Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente?
Consulte-a no seu browser.

NÚMERO 84

JUN 15

 

NESTA EDIÇÃO            Aquele Outro Mundo que é o Mundo: Bolsa de criação jornalística
                               para reportagens em Portugal, Europa e África

                               ACEP: há 25 anos a construir laços de cooperação

                               Ora di Diritu: Sensibilização sobre direitos das crianças
                               e das mulheres na TV pública guineense

                               Assembleia da República acolhe audição sobre a Guiné-Bissau

                               São Tomé e Príncipe: Campanha “Mais informação, Mais participação,
                               Mais Desenvolvimento” percorre o país

                               ACEP representa Plataforma Portuguesa das ONGD
                               na conferência de Adis Abeba
                               
SUGESTÃO
DE LEITURA                La Brecha – a (in)justiça na era das grandes desigualdades económicas

SUGESTÃO
DE SITE                     Agência Lusa divulga portal dedicado às independências
                               dos países de língua portuguesa

SUGESTÃO
DE EXPOSIÇÃO            Espaço Mira comemora 40 anos da independência de Moçambique
 

AQUELE OUTRO MUNDO QUE É O MUNDO: BOLSA DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA
PARA REPORTAGENS EM PORTUGAL, EUROPA E ÁFRICA

Está aberta a apresentação de candidaturas à primeira edição da Bolsa de Criação Jornalística sobre o Desenvolvimento, para reportagens em Portugal, na Europa e em África. O objectivo é proporcionar condições para a realização de trabalhos relacionados com o Desenvolvimento que normalmente não são notícia nos media portugueses, num processo de mentoria entre jornalistas e estudantes ou jovens estagiários. Esta bolsa é promovida pela ACEP, a Associação Coolpolitics, o CEIS20/UCoimbra e o CEsA-ISEG/ULisboa, no âmbito do projecto “Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento”, que conta com financiamento do Camões, IP. da Fundação C. Gulbenkian. Em paralelo, está a  decorrer um estudo-diagnóstico sobre a relação entre jornalistas e profissionais da área do desenvolvimento e sobre a cobertura mediática de temas de desenvolvimento. Se for profissional de uma daquelas áreas, propomos que responda ao inquérito online dirigido a jornalistas (aqui) ou ao dos profissionais de cooperação e desenvolvimento (aqui), até 24 de Julho.
 

ACEP: HÁ 25 ANOS A CONSTRUIR LAÇOS DE COOPERAÇÃO

A ACEP completa este ano 25 anos. Conheça a linha do tempo da história da organização, bem como os marcos do contexto das duas últimas décadas e meia, no país e no mundo – disponível numa brochura em português e em inglês. A versão em inglês desta brochura foi realizada com o apoio do COM.INT – Comunicar Internacionalizar, uma iniciativa do Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento das ONGD, promovido pelas fundações Calouste Gulbenkian, EDP, Luso-Americana para o Desenvolvimento e Portugal- África, com apoio do Camões, IP e dinamizado pelo CEsA-ISEG/ULisboa.
 


ORA DI DIRITU: SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DIREITOS DAS CRIANÇAS E DAS MULHERES
NA TV PÚBLICA GUINEENSE

Diversas personalidades da sociedade guineense, desde membros da sociedade civil a responsáveis políticos e jornalistas, deram a cara e voz pela campanha de sensibilização sobre Direitos das Crianças e Direitos das Mulheres agora em exibição na TGB - a televisão pública guineense. Os breves spots televisivos, realizados pelo jornalista Carlos Narciso, foram produzidos pela ACEP, no âmbito do projecto conjunto com a LGDH, AMIC e TINIGUENA, de advocacy e influência política na Guiné-Bissau, intitulado Ora di Diritu (Tempo dos Direitos). Um projecto financiado pela União Europeia e a Cooperação Portuguesa que conta com o apoio da TGB, para a divulgação da campanha. Ler mais…
 



ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ACOLHE AUDIÇÃO SOBRE A GUINÉ-BISSAU

Biodiversidade, Desenvolvimento e Cooperação foram os três grandes temas em debate na audição pública sobre a Guiné-Bissau, promovida pelo Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Guiné-Bissau da Assembeia da República Portuguesa no passado dia 26 de Junho. A directora da ACEP, Fátima Proença, participou na audição em representação da Casa dos Direitos da Guiné-Bissau. As comunicações apresentadas bem como o debate estarão em breve disponíveis para consulta no canal do YouTube da Casa dos Direitos.
 


SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: CAMPANHA “MAIS INFORMAÇÃO, MAIS PARTICIPAÇÃO,
MAIS DESENVOLVIMENTO” PERCORRE O PAÍS

Ao longo do mês de Junho, a FONG-STP – Federação das ONG em São Tomé e Príncipe percorreu o país com a campanha “Mais informação, Mais participação, Mais desenvolvimento”, no âmbito doprojecto Sociedade Civil pelo Desenvolvimento – comunicação, capacitação, advocacia,que desenvolve com a ACEP (com financiamento da UE e Camões, IP). A campanha, que teve início na cidade de São Tomé e percorreu os oito distritos do país (incluindo o Príncipe), procurou promover o debate sobre a participação cívica no contexto santomense e colocar na agenda a preocupação com o acesso à informação. O resumo de cada debate está disponível para leitura no blogue do projecto.
 


ACEP REPRESENTA PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONGD
NA CONFERÊNCIA DE ADIS ABEBA

De 13 a 16 de Julho, Adis Abeba (Etiópia) acolhe a terceira Conferência sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, na qual a comunidade internacional terá a oportunidade de reafirmar os seus compromissos em matéria de recursos disponíveis para financiar o Desenvolvimento internacional. A ACEP participará no encontro, em representação da Plataforma Portuguesa das ONGD, e integrará a comitiva oficial portuguesa. Leia na edição de Julho do Le Monde Diplomatique um artigo sobre o tema, da autoria de Ana Filipa Oliveira. A última versão do Acordo de Adis Abeba – o documento em discussão na próxima semana – foi conhecida a escassos dias da cimeira e está disponível aqui.
 


SUGESTÃO DE LEITURA
LA BRECHA – A (IN)JUSTIÇA NA ERA DAS GRANDES DESIGUALDADES

Esta semana sugerimos a leitura da introdução do livro-ensaio La Brecha, de Matt Taibbi, disponível na revista digital espanhola FronteraD. Com este ensaio, o jornalista norte-americano procura demonstrar, com recursos a vários exemplos, que a sociedade aprendeu a aceitar que uns têm mais direitos que outros. Na era das grandes desigualdades – económicas, sociais – Matt Taibbi propõe uma viagem pelas duas faces do sistema judicial dos EUA: por um lado, a mega-fraude que representou o Lehman Brothers, e por outro as perseguições aos imigrantes, geralmente provenientes de países pobres e, portanto detentores de menos direitos na sociedade.
 



SUGESTÃO DE SITE
AGÊNCIA LUSA DIVULGA PORTAL DEDICADO ÀS INDEPENDÊNCIAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

“Dias da Independência” é o novo portal da agência Lusa dedicado às independências dos países de língua portuguesa. Ao longo dos meses, será destacado cada um dos países, na data evocativa da sua independência, com recurso a conteúdos multimédia e interactivos produzidos pela rede de correspondentes da agência portuguesa de notícias. A Lusa procura desta forma traçar um retrato de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste quando se assinalam quatro décadas das independências.



SUGESTÃO DE EXPOSIÇÃO
ESPAÇO MIRA COMEMORA 40 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE

O Espaço Mira, galeria de arte em Porto Campanhã, comemora o 40.º aniversário de independência de Moçambique com três exposições patentes até 1 de Agosto: "Os Dias da Independência", do fotógrafo Alfredo Cunha (foto ao lado e no cabeçalho desta newsletter), "Moçambique: 1975-1985" de Moira Forjaz, e "alheava - Transporto Sempre uma Viagem", de Manuel Santos Maia. Mais informações sobre estas e outras actividades do Espaço Mira disponíveis no Facebook da galeria.

Copyright © 2015 ACEP, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp