Copy

Carta dos Editores

Apoio de Todos os Tipos

Caros Amigos:

Temos muita inspiração e muitas novidades para compartilhar nesta edição! Primeiro de tudo, quero lembrá-los de que em breve serão realizados dois retiros em Serenity Ridge. Não só o retiro anual de inverno, com início do ciclo de cinco anos de ensinamentos de Dzogchen que ocorrerá de 27 de dezembro de 2014 a 01 de janeiro de 2015, mas Serenity Ridge, também está oferecendo um retiro individual na Prática de Ngondro de 02 a 18 de Janeiro de 2015, com três períodos diferentes de sessões disponíveis.

Graças a muitos colaboradores trazemos os seguintes artigos:
  • Carta deTenzin Wangyal Rinpoche.
  • Carta do Presidente do Conselho do Ligmincha International.
  • Uma série com duração de um ano de webcasts gratuitos de Tenzin Wangyal Rinpoche sobre o tema O Resgate da Alma.
  • Tradutores são necessários para webcasts futuros.
  • Grande notícia do Instituto Lishu anunciando seus primeiros retiros residenciais que serão realizados no início da primavera de 2015.
  • Egressos dos primeiros 3 Portas da Academia América Latina compartilham sua alegria e experiência no programa As 3 Portas.
  • Rinpoche fala sobre as diferenças entre Lishu e As 3 Portas.
  • O Presidente do Conselho Rob Patzig compartilha sua recente visita à Áustria.
  • Futuras oficinas disponíveis on-line através dos sites Ligmincha Learning e GlideWing.
  • Calendário 2015 por datas e locais do Rinpoche.
  •  Lamas residentes no México e seu trabalho artístico nas duas estupas do México.
  •  Traduções em Espanhol e Português revista VOCL.
  •  A recente entrevista de rádio online com Tenzin Wangyal Rinpoche sobre Dream Yoga.
  •  E, finalmente, não percam o número do Outono da Revista Ligmincha Europa, uma bela coleção de artigos e imagens!

Em uma nota pessoal, escolhemos como título desta carta, Apoio de Todos os Tipos, para referir-se aos milhares de apoios maravilhosos que Rinpoche estabeleceu através de seu trabalho incansável para o benefício de todos, como mostram os artigos desta edição. Para nós, isso também se refere ao apoio de todos os tipos de editores VOCL recebidos e que é evidente cada vez que definimos um novo número. Este apoio é sempre um grande impulso de energia para nós. É esse apoio que torna a Voz da Clara Luz possível mais uma vez. Obrigado.
Divirtam-se!

No Bön,
Aline e Jeff Fisher

  Uma carta de Tenzin Wangyal Rinpoche

 Muitas mudanças positivas neste ano e em 2015 
 
Querida Sanga e amigos,

Envio-lhes minhas saudações. Como muitos de vocês sabem, muitas mudanças positivas ocorreram neste ano para o Ligmincha Internacional. Do meu coração, gostaria de agradecer cada um de vocês que participou de alguma forma, tanto direta como indiretamente.

Agora temos estabelecido um Conselho para o Ligmincha Internacional. Sei que eles estão trabalhando duro para criar as importantes estruturas organizacionais que são necessárias para nos movermos adiante. Também tivemos nossa primeira reunião do Conselho Mandala do Ligmincha Internacional, composto de representantes das sanghas que formaram entidades legais. Sinto-me muito feliz de sentir o entusiasmo entre os membros das sanghas e a colaboração que está acontecendo. Ao nos juntarmos nesses encontros, esperamos conhecer o que é necessário para melhor apoiar as sanghas ao redor do mundo.

Para o ano de 2015 temos muitos projetos maravilhosos pelo mundo. No Centro de Retiro Serenity Ridge, sede do Ligmincha Internacional, planejamos construir um novo prédio que terá uma cozinha comercial, sala de jantar, escritórios, livraria e salão de uso geral. Na Europa, procuramos um terreno para o centro de retiro. O Ligmincha Berlim abriu um novo e bonito centro em Berlim. O Ligmincha Polônia celebrará seu 20º aniversário, assim como o Ligmincha Texas nos Estados Unidos. Temos quatro lamas residentes em três países - Geshe Tenzin Yangton na Virginia em Serenity Ridge, Lama Kalsang Nyima e Lama Yungdrung Lodoe no Ligmincha Mexico e Geshe Lhundup Gyaltsen no Ligmincha França. Nós estamos engajados no processo de Geshe Yungdrung Gyatso se tornar lama residente no Ligmincha Polônia e para Geshe Denma Gyaltsen se tornar o lama residente do Ligmincha Texas, nos EUA.

Este ano tivemos webcasts ao vivo a partir de minha casa na Califórina, de Serenity Ridge, do Retiro de verão em Buchenay e de Malaga em Vale del Bravo. Obrigado pela colaboração de todas as sanghas e dos muitos tradutores, 2015 será o primeiro ano em que teremos uma série de webcasts mensais dedicados ao tópico de Recuperação da Alma - no segundo sábado de cada mês. Esses webcasts gratuitos e abertos serão traduzidos para muitas línguas ao redor do mundo. Durante o ano teremos tanto retiros de 1h30,  quanto retiros de um  dia inteiro. Também de novo para 2015, teremos dois retiros de prática no Instituto Lishu na Índia, e começaremos um curso de 3 anos, no outono. Ao redor do mundo estamos criando mais oportunidades de práticas e de retiros.

Envio meu apreço a todos vocês que ajudaram com seu tempo, esforço e contribuições financeiras. Conquistamos muito. Ao entrar em 2015, temos bastante trabalho a fazer para continuar nossa missão de ter os ensinamentos Bön preservados e disponíveis no futuro. 

Eu envio a todos os meus melhores desejos para o novo ano. Possam os ensinamentos florescerem em seus corações e mentes, possa sua prática se tornar alegre e estável e possa você compartilhar os frutos de sua prática com aqueles ao seu redor, trazendo bençãos as suas relações, trabalho e interesses pessoais.

Com minhas bençãos,
Tenzin Wangyal Rinpoche 

Manifestando a visão de Tenzin Wangyal Rinpoche 

 
Uma Carta do Presidente do Conselho do Ligmincha Internacional 
 

Querida Sangha,
 
Como vocês leram na carta do Rinpoche para nós, este foi um ano cheio de crescimento e transformação para o Ligmincha. A mais significativa de nossas atividades e planos, o Rinpoche já escreveu. Gostaria de pegar essa oportunidade para descrever algumas outras coisas que estão em andamento e para descrever meios pelos quais você pode auxiliar.

Primeiro, o Conselho do Ligmincha Internacional  provou ser um maravilhoso grupo de pessoas com diversas habilidades e capacidades. É um prazer juntar-me neste trabalho em benefício da comunidade e do Rinpoche. Abrimos nossos encontros com Guru Yoga e um pequeno período de descanso e encerramos com a dedicação de mérito. Entre esse espaço, fazemos nosso melhor para considerar todos os pontos de vista no que se refere aos itens da agenda e para chegar a um consenso do grupo.

As primeiras atividades do conselho têm sido conceituais. Adotamos estatutos sociais para a organização internacional, os quais estão disponíveis no website. E estamos desenvolvendo um modelo para estatutos e um contrato social para todas as organizações do Ligmincha ao redor do mundo. Também estamos estudando formas de organizar diferentes tipos de atividades com o propósito de prover mais material de práticas e de publicações e mais colaboração internacional. Nosso trabalho deve se tornar mais concreto com o tempo.

De grande importância, o Conselho Mandala, um grupo de representantes das sangas ao redor do mundo, encontrou-se no último Outubro durante o retiro com Rinpoche em Maria Alm, Áustria, pessoalmente e por telefone. Este é o grupo com a tarefa de identificar áreas nas quais podemos trabalhar e ajudar um ao outro ao redor do mundo. Deste primeiro encontro, quatro atividades estão em andamento. Primeiro de tudo, Rinpoche e os lamas residentes estão planejando como podemos compartilhar as mesmas práticas e atividades para a celebração do Losar. O Conselho Mandala aguarda suas instruções e as comunicará a todos nós.

O Conselho também está criando duas pesquisas. Uma irá para cada conselho regional e se destina a fornecer um perfil de cada sanga em termos de tamanho, periodicidade das reuniões, práticas, etc. A segunda pesquisa será enviada aos praticantes e destina-se a nos ajudar a melhor entender quantos somos, como nos relacionamos com as práticas e que tipos de apoio temos ou gostaríamos de ter.

Finalmente, o Conselho pede a cada sanga para criar um catálogo de todos os ensinamentos de Rinpoche, traduções, transcrições, etc, que tenham. Nós vamos usar isso para começar a criar uma biblioteca de todo o trabalho de Rinpoche até hoje para estudo futuro e distribuição. Este estudo, juntamente com as pesquisas, também irá ajudar-nos a entender que tipo de material devemos trabalhar para fornecer no futuro.

Há quatro maneiras pelas quais todos são capazes de ajudar a manifestar a visão de Rinpoche para nós e para o Ligmincha.

1. Comprometer-se com a sua prática. Nosso objetivo final é beneficiar os seres sensíveis. Isso só acontece por meio de nossa dedicação e esforço. Prática, estudo, vir aos retiros e ouvir os ciber-ensinamentos. Nosso compromisso é a última medida de nosso sucesso
2. Orar para  o sucesso da manifestação da visão de Rinpoche.
3. Doar seu tempo e suas habilidades para a sua sangha local. Todo mundo tem a capacidade de estar a serviço. Varrer o chão, trazer comida ou chá para depois de uma prática, participar de um comitê, tornar-se o tesoureiro. As oportunidades são quase infinitas. Se você não sabe como você pode ajudar, é só pedir alguém na organização da sanga ou conselho.
4. Fornecer apoio financeiro. Serenity Ridge cobre apenas cerca de 65 a 70% de seus custos operacionais por meio de retiros, acomodações e aluguéis. E o Ligmincha Internacional é 100 % dependente de doações de caridade para as suas atividades a partir de hoje. Nós não podemos funcionar sem o apoio financeiro dos praticantes. Um folheto sairá em breve com detalhes sobre como você pode contribuir financeiramente para o Ligmincha e Serenity Ridge.

Respeitosamente,

Rob Patzig
Presidente do Conselho do Ligmincha International 
 

A Verdadeira Fonte da Cura

Um curso livre de um ano da prática de Recuperação da Alma


Você está cordialmente convidado a participar do curso gratuito de um ano sobre Recuperação da alma! A partir de janeiro deste ano, Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, generosamente oferecerá uma série mensal online de aulas sobre o assunto, que estará disponível a todos, desde estudantes a meditadores experientes, com base em seu próximo livro, "A verdadeira fonte da cura: como a antiga prática tibetana de recuperação da alma pode transformar e enriquecer a sua vida "(Hay House, Verão 2015).

Rinpoche vai começar este ano a série de webcasts de 2015 -no sábado, 10 de janeiro, com um retiro pela Internet de um dia: Reconectando com a sua alegre essência: Introdução à Prática Tibetana de Recuperação Alma.

Esta é uma bela oportunidade de aprender as práticas de recuperação da alma no seu computador ou - em algumas partes do mundo, pessoalmente, em grupos locais,  através de projeções dos webcasts e meditações guiadas. Você pode ver uma transmissão ou, para beneficiar-se realmente e experimentar mudanças em sua vida, comprometer-se a concluir o curso completo. Logo após cada webcast, Rinpoche deixa disponível a gravação do webcast e da prática guiada para que você possa ver novamente após a data original de transmissão.

Clique aqui para obter mais informações, consulte o programa completo, cadastre-se para os próximos webcasts, veja os webcasts gravados e os grupos de prática próximos ou as projeções de webcasts.

Sobre as séries de Webcasts

Ao executá-las de forma empenhada, as práticas de recuperação da alma podem transformar sua vida. Geralmente têm sido usado como práticas de vida para nutrir o nosso ser interior e restaurar nossas almas. Mais especificamente, podem nos ajudar a:
  • Prevenir a perda de vitalidade, quando confrontados com desafios difíceis da vida.
  • Revitalizar nossa vida pessoal, familiar e profissional.
  • Reconhecer as fontes de cura exteriores e interiores.
  • Experienciar a cura em todos os níveis-físico, energético e psicológico.
  • Curar os seres que nos rodeiam.
  • Reconhecer para a sua própria natureza alegre e criativa.
  • Progredir em seu caminho para alcançar uma maior liberação.
As práticas deste curso terão foco nos ensinamentos ancestrais do budismo tibetano Bön de recuperação da alma. Serão omitidas as cerimônias tradicionais e rituais de recuperação da alma e se concentrará, em vez disso, nos elementos mais essenciais do coração dos ensinamentos.

O curso começa em 10 de janeiro de 2015

Durante a primeira série de webcast com duração de um dia inteiro, em 10 de janeiro, Rinpoche dará duas sessões de ensinamentos e uma instrutora senior, Marcy Vaughn,  guiará duas sessões de treinos relacionados. Quase todas as transmissões mensais serão realizadas no segundo sábado de cada mês, a partir das 15h as 16h30, horário da costa leste dos Estados Unidos (Nova York).
Veja o programa completo
 
O curso transcorrerá enquanto Rinpoche explica profundamente os cinco elementos e sua relação com a alma (ver "o que é o Resgate da Alma?" Abaixo). Então, nos orientará para que possamos reconhecer de que forma perdemos nossas almas pessoalmente e nos ajudará apontando elemento que temos mais necessidade no momento. Mais tarde, ele explicará em detalhes como recuperar essas essências elementares do mundo natural e fora da nossa principal fonte de cura: o nosso refúgio interior. Dará conselhos para superarmos a solidão, que é hoje tão difundida na sociedade ocidental. Finalmente explicará como usar essas práticas para nos curar fisicamente, bem como o que devemos fazer para alimentar nossas almas em uma base diária em nossas vidas.

Em cada sessão de webcast, Rinpoche conduzirá uma meditação, ensinamentos e fornecerá instruções durante o mês para as práticas formais e informais. Para muitas dessas transmissões serão fornecidos materiais impressos para download para apoiar ainda mais a prática.

Se você participa de webcasts on-line ou pessoalmente nas exibições em grupos locais, participar com a Sangha em todo o mundo pode ser um grande apoio. Haverá oportunidade de fazer perguntas sobre a prática ao Rinpoche através de bate-papo online durante os webcasts. Práticas e projeções em grupos locais são uma oportunidade de conhecer sua comunidade, aprender sobre outros eventos e um maior apoio e camaradagem.

À medida que o ano novo começa, nós esperamos que você vá se juntar a estas práticas de revitalização e de cura, bem como a participantes de todo o mundo!

Ensinamentos relacionados: Nós também convidamos você a participar pessoalmente dos ensinamentos de Recuperação de Alma com Rinpoche em seu ensinamento público gratuito em Charlottesville, Virgínia, em 31 de marco de 2015; bem como ao Retiro Anual da Primavera em Virginia de 03-05 abril de 2015.
 
* * *
O que é  Recuperação da Alma?

Uma menina está sentada sozinha em uma cadeira na frente de uma lareira. Ele está fascinada pelos movimentos ardentes e chamas dançando na frente dela. Seu rosto e seu corpo absorvem o calor e ela não se importa com a conversa de adultos que estão próximos. Quando as chamas se tornam línguas de fogo e brincam se formando do nada e desaparecendo no nada, ela encontra um sentimento indescritível de alegria por estar presente apenas no seu ser.

Dia após dia, no verão, as crianças brincam na piscina. A partir da manhã, flutuando na água, correndo, mergulham sob a superfície, jogam-se na água. Às vezes, depois de comer, voltam a nadar de novo. Quanto mais tempo eles estão em contato com a água, mais se tornam um com a sensação contínua de bem-estar e cura que a água proporciona. Este bem-estar permanece durante a noite e continua no dia seguinte.

Os elementos da natureza são portais para algo que é muito importante e sagrado para nós como seres humanos. Nós nos aproximamos do momento, nosso verdadeiro eu. Muitos tiveram experiências espontâneas como acima em algum momento da infância ou talvez por um longo feriado em um ambiente natural. Mas essas abordagens dos elementos podem ser passageiras e desaparecem em algo menos do que uma memória. A maioria de nós perde essas qualidades essenciais à medida que envelhece ou quando encontram os desafios da vida. Perdemos o sentido de enraizamento e conectividade para comungar com o elemento terra; flexibilidade e fluxo através da ligação com o elemento ar ou vento; ou senso de abertura e liberdade de nossas condições decorrentes de uma relação profunda com o elemento espaço.

De acordo com os ensinamentos da tradição tibetana Bön, quando perdemos certas qualidades elementares, perdemos partes da alma. Quando temos a oportunidade de recuperar esses elementos - quando qualidades essenciais básicas da terra, água, fogo, vento e espaço encontram um equilíbrio de acordo com nossa plena capacidade como seres humanos, nossas almas são restauradas.

Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche explica que as qualidades sagradas de elementos naturais estão sempre presentes nas profundezas do nosso ser. Elementos externos da natureza nos permitem simplesmente reconhecer essas qualidades. Nos ajudam a abrir os olhos, o coração e a mente para o que já está dentro de nós. A verdadeira fonte dos elementos é um refúgio interno.

Os praticantes antigos de tradições tibetanas reconhecem o poder da natureza e de seus elementos, bem como o poder da meditação para fornecer a cura profunda de nossas almas em todo nível: espiritual, mental, energético e até mesmo nos níveis físicos. Na verdade, diz-se que essas essências elementares fazem parte de todas as nossas experiências, a partir de interações diárias para os estados meditativos mais elevados. São os tijolos que constroem tanto o sonho como a realidade. Os ensinamentos nos mostram como podemos ter acesso às suas propriedades curativas, em qualquer momento da vida.
---
Este artigo foi escrito por Polly Turner, produtora de webcasts do Ligmincha internacional e editora do próximo livro do Rinpoche, A Verdadeira Fonte Da Cura: Como A Antiga Prática Tibetana De Recuperação Da Alma Pode Transformar E Enriquecer A Sua Vida (Hay House, verão 2015).
 
 
 
 
  Tradutores são solicitados


Oportunidades de voluntariado para futuros Webcasts
 
Precisamos de voluntários para ajudar com a tradução simultânea para os próximos webcasts ao vivo de Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche. Neste momento, em particular, precisamos de voluntários para traduzir em italiano, chinês, japonês e outros idiomas.

Nós também precisamos de mais voluntários de apoio que podem colaborar em traduções. Até agora, temos traduzido com voluntários em espanhol, francês, alemão, russo, polonês, turco, húngaro, tcheco, finlandês, dinamarquês e português. Nós também precisamos de apoio para webcasts com assistência técnica na área de Berkeley, Califórnia.

Se você souber de alguém que possa cumprir esses papéis, escreva para Lourdes Hinojosa webcast@ligmincha.org

Próximo Webcast com Tenzin Wangyal Rinpoche em 28 de dezembro de 2014

Meditação guiada - Ensinamentos de Transmissão Experiencial - Parte 1
 
O próximo webcast ao vivo e aberto com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche será a 28 de dezembro de 2014 (domingo), das 15h às 16h30 (horário de Nova York): "Meditação guiada: Ensinamentos de Transmissão de Experiência - Parte 1". Transmissão ao vivo do Retiro de Inverno no Instituto Ligmincha, em Serenity Ridge, Nelson County, Virginia (não é uma palestra pública, mas o webcast é aberto a todos).

Para participar acesse a página ao vivo no site do Instituto Ligmincha. Haverá tradução simultânea em português.

Este é o link para o mais recente webcast de 08 de novembro com Tenzin Wangyal Rinpoche com o tema "Compartilhando sua paz interior e alegria para o bem estar dos outros." Rinpoche começa com uma meditação guiada para ajudar a conectar com a fonte de paz e de alegria interior, o ensinamento começa 18:58 minutos.

Você também pode clicar aqui para ver outros webcasts que você perdeu.

 O Instituto Lishu abrirá em março com dois retiros

Os retiros oferecem a oportunidade de aprofundar a nossa prática 
 
O Instituto Lishu vai oferecer dois retiros em março, em seu campus perto de Dehradu, na Índia. Um retiro de duas semanas sobre Phowa que começa em 05 de março de 2015, seguido por um retiro intensivo de seis semanas em língua tibetana que começa 20 de março.

O Instituto Lishu foi fundado por Tenzin Wangyal Rinpoche para ajudar a preservar a antiga tradição espiritual e a cultura do Bön. Lishu oferecerá três anos, em tempo integral, do programa residencial, com início em setembro de 2015. Os dois cursos de primavera serão os primeiros a serem oferecidos no novo Instituto .

Os retiros oferecem a oportunidade de aprofundar a nossa prática. Para qualquer um que pretenda participar do programa residencial de três anos, você será inspirado a fazê-lo e todos são bem vindos. O retiro de duas semanas de phowa será ministrado pelo Venerável Shedrup Lopon Geshe Gelek Gyatso Rinpoche do Monastério de Menri. O retiro da língua tibetana será ministrado por Sangmo Yanagri, Ph.D., autora do livro sobre a vida do professor Bön tibetano Tsultrim Palden, coferencista e a primeira mulher tibetana a obter um Ph.D. Bön.

Phowa: Transferência de Consciência. De 5 a 19 de março de 2015
Para um praticante dedicado ao caminho espiritual, qualquer momento de transição, fornece uma oportunidade poderosa para a mudança positiva, especialmente no momento de sua morte. Comprometer-se com a prática de Phowa do budismo da tradição Bön do Tibete, permite transferir a consciência de alguém diretamente para um reino puro, no momento da morte, aumentando assim as chances de liberação em uma única vida. Diz-se que estes ensinamentos do Mãe Tantra Bön ou Ma Gyud, são conhecidos por serem particularmente detalhados  e profundamente poderosos. Doação: US $ 500 (dólares).

O retiro da língua tibetana. De 20 de março a 30 de abril de 2015
As aulas terão foco em ensinar os alunos a língua tibetana para orientá-los no caminho das leituras dos mantras tibetanos, orações e alguns textos. Todos os estudantes de qualquer nível serão alojados no Instituto, os novatos são bem-vindos. Doação: $ 1.500 (dólares - taxa de câmbio de trabalho $ 1,200 dólares).

Todos os nossos preços incluem um quarto compartilhado e comidas vegetarianas. Os custos de transporte são dos próprios estudantes.

As inscrições serão abertas em breve. Por favor, visite o website do Instituto Lishu para atualizações.

Saiba mais e inscreva-se (inscrições começam em breve)
Website Lishu
 
Os graduados da Academia da América Latina!

Os participantes compartilham suas experiências


A família 3 Portas tem o orgulho de informar que nós completamos mais uma etapa na visão de Tenzin Wangyal para a nossa comunidade internacional. A Academia Latina formou pela primeira vez em setembro de 2014. Temos o prazer de apresentar nossos novos irmãos e irmãs e dar boas-vindas aos nossos programas e actividades em curso.

Celebramos com os graduados seu infinito entusiasmo para a sua comunidade, seus professores e práticas das três portas.

Laura Calderon escreve: "Sob um céu azul e as montanhas mágicas de Tepoztlan, o dia esperado chegou: 26 de setembro de 2014. Os 30 alunos da Academia das 3 Portas América Latina reuniram-se com a alegria de comemorar um dos eventos mais importantes de suas vidas, a nossa cerimônia de formatura como o culminar deste processo experimentado se unir e compartilhar alegrias e sofrimentos, para mostrar-se vulnerável, autêntico, removendo o desnecessário, superando medos, reforçando a confiança. Ser quem realmente somos. Tudo isso é possível ao desenvolver e fortalecer a união ao nosso refúgio interno, graças à maravilhosa prática deste programa de formação. "

"À medida que o tempo de nossa formatura se aproximava, estávamos respirando a alegria que encheu o ar. Desde o início do nosso último retiro, senti um vínculo mais forte dentro do nosso grupo, e isso permitiu-nos uma ligação mais profunda entre nós. Desde o refúgio interior, partilhamos as nossas experiências como irmãos em uma atmosfera de confiança nos laços de amor e amizade uns com os outros e com os nossos mentores, nas palavras de Patricia Vigil: "um espaço coletivo foi gerado, o que nos permitiu olhar nos olhos um do outro e um abraço de coração, curando-nos tanto individual como coletivamente ".

Com alegria e espontaneamente se formou uma mandala colorida que surgiu a partir do calor do coração aberto de cada um e do grande coração grupal. "A importância dessa cerimônia é refletida em muitas maneiras no arranjo e fraternidade para cooperar, tudo reflexo do nosso estado interior" A partir daqui podemos chegar ao nosso querido professor Tenzin Wangyal Rinpoche, que nos deu o convite bonito para trazer ao mundo os nossos corações aberto, e disse: "Este é apenas o começo desse grande compromisso que nos leva através da liberação de nosso próprio ser para beneficiar os outros." Durante esta viagem de dois anos e meio, nós circulamos nossos mentores queridos Laura Shekerjian e Alejandro Chaoul, que nos ouviram, apoiaram e sustentaram em épocas difíceis, com o coração aberto, onde a confiança era uma embarcação que nós e Kallon sempre presente como guerreiro amoroso, claro e profundo,  com a visão de quem inicia em mantém a força que sustenta ".

Comentários dos graduados:

"A cerimônia de velas e de liberar as borboletas como um símbolo de nossas transformações, foram de um significado muito profundo abrigado em meu coração como um compromisso de continuar honrando todos os praticantes das três portas." - Efrain Diaz

"A celebração foi memorável, flores, música pré-hispânica que nos uniu e nos fez sentir a vibração dos elementos naturais e purificou ao redor e participamos da dança desta união com uma explosão de alegria. A canção atingiu um acorde desses  corações qie vibraram em uníssono, em seguida, a deliciosa comida, música e borboletas cubanas "- Laura Calderon.

"Foi uma celebração do refúgio, cheio de carinho e amor, alegria e alegria mais pura. Com todos neste estado momentos incríveis vieram, foi realmente mágico, lembro-me como um dos melhores dias da minha vida." - Marisol Bernal.

"A experiência foi maravilhosa, a conexão entre nós desde aquele dia é indescritível. Eu experimentei um refúgio de paz, a fraternidade que se estende a todos os irmãos de outras gerações. Tenho a sensação de muita abertura no coração e grande entusiasmo para continuar no caminho das três portas. agradeço aos meus professores, meus irmãos, e todos da Academia das Três portas, sua companhia amorosa do refúgio interno para fazer este dia da formatura, um dia inesquecível em que juntos, vamos honrar cada ação,  os frutos desses maravilhosos três anos. "- Rosario Arellano.

Próximos Passos

Agora que a Academia das 3 Portas Europa, EUA e América Latina têm graduados- e um novo grupo dos EUA se graduará na próxima primavera, temos o prazer de anunciar o início de novas escolas nas três áreas geográficas. Por favor, inscreva-se! Transforme sua vida através destes métodos de meditação simples, mas poderos que combinam corpo, fala e mente e facilitam a transformação interior e levam ao amadurecimento da expressão autêntica de seus dons únicos.

As inscrições estão abertas para a próxima Academia dos Estados Unidos, a partir de abril de 2015 e para a próxima Academia Europa a partir de Junho de 2015.

A próxima Academia da America Latina foi anunciada e terá início em 2016; o processo de registro terá início em 2015.
 
 

  Rinpoche nos atualiza sobre o Instituto Lishu e o
Programa 3 Portas

Duas abordagens diferentes para o Bön

Durante o retiro de verão em Buchenau, Alemanha, Tenzin Wangyal Rinpoche nos atualizou sobre o progresso do Instituto Lishu e também disse algumas palavras sobre o Programa 3 Portas. (Este artigo foi publicado pela primeira vez na Revista Ligmincha Europe, Outono de 2014 )
 
Eu gostaria de atualizá-los sobre o andamento do Instituto Lishu e dizer algumas palavras sobre o programa 3 Portas.
 
Como muitos de vocês sabem, eu tenho ensinado no Ocidente por 20 anos. Eu aprendi, talvez mais do que ensinei. No processo de ensinar percebi que somos todos diferentes e temos necessidades diferentes. Durante meu vôo para cá eu pensei que talvez os lamas tibetanos deveriam considerar uma pergunta simples, quando você está ensinando no Ocidente: Os alunos vêm para estudar o budismo tibetano e o Bön, ou estão buscando ajuda do Bön e do Budismo? Estas são duas questões muito diferentes.
 
Descobri que a maioria dos alunos não olha para mim para se tornar budista ou Bonpo. Eles vêm me pedir ajuda, a ajuda que não poderiam encontrar em suas próprias culturas, nas que nasceram. Então, buscam orientação.
 
Para essas pessoas que vêm em busca de ajuda, não é necessário fazer uma exibição de toda a filosofia budista. Levei um tempo para perceber isso, mas finalmente eu o fiz. Tem sido um desafio balancear entre estes dois tipos de interesses. Sendo um professor no Ocidente, eu tenho ido e vindo utilizando diferentes abordagens. A maneira que eu ensinei esta semana em Buchenau está entre eles.
 
Lishu centra-se em uma extremidade e na outra são as três portas. Use a palavra extremidade de maneira positiva. As diferentes abordagens para ensinar os alunos através do Instituto Lishu ou pelas 3 Portas são igualmente válidas. Cada um tem a sua importância para cada tipo de pessoa.
 
Para o grupo de pessoas que quer se aprofundar na filosofia budista tibetana foi criado Lishu e, embora o grupo seja muito pequeno, é primordial. Um grupo, como o que se encontra neste retiro seria um grupo médio e é também muito importante. Um grupo que se consideraria grande, como o grupo das Três Portas, é igualmente importante. Lishu foi criado para o grupo de estudantes atraídos pelos estudos profundos.
 
O Instituto Lishu vai treinar estudantes do ocidente cujo principal objetivo é aprofundar o Dharma e estão dispostos a dedicar suas vidas. No passado, muitas pessoas como Jeffrey Hopkins e Robert Thurman, passaram longos períodos de tempo estudando da Índia. Tornou-se o trabalho de suas vidas. Foi uma missão para a vida, eles foram para a faculdade e fizeram doutorado em estudos budistas, Tibetologia e mesmo agora ainda estão praticando e estudando. Em Lishu estão criando um lugar onde os alunos podem permanecer, por longos períodos de tempo, estudando em uma maneira similar à maneira em que estudei no mosteiro.
 
Foi um sonho por muitos anos, ter um lugar para pessoas que querem estudar por um longo tempo. Nisso temos trabalhado por muito tempo. Então, basicamente, as pessoas vivem em Lishu e aprende m os textos. Durante sua evolução, nós mudamos o programa, que foi originalmente de cinco anos a três anos e de três anos surgiu a possibilidade de estudar separadamente, ano por ano. Estamos tentando ser mais flexíveis.
 
Não vi que era possível fazer isso no Ocidente, mas a possibilidade de fazê-lo no Oriente, parecia muito promissora. No entanto, na Índia, o tempo se move a uma velocidade diferente e, portanto, nós demoramos mais do que o planejado. Até agora nós compramos o terreno, estabelecemos a Associação, reunimos os fundos, construímos edifícios, e agora nós estamos decorando a cozinha. A boa notícia é que estamos prestes a começar o programa! Muito em breve estaremos prontos e eu quero que todos saibam disso. Quero que as pessoas possam ir para estudar no Instituto Lishu e apoiar financeiramente o Instituto. A descrição de todos esses pontos está no site da Lishu.
 
Outra das minhas visões é o programa de 3 portas. Baseia-se na experiência e foco na essência dos ensinamentos. Não se põe muita ênfase nos textos, mas na prática em si, que fornecem benefícios diretos e grandes. Visite o site das 3 portas.
 
Nos últimos três anos já treinamos mais de uma centena de pessoas do mundo no programa da Academia de 3 portas. Aqueles que se formaram em cursos de dois anos e meio têm manifestado grande entusiasmo e espero que este entusiasmo continue e se expanda para diferentes lugares do mundo.
 
As 3 portas e Ligmincha são como uma família. De alguma forma, o programa das 3 portas nasceu do Ligmincha e tomou seu próprio caminho. Como uma organização, tem um propósito ligeiramente diferente. Mas ambos são apoiados para continuar a crescer. Há muito mais a dizer do Instituto Lishu e das 3 portas, mas, por enquanto, eu só queria sublinhar o seu progresso. Convido-lhes para irem para seus sites para obterem mais informações. Se você está aberto e você é curioso, sempre, você pode procurar mais informações no Google!

 
Reunião com a Sangha Europeia da Áustria
 
Rob Patzig escreve sobre a sua visita e o Retiro com a sanga da Europa

Tive o privilégio de assistir este ano aos ensinamentos de Tenzin Wangyal Rinpoche, de 14 a 19 de outubro, do quinto ano de um curso intensivo sobre "A Transmissão Experiencial de Zhang Zhung Nyen Gyu", em Maria Alm, na Áustria .
 
Foi a minha primeira grande viagem à Áustria e Europa (a minha única viagem anterior foi para a Alemanha e durou menos de 72 horas). Também participei pela primeira vez de uma comunidade de praticantes fora de Serenity Ridge. Não poderia ter sido mais perfeito, porque desde a minha chegada me senti como que se estivesse com minha família, entre os meus amigos. Os membros da Sanga Europeia estão muito comprometidos com a prática, com os ensinamentos e com a linhagem de mestres Bön. Tive a honra de sentar junto com eles para praticar, especialmente porque estávamos compartilhando os últimos ensinamentos de uma transmissão tão importante.
 
A Transmissão Experiencial (que Rinpoche ensinou este ano no Retiro de Inverno em Serenity Ridge), é um ciclo profundo dos ensinamentos que nos instruem desde a forma como devemos sentar na postura de cinco pontos até o reconhecimento do estado natural. Além do Ngondro, estudamos as práticas de respiração, o reconhecimento de refúgio interior, a observação do sol e do céu, as instruções para o retiro no escuro e muito mais. Estas instruções devem ser ministradas por um professor qualificado como Tenzin Wangyal. Os textos não são suficientes.
 
No início deste ciclo de ensinamentos havia cerca de 200 estudantes. No quinto ano éramos 120 alunos de dez países diferentes. Contratempos financeiros, de saúde ou morte, impediram cerca de 80 pessoas de completarem o ciclo. Este fato foi de grande importância para o resto de nós, porque nós percebemos que precisávamos praticar agora, enquanto nós estávamos lá, com nossas mentes e corpos presentes com um mestre como um guia. Nunca podemos saber o que o amanhã trará ou quando terminará nossas vidas: nós não devemos perder tempo!
 
Maria Alm é um belíssimo lugar, como "conto de fadas", pensei constantemente. A região é cercada por montanhas muito maiores e mais altas do que nós temos na Virgínia. Durante os cinco anos do ciclo, sempre fomos abençoados pelo clima e como as minhas palavras nunca farão justiça à realidade, então eu mostro uma foto tirada a poucos minutos de distância do centro de retiros:


 
Ao contrário de Serenity Ridge onde as noites tornam-se silenciosas logo após o jantar, em Maria Alm existe uma grande vida social. As pessoas se reuniam na sala de jantar/bar para conversarem até tarde da noite. Um dos meus momentos favoritos foi quando estava sentado com duas pessoas que há 20 anos haviam estudado pela primeira vez com Rinpoche na Áustria e perguntarei o que haviam estudado, então, eles me responderam: "Exatamente o que ele está ensinando agora”. É bom saber que os ensinamentos perduram ao longo do tempo, não mudam, e assim esperamos que através deles possamos mudar a nós mesmos.
 
Outra coisa marcante da viagem foi uma prática ao ar livre. Depois de uma escalada de 45 minutos chegamos a um carvalho de mais de mil anos, e era algo que eu nunca tinha visto. Ele tinha uma presença e uma quietude interior que personificava o refúgio interior e era tão grande que quase todos nós cabíamos debaixo de seus ramos. Nós praticamos a observação do sol e do céu.
 
O retiro foi muito bem sucedido, não somente porque muitas pessoas estavam comprometidas com o ciclo de ensinamentos, mas porque havia muito apoio e muitos voluntários trabalharam para garantir que tudo que fosse necessário seria feito. Desde o pessoal que auxiliou na biblioteca, passando pelos que decoraram o jantar da última noite, até os que trabalharam para a manutenção do altar, os que  recolheram taxas, ou lideraram trul khor (yoga tibetano) e outras práticas, um espírito de generosidade permeou cada parte deste retiro.
 
Eu recomendo àqueles que vão para a Europa que se informem sobre os calendários das sangas para organizar sessões de retiros durante a sua visita.  Você ficará grato por ter feito isso. E se você pode vir a Serenity Ridge em dezembro de 2014, junte-se aos ensinamentos da "Transmissão Experiencial”. As aulas começam com o Ngondro, a fundação das práticas preliminares. Para citar Rinpoche, estas práticas são o terreno em que a nossa prática cria raízes e frutifica. Espero ver muitos de vocês ali.
 
Calendário Online de Atividades de Tenzin Wangyal Rinpoche por Data e Local

 Plano mundial para 2015
 
O programa mundial de atividades de Tenzin Wangyal Rinpoche para 2015 está disponível no site do Ligmincha Internacional. Você pode ver o calendário por data ou local. As atualizações serão postadas durante o ano, se o programa de Rinpoche sofrer alterações.
 
Confira o calendário por Data
Confira o calendário por Localidade
 

O Próximo Curso do Ligmincha Learning Começa em
06 de Fevereiro


"Os Três Mantras do Coração"
 
O próximo curso online de cinco semanas do Ligmincha Learning começa 06 de fevereiro: "Os três Mantras do Coração."
 
Os três mantras são usados em muitas reflexões diferentes na tradição Bön e desempenham um papel importante nas práticas fundamentais do Ngondro.  É dito que são a essência da iluminação em som e energia e que enquanto os cantamos, o nosso estado de atenção é transformado para estar em união com os Budas. Os mantras são usados para a purificação, proteção e como práticas primárias para a auto- realização.
 

 

Workshops online no Glidewing com Tenzin Wangyal Rinpoche

Calendário 2015
 
Comece o ano com esses ensinamentos online de três semanas, "Despertando o Corpo Sagrado: Os Yogas Tibetanos da Respiração e do Movimento" de 10 janeiro a 1 fevereiro, de 2015.
 
Marque no seu calendário para as próximas aulas online com Tenzin Wangyal Rinpoche no Glidewing. Todos os cursos têm o apoio e orientação de Rinpoche.
 

 

Os Lamas Residentes no México Compartilham a sua Arte

Veja as fotos das pinturas das Estupas no México
 
O trabalho dos dois lamas residentes no México - Lama Kalsang Nyima e Lama Lama Yungdrung Lodoe - fala por si.
 
Ao visitar qualquer das Estupas Bön Budistas do México poderemos observar muitas mandalas, pinturas de murais e outras obras desses mestres artistas.
 
Lama Kalsang pintou e decorou a primeira Estupa Bön Ocidental, localizada em Chamma Ling. em Torreón, Coahuila. Ele pintou belas fotos de Tapihritsa,  os oito símbolos auspiciosos e a mandala de Shenla Okar. A Estupa foi consagrada em Fevereiro de 2006.
 
Sob a orientação do Lama Kalsang e Lama Yungdrung, a segunda Estupa Bön para a Paz Mundial, localizada em Chamma Ling, Valle del Bravo, foi consagrada em 2010, e segue em processo de decoração. Lama Yungdrung começou a trabalhar em 2011 sobre a pintura da mandala de Ma Gyu (Tantra Mãe Bön) dentro da Estupa. Lama Kalsang pintou toda a entrada e continua a projetar outros trabalhos.
 
As Estupas são representações simbólicas da mente e das etapas do caminho para a iluminação. São construídas segundo os princípios universais e representam o poder da sabedoria de antigas linhagens. Como as próprias estupas em si as mandalas em seu interior não são somente pinturas, são imagens poderosas que exprimem múltiplas dimensões.
 
Uma noite, durante uma palestra em que houve uma projeção de transparências, os participantes do Retiro de Verão, de Serenity Ridge, em Virginia, foram capazes de experimentar o poder das imagens do trabalho dos lamas do México e conheceram mais das vidas destes Lamas.
 
Além de trabalhar na sua arte, ambos os lamas viajaram aos 17 centros no México, oferecendo ensinamentos espirituais. Eles também têm ateliê onde ensinam a arte da pintura de mandalas e thankas para alunos interessados.
 
Conheça o trabalho do Lama Nyima Kalsang
 
Conheça o trabalho do Lama Yungdrung Lodoe
 
 Lama Kalsang Nyima
 
Lama Kalsang Nyima é um mestre de geometria sagrada, dos padrões universais que refletem como um espelho as leis fundamentais do universo. Na verdade, quando pinta uma mandala, não se aplica somente a pintura do quadro ou da parede, com base nos textos tibetanos Bön; seu trabalho incorpora as três dimensões que inclui as dimensões de consciência mental e do estado alerta.
 
Este nível de consciência e sabedoria fez de Lama Kalsang a pessoa perfeita para executar a arte da primeira estupa Bön do Ocidente, localizada em Chamma Ling Torreón, Coahuila. Também pode ser a razão por que seus alunos o chamam de  Lhari-la, que significa "pintor de Deus" ou como modestamente Lama Kalsang diz: "como professor".
 
Lama Kalsang tem o prazer de fazer parte da linhagem de sua família que se conecta com o Bön por parte da linhagem de seu pai, a linhagem Dong, assim como com o budismo por parte da linhagem da sua mãe, Nyel. Ele nasceu em 1970 na aldeia de Tad, na província de Dolpo no Nepal. Dolpo é conhecido como um lugar culturalmente tibetano, lar de 14 mosteiros Bonpo e de grandes mestres Bonpo.
 
Com nove anos, Lama Kalsang se tornou um monge no mosteiro mais antigo de Dolpo, o Mosteiro de Samling. Seu avô, Lama Lhagyep Rinpoche, era mestre superior deste mosteiro. Durante 12 anos Kalsang treinou intensivamente em muitos métodos sutra e tantra e completou vários retiros pessoais, incluindo o retiro fechado de três anos.
 
Com 21 anos de idade, Lama Kalsang viajou para Kathmandu para estudar com Sua Eminência Yongdzin Lopon Tenzin Namdak Rinpoche, o maior mestre da tradição Bön.  Devido à grande distância entre Dolpo e Kathmandu e a falta de transporte, Lama Kalsang levou um mês para chegar a Kathmandu, uma vez que estava a pé. Ele estudou por quatro anos no Mosteiro de Triten Norbutse sob a estrita orientação de Yongdzin Rinpoche. Além de estudar os tradicionais ensinamentos Bön Dzogchen, aprendeu as técnicas da pintura de thankas.
 
Lama Kalsang aprofundou essas técnicas durante cinco anos de formação no mosteiro de Tulku Urgyen Rinpoche, na vizinha Boudhanath, sob a tutela do mestre Chokyong Gonpo. Em seguida, ele voltou para o mosteiro de Triten Norbutse onde Yongdzin Rinpoche encarregou-o de pintar todo o ciclo de mandalas tântricas Bonpo; estas imagens foram publicadas posteriormente no livro "Mandalas da Religião Bön".
 
No ano de 2000, Lama Yungdrung, abade do mosteiro Bonpo em Sikkim, convidou Lama Kalsang para dar aulas para crianças. Ele ensinou música, canto, rituais, pintura e elaboração de tormas por 6 anos. Devido à experiência em pintar Thankas ele foi convidado a dar um curso avançado para pintores patrocinado por um grande museu da Índia central. Este mesmo museu o convidou novamente a pintar três ambientes completos com imagens Bonpo.
 
Lama Tenzin Wangyal Rinpoche realizou, por muitos anos, muitas visitas no Mosteiro de Sikkim, onde veio a conhecer Lama Kalsang. Rinpoche convidou Lama Kalsang para vir para o Ocidente.
 
Sua primeira tarefa foi para decorar a primeira estupa Bön ocidental em Torreon, no México, incluindo uma grande mandala de Shenla Okar de aproximadamente 12 metros de altura. Todo o trabalho foi feito à mão livre. Lama Kalsang trabalhou incansavelmente todos os dias durante sete meses. No final ele trabalhou mais quatro meses para pintar a mandala de Tapihritsa.
 
"Pintar ajuda a mente a ficar calma", diz ele. "Há uma conexão muito profunda. Estou muito presente enquanto pinto, os movimentos do pincel, a beleza das cores, o desenho, as medidas e as proporções. A mente está completamente no presente, não está no passado, nem no futuro ".
 
Antes de iniciar suas sessões de pintura, Lama Kalsang conecta-se com o refúgio interior seguido por uma repetição de mantras. Cada uma das 360 mandalas Bön tem uma divindade associada, uma qualidade, um significado individual e um mantra. A Mandala de Shenla Okar personifica compaixão e clareza. Seu mantra é AH OM HUNG A A KAR SA LÉ Ö YANG DU.
 
Lama Kalsang explica que preparar uma mandala é necessário mais do que pintar a si mesmo. Inclui trabalhar com três dimensões. A primeira dimensão é o próprio trabalho em si, a geometria sagrada com base em um projeto específico, proporções e cores, como indicado por textos antigos do Bön, tendo em conta os cinco elementos, as direções e as qualidades. Inclui a seleção de materiais e o próprio ato de pintar. A segunda dimensão é a mandala conceitual, onde se medita visualizando a mandala no espaço usando a consciência mental. A terceira dimensão é a mandala não conceitual onde não há exposição ou pensamento ", como a realidade última, puro estado desperto", diz ele.
 
Terminando o trabalho em Torreón, Lama Kalsang foi para Chihuahua a pedido de Tenzin Wangyal para ser tutor de Tulku Jorge René. Em 2007 visitou várias vezes a sede do Ligmincha Internacional, e foi o lama residente tanto do Centro de Retiros Serenity Ridge quanto do Chamma Ling, no Colorado. Ele voltou para o México em 2010 para preparar a consagração da Grande Estupa Bön para a Paz Mundial em Chamma Ling, em Valle del Bravo, um projeto que Yongdzin Rinpoche instruiu seu aluno Tenzin Wangyal para realizar. Embora Tenzin Wangyal tenha pedido para Lama Kalsang permanecer em Serenity Ridge, Lama Kalsang sentiu uma grande ligação com os mexicanos e após a verificação, Rinpoche pediu-lhe para se tornar o lama residente no México.
 
Lama Kalsang fez requintados desenhos na porta da frente da estupa e segue trabalhando em seu interior. Nos últimos anos, a Sanga do México cresceu e floresceu muito, assim sendo Lama Kalsang viaja para diferentes sangas do país para transmitir ensinamentos de meditação. Ele também ministrou aulas de geometria sagrada, desenho, proporção e cor.
 
"Estou muito feliz de fazer parte dos membros da Sanga, não só do México, mas de todo Ligmincha, envio a todos as minhas bênçãos, meu amor e orações", diz ele.
 
Conheça o trabalho de Lama Kalsang
 
* * * 
Lama Yungdrung Lodoe
 
Em Janeiro de 2011, Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche pediu ao Lama Yungdrung Lodoe para ir para México pintar mandalas na Grande Estupa Bön para a Paz Mundial em Chamma Ling, Valle del Bravo. Desde então, ele tem vivido lá, trabalhando em projetos para a Estupa e ensinado os membros da Sanga tanto de Valle del Bravo como de outras cidades do México.
 
A jornada de Yungdrung começou em Tenchen no Tibete, onde nasceu em 1978. Seu pai pertence à linhagem Lang que inclui o rei daquele País desde o ano de 1349. Sua mãe é parte da linhagem Garuda Negro que é dito ser originada a partir de Kuntu Zangpo, o Buda primordial.
 
Com a idade de 8 anos, Yungdrung foi a uma montanha sagrada com o Mestre Tsukpu Rinpoche para praticar Ngondro, Chod e Zhiné. Aos 9 anos, ele ingressou para o mosteiro Tondol Ritod em Chumpo, Tibet. Ele recebeu treinamento e ensinamentos de rituais, práticas e cerimônias por três anos. Lama Yungdrung também estudou arte tibetana durante três anos, na aldeia de Yongdzin Namdak Rinpoche.
 
Como você se tornou interessado em arte? "O primo de Yongdzin Rinpoche foi o meu companheiro de aprendizado de Tummo e eu descobri que seu pai era um grande mestre de pintura", lembra Lama Yungdrung. "Eu queria aprender mais, então eu pedi permissão para continuar estudando, o que me foi concedido."
 
Sendo assim, o tio de Yongdzin Rinpoche – o mestre Sireng Yelmpel-  pintor do rei, ensinou ao jovem monge a arte de pintar Thankas Bön, o curso incluía os ensinamentos completos do Bön.  Lama Yungdrung era o aluno mais destacado, destacando-se em primeiro lugar nas competições de pintura. Ele também estudou caligrafia e pintura de mandalas com Tenzin Arre por seis meses no Mosteiro de Retod Gompa, no Tibete. Ele aprendeu a arte de esculpir em metal e bronze com o professor e escultor mestre Nganzu Sunam. Ele aprendeu a fazer roupas e vestes com o mestre Tashi Gaghtha.
 
No mosteiro, Lama Yungdrung estudou com seu lama raiz, Namla Rinpoche, que já havia vivido no mosteiro Yir Gompa que foi destruído pelos chineses. Lama Yungdrung viajou para o Tibete durante três anos para ajudar a reconstruir o mosteiro. "Mas logo depois os chineses já não permitiram", diz ele. Mais tarde, ele viajou para a montanha sagrada Puyear Kangri (montanha de gelo), que está localizada a 5000 metros acima do nível do mar. Ele praticou Chod por mais de três anos e comeu apenas batatas e utilizou-se de medicina tibetana.
 
Tudo isso aconteceu antes de o jovem monge completar 18 anos! Aos 18 anos, Lama Yungdrung deixou o Tibete e foi para a Índia, onde estudou por cinco anos, a História do Tibete na escola do Dalai Lama em Dharamsala. Ele estudou dois anos regulares e cinco anos de arte tibetana e arte moderna. Lá, ele também ganhou muitas competições de arte.
 
Quando chegou o tempo de decorar a Grande Estupa Bön, em Valle del Bravo, Tenzin Wangyal Rinpoche chamou-o para desenvolver a mandala para a Estupa. Assim, em janeiro de 2011, Lama Yungdrung viajou para o México, onde começou a trabalhar.
 
Primeiro começou, com a ajuda de seu amigo Geshe Nyima, a grande mandala de Ma Gyu (Tantra Mãe Bon), que mede mais de oito metros de altura e levou seis meses para ser concluída. Depois ele pintou Sherab Chamma (a divindade da Mãe de Amor e Sabedoria), levando um ano para concluí-la.
 
Durante a sua estada no México criou outras obras de arte tibetanas, incluindo o Buda Shakyamuni, o protetor irado das lamas e a pedido de Tenzin Wangyal, um logotipo não-sectário das seis escolas budistas. Ele também desenvolveu obras de arte hindu e outro tipo de arte que não é budista, principalmente retratos.
 
Lama Yungdrung também viaja pelo México, visitando sangas e oferecendo ensinamentos e aulas que incluem a arte da pintura.
 
Conheça o trabalho da Lama Yungdrung Lodoe
 
 
 

 

Traduções da Voz da Clara Luz em Espanhol e Português
 
Leia a Voz da Clara Luz em Português

Leia a Voz da Clara Luz em Espanhol
 
 Entrevista de Rádio sobre Yoga dos Sonhos está Disponível na Internet


Tenzin Wangyal Rinpoche Responde a uma Variedade de Perguntas sobre Yoga dos Sonhos

Ouça a entrevista realizada em 06 de novembro com Tenzin Wangyal Rinpoche sobre o tema Yoga do sonho pela rádio Beyond 50. Na entrevista, Rinpoche responde a uma variedade de perguntas, como por exemplo, a finalidade e do valor da yoga do sonho e dá dicas para ajudar os profissionais a reconhecer e experimentar a lucidez no estado de sonho.

Clique aqui para acessar a transcrição da entrevista para o português

Clique aqui para ouvir o áudio em inglês


 
 Edição de Outono da Revista Ligmincha Europa


Leia esta grande fonte de inspiração e de notícias
 
A nova edição da Revista Ligmincha Europa já está disponível. A revista oferece uma variedade de notícias da Sanga na Europa e no mundo.
 

 
 
Próximos Retiros

Centro de Retiros Serenity Ridge 
 
Os retiros listados abaixo ocorrerão no Centro de Retiros Serenity Ridge, sede do Ligmincha Internacional, localizado em Nelson County, Virginia, EUA.  Para se inscrever ou obter mais informações, clique nos links abaixo, ou entre em contato conosco: registration@ligmincha.org (língua espanhola) ou ligue para tel. 434-263-6304

dia 13 de Dezembro de 2014
Cura com o Buda da Medicina
com Geshe Nyinma Kunchap  e Geshe  Tenzin Yangton
Um ritual especial de meio-dia para eliminar o sofrimento, curar e purificar karma negativo.
Leia mais e registre-se

de 27 de dezembro de 2014 a 1 de janeiro de 2015
Retiro de Inverno- A Transmissão Experiencial de Zhang Zhung: Parte 1 - Ngondro
Com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche
Este é o primeiro de uma série de cinco partes de ensinamentos, que serão realizados nos próximos cinco anos, os ensinamentos budistas Dzogchen Bon baseado em textos antigos Zhang Zhung Nyen Gyu. Parte 1: O Ngondro é um pré-requisito para futuros estudos sobre a Transmissão Experiencial.
Leia mais e registre-se
 
de 02 a 18 janeiro de 2015
Retiro da prática de Ngondro
Com Geshe Tenzin Yangton
Leia mais e registre-se

 
de 03 a 05 de Abril de 2015
Retiro de Primavera - A Verdadeira Fonte da Cura: Como a Antiga Prática Tibetana de Recuperação da Alma Pode Transformar e Enriquecer a sua Vida
Com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche
Inscrições abertas a partir do dia 20 de janeiro de 2015.
Leia mais e registre-se
 
de 21 junho a 4 julho de 2015
Retiro de Verão - Yoga dos Sonhos
Com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche
Você pode participar de uma ou duas semanas.
Inscrições abertas a partir do final de Janeiro de 2015.
Leia mais e registre-se
 
Mais informações sobre os retiros
 
Para se inscrever em qualquer um dos retiros acima, ou para mais informações sobre os ensinamentos da tradição Bon budista do Tibete, por favor entre em contato: registration@ligmincha.org (Espanhol) ou pelo telefone tel. 434-263-6304, ou visite o website de Serenity Ridge.

 

 
Copyright © 2014,  Ligmincha Brasil, All rights reserved.

Nosso endereço de e-mail é: ligminchapaulista@gmail.com

"Não desejo  mais receber esta mensagem..."     "Quero atualizar email, localidade ou interesses..." 

 
Facebook
Facebook
Website
Website
Email
Email
SoundCloud
SoundCloud
Pinterest
Pinterest
Share
Tweet
Forward