Copy
PPMAC - Banco de dados, imagens, receitas, curiosidades, blog, fórum, newsletter! Edição setembro 2015
Abrir no navegador
Olá,

A entrega desta edição de newsletter coincide com a chegada da primavera. Que tal homenagear a nova estação com uma árvore muito comum nos tempos de infância, facilmente encontrada em quintais do interior paulista? Estou falando da seriguela, cujo fruto é comestível, tem qualidade nutritiva, aroma e sabor agradáveis.

Gostaria de saber sua preferência sobre 4 plantas. São espécies nativas de biomas brasileiros. Todas serão incluídas no Portal mas o resultado da enquete irá ditar a ordem de prioridade: açacu (Amazônia); casca-preciosa (Amazônia), jiquiri, jurema-vermelha (Caatinga); mama-cadela (Cerrado). Sua opinião é importante.
O newsletter continua. Role a tela e boa leitura!

Abraços

   Sérgio
Carta do Leitor
#1 Rivail França
E-mail: rivail33@hotmail.com
Cidade: Riverside (Connecticut, EUA)

Msg: "Caro Sergio, gostaria de saber suas observações a respeito das plantas a seguir nominadas: 
  • Mama-cadela (Brosimum gaudichaudii): é usada atualmente para tratamento do vitiligo e outras afecções da pele. Há um fungo nas suas raízes utilizado para feridas infectadas, que age como bactericida.
  • Baru (Diptrix alata): também conhecida por cumaru, coco-feijão, cumbaru, cumarurane. A árvore cresce no Cerrado e fornece muitas sementes e madeira. Fonte de proteínas, é usado na comida como reanimador de energia.
  • Guaru: é um arbusto das costas brasileiras. Todo o seu tronco é ornado de pintas brancas. Havia um estudo levado a efeito na Universidade Federal de Minas Gerais, para avaliar seu poder de baixar a glucose em diabéticos. Eu conheço a planta e é difícil dela se esquecer pelas pintas.
  • Gravatá: bromeliaceae muito conhecida no Cerrado. O caule é como o palmito."
RE: Caro amigo Rivail, suas informações procedem. As duas primeiras ficam mais fáceis de serem pesquisadas devido ao nome científico correto. Aguarde, em breve todas essas plantas estarão detalhadas em nosso Portal.

#2 Marcio Caetano
E-mail: marcio.caetano@weleda.com.br
Cidade: São Paulo (SP)

Msg: "Gostaria de ter contato com produtores de maracujá-doce (Passiflora alataramos, folhas, bolotas de flor) e de aveia-branca (Avena sativa, planta toda). Usamos estes materiais frescos, isento de defensivos e agrotóxicos".

RE: Olá Márcio, está dado o recado. Quem pude atender, por favor entre em contato com ele.
Destaque em Nossas Plantas

Mulungu
Tamarindo
Guatambu
Siriguela (foto)
Pequi

Seu trabalho científico

Quem desejar publicar em nosso Portal seu texto, TCC, monografia (especialização, mestrado, doutorado), artigo científico, resenha, resumo, etc., entre em contato (clique no botão abaixo). Muitos resultados recentes da Fitoterapia estão nesses trabalhos, que tal compartilhar com nossos assinantes? Pense nisso!

Sua colaboração

Contamos com sua experiência e conhecimento! Avise caso encontre algum erro, omissão ou confusão. Avise caso esteja recebendo esse newsletter repetido. Envie sua dúvida ou sugestão de pauta, que poderão ser publicadas na próxima edição!
Entre em Contato
Share
Forward
Facebook
Facebook
PPMAC
PPMAC

Seu cadastro está atualizado?

Clique atualizar cadastro no rodapé desta mensagem e veja o seu registro. Se necessário faça as alterações. Essa é a garantia de receber as próximas edições de newsletter. Lembramos de que seu cadastro serve somente para uso administrativo.
Copyright © 2015 Sergio R. Sigrist, All rights reserved.


Cancelar assinatura    Atualizar cadastro 

Email Marketing Powered by Mailchimp