Copy
Newsletter 10                                                                      JUNHO 2015

 

     

Presidente da Câmara Municipal de Sintra visita o Colégio Vasco da Gama

 
Conhecer todas as entidades educativas do concelho é o desejo do autarca que, no passado dia 6 de maio, visitou o Colégio. Depois da receção de boas vindas, seguiu-se a visita guiada às instalações. O Presidente da Câmara Municipal de Sintra começou por assistir a uma aula de natação, onde foi explicado que, desde a fundação da nossa instituição, foi sempre uma preocupação a integração desta componente, na vertente desportiva do colégio. Foi com muita alegria que os nossos alunos da Educação Pré-Escolar receberam o Dr. Basílio Horta, cantando o hino do Colégio. Seguiu-se uma visita à Escola de Equitação. A aluna Beatriz Barata proferiu algumas palavras sobre o carisma da nossa escola e a relevância do contributo que teve na sua formação, não apenas como aluna, mas sobretudo como ser humano. Por fim, o Presidente da C.M.S. agradeceu o convite do Colégio e enalteceu o trabalho aqui realizado.

 
      
 
                         
                


Centenário do fundador do Colégio Vasco da Gama

 
 
João António Nabais, um ilustre Pedagogo nascido em Aldeia do Bispo, a 1 de setembro de 1915, foi o fundador desta grande obra, o Colégio Vasco da Gama.
No passado dia 20 de maio, dia do Colégio, os alunos do 1º, 2º e 3º anos tiveram a oportunidade de visionar um PowerPoint, sobre alguns “retalhos” da vida e obra deste Pedagogo.
A 4 de outubro de 1959, realiza o seu sonho, funda o Colégio Vasco da Gama. Ao longo dos anos implementa novas metodologias para o ensino da Matemática e do Português. Foi um homem ao serviço da Educação e muito à frente do seu tempo.

Ana Serôdio e João Paulo Graça


O Futuro decide-se hoje!



 
           

 
 


Festa de fim de ano


 
No dia 6 de junho, alunos, professores e familiares dos alunos do 2º Ciclo juntar-se-ão para passar uma tarde bem diferente!
"Lisboa Antiga" foi o mote para a pesquisa e todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, nas aulas de Área Escola. Depois do nosso espetáculo, que a todos fará recuar no tempo, seguir-se-á a já tradicional Feira “Mão Amiga”, onde todos poderão comprar lembranças e deliciarem-se com bolos caseiros e outros manjares!
O dinheiro que resultar das vendas irá, como sempre, para uma Instituição de Solidariedade, a revelar posteriormente.
Até lá!
 

Atividades de encerramento do ano letivo

 
2º Ciclo
 
Para finalizar o ano letivo, os alunos do 2º Ciclo irão passar o dia fora do colégio. A manhã de dia 12 de junho será dedicada à aventura e à tarde todos se poderão refrescar no complexo aquático de Santarém.
 
Mal podemos esperar!
 

 
 
 
Visita final – 7º e 8º anos
 
No próximo dia 12 de junho, vai realizar-se a viagem de final de ano letivo para os alunos do 7º e 8º ano, “VIVER AVENTURAS”.
Tendo em conta a interação professores - alunos, o convívio e a valorização do trabalho de grupo, a solidariedade e a saudável camaradagem, organizou-se esta magnífica viagem para encerrar as atividades letivas de 2014/15.
O programa da viagem, que decorrerá entre as 8h e as 18h, é composto por diversas atividades lúdicas: low ropes,high ropes, water space, no Parque Campo Aventura, em Olho Marinho-Óbidos.
Boa viagem!
Boa aventura!
 

 
 
Viagem de Final do 9º ano

 
 
 
 
Civismo, companheirismo e aventura, foram as palavras de ordem de uma viagem por terras Lusas com o 9º ano.
A viagem decorreu nos dias 29 e 30 de abril de 2015.
Comemorando o fim de mais uma etapa, começámos por visitar a Velha Universidade de Coimbra, nomeadamente a Biblioteca Joanina e as instalações da Universidade de Direito.
Tivemos também oportunidade de assistir à defesa de uma Tese de Doutoramento e de observar vários grupos de alunos trajados a rigor em plena Queima das Fitas.
A cidade de Coimbra foi visitada de forma individual / grupo, durante a hora de almoço.

 

 
 Chegados a Aveiro, viajámos num Moliceiro, acompanhados por um guia que explicou o crescimento da sua cidade.
 
 
A parte mais “doce” foi a visita à fábrica de ovos-moles. Aqui foi explicada a tradição da doçaria aveirense, com todo o preceito.
Os nossos alunos tiveram ainda oportunidade de confecionar este doce típico e depois, a melhor parte, PROVAR!
No último dia, no Parque Aventura, as equipas foram formadas para as diversas atividades.

A etapa final foi ainda “mais doce”, com uma paragem em Óbidos para visitar e saborear a feira do Chocolate.
A todos os que participaram, parabéns!
 
 
 
 
 
“Quando estamos?”
 
No dia 12 de junho, à semelhança de anos anteriores, o 10º ano irá organizar uma atividade noturna, que tem como principais destinatários as suas famílias.
O tema será o tempo e poderá mostrar o que os alunos têm vindo a aprender desde que ingressaram no ensino secundário.
Também neste dia, o 12º ano mostrará um dos seus projetos da disciplina de Química para que todos possam desfrutar desta fascinante ciência.
 
 
 
Jantar Convívio de alunos do 9º ano
 
No dia 19 de junho, na Quinta de S. Francisco, na Várzea de Sintra, vai realizar-se um jantar comemorativo do final de mais uma etapa, o fim do terceiro ciclo.
Será uma oportunidade de convívio, recordando todos os momentos passados durante estes três anos.
Aqui, em conjunto com familiares, amigos e professores vamos viver mais uma grande aventura. Teremos um excelente jantar, seguido de animação musical.
 
Atenção: Agradecemos a entrega do boletim de inscrição à Coordenadora do 3º Ciclo, Dra. Conceição Piedade, até ao dia 5 de junho.
 

 
I Jantar de finalistas dos alunos de 12º ano
 
Pela primeira vez, os alunos do Colégio Vasco da Gama chegam ao 12º ano…para nos despedirmos iremos proporcionar um jantar, de gala, para alunos, professores e famílias que terá lugar na Quinta do Cristo Rei, em Albarraque.
 

                  


Visitas de Estudo 

 
 
Visita de Estudo ao Museu de Arte Contemporânea (Museu do Chiado)
 

Tendo em vista a formação integral dos nossos alunos, não podíamos esquecer a Arte do século XX, sobretudo em contexto português.
Assim, os nossos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de História, realizaram, em abril, uma visita de estudo ao Museu de Arte Contemporânea, inaugurado em 1911, e situado na zona do Chiado, em Lisboa.
Assim, na presença do guia, viajaram pelo romantismo, realismo, abstracionismo, surrealismo e futurismo. Ficaram a conhecer os principais impulsionadores destas correntes artísticas em Portugal.
Começaram pela explicação dos períodos de arte moderna (1900-1950) e da arte contemporânea (1950 até à atualidade).
Era pedido à plateia para se envolver com os quadros em observação, pois a arte precisa de ser sentida, para que se reconheçam as caraterísticas.
Os nossos alunos passaram com distinção e elogio personalizado por parte do guia.
 
 
 
Visita ao Palácio de Queluz
 
No passado dia 14 de maio, as turmas do 8º ano, de forma a reforçar os conteúdos programáticos da disciplina de História, visitaram o Palácio de Queluz e recriaram a vida quotidiana palaciana, na corte portuguesa de setecentos.
O vestir o traje, escutar e dançar, remeteu de imediato os nossos alunos para a pomposidade dessa época.
A História recria-se e vive-se intensamente no Colégio Vasco da Gama.
 
 
 
Visita de estudo do 12º ano

Memórias

 
Com o objetivo de complementar conteúdos programáticos e motivar os alunos para o estudo da obra Memorial do Convento, de José Saramago, 5ª Sequência de Aprendizagem da disciplina de Português, os alunos do 12º ano, professora Renata e professor José Manuel Cobrado efetuaram uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra, no passado dia 15 de abril.
A “aula” começou bem cedinho. “Vai Blimunda tomando nota do caminho na sua memória […]”. A turma, imitando muito bem Blimunda Sete-Luas, ia, também ela, recordando/percorrendo alguns dos recantos mencionados na prosa saramaguiana: “Em Pêro Pinheiro se construía o carro que haveria de carregar o calhau, espécie de nau da Índia com rodas […]; Lembravam-se do caminho que descia para o vale de Cheleiros, aquelas apertadas curvas, aqueles declives espantosos, aquelas empinadas encostas que caíam a pique sobre a estrada […]; Em Mafra (…) no alto da Vela veem-se as paredes da basílica […].”  
Chegados ao destino, não na passarola do Padre Bartolomeu Gusmão, mas na de quatro rodas, muito bem conduzida pelo Sr. Pires, visitámos o Convento e a Biblioteca, uma integração histórica do Memorial do Convento, tendo tido a sensação de ouvirmos o eco dos passos e das vozes das personagens da obra de Saramago.
Depois de um almoço franco, alegre e merecido, regressámos ao convento “to fly”! “THE WILL TO FLY é uma instalação multimédia que oferece um universo de sons, imagens, cores e sensações que podem ser influenciadas pelo visitante através de sensores. THE WILL TO FLY representa o eterno sonho e a constante redescoberta do horizonte que caracterizam o ser humano como insaciável curioso e incansável inventor. Esta instalação dá ao visitante a experimentação da Utopia, fazendo dele músico ou artista multimédia ao mover os braços no ar.”
Para terminarmos em beleza, o nosso imaginário voou ainda mais longe enquanto assistíamos a uma adaptação dramatúrgica dos momentos essenciais de Memorial do Convento. Desejando ardentemente um herdeiro que tarda, o rei D. João V é avisado por frei António de S. José: “Mande V. Majestade fazer um convento de franciscanos em Mafra e Deus vos dará descendência”. À construção do convento, juntam-se as histórias do amor trágico e maravilhoso de Baltasar e Blimunda e do sonho visionário de voar de padre Bartolomeu de Gusmão. A Passarola, máquina voadora, nasce do saber científico de Padre Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda. Esta recolhe as vontades humanas, “as nuvens fechadas”, que alimentarão a máquina.
Uma hora e meia depois, caiu o pano e a passarola de Gusmão aterrou suavemente. Saboreámos uns gulosos doces conventuais e, novamente na “máquina de quatro rodas”, regressámos a Meleças, determinados (e com os pés bem assentes na terra!) a agarrarmos os nossos sonhos.
J.M.M.C.
 
 
         
 
 
 
 
 
Expo FCT
 
Os alunos do 11º ano de Ciências e Tecnologias, no dia 8 de abril, tiveram oportunidade de visitar a ExpoFCT, mostra científica da Universidade Nova de Lisboa e esclarecerem as suas dúvidas quanto ao curso a seguir no futuro.
 
 
 
Uma visita dentro de portas
 
Os alunos do 9º ano tiveram direito a uma visita guiada, por alunos do 10º ano, às instalações do Ensino Secundário. Aqui visitaram as salas de aula, a sala de convívio, a sala de apoio ao estudo e a sala de Economia/Geografia.
Foram-lhes também dadas informações sobre horários, arrumação de bens pessoais, em cacifos, normas de funcionamento dos computadores, televisão, playstation, entre outros.
Esperamos que tenham gostado e reiteramos o convite para fazerem parte desta “família”.
 
 

                                    


Supertmatik 


Os alunos do 2º Ciclo voltaram a entrar no Top 10 do concurso nacional “SuperTmatik”. O aluno Luís
Paquete ficou em 6º lugar no Quiz Matemática, em 9º no de Cidadania e em 7º no de Ciências
Naturais; o Tomás Figueiredo ficou em 10º lugar no Quiz Cidadania; o Afonso Jesus, em 2º, no Quiz
Cristianismo; e o aluno Francisco Sério, em 9º, no Quiz Língua Portuguesa.
Parabéns a todos os participantes!
 
 

                                     


Bate, Bate coração!





A Associação "Bate, Bate Coração" esteve no CVG nos dias 26 e 27 de maio, no âmbito de uma ação de sensibilização para as crianças da Educação Pré-escolar. 

Veja o vídeo aqui!

 

Dia do Pai

 
Os alunos do 7º A e B não esqueceram o dia 19 de março.
Nas disciplinas de Educação Visual e de Escrita Criativa assinalaram este dia com a elaboração de um marcador personalizado, para oferecerem ao pai.
 
Esperamos que tenha sido do agrado de todos!
 

Dia da Mãe

 

Os alunos do 7º ano prepararam uma lembrança especial para assinalar o Dia da Mãe, no âmbito da Escrita Criativa.
O amor entre mãe e filho é de difícil definição, cada um tem a sua forma especial de o viver e sentir!
Preparámos um diploma para a melhor mãe do mundo e um verso personalizado.
Mais um desafio conquistado, com a criatividade mais uma vez posta à prova.
Parabéns a todos!

 

Regata Ecológica



 
 
No passado dia 16 de maio, os alunos do 8º ano participaram na Regata Ecológica, no Estádio do Jamor.
Na presença de um número considerável de encarregados de educação, vários professores e diretores de turma e com a ajuda de vários colegas do 9º ano, os nossos “marinheiros” puderam pôr à prova as suas embarcações.
Depois da elaboração do projeto e da recolha do material, eis que o mentor e dinamizador, o professor Victor Hugo, pôde avaliar o desempenho das embarcações nesta maravilhosa prova, já com longa tradição no nosso colégio.
Foi, sem dúvida, uma atividade que aproximou a comunidade escolar, que tanto prezamos, e que permitiu aos familiares a oportunidade de fotografar e incentivar a participação dos seus jovens.
Todas as provas eram desafiantes e todos compreenderam que o trabalho em colaboração é essencial para alcançar vitórias.
A turma vencedora foi o 8º C com uma excelente embarcação que, depois das provas, foi ainda utilizada por vários pais que aceitaram o convite à navegação!
Mais um excelente projeto, que nos aproximou…deixando a vontade de voltar repetir!
Obrigado a todos o que colaboraram na atividade, muito em especial aos pais que passaram uma tarde de sábado a apoiar os seus filhos!
 

Número Puxa Palavra

 
Mais uma “provocação” da disciplina de Escrita Criativa.
A criatividade mais uma vez posta à prova!
Os alunos registaram por ordem, no início de cada linha, os números de 1 a 15 de seguida tinham de escrever um (con) texto para esses números.
No final, a história foi ilustrada por cada autor.
Seguem dois excelentes exemplos deste trabalho!



 
 


E ao dia 1, o mago disse:
-Vou então fazer 2 poções.
E a lista foi feita
Usarei 3 plantas e 4 corações
5 peles de coelho e ainda uma outra receita
Vou também usar 6 fórmulas secretas e mais uns quantos botões.
 
Depois de tudo reunido
Muito bem foi dividido
Por 7 caldeirões.
 
E muito alto o mago gritou
Enquanto fazia um estranho movimento
Que 8 vezes fez eco
Nas paredes do seu recolhimento
Mais comprido que 9 grutas
Mas 10 vezes depois pensou e percebeu
Que para curar a solidão não existem poções.
 
Ele precisava era de um amigo
Ou talvez 11
Para preencher aquele vazio
Que 12 poções não iriam tirar.
 
13 dias depois saiu de sua casa
E encontrou 14 pessoas cá fora
E foi então nesse dia
Que 15 pessoas ficaram amigas.
 
Daniel Pereira Barata,  7ºA 

Olimpíadas de Química 

 
                         
No dia 11 de Abril de 2015, realizou-se a 1ª fase das Olimpíadas da Química para o 8º e 9º anos. A nossa viagem começou ainda no Colégio, quando o professor Francisco Gomes formou duas equipas para representar a escola. Uma das equipas era formada por mim, pelo Miguel Monteiro e pelo João Pedro Mendonça e a outra equipa era formada pela Beatriz Mimoso, pela Mariana Moreira e pela Filipa Almeida.
Chegámos à Universidade de Ciências de Lisboa por volta das 10:00 horas da manhã. O professor Francisco mostrou-nos como era a Universidade e de seguida fomos para uma sala onde nos esperava um banquete com bolos, bebidas, etc…Todas as escola estavam já reunidas e existia no ar um ambiente de nervosismo. Dirigimo-nos depois para um anfiteatro, onde nos explicaram como iria decorrer o nosso dia. Disseram-nos que de manhã iriamos fazer os testes (práticos e teóricos) e à tarde iriamos saber as classificações. Disseram-nos ainda os números das nossas equipas (1 e 14).
Separámo-nos do professor e da outra equipa e fomos até um laboratório onde fizemos o teste prático. Neste, tínhamos uma experiência em cada mesa de trabalho e tínhamos de nos deslocar pelo laboratório, para responder a todas as alíneas. Ao acabar, fomos para a sala onde fizemos os testes teóricos, juntamente com outras três equipas. Depois de muitas discussões em algumas perguntas, fomos a última equipa a acabar da nossa sala. Mais tarde reunimo-nos com o professor e com a outra equipa e fomos almoçar na cantina da Universidade. Rimo-nos bastante com os testes e com os erros que cometemos, depois de confirmarmos as respostas.
Depois do almoço fizemos uma pequena visita pela zona universitária e quando chegou a hora de voltar, fomos de novo para o anfiteatro. Aí descobrimos que tínhamos ficado em 13º de 26 participantes e a outra equipa ficou em 19º. O 1º lugar era uma equipa com dois rapazes e uma rapariga, que espero que fiquem bem classificados na próxima fase. No geral, acho que nos saímos bem e que nos divertimos muito. O que trouxe de lá? Novas experiências, a imagem do funcionamento de uma universidade e especialmente muito conhecimento acerca da matéria de Química, que assimilei durante toda a prova.
 
                                                                                                                             Clara Santos, 9º C

Dia da Criança




           

             
No passado dia 1 de junho, Dia da Criança, o dia foi vivido com muita animação e diversas surpresas na Educação Pré-Escolar. Entre bailes de gala, pinturas faciais, chupa-chupas de chocolate, murais de pintura coletiva e lápis de cera artesanais, houve de tudo um pouco.

Parabéns a todas as Crianças!
 



 
 


Conversas de final do dia....


No próximo dia 8 de junho, pelas 18 horas, decorrerá a terceira sessão da "Conversa de final do dia...." dedicada ao tema "Birras, Choros e outras Teimosias".
Copyright © 2015 Colégio Vasco da Gama, Todos os direitos reservados.
Remover da lista de e-mail   Modificar as suas preferências na nossa lista de e-mail 

Email Marketing Powered by Mailchimp