Copy



GOSTO DOS SANTOS DA CASA
E DOS MILAGRES DA RUA

(Guimarães, Regina)
 







 
O homem entrou com as suas coisas na livraria e na sua língua que não é a nossa perguntou se queríamos comprar um dos seus desenhos de Évora, acabados de riscar em jeito de ganha-pão numa cidade estranha. Sim, comprámos um. Sentou-se então no sofá da entrada para descansar e desenhar. Ficou-nos a oferta e a história.





www.facebook.com/fonteleletras

fontedeletras.blogspot.com

Enviar para um amigo












































































 



















A FONTE DE LETRAS ANDA A LER:

Granta 5
Falhar Melhor

«Comer tudo aquilo com que se brincou. Poderia ser uma definição da escrita. Quem sabe: tenho de comer o que escrevo, o que não escrevo devora‑me.» — Herta Müller

 
 




 



16 junho | 18H | O Barco de Papelão, de José Vieira, 2010 I Fonte de Letras

Filme documentário do "cineasta da emigração".
 


Foi ao passar na autoestrada que dei com este estranho acampamento de refugiados, povoado de ciganos da Roménia (roms). Um bairro de lata no meio das árvores, entalado entre as faixas da autoestrada A10. Por instantes, pareceu-me um flash back. Mas era apenas a actualidade de uma história que nunca mais acaba, a das pessoas obrigadas a deixar tudo para exorcizarem a pobreza. Quis compreender que êxodo era aquele, de onde vinham aquelas pessoas, quem eram estes «estranhos estrangeiros», como o foram outrora os portugueses e argelinos habitantes dos bairros de lata que havia em redor de Paris. Ao filmá-los, quis torná-los familiares, para destruir os preconceitos que temos a seu respeito e contar um pouco da sua história de imigrantes em busca de uma vida melhor.

José Vieira, realizador francês de origem portuguesa, vive e trabalha entre a França e Portugal. Realizou cerca de trinta documentários, nomeadamente para a France 2, France 3, La Cinquième e Arte. A sua obra, dedicada sobretudo à problemática da emigração, tem sido exibida nos mais diversos festivais internacionais de cinema. José Vieira tem dado visibilidade à história de um milhão de portugueses que saíram do país nos anos 60, a maioria clandestinamente, no que foi a maior migração humana na Europa do século XX.
 

__________________


19 a 29 junho | Feira do Livro de Évora |

Jardim Público, durante a Feira de S. João




Pela Feira do Livro passa o mundo. O mundo que lê e o mundo que não lê.
Passam crianças com birras e gelado na mão que não saem dali sem um livro, especialistas à procura de preciosidades esgotadas, leitores que se orgulham de só ter lido um único livro na vida, estudantes de capa negra e cerveja na mão e os maravilhosos clientes do costume.
Os pavões passeiam-se entre os livros e o coreto e lá em baixo, no outro lado da Feira de S. João, é mais uma voltinha, mais uma viagem!


Conheça o programa de animação da Feira:
https://www.facebook.com/AgendaCulturalEvora/photos/gm.114388688895040/10153395507966952/?type=1&theater

 


__________________


20 junho | 10H | SINAIS DE FOGO | O ESPAÇO DO TEMPO
Convento da Saudação - Montemor-o-Novo


A (IN)COMUNICAÇÃO E A SOCIEDADE DO ESPECTÁCULO.
Media, mainstream, indivíduo







http://www.sinaisdefogo.net
 

A Fonte de Letras lá estará, como sempre, com a melhor selecção de livros sobre o tema.

__________________

EU E O OUTRO NA MONTRA DA FL

"...Alguém foi apenas mirone
e descarado
- doa a quem doer
o ser olhado."
Guimarães, Regina, Cadernos do Eclipse 2


 

 

Livraria Fonte de Letras
Rua 5 de Outubro, 51
7000-854 Évora
T.: 266 899 855