Copy
Ligmincha Brasil
ligminchapaulista@gmail.com
  Carta dos Editores


 Recarregando-se com a Recuperação da Alma no Ano Novo
 

Caros Amigos,

Adoramos compartilhar tudo com vocês! Vamos começar com uma bela linha do próximo livro de Tenzin Wangyal Rinpoche, A Verdadeira Fonte da Cura: Como a Antiga Prática Tibetana de Resgate da Alma Pode Transformar e Enriquecer Sua Vida.

"Lembre-se de um momento em sua vida em que se sentiu completo, satisfeito, totalmente vivo, em casa, em si mesmo. Imaginar que é possível para você se sentir dessa maneira não só de vez em quando, mas a maior parte do tempo. Isto é o que a prática de recuperação da alma oferece. " - Tenzin Wangyal Rinpoche

Fique atento para mais detalhes sobre o novo livro de Rinpoche programado para ser publicado em Inglês no segundo semestre pela Hay House.
 

Rinpoche acertou em cheio neste trecho de ensinamento desta edição, ele nos conta a chave do sucesso para incorporar a prática da meditação plenamente em nossas vidas! Esse trecho editado é selecionado do webcast de 10 de janeiro de 2015 do Rinpoche, "Reconectando-se com a Sua Essência Alegre: Uma Introdução à Prática tibetana de Resgate da Alma".

Não se preocupe se você perdeu a transmissão desse primeiro webcast de um dia inteiro da série pela internet de um ano em Recuperação da Alma; você pode ver os webcasts gravados nestes links:

Sessão 1: Ensinamentos com Rinpoche (com tradução para o português)
Sessão 3: Ensinamentos com Rinpoche (com tradução para o português)
Sessão 4: Meditação guiada com Marcy Vaughn (com tradução para o português)

Além disso, agora é um bom momento para se inscrever para o curso pela Internet gratuito relacionado a estes webcasts.

Veja o artigo abaixo para todos os detalhes, e, por favor, certifique-se de não perder a parte 2 do webcast no sábado, 14 de março, das 16h às 17h30. Não se esqueça que você primeiro precisa se registrar, é muito fácil e é grátis!

Também nesta edição está um artigo sobre Losar, com detalhes de como praticantes individuais e grupos podem querer se preparar e participar da celebração mundial do Ano Novo Tibetano, em fevereiro; informações sobre os retiros de março no Instituto Lishu no norte da Índia; artigos sobre os próximas cursos do  Ligmincha Learning e  do GlideWing on-line; detalhes sobre os próximos retiros do Ligmincha na  Primavera  e no Verão em Serenity Rigde; e links para a recente Revista Ligmincha Europa e para as versões traduzidas da última edição da Voz da Clara Luz.

Aproveitem, e feliz Losar a todos!

Aline e Jeff Fisher

Recuperação da Alma: Trazendo Consciência à Vida através do Poder do Compromisso


Um trecho editado do Webcast de Tenzin Wangyal Rinpoche, de 10 jan. 2015

O que é a alma? A alma, é claro, é muito complexo; há muitas culturas diferentes no Ocidente, até mesmo no Oriente, com diferentes entendimentos da alma. Do ponto de vista da tradição tibetana Bön budista, a alma se refere ao equilíbrio sutil de energias dos cinco elementos essenciais: terra, água, fogo, ar, espaço. Na antiga tradição Bön, acreditamos que não há nenhuma maneira de sobreviver como um ser humano, a menos que os elementos da nossa essência interior estejam todos em sua plenitude,  vivos  e equilibrados de uma forma muito saudável.

Eu quero falar sobre o compromisso. Minha esperança é que muitos de vocês que estão aqui comigo hoje sejam sérios  e comprometidos  o suficiente para seguirem esses ensinamentos mensais de webcast e que vocês tentem entender as práticas e comprometam-se a praticar e a trazer algumas mudanças reais em suas vidas, para  melhor.

Sabemos que,  sem compromisso nada vai funcionar. Precisamos reconhecer que o compromisso é muito importante e que, quer entendamos ou não uma prática completamente de primeira, nós não vamos desistir. Vamos aplicar-nos pacientemente para explorar como podemos levar essas práticas a nossa vida cotidiana, a fim de aprofundar a nossa compreensão.

Nós falamos esta manhã de consciência e de observar nossos hábitos. A consciência está  presente em todos os ensinamentos. É a chave. Eu sabia que eu falaria sobre consciência hoje e enquanto eu refletia sobre o que eu gostaria de dizer, eu percebi quantas vezes eu falo sobre isso. Sem falar de consciência, nenhuma  das práticas faz sentido. Então, minha pergunta é: você está comprometido o suficiente para estar ciente de sua vida,  para estar ciente dos lugares onde você perde sua alma ou em que você se torna o causador da perda da alma de outra pessoa,  e consciente de onde você  se torna  a causa de perdas coletivas? Quanto você está disposto a ter consciência? Você é corajoso o suficiente, honesto o suficiente? Você é suficientemente direto? Eu acho que é muito importante refletir desta forma. Compromisso e consciência são muito importantes aqui.

Há um ditado na tradição tibetana que se refere a uma pessoa que tenha recebido  ensinamentos por muito tempo e, ainda assim, sua cabeça ainda é muito dura. Eles são tão teimosos, que mesmo se você bater na cabeça deles onde com um X se marca o alvo, você não será capaz de o atingir. A analogia é que eles são como um pedaço de rocha que está  no oceano há milhares de anos e, no entanto, quando você a quebra  e abre, ainda está  seca no interior. Algumas pessoas não são tocadas profundamente o suficiente pelos ensinamentos. De alguma forma elas continuam conectadas aos ensinamentos, mas a conexão está na superfície. Elas nunca vão fundo o suficiente, ou têm consciência suficiente ou compromisso suficiente para fazer mudanças reais.  Portanto, você está disposto o suficiente?  Você é   corajoso o suficiente? Você está comprometido o suficiente para se conectar profundamente? Este compromisso é muito importante.

Também é importante estar ciente de onde você perde a sua alma. Você perde a sua alma  principalmente no trabalho? Quanta energia você perde no trabalho? Quanta energia você perde em seus relacionamentos? Quanta energia você está perdendo tentando ser alguém, ou apenas tentando ser você mesmo? Você está comprometido o suficiente para estar consciente desta forma?

Em termos de prática, a prática formal pode significar de meia hora a uma hora de prática todos os dias. Você está disposto a fazer isso? Esse é um aspecto da prática. Depois, há a prática informal. Você está disposto a estar consciente cinco vezes por dia durante a sua vida diária? Você está disposto a se lembrar cinco vezes por dia quando você está se drenando sem motivo, assim como quando você está colocando muito esforço em um  trabalho que não exige esforço? Porque esforço às vezes mata a espontaneidade, mata a criatividade, e bloqueia a visão; o esforço não é capaz de ver a potencialidade plena do que pode ser feito;  o esforço perde alguma coisa.

Portanto, você está disposto a estar consciente cinco vezes por dia, especificamente naqueles momentos em que você está se tornando a causa da perda da sua própria energia vital, força vital e alma? E você está disposto a virar o jogo, de forma que ao invés de perder a sua alma, você ao menos para de perdê-la e apenas a sustenta, ou melhor ainda, você a liga na fonte de energia, a fonte de cura e recupera a sua força vital cada vez que você vê que começa a perdê-la? Toda vez que você está no processo de perdê-la, você está disposto a tomar consciência desse fato e recuperá-la? Você está disposto a se comprometer a ter consciência disto  cinco vezes  todo dia? Estou repetindo isto algumas vezes já. Você pode me ouvir? Você me ouve?

Você precisa de pelo menos meia hora de prática formal todo dia combinada com cinco vezes de prática informal todos os dias, o que significa que, além de meditar, você se compromete a ter consciência naqueles momentos em que você está perdendo suas energias vitais! Esse é um passo muito importante, porque sem consciência você não vai mudar nada.

Quando você está consciente, você pode sustentar, manter e não perder mais da sua força vital? Ou melhor, você pode se lembrar de tomar as três pílulas preciosas: quietude do corpo, silêncio da fala e espaço da mente? Você está disposto a estar ciente destas pílulas:  a pílula branca, a vermelha e a azul? Você está disposto a se lembrar de tomá-las cinco vezes por dia quando você estiver perdendo energia? Como você as toma? Você as toma ao liberar esforço e tensão e descansar tempo suficiente para encontrar conexão com a fonte. Ao conectar-se, você recupera a partir da fonte o que quer que você está em vias de perder ou tenha estado perdendo, ou que até mesmo tenha perdido por tanto tempo que você está quase morto, ou morrendo. Você está disposto a reverter isso, ou ao menos a prolongar o que resta das energias de cura da alma que você ainda tem? E você está disposto a manter isso por um maior período de tempo?

Eu sei que alguns de vocês podem estar pensando: Bem, eu já ouvi falar sobre as três pílulas. Tenho certeza que você já ouviu falar sobre as três pílulas, e que tiveram lampejos de experiências, mas estou certo que vocês não as aplicam com frequência suficiente. E  tenho certeza que muitos de vocês têm continuado a perder sua vitalidade, força vital e energia. Essa é exatamente a razão pela qual eu estou enfatizando isso agora. Sei que muitos de vocês já sabem dessas três pílulas e estão familiarizados com esses exercícios. O que eu estou enfatizando é que vocês não as aplicam quando vocês pessoalmente mais precisam delas. Essa é a ênfase aqui, e como eu estou falando, você provavelmente pode reconhecer para si mesmo que isso é verdade.

Quando você precisa delas serem aplicadas em sua própria vida, em uma situação muito específica, quando você luta com um padrão ou hábito e você continua a perder energia de novo e de novo, então você não está se lembrando de praticar; você não as está aplicando  naquele momento específico e, portanto,  você vai continuar a perder energia. Quanta  alma você perdeu? Quanta vitalidade, humor, ou riso você perdeu? Quanta diversão  você perdeu e vai continuar a perder a não ser que você se torne consciente em sua vida diária?

Este é um ponto muito importante; eu o estou destacando de novo, não é sobre a sua falta de familiaridade com a prática, mas sim a sua falta de habilidade para aplicar a prática no momento em que você mais precisa. Esse é o ponto para você deve se lembrar.

Meia hora por dia de prática formal é uma parte do compromisso. Então, vamos imaginar que hoje você tenha um dia muito ocupado e só pode fazer 15 minutos. Ok, 15 minutos é bom, mas não será bom se você se esquecer de fazer a prática informal cinco vezes naquele dia. Isso não é bom. Você tem que fazer a prática informal, pelo menos, cinco vezes todo dia, porque se você não for capaz de praticar formalmente, então você pode não ser capaz de recuperar as energias perdidas da alma com sucesso, e é nas suas situações da vida cotidiana que você está perdendo mais energia vital, sem sequer saber o quanto você está perdendo. Isso é um grande problema. Então, eu quero ter certeza de que você está cumprindo este compromisso de lembrar sua prática informal cinco vezes por dia. No segundo sábado de cada mês vamos voltar a estar juntos e ajudar uns aos outros a refletir: Será que eu realmente mantive o meu compromisso de lembrar de tomar as três pílulas preciosas cinco vezes por dia? Se você diz: Oh, eu posso ter perdido alguns dos dias, mas a maior parte do tempo eu me lembrei,  então seria maravilhoso eu ouvir isso!

Através da prática, você claramente saberá  que momento a momento você é capaz de mudar,  que momento a momento a sua força negativa, a sua força cármica, o seu vício, a sua ignorância e o seu ego não estão dirigindo a sua vida; em vez disso, momento a momento a sua consciência está guiando a sua vida; momento a momento a sua consciência está te protegendo; momento a momento a sua consciência está mostrando a fonte da cura; momento a momento a sua consciência não apenas mostra isso, mas então você é capaz de recuperar, capaz de sentir quanto alimento está disponível. Você já começa a sentir que você está tomando um grande remédio, e isso é o que nós chamamos de prática informal, as três pílulas preciosas. Logo você vai descobrir que não há maneira de não tomá-las todos os dias, e você pode até achar que cinco vezes por dia é muito pouco, porque aplicar a prática é tão divertido e tão eficaz, e você pode ver bem na frente de seus olhos que as coisas estão mudando,  se transformando e indo na direção certa. Quando isso acontece, você vai tomar as três pílulas preciosas com mais freqüência. E eu apoiarei vocês  para que tomem  quantas vezes quiserem, pois não há maus efeitos colaterais!

Assim, o ponto que eu estou enfatizando é a necessidade de se personalizar a prática. Com qualquer prática espiritual, qualquer prática do Dharma, a menos que a prática seja personalizada, ela não estará funcionando. O Buda ensinou veículos diferentes e existem muitos sistemas de doutrina. Na tradição Bon, há os nove caminhos do Bön. O Buda ensinou os nove caminhos do Bön porque as pessoas aprendem de maneiras diferentes. Algumas pessoas percebem a verdade de uma forma,  e outras que não conseguem dessa maneira têm que abordar o ensinamento de uma forma diferente. Percebendo isso, o Buda ensinou de maneiras levemente diferentes, formas um pouco mais abertas, ou formas um pouco mais limitadas; algumas formas são mais dualistas e algumas formas mais não-dualistas, mas ele sempre ensinou de acordo com o que cada pessoa precisava ouvir, a fim de compreender.

Da mesma forma, todos esses ensinamentos estão disponíveis para nós, e, em vez de rotulá-los como este é bom, mas este é melhor ou este é para mim e este é só para este grupo, você deve discernir que ensinamento é para você neste momento em sua vida. E quando você faz essa pergunta, você vai receber uma resposta à pergunta. Essa é a maneira de personalizar a prática. Em cada momento de nossa vida somos diferentes. Há momentos na vida em que podemos estar tão medrosos, onde todo mundo parece nos atacar e tudo parece difícil. Depois, há momentos em que estamos tão abertos e todo mundo parece estar  contribuindo para a nossa vida, enriquecendo a nossa vida, ajudando-nos. Assim, pode haver um grau de abertura que experimentamos em um tempo em nossa vida que é muito diferente de outro tempo.

Portanto, eu fortemente encorajo você a fazer o compromisso de meia hora por dia de prática formal e a trazer a consciência cinco vezes ao dia para as situações informais onde habitualmente você perde a sua alma. E através da conscientização, você não vai perder a sua alma, mas vai sustentá-la, ou melhor ainda, reconectá-la ou recarregá-la. Qual melhor momento para fazer este compromisso do que agora, no início deste ano de 2015? Esta pode ser sua resolução de Ano Novo. As pessoas fazem resoluções para irem mais vezes na academia, para encontrar uma relação significativa, para perder peso, para comer mais saudavelmente. Mas, uma importante resolução de Ano Novo pode ser sobre como você não vai perder mais a sua alma do que você tem perdido, e como, momento a momento, você pode guiar a sua vida, recuperar sua alma, curar sua alma. Essa é uma decisão muito importante!

No Dharma e no budismo, as pessoas não falam nem pensam muito sobre saúde, riqueza e  amor; essas coisas não são particularmente enfatizadas, embora, pessoalmente, todos as enfatizem secretamente! Coletivamente nos ensinamentos nós não os enfatizamos o suficiente, porque de alguma forma, nós pensamos que não são tão importantes, estes são objetivos no samsara ou algo parecido. Sim, estão no samsara, e sim, estamos no samsara e sim, individualmente nós os enfatizamos em nossa vida, secreta ou inconscientemente. Por isso, é importante reconhecer abertamente aqui que sua saúde pessoal é importante. Você presta atenção a sua saúde? E em relação à riqueza, talvez você não se preocupe com dinheiro, mas todo mundo precisa de dinheiro, então a questão da riqueza é, até certo ponto, importante. Qual é a sua relação com o dinheiro? Você tem uma boa relação? O dinheiro continua vindo em sua direção, ou vocês tem  problema com dinheiro e o dinheiro continua fugindo de você? Bem, faça amizade com o dinheiro! Assim como para o amor, todos buscam conexão, diferentes formas de conexão. Seja qual for o tipo de conexão que você está procurando, você a encontrou?

Estes aspectos da vida são muito pessoais; saúde, bem-estar, relacionamento, todos são muito importantes. Uma vez que essa base é muito boa, então você passa para o segundo nível de consciência, consciência social. Eu acho que é muito importante para todos nós. Pense em quanta ênfase você coloca na consciência social em sua vida. O que é importante para você? O que é importante para o seu país,  para seus vizinhos, para sua família, ou para a sua comunidade espiritual? Muitos de nós aqui nesta cyber-Sangha, ou em qualquer parte do grupo ou  Sangha do Ligmincha Internacional, vêm juntos como parte de um grupo espiritual, e também é muito mais um círculo social que formamos para fins muito específicos e razões muito específicas. Como é o seu compromisso social com essas pessoas e o que isso significa para você? Como  isso enriquece a sua vida, e como você pode enriquecer a vida de outra pessoa? Essas são questões muito importantes a se fazer.

À medida que sua alma é curada, à medida que você se sente cada vez melhor e você tem algo para dar aos outros, então a consciência social se torna cada vez mais importante. Em última análise, a consciência de atingir o estado de Buda surge. Mas há algum senso de sequência aqui. Você não pode dizer, eu estou procurando pela  libertação final, mas eu não me importo com a sociedade; eu não me importo com a família; eu não me importo com o meu amigo; eu só quero atingir um corpo de arco-íris ou a realização! Você pode ver que mesmo a própria palavra realização não funciona a partir desse ponto de vista. Assim, reconheça que você deve cuidar de sua saúde, do seu amor, da sua riqueza e do seu trabalho; cuide desses aspectos de sua vida também.

Espero que com esses ensinamentos e essas mensagens você seja claramente capaz de personalizá-los em sua vida, utilizando o medicamento que é ideal para você. E que a sua prática possa ser especialmente adaptada a você, pessoalmente, da forma mais benéfica. E quando você ganha saúde, a sua consciência não apenas permanece com você (a sensação de "Eu estou bem"), mas ela se expande à consciência social e, finalmente, à libertação de si mesmo e de todos os seres sencientes, como rezamos na nossa dedicação.

O Próximo Webcast sobre Resgate da Alma será no dia 14 de Fevereiro 
 

Inscreva-se para o curso on line gratuito!

 
Ao longo de  2015, Tenzin Wangyal Rinpoche está oferecendo um curso gratuito pela internet com a duração de um ano sobre o tema Resgate da Alma. O curso inclui webcasts gratuitos mensais ao vivo com tradução para diversas linguagens, fóruns de discussão (em inglês, espanhol, alemão, polonês, finlandês e holandês), gravações de webcasts, áudio MP3 e materiais de impressão para download. Este curso baseia-se no próximo livro de Rinpoche A Verdadeira Fonte da Cura: Como a Antiga Prática Tibetana de Resgate da Alma Pode Transformar e Enriquecer Sua Vida ( Hay House , com previsão de lançamento em inglês, em junho de 2015).Leia um trecho do livro (Introdução - traduzida para o português)
 
Junte-se a nós para a próxima transmissão ao vivo!

Sábado, dia 14 de Fevereiro de 2015
das 16h às 17h30 
(horário de Brasília)
Os Cinco Elementos Naturais: Encontrando um Equilíbrio Saudável


De acordo com os ensinamentos da tradição budista tibetana Bön, quando perdemos certas qualidades dos elementos, perdemos parte da nossa alma.  Quando somos capazes de recuperar essas qualidades - quando as essências dos cinco elementos naturais: terra, água, fogo, ar e espaço tornam-se equilibradas internamente - nossa saúde e alma são restauradas. Nesta transmissão de webcast gratuita e ao vivo, Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche irá analisar os cinco elementos, as suas qualidades, características, sinais de equilíbrio e desequilíbrio. Ele vai explicar os elementos externos, internos, sagrados, e como eles podem nos influenciar física, energética, mental e espiritualmente. Rinpoche, então, orientará uma prática simples para conectar-se profundamente com cada uma das qualidades elementares, e dará sugestões para a prática nas próximas semanas e meses que virão. Este webcast introduz a  Parte 2 de um curso gratuito e aberto de um ano sobre Resgate da Alma.(assistir a Parte 1 não é obrigatório).


Todos os cursos oferecidos são gratuitos e abertos a todos. Você deve registrar separadamente para cada webcast ao vivo, bem como para o curso de um ano com material de suporte.


Registre-se agora para o webcast de 14 de fevereiro 

Registre-se separadamente para o curso pela Internet ao vivo, aberto e gratuito com material de apoio.

Durante o webcast ao vivo, a tradução em tempo real será oferecido em até 12 idiomas. Você pode acessar essas traduções aqui.

Além disso, você pode visualizar as gravações de webcast de dia inteiro do mês passado, em 10 de janeiro:
 "Reconectando-se com a sua Alegre Essência: Uma Introdução à Prática Tibetana de Resgate da Alma” em quatro sessões.

Ensinamentos em inglês com tradução simultânea para o português:
 

Ensinamentos originais em inglês:
 

 

 
 O Ano Novo Tibetano Começa em 19 de Fevereiro 


O Instituto Ligmincha se prepara para o Losar, o Ano da Ovelha de Madeira
 
Losar, que em tibetano significa "ano novo", é amplamente comemorado pelos tibetanos, pelo Bön e por todos os centros budistas em todo o mundo. Desta vez, com o intuito de refletir sobre o ano passado e enfrentar as possibilidades do novo, ocorrerão celebrações em todos os  Centros Internacionais do Ligmincha, em todo o mundo.

Tradicionalmente, o primeiro dia do Losar define a pauta para três dias seguidos de celebrações. A preparação para o novo Ano da Ovelha Madeira será no dia 15 de Fevereiro e o resto da celebração será entre os dias 19 a 21 fevereiro de 2015.

Para aqueles que vivem perto de um gompa (sala de meditação), o primeiro dia do Losar é o dia que as famílias devem comparecer para prestar suas homenagens ao Lama, fazer circumambulações no templo, oferecer bandeiras de oração para o mosteiro, hastear bandeiras em suas próprias casas e passar o tempo com a família. Os tibetanos costumam levar oferendas ao gompa, como flores, lamparinas ou chá com biscoitos para o Lama e recebem bênçãos para que todas as atividades do ano novo sejam bem sucedidas.

Você encontrará a seguir a programação para os Centros Internacionais do Ligmincha com Lamas residentes, para os grupos de praticantes e para os praticantes individuais.

Sugestão de Programa para os Centros do Ligmincha com Lama residente

Serenity Ridge (Geshe Tenzin Yangton), Ligmincha México (Kalsang Nyima e Lama Lama yungdrung Lodoe), Chamma Ling Polónia (Geshe Gyatso yungdrung) e Ligmincha Texas (Denma Geshe Gyaltsen), Ligmincha France (Geshe Gyaltsen Lhundup) e Lishu (Geshe Thupten Negi)

Domingo 15 de fevereiro de 2015:
  • A Sangha se reúne para limpar o gompa, fazer todos os reparos necessários e, se o desejarem, preparar Kapse (biscoitos especiais para o Losar tibetano). Também podem completar qualquer trabalho pendente, tudo estará limpo e com a energia renovada para o Ano Novo.
Quinta-feira 19 de fevereiro de 2015 (Losar):
  • 9-10h : O lama escolherá o que será realizado: possivelmente Sang Cho (ritual do fogo).
Sábado 21 de fevereiro de 2015:
  • A partir de 9h-10h:Oferta Sang Cho (ritual do fogo). Substitur as principais bandeiras de oração por bandeiras novas.
  • A partir de 10h-10h30: Descaso para tomar um chá e dresil (arroz doce tibetano)
  • Das 10h30 às 11h45: Cada pessoa oferece uma vela dentro do gompa; depois recitamos Nyame Sol Dep, como oferendas e honras a Nyame Sherab Gyaltsen e ao seu aniversário que será no quinto dia de Ano Novo (24 de fevereiro).
  • Nota: Coloque uma estátua ou imagem de Nyame Sherab Gyaltsen em uma mesa perto do altar e ofereça-lhe um khata.
  • Finalmente circumambulem (khora) em todo o gompa ou Stupa recitando o mantra Tri Ma.
  • 12h (New York Time): Ouça a mensagem por webcast ao vivo Tenzin Wangyal Rinpoche e dos Lamas residentes do Ligmincha em todo o mundo.


Sugestão de Programação para os Centros do  Ligmincha sem Lama ou Grupos de Práticas

Domingo. 15 de fevereiro de 2015:
  • O mesmo que foi sugerido anteriormente.

Quinta-feira. 19 de fevereiro de 2015:
  • Opcional: Sang Cho

Sábado, 21 de fevereiro de 2015:
  • Mesmo que sugerido anteriormente, guiado por um Umdze.

Programa sugerido para os membros da Sangha que não podem assistir a uma prática em um centro ou  em um grupo de prática

Domingo 15 de fevereiro de 2015:
  • Limpe sua casa, seu escritório, seu altar, e faça os reparos necessários. Finalize e complete todos os projetos que você iniciou durante o ano,de forma que tudo estará novo e pronto para o novo ano com novas energias.
Quinta-feira 19 de fevereiro de 2015:
  • Na manhã faça a oferenda de Sang Cho, se você recebeu esse ensinamento, ou faça qualquer prática que você recebeu.
Sábado 21 de fevereiro de 2015:
  • Com algumas das orações ou práticas que você aprendeu, reflita sobre o próximo ano com uma atitude e energia positiva para alcançar o sucesso em todos os eventos. Você pode fazer Guru Yoga e outras práticas como a recitação dos Três Mantras Coração, concentrando a sua energia para o ano novo. Você pode apoiar sua prática com imagens de divindades e/ou professores, aprofundando a sua prática espiritual.
  • Opcional: hastear bandeiras de oração
  • Doze horas  (New York Time): Escute  a mensagem do webcast ao vivo com Tenzin Wangyal Rinpoche e  os Lamas residentes do  Ligmincha em todo o mundo.

 Documentário sobre Bön será Lançado em 21 de Fevereiro


Com  uma mensagem de Tenzin Wangyal Rinpoche 

Cara Sangha e amigos:
 
Estou animado para anunciar que finalmente será lançado  A Luz do Sol Dourado. Este documentário de uma hora conta a rica história do Bön, como ele veio para o Ocidente e o papel que o Ligmincha tem desempenhado nos últimos anos.
Estamos trabalhando neste filme há muitos anos e com muitas pessoas. Devido ao atraso significativo da sua data de lançamento, alguns segmentos do filme não são totalmente atualizados - por exemplo, o meu filho Senghe, tem crescido muito desde que começamos até concluirmos o filme! Porém, estou contente que finalmente será lançado e confio que oferecerá um  grande entendimento para as pessoas novas sobre o Bön e será um grande prazer para aos meus alunos antigos. No futuro, espero fazer muitos outros filmes curtos como meio de comunicar os ensinamentos.
 
Com os meus mais calorosos votos e bênçãos,
 
Tenzin Wangyal Rinpoche
 
 
********** 
 
A Luz do Sol Dourado (63 min.), filme de  Rogelio Jaramillo Flores, será lançado no dia 21 de fevereiro de 2015, no Canal do Ligmincha, no YouTube.

Há mais de 50 anos, a tradição Bön de budismo tibetano foi arrancada de seu profundo refúgio nas montanhas dos Himalaias. Essa é a história da longa e difícil jornada que se seguiu. Contada pelas lentes de um professor Bön em exílio – Tenzin Wangyal Rinpoche – esse filme revela algo muito precioso e antigo: uma rica herança espiritual, escondida por milênios, cujos ensinamentos secretos apenas agora estão sendo conhecidos pelo mundo. Pode ser que não haja uma tradição espiritual ininterrupta mais antiga que o Bön, que traça seu começo a um buda anterior a Shakyamuni em milhares de anos. Ainda assim, essa tradição hoje pode estar encarando seu maior desafio até aqui: preservar sua rica herança além da sua terra natal.

Assista ao trailer aqui ( com legendas em português)


 
Retiros de março no Instituto Lishu na Índia!

Rinpoche convida todos os alunos para novas oportunidades
 
No início de março de 2015, será realizado um retiro de duas semanas sobre Phowa, que será ministrado por Geshe Gyatso Rinpoche Gelek no Instituto Lishu em Dehradun, Índia ( de 5 a 19 de março). Em seguida, haverá um curso intensivo de seis semanas sobre tibetano, ministrado por Sangmo Yangri, PhD. (de 20 de março a 3 de abril de 2015). Os professores falam em tibetano e estarão disponíveis traduções para o inglês.
 
Estes dois retiros são as propostas iniciais do Instituto Lishu Instituto, localizado no norte da Índia, que cresceu por um profundo desejo de Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche para preservar as antigas tradições do budismo tibetano Bön. Todos são bem-vindos! Os estudos de currículos completos começam em Setembro.
 
Esses dois retiros são uma grande oportunidade para aprofundar a nossa prática. Aqueles que pretendem participar do programa residencial de três anos,  são incentivados a participar de um ou dos dois retiros, e todos são bem vindos!
 
Phowa: Transferência de consciência será oferecido de 5 a 19 de março (US $ 500 ou $ 400 DLLS com intercâmbio de trabalho) e o Retiro Intensivo em Língua Tibetana será  de 20 março a 3 abril. (US $1500 ou $ 1,200DLLs com intercâmbio de trabalho). Estes preços incluem sala no campus e refeições vegetarianas compartilhadas. Os alunos serão responsáveis ​​por suas despesas de viagem.
 
Saiba mais e inscreva-se

Saiba mais sobre o Instituto Lishu

 

Retiro Anual da Primavera do Ligmincha em Serenity Ridge

Estão abertas as inscrições

Por que não aumentar a sua cura e transformação com um retiro intensivo sobre o Resgate da Alma, na Primavera deste ano, no centro de Retiros Serenity Ridge? De 3 a 5 de abril de 2015, Tenzin Wangyal Rinpoche ensinará "A Verdadeira  Fonte da Cura: Como a Antiga Prática Tibetana de Recuperação de Alma Pode Transformar e Enriquecer Sua Vida".
 
As práticas ensinadas neste retiro, selecionados entre os antigos ensinamentos do Budismo Tibetano Bön podem ajudá-lo a revitalizar a sua vida, experienciar a cura em todos os níveis e proporcionar  felicidade e bem-estar a você e a todos ao seu redor.
 
Saiba mais e inscreva-se
 
Saiba mais sobre os webcasts mensais sobre o Resgate da Alma
 
Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche oferecerá uma palestra pública sobre o tema de Resgate da Alma no dia 31 março das 19h às 20h30, em Charlottesville, Virgínia.

Mais informações

 
 
 O Tema do Retiro de Verão é  Yoga do Sonho

Inscrições abertas a partir de 17 de Fevereiro

As inscrições para o retiro anual de verão (de 21 junho a 4 julho de 2015) do Instituto Ligmincha, no Centro de Retiros Serenity Ridge iniciam-se a partir de 17 de Fevereiro. Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche vai ministrar o curso "A Yoga dos Sonhos".
 
A prática de yoga sonho aprofunda nosso estado de alerta em todas as nossas experiências. É uma ferramenta poderosa para despertar e pode nos ajudar a reconhecer a verdadeira natureza da nossa mente. Esta é uma oportunidade única de passar duas semanas aprendendo e praticando yoga do sonho pessoalmente com Rinpoche (que vai dar aulas diárias) e com o apoio da Sangha na atmosfera serena de Serenity Ridge.
 
Todos são bem-vindos para assistir uma ou duas semanas.

O Leilão anual de Arrecadação de Fundos de Serenity Ridge ocorrerá no dia 26 de junho.

Mais informações
 

 


Os Três Mantras do Coração

Você pode se registrar para  o Curso Online do Ligmincha Learning

O curso online de cinco semanas de Ligmincha Learning "Os Três Mantras do Coração" acontecerá entre 6 e 14 de março. Os três mantras do coração são usados em muitas meditações da tradição tibetano Bön  e desempenham papel principal nas práticas preliminares de ngondro.É dito que são a essência da iluminação na forma de som e energia, enquanto os entoamos, nossa consciência se transforma para estar em união com os Budas. São usados para a purificação, proteção e como práticas primárias para a auto-realização.

Saiba mais e inscreva-se

O próximo curso online Ligmincha Learning será "Os Seis Lokas. Transformando Nossas Emoções" É um curso de seis semanas com inicio a partir de 4 abril - 23 maio.

Saiba mais e inscreva-se

Dia 7 de Março Worksjhop Online GlideWing 

Yoga Tibetana dos Sonhos com Tenzin Wangyal Rinpoche
 
 
O próximo workshop online de quatro semanas de GlideWing será realizado entre 07 março e 05 de abril. Os participantes vão explorar e praticar os antigos ensinamentos budistas da Yoga Tibetana dos Sonhos, com orientação pessoal e apoio de Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche. Este workshop online fornece instruções detalhadas para o  Yoga do Sonho, incluindo as práticas fundamentais que devem ser feitas durante o dia.

Saiba mais e inscreva-se
 
Aqui está o calendário dos próximos eventos online de GlideWing:
  • de 9 a 31 de Maio, 2015: Meditação Tibetana: Alcançando a Bem-aventurança Através da Consciência Pura. Mais informações
  • de 11 de Julho 11 a 9 de Agosto de 2015: Despertar das Artes Sagradas: Descobrindo teu Potencial Criativo. Mais informações
  • de 19 de Setembro a  11 de Outubro de 2015: A Cura com Sons Tibetanos. Mais informações
Traduções da VCL em Espanhol e Português


Links para a Newsletter de Dezembro

Leia a VCL em Espanhol

Leia a VCL em Português
 
Edição de Inverno da Revista  Ligmincha Europa 


Nova seção sobre preparação para a morte

A nova edição da revista Ligmincha Europa já está disponível. A revista oferece um amplo escopo de notícias da Sangha na Europa e em todo o mundo e inclui uma seção sobre a preparação para a morte.

Aproveitem!
 

Próximos Retiros

Centro de Retiros Serenity Ridge

Os retiros listados abaixo ocorrerão no Centro de Retiro Serenity Ridge, sede do Ligmincha International, localizado em Nelson County, Virginia. Para se inscrever ou obter mais informações, clique nos links abaixo, ou entre em contato conosco pelo registration@ligmincha.org ou 434-263-6304.

de 03-05 de Abril de 2015
Retiro de Primavera - A Verdadeira Fonte de Cura: Como a Antiga Prática Tibetana de Recuperação de Alma pode Transformar e Enriquecer a  sua Vida

com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche
Saiba mais e inscreva-se

de 21 junho - 4 julho de 2015
Retiro de Verão – Yoga dos Sonhos

com Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche
Participe de uma ou ambas as semanas.
Inscrições abertas a partir de 17 fevereiro.

Leia mais sobre os retiros

Para se inscrever para qualquer um dos retiros acima, ou para obter mais informações sobre os ensinamentos da tradição Bon budista do Tibete, por favor contate-nos em 434-263-6304 ou registration@ligmincha.org, ou visite o site de Serenity Ridge.
 
Copyright © 2014,  Ligmincha Brasil, All rights reserved.

Nosso endereço de e-mail é: ligminchapaulista@gmail.com



 
facebook
facebook
Website
Website
Email
Email
SoundCloud
SoundCloud
Pinterest
Pinterest
Share
Tweet
Forward