Copy
Agosto 2015
Por que se comunicar?
A comunicação, desde os primórdios, é um instrumento de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento entre as pessoas em quaisquer atividades realizadas. Comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos. Por que se comunicar? Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como transmitir, ou de mão dupla, como compartilhar. Comunique-se! O objetivo é estimular a circulação de informações e fortalecer as relações.
VEM POR AÍ
 

PROExC inicia cadastramento de ações no Sigproj para a Semana Nacional
de Ciência e Tecnologia que acontecerá em outubro


         
 
 "Luz, Ciência e Vida" é o tema escolhido para a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá neste ano, de 19 a 25 de outubro. A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento.
O período para cadastramento de instituições e eventos acontecerá entre os dias 01/08 a 01/09 e para cadastramento de atividades acontecerá a partir de 02/09. O primeiro grande compromisso da SNCT de 2015 será no Eclipse total da Lua em 27/9. No ano passado, a SNCT aconteceu em 905 cidades brasileiras, com eventos organizados por mais de 1000 instituições. O novo Site da SNCT 2015 estará no ar a partir de 1° de agosto. 
Dia 24 de julho, os coordenadores Setoriais de extensão reuniram-se na CECINE, em sua reunião bimestral, e definiram algumas diretrizes para as ações a serem realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontecerá em outubro, na ocasião o professor Pavão ressaltou a importância do envolvimento de todos os setores da UFPE durante a programação. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC), por meio da Coordenadoria de Ensino de Ciência do Nordeste (Cecine), abriu uma chamada no Sigproj para submissão de propostas de atividades a serem desenvolvidas nas diversas Unidades Acadêmicas dos Campi Recife, Vitória e Caruaru. O objetivo do evento é vincular a produção científica da UFPE, através de atividades de ensino/pesquisa/extensão aos desafios sociais que o Brasil vive nos dias atuais, além de aproximar a população das ciências e tecnologias, promovendo e estimulando a divulgação científica no Estado. Poderão ser submetidas atividades de natureza diversas, identificadas como Eventos, tais como: palestras, oficinas, exposições, mostras, mini-cursos, rodas de conversas, atividades artísticas, culturais e desportivas, visita aos laboratórios, dentre outras. As atividades ocorrerão de acordo com a articulação e o planejamento de cada Unidade Acadêmica. O Cadastramento da atividade garantirá a validação institucional para fins de contabilização na atividade docente e certificação de participação ao servidor(a) técnico-administrativo e ao estudante de graduação ou pós-graduação da UFPE . Considerando que o Sigproj não dispõe de mecanismos comunicacionais acessíveis, as propostas de atividades submetidas por pessoas com deficiência visual poderão ser encaminhadas para o e-mail sigproj.proext@ufpe.br, bem como entregue uma via impressa nas Coordenações Setoriais de Extensão das Unidades Acadêmicas.
Mais informações: 2126.8134 / 2126.8609 / 2126.8633 e pelo e-mail
sigproj.proext@ufpe.br

    
   
    

 
Teatro Joaquim Cardoso promove Curso de Introdução à acessibilidade comunicacional para o teatro

Entre os dias 04 a 17/08 acontece o Curso de Introdução à acessibilidade comunicacional para o teatro. O curso é ministrado pela professora Liliana Tavares no Teatro Joaquim Cardozo e possui carga horária de 60h, das quais 40h são presenciais e 20h à distância. O objetivo do curso é apresentar as tecnologias assistivas de acessibilidade comunicacional aplicadas ao teatro; aproximar os participantes do universo das pessoas com deficiência visual ou auditiva; desenvolver a compreensão sobre a audiodescrição e a Libras;  refletir e discutir sobre espetáculos já realizados com os recursos de acessibilidade e sobre seus modos de produção e de exibição; realizar entrevistas com as pessoas envolvidas no processo da acessibilidade comunicacional: profissionais da acessibilidade, produtores culturais e o público usuário dos serviços.
   
Em agosto tem mais concerto do FLAUTA DOCE EM PAUTA
O projeto FLAUTA DOCE EM PAUTA vai iniciar o segundo semestre com o concerto, Duos de Flauta Doce. A apresentação será realizada pelos alunos do Departamento de música e o repertório diverso do concerto abrange da música renascentistas à música do século XX. O Concerto se realizará no dia 27 de agosto, no mini auditório 2 do  CAC. O projeto FLAUTA DOCE EM PAUTA encerrou o semestre com a apresentação do grupo Flauta de Bloco, no dia três de julho às 16h no auditório Evaldo Coutinho. O grupo apresenta um repertório de música pernambucana para Flauta Doce, iniciou o concerto com músicas do ciclo Junino e finalizou com Maracatu, Frevo e Ciranda. Dentre as músicas apresentadas constava uma música - A Iara - de autoria do professor do Departamento de Música, Nelson Almeida. Também músicas compostas por integrantes do grupo foram incluídas no programa, Macaxeira de Fernando Rangel e Vôte de Jardel Souza.

ACONTECEU

 Seminário de Educação em Direitos Humanos e Inclusão Social
O objetivo do Seminário de Educação em Direitos Humanos e Inclusão Social é elucidar temas na área dos Direitos Humanos, consolidando o compromisso com a formação de qualidade para os futuros especialistas em Educação em Direitos Humanos (EEDH) da UFPE. O evento foi realizado no dia 4 de julho, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. Promovido pelo 1º Curso Lato Sensu – Especialização em Educação em Direitos Humanos na Modalidade Semipresencial do Centro de Artes e Comunicação da Universidade, o seminário fez parte das comemorações dos 15 anos da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara UFPE, órgão proponente do curso.
 

Música e Acessibilidade
  

No dia 14 de Julho, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura reuniu representantes do Departamento de Música, do Núcleo de Acessibilidade (NACE), da PROAES e da Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco (Acaape) para compartilhar informações acerca do andamento das ações de acessibilidade nos campi. O evento deu continuidade ao primeiro diálogo iniciado no dia 9 de julho com a Acaape.
O encontro contou com a presença da Pró-reitora de extensão e cultura, Christina Nunes, o Vice-coordenador do NACE, Ernani Nunes, a Coordenadora Setorial de Extensão do CAC e do LEMEI (Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva), professora Maria Aída, entre outros representantes dos núcleos envolvidos. 
Estão previstas ações como o curso de extensão de Musicografia em Braile no mês de agosto, o I Encontro de Educação Musical Inclusiva (16 a 20 de novembro no CAC) e a homologação de uma nova disciplina eletiva, Seminário de Educação Musical Especial, ofertada no departamento de música.

 

PROExC visita estande do projeto O Imaginário na XVI FENEARTE
  

O projeto de valorização do trabalho artesanal do Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Júnior, no Cabo de Santo Agostinho, realizado pelo O Imaginario– laboratório de pesquisa e extensão vinculado aos departamentos de Design e Cultura da UFPE – e patrocinado pelo Programa Socioambiental da Petrobras, já mostra frutos. Os produtos confeccionados pelos artesãos do centro foram apreciados pela Pró-Reitora, Christina Nunes, e pela Diretora de Extensão, Juliana Souza Oliveira, durante a visita à 16ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE).
Tradicionalmente, a cerâmica do Cabo de Santo Agostinho é feita pelas habilidosas mãos dos artesãos locais que conseguem moldar a argila vermelha encontrada na região em diversas formas. Do torno, saem jarros, totens, luminárias, vasos, fruteiras e peças decorativas. A parceria com a comunidade, inciada em 2003, com o apoio conjunto da UFPE, projeto O Imaginário, Sebrae, BNB, CNPq e Prefeitura Municipal permitiu o desenvolvimento do artesanato através da construção do Centro de Artesanato Arquiteto Wilson de Queiroz Campos Júnior.
Leia mais em: http://migre.me/qQyUJ 
  
Realizada primeira reunião do Comitê de Cultura da UFPE
     
                          


Os representantes dos sete Eixos Temáticos do Comitê Curador de Cultura da UFPE reuniram-se na manhã do dia nove de julho, em primeira convocação, para Reunião Ordinária inaugural do Comitê Curador de Cultura na sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, DCI, no CAC. O Professor Marcos Galindo, Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE – PROExC, presidiu a assembleia e esclareceu que as principais realizações a serem consolidadas no ano de 2015, na ação cultural da UFPE, seriam a institucionalização do Sistema de Cultura da UFPE( SiC/UFPE)  e a instalação do Comitê Curador de Cultura. O professor ressaltou ainda que, com a institucionalização do SiC, a Câmara de Extensão da UFPE passou a ser denominada Câmara de Extensão e Cultura e, em decorrência disso, a Cultura terá maior representação nos Centros.
O SiC|UFPE tem por objetivo articular e integrar as diversas iniciativas de cultura desenvolvidas por unidades da instituição ou por seus representantes acadêmicos, com ou sem financiamento público. Decidiu-se que a próxima reunião do Comitê será realizada no CECON. Estiveram presentes na reunião os representantes: Artes Cênicas - Profa. Maria Cláudia Alves Guimarães do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística/CAC; Audiovisual - Profa. Nina Veloso do Departamento de Comunicação Social/CAC; Humanidades - Profa. Sônia Aguiar Cruz Riascos do Departamento de Ciência da Informação/CAC; Interculturalidades - Prof. Sérgio Neves Dantas do Departamento de Antropologia e Museologia/CFCH; Música - Professores Maria Aída Falcão (titular) e Prof. Antônio Carlos Rabelo Nigro Filho (suplente); Patrimônio Cultural - Profa. Luciana Araújo do Departamento de Hotelaria e Turismo/CCSA; Visualidades - Prof. Pedro Martins Aléssio do Departamento de Expressão Gráfica/CAC; Pró-Reitorias - PROACAD: Profa. Vera Fagundes e PROAES: Servidora Wilza Estrella.

"O Mar de Fiote" recebe premiação Especial em Blumenau
A peça "O Mar de Fiote" é um espetáculo produzido e estrelado por estudantes da graduação em Licenciatura em Teatro da UFPE e recebeu o Prêmio Especial do Júri por sua participação na 28ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, que ocorreu de 9 a 16 de julho no Teatro Carlos Gomes, localizado na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina.
A montagem, dirigida pelo coordenador da graduação em licenciatura em teatro, Luís Reis, foi a única fora do eixo Sul e Sudeste a participar do festival, representando assim, não só o estado de Pernambuco, mas a região Nordeste. O ator-pesquisador pela Unicamp, Renato Ferracini, um dos comentadores do espetáculo, definiu a peça por uma metodologia singular chamada por ele de "lilás- aconchegante", que torna o espetáculo uma experiência de lembranças comuns e de um aconchego compartilhado.


 

Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação
para Professores do Campo acontece em Caruaru

O encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação para Professores do Campo contou com a  presença de 400 professores dos 13 municípios integrantes do curso, do reitor Anísio Brasileiro e da PROExC, representada pela Pró-Reitora Christina Nunes e pela coordenadora da Gestão da Informação, Simone Germano. O evento iniciou com a participação da professora Iranete Lima, coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUDEFEC/UFPE),  e com uma Conferência sobre as Perspectivas das Políticas Públicas da Educação do Campo na conjuntura atual, proferida pela Professora Sonia Maeira, da UFS. Durante a programação ocorreram apresentações de Projetos de Intervenção Social Pedagógica e mesas redondas acerca dos diversos desafios conceituais encontrados pelos profissionais da Licenciatura em Pedagogia e educação do campo.
O seminário de conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo da UFPE, juntamente a outros núcleos acadêmicos da universidade como o Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos – GPENAPE, o Núcleo de Estudos Agroecológicos – NEA e o Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas – LELIN. O Programa tem vários parceiros como a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI / MEC) e dos Núcleos PROACAD, PROEXT, PROPLAN e CAA da UFPE.

I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco
Nos dias 20 a 24 de julho aconteceu, no território Indígena Kapinawá (Buíque/PE), o I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco. O evento deu continuidade ao processo de articulação de núcleos locais e estaduais da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil e de capacitação de representantes de povos e comunidades indígenas para a autogestão dos processos museológicos em seus territórios. O encontro teve como objetivo promover a reunião de gestores e lideranças indígenas, militantes indigenistas, representantes de instituições públicas de educação e cultura, estudantes e pesquisadores. Na ocasião o Museu Kapinawá foi inaugurado com a abertura da exposição “Em Kapinawá tem...”
 

Reunião com os representantes da comunidade do Arruado


Na manhã do dia 27 de julho, a PROExC recebeu a associação dos moradores e amigos do Arruado - AMADA, juntamente com a Professora Ana Emília Castro, para o início de um diálogo com a UFPE. O Arruado do Engenho Velho está localizado no campus da Universidade, mais precisamente nas proximidades do Centro de Tecnologia e Geociências-CTG e do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD. Atualmente a comunidade é composta por 12 famílias que vivem no casario conjugado dos trabalhadores da cana de açúcar desde 1800, época em que a economia da Capitania era baseada no açúcar e a Várzea do Capibaribe sua melhor produtora em Pernambuco. Esses moradores são herança e memória viva da história dos engenhos e também da construção do Campus da UFPE. Uma visita da PROExC ao Arruado foi agendada para o dia 10 de agosto, véspera do aniversário da Universidade.


PROExC recebe visita de coordenadoras do MST 
 
 
As coordenadoras estaduais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Rosângela Sampaio e Cristiane Albuquerque, reuniram-se com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProexC) na manhã do dia 29 de julho. Na ocasião foi discutida a construção do encontro entre jovens pernambucanos, do ambiente rural e urbano, que será promovido pelo MST neste segundo semestre de 2015 na UFPE. O evento tem como fundamento a busca por um fortalecimento das relações entre a universidade e os movimentos sociais. Dentro desse contexto, durante quatro dias, serão realizados debates, oficinas e atividades com o objetivo de auxiliar a formação sociocultural cidadã de jovens. O encontro será aberto a toda a comunidade com a intenção de trazer estudantes da universidade para um diálogo que reunirá cerca de 1000 participantes. A organização estadual do MST tem como proposta a interação e a promoção de novas experiências entre as pessoas de diferentes realidades.

I Reunião sobre o XV Encontro de Extensão e Cultura
A PROExC deu início aos trabalhos de organização do XV Encontro de Extensão (ENEXT) e I Encontro de Extensão e Cultura (ENExC), que acontecerá em novembro, no Campus Recife. Estavam presentes na reunião do último dia 31, Coordenadores Setoriais de Extensão, representantes do Campus Acadêmico de Vitória (CAV), do Campus Acadêmico do Agreste (CAA), servidores da Pró-Reitoria e também representantes do Núcleo de Acessibilidade da universidade. Neste primeiro momento foram definidas algumas comissões de organização do evento, são elas: Coordenação Geral, Secretaria, Científica, Programação, Logística e Finanças, Acessibilidade e Comunicação e Divulgação. O ENEXT/ENExC tem como objetivo expor e avaliar a produção da extensão universitária apoiada por editais da PROExC, além de apresentar e divulgar projetos, práticas e experiências desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFPE que ampliem a integração e as interfaces entre extensão/ensino/pesquisa. A próxima reunião do Grupo de Trabalho da edição 2015 está prevista para o dia 18 de agosto.
     Participe do Notícias da PROExC

Tem sugestões de notícias sobre a Pro-Reitoria de Extensão e Cultura e quer compartilhar? Entre em contato através do e-mail proext.bureaudesign@ufpe.br.

 

 

Simone 07/08
Djanyse 13/08
Jowânia 15/08

Suellen 18/08
 

Facebook
Email
Twitter

Coordenação: Simone Germano
Colaboração: Ademara Thalyta, Gustavo Ramos, Michelle Bittencourt,
Natalia Abdon e Vanessa Martins