17/07/2015 | 1 Av, 5775

  

A Unidade Infantil de Ipanema completa um ano com muito sucesso. Aprendizagem viva com currículo variado, investimento na formação continuada dos professores e integração da cultura judaica estão na base do projeto.

As vivências variadas incluídas no dia a dia da escola, como aulas de motricidade, arte, música, ateliê culinário e horta, proporcionam às crianças descobertas importantes sobre elas próprias e o mundo que as cerca.

A Unidade Infantil de Ipanema do Eliezer Max, voltada para crianças de 5 meses a 5 anos de idade, chega ao seu primeiro aniversário com motivos de sobra para comemorar: desde que foi inaugurada, em agosto de 2014, a escola passou de 11 para mais de 60 alunos, um crescimento de cerca de 500% em um ano. Nossa chegada atendeu a uma clara demanda da comunidade: assim como a matriz, em Laranjeiras, a Unidade Ipanema traz uma nova proposta de educação judaica, sem perder de vista as bases da cultura na qual está solidamente inserida.

A Coordenadora Pedagógica da unidade, Marcia Stein, atribui esse sucesso ao empenho da equipe e à qualidade da proposta pedagógica, baseada em duas vertentes complementares: a construtivista e a sociointeracionista. Segundo Marcia, ambas teorias são utilizadas para embasar a prática dos professores e garantir o melhor aprendizado e crescimento sócio-afetivo dos alunos. “A abordagem construtivista, baseada nos estudos de Jean Piaget, ajuda a entender a gênese da inteligência e as maneiras pelas quais a criança aprende em cada fase do desenvolvimento. Já o sociointeracionismo ajuda a compreender as relações entre linguagem, cultura e aprendizagem”, explica a coordenadora.

A Diretora Pedagógica Thelma Polon destaca o forte investimento em formação continuada e atualização da equipe profissional como linha-mestra do projeto. “Em reuniões pedagógicas semanais, que envolvem toda a equipe, temos não só a a oportunidade de fazer o planejamento integrado das atividades, mas também um espaço valioso e permanente de estudo,” afirma.

Durante o dia, as crianças têm uma oferta variada de atividades, que incluem artes, motricidade, ateliê culinário e horta, entre outras. A equipe de nutrição da escola oferece lanches e refeições saudáveis e balanceados. Para os bebês, os dias incluem banhos de sol no solarium e sessões especiais de massagem e exercícios posturais e respiratórios.

Celebrando a natureza em um lanche coletivo de Shavuot, fazendo o vinho para Pessach ou cumprindo o ritual semanal do Shabat, a cultura judaica no Eliezer Max é viva e parte integrante da construção de mundo pelas crianças.

Cultura judaica em projetos interdisciplinares
A equipe pedagógica do Eliezer Max vem trabalhando o ensino da cultura judaica de maneira inovadora, desde a Educação Infantil, buscando relacionar o legado e tradições judaicas aos projetos do núcleo comum. “A ideia é oferecer uma educação pluralista e ao mesmo tempo manter um diálogo com os alunos para que a memória e os valores do povo judeu jamais se percam. Prezamos por um convívio respeitoso, pela capacidade em desenvolver o pensamento crítico e pela postura participativa e colaborativa com os demais,” reforça Marcia.

Ao longo do ano, a escola busca desenvolver projetos interdisciplinares que integrem não apenas as áreas curriculares de Núcleo Comum, mas também, em diálogo, elementos das culturas brasileira e judaica. O projeto Pessach/Casa e Família, por exemplo, envolveu a história desta festa tão importante para o povo judeu e também elementos simbólicos da data, como as ideias de lar, família, união e liberdade, transpostos de várias formas para o cotidiano dos alunos.

Outros eixos temáticos integrados incluem Purim/Convivência, Iom Haatzmaut/Israel/Aniversário, Rosh Hashaná/Ciclo da Vida, Chanuká/Luzes, sempre trabalhados de forma interdisciplinar. Esse lugar da cultura judaica como base do enfoque humanista e pluralista da escola, integrada aos conteúdos curriculares e trazendo reflexões e vivências importantes para o entendimento da sociedade contemporânea, irá permear toda a experiência escolar do aluno do Eliezer Max, na Educação Infantil e, mas tarde, nos demais segmentos em Laranjeiras.


Instalações: conforto e segurança
O espaço em Ipanema foi concebido em conjunto por engenheiros, arquitetos e a equipe pedagógica da escola – e é completamente acessível, com elevador, banheiro adaptado e rampas de acesso. Tudo na unidade foi pensado para permitir o desenvolvimento integral das crianças, em todos os sentidos: da segurança à convivência, da aprendizagem à diversão, em ambientes que incluem uma sala de artes integradas, espaço de motricidade, horta e midiateca. O resultado é um espaço tranquilo e acolhedor, feito para a socialização, e que contribui para que os alunos tenham as melhores experiências motoras, cognitivas e expressivas.

Pais e escola em parceria
A relação de parceria com as famílias é central na Educação Infantil do Eliezer Max. Durante o ano letivo, atividades como aulas abertas e palestras com especialistas dão aos pais a oportunidade, conhecimento e recursos para que acompanhem o processo de desenvolvimento de seus filhos. E nas férias de julho, para atender à demanda das famílias, a unidade abrigará uma colônia de férias nas próprias dependências, com atividades de musicalização, arte, cultura, motricidade e outras.

Bruna Balassiano, mãe da pequena Rafaela, diz que a efetividade da comunicação pais-escola a deixa muito segura e confiante. “Um dos pontos fortes do Eliezer Max é que a equipe como um todo, desde o porteiro, passando pela cozinheira, a nutricionista, a auxiliar, a professora, até a coordenação, é muito acolhedora. Eles dão muita atenção para as crianças e para os pais. A minha filha não é só mais uma aluna, um número. E vejo que isso acontece com todo mundo. Cada aluno tem suas particularidades respeitadas de forma muito cuidadosa,” afirma.

“Temos muitos planos para o próximo ano, sempre mantendo o foco na qualidade do nosso projeto pedagógico. Nosso objetivo é estarmos sempre atentos às inovações e dialogarmos com as famílias para que possamos manter e ampliar a nossa parceria, que está a cada dia mais forte e consolidada”, conclui Marcia.

Maiores informações sobre a Unidade Infantil de Ipanema do Eliezer Max podem ser obtidas pelo telefone 2513-3318, ou através do email
infantilipanema@eliezermax.com.br.


Conecte-se com o Eliezer Max nas redes sociais.