenyffer Medeiros, do Departamento de Engenharia Química da UFPE, ministrou às 9h a palestra "Utilização de partes não - convencionais de alimentos: como evitar o desperdício" e às 10h, ocorreram as oficinas "Aprendendo sobre a Contaminação de Alimentos" e "Eu sou um perigo na Manipulação de Alimentos?".

 

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros comemora seus 04 anos com palestras sobre o combate ao racismo


 
Na segunda-feira, 21 de março, em pleno Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFPE) completou quatro (04) anos de atividades. Para comemorar a data, foi realizada, no auditório do Centro de Educação, uma palestra sobre a presença senegalesa na região metropolitana do Recife que contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes.

Ao longo da semana, também foram organizadas várias outras atividades em torno dos Diálogos Brasil-África, incluindo as palestras "Combater Duas Vezes, Mulheres na Luta Armada em Angola, Negociação e Subversão da Ordem de Gênero Dominante" (que acontece na Biblioteca Central) e "Biografias, Memórias Coloniais e Legados Pós-Coloniais" (que acontece no Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH), além da abertura do ano letivo do Instituto de Estudos da África (IEAf/UFPE).

 

IAC realiza oficina de Desenho Criativo com Modelo Vivo


 
Do dia 14 de março até 04 de abril, no Centro Cultural Benfica, o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) ofereceu a oficina gratuita “Desenho Criativo com Modelo Vivo”. Ministrado pela artista plástica Valeria Rey Soto, o curso voltou-se para o desenho com modelo vivo, utilizando técnicas secas (carvão e pasteis) e molhadas (nanquim e aquarelas), além da experimentação com colagem.

A oficina funcionou como uma introdução às práticas de atelier. Nela, artistas e público geral desenharam uma artista, que alternava poses curtas e rápidas entre poses mais compridas e lentas, exercitando, assim, o estudo de movimento, a composição, o aprendizado da linha, da forma, do volume, entre outras técnicas. Os trabalhos ficarão expostos no DEC/IAC até o dia 30 de abril e o encerramento contará com a performance da artista Nicole Hosford.

  

 

              

                   
 
                      

Representantes da UFPE visitam escolas no Dia Mundial da Saúde
 
 
Do dia 04 a 09 de abril, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde (07), o Ministério da Educação enviou representantes das Universidades Federais de todo o país para mobilizações em escolas municipais. Em Pernambuco, representantes da UFPE foram às escolas em áreas de foco do mosquito, em Bezerros, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Moreno, Paudalho e Recife, para reafirmar o compromisso entre educação e saúde.

Em Bezerros, o professor do Colégio Aplicação, Danilo Carvalho, visitou a Escola Municipal José de Góes, de ensino fundamental, e a Creche Municipal Simplesmente Maria. Em Vitória de Santo Antão, o assessor do reitor e professor do Centro Acadêmico de Vitória (CAA), Paulo Santana, visitou cinco escolas: o Grupo Escolar Municipal Mariana Amália, o Colégio Municipal 3 de Agosto, a Escola Municipal Josefa Álvares, o Grupo   Escolar   Municipal   Prefeito   Manoel   de   Holanda Cavalcanti e o Grupo Escolar Municipal Pedro Ribeiro.

Em Caruaru, o coordenador de extensão do CAA, Luiz Sebastião dos Santos Júnior, foi à Escola Municipal Paulina Monteiro – Indianópolis, em área urbana, e à Escola Municipal Landelino Rocha – Sítio Peladas, em zona rural. No município de Moreno, a enfermeira do Hospital das Clínicas (HC), Gabriela Maria Brito Farias, foi à Escola Municipal Áurea da Cunha e Sousa; e em Paudalho, Luciana Trigueiro, também enfermeira do HC, foi à Escola Municipal José Bonifácio.

No Recife, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes, visitou a Escola Municipal do Coque, na comunidade do Coque, e a Escola Municipal São João Batista, no Alto de Santa Terezinha. Na primeira, estavam presentes duas creches (Mãezinha do Coque e Novo Mangue) e a Escola Municipal Professor Josué de Castro, além dos próprios alunos da escola que sediou o evento. A manhã seguiu-se com atividades socioculturais, apresentações dos alunos, realização de oficinas e explicação didática sobre os focos e as doenças, com a participação da vigilância ambiental do Distrito Sanitário I.

A Escola Municipal São João Batista reuniu seus alunos, que passaram a manhã assistindo vídeos didáticos e participando de oficinas e brincadeiras promovidas pelos Agentes de Saúde que estavam presentes. Lá a campanha cresce desde fevereiro deste ano, quando as professoras começaram a trabalhar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e o tratamento da água. A intenção é que, além se informarem, as crianças levem esse aprendizado da sala de aula para o dia-a-dia em forma de prevenção, e se sensibilizem da importância de ficarem atentas aos possíveis focos do mosquito, chamando a atenção de suas famílias, para que cada um faça a sua parte.

    
  
    Fotos das visitas às escolas

Centro Acadêmico de Vitória promove debate sobre Aedes aegypti no Dia Mundial da Saúde
 

Foto: Arthur Carvalho
 
O Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE) realizou no Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, o evento "Ação de Saúde e Cidadania": uma roda de conversas sobre as consequências da epidemia do Aedes aegypti, em prol da saúde da população.

O evento, aberto ao público, aconteceu no auditório do CAV, com a presença de Coletivos Culturais, Movimentos Sociais e Acadêmicos para participar e enriquecer a conversa, mediada pela sanitarista Idê Gurgel. Após o debate sobre o mosquito, também foram realizadas atividades culturais.
 


Foto: Arthur Carvalho
 

Cecine no Colégio de Aplicação: roda de diálogos aborda Dengue, Zika e Chikungunya
 
 
Na última sexta-feira, 1° de abril, foi realizada no prédio da Coordenadoria do Ensino de Ciências no Nordeste a roda de diálogos "Vírus, Mosquitos e Sociedade" com os alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE. O projeto da Cecine em parceria com o CAp pretende realizar cinco rodas de diálogos ao longo do ano, trazendo assuntos da atualidade e reduzindo a distância entre o colégio e a universidade. Na primeira das cinco palestras foram discutidas a Dengue, Zika e Chikungunya: arboviroses que vêm deixando a população brasileira em constante estado de alerta. 

Com a participação de Danilo Carvalho, professor de biologia do CAp, o debate iniciou-se com um esclarecimento sobre cada uma das doenças, desmistificando as ideias equivocadas sobre as formas de transmissão e sobre o Aedes aegypti. Além disso, a conversa abordou a questão social e os limites entre a responsabilidade do poder público e da própria população. 

 
A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes, e a Coordenadora da Cecine, Cida Guilherme, ressaltaram a importância da aproximação entre CAp e Cecine. De acordo com Christina, a intenção é unir a extensão à pesquisa e ao ensino básico para o compartilhamento de conhecimentos entre professores, estudantes e universidade para que se possa cumprir a responsabilidade social da instituição.
 


Zerando a Dengue treina colaboradores terceirizados no CCS  
      

 
Os funcionários responsáveis pela limpeza interna da UFPE, terceirizados pela empresa Liserve, participaram de uma atividade no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no dia 15 de março. A oficina teve por objetivo ensiná-los como identificar e remover de focos do Aedes aegypti em seus afazeres diários, bem como pôr em pauta a valorização e o reconhecimento da sua contribuição para o bem-estar da universidade. Cerca de 300 colaboradores estiveram presentes.

A atividade começou na entrada do CCS, onde foi reservado um pequeno momento para que os colaboradores procurassem o que eles acreditavam serem focos do mosquito, e então procedessem da maneira que julgassem ser a mais adequada (simulando o que fariam se estivessem trabalhando). O ouvidor-geral da UFPE, Profº Ivan Melo, foi quem orientou o exercício, e mais tarde, iria discutir seus resultados em uma reunião com os terceirizados no auditório Jorge Lobo. “Aqui, a gente está fazendo um trabalho de revisão da rotina do dia-a-dia da limpeza, para saber onde ela é invisível ao mosquito, e ver onde é necessário mudá-la” explica Ivan, sobre a finalidade da oficina.

Chegando ao auditório, o Profº Ivan iniciou a palestra agradecendo aos funcionários pelo importante serviço que desempenham, e logo depois, convidou ao palco cinco (05) deles, para que compartilhassem os resultados obtidos no exercício feito anteriormente. A partir desses exemplos e do uso das ovitrampas, ele começou com o treinamento. Cartilhas foram distribuídas aos participantes, contendo instruções sobre como identificar e limpar os criadouros do mosquito, para que se possa ajudar a erradicar as doenças transmitidas por ele. 

Além do Profº Ivan Melo, também participaram da palestra a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes, a técnica de segurança do trabalho da Liserve, Maria de Fátima Rocha, e alguns encarregados representando a empresa. A organização do treinamento ficou por conta da equipe do Zerando a Dengue, que já havia promovido reuniões como estas antes. A última foi em dezembro de 2015. 

Este ano, o ZD percebeu a necessidade do combate ao mosquito no dia-a-dia da equipe da limpeza devido ao grande número de contaminações registradas na UFPE. Segundo a assistente administrativa Janaína Aniceto, foram 81 casos envolvendo Dengue, Zika e Chinkungunya dentro da universidade (campus Recife) nos últimos três meses. 

Entretanto, apesar deste treinamento dos colaboradores terceirizados ser algo de extrema importância, é preciso salientar que o compromisso com a limpeza da UFPE é tarefa de todos os membros da comunidade acadêmica. Como foi dito na palestra pela Pró-Reitora Christina Nunes, “o trabalho não é só de vocês (funcionários), todos nós estamos envolvidos nisso”.

 
     
 
     Participe do Notícias da PROExC

Tem sugestões de notícias sobre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e quer compartilhar? Entre em contato através do e-mail proext.bureaudesign@ufpe.br.

 

Umbelina 02/04
Wilma 06/04
Milena 18/04

 


                             
 

Facebook
Email
Twitter

Coordenação: Simone Germano
Colaboração: Alice Mota, Camila Martinelli, Clarissa Santos,
Luiz Eduardo Oliveira, Milena Fernandes e Natalia Abdon






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
PROExC UFPE · Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universit�ria · Recife, IA 50670-901 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp