Copy
Agosto 2017
Estamos de volta!

É com grande satisfação que voltamos às atividades do boletim PROExC, com as informações sobre Extensão e Cultura para vocês. Embora julho tenha sido um mês de descanso, várias atividades aconteceram na UFPE durante as férias. E nosso trabalho aqui é guiado pelo compromisso de deixar nosso leitor informado sobre os projetos extensionistas e suas funções. 


Nesta edição, a satisfação maior é reportar a vocês a aprovação da resolução que prevê os 10% da carga horária nos currículos de graduação voltados para a Extensão. O novo modelo, aprovado no último mês de julho, vai garantir a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Confira a nossa reportagem especial!

Para quem nos acompanha, também damos continuidade à série "Projeto do Mês", com matérias especiais sobre programas e projetos de Extensão da Universidade. Neste mês, o destaque é para o projeto "UFPE no Meu Quintal", que aconteceu no município de Tabira, no último mês. 


Desejamos a todos uma boa leitura!
ESPECIAL

Aprovada resolução que prevê a curricularização da Extensão na UFPE


 
 
O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) aprovou, no dia 5 de julho, a inserção da extensão nos cursos de graduação da UFPE. Em cumprimento à lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) e definiu em sua meta 12, na estratégia 12.7, "assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social".

Na
resolução aprovada, a extensão será inserida nas estruturas curriculares dos cursos de graduação por meio de componentes curriculares flexíveis, mas obrigatórios, que reflitam a relação universidade-sociedade. Esses componentes, definidos de acordo com a natureza e a vocação de cada curso de graduação, devem  se traduzir em programas ou projetos de extensão, de caráter interdisciplinar, com carga horária e processo de avaliação a serem definidos pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE).

A resolução, aprovada pelo Conselho, foi elaborada por um Grupo de Trabalho (GT), criado em julho de 2014, sob a coordenação da Diretoria de Extensão da PROExC, e com a participação de Coordenadores Setoriais de Extensão e representantes da PROACAD/Coordenação Geral dos Cursos de Graduação.

O Professor de Arqueologia e vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Ricardo de Medeiros, então coordenador do GT de Curricularização da Extensão, acredita na importância dessa mudança curricular para a formação dos estudantes. "Eu penso que, do ponto de vista da formação, ela será mais completa. Será mais humanizada e também vai permitir ganho para a universidade, ganho para o aluno. É muito importante e eu acredito que prepara mais profissionalmente para a atuação na sociedade. Eu penso que formaremos profissionais melhores".  

A PROExC e a PROACAD encontram-se no momento elaborando as estratégias para operacionalizar os procedimentos da resolução aprovada. 
 

Mais informações:
Diretoria de Extensão

(81) 2126.8642
PROJETO DO MÊS

Tabira recebe primeira etapa do Projeto UFPE no meu quintal
 
  Foto: divulgação/ UFPE no Meu Quintal
  Equipe UFPE no Meu Quintal

Tabira, município pernambucano do sertão do Pajeú, conhecida como “Terra de Boa Poesia”, a cerca de 400km da cidade do Recife, foi a cidade escolhida para sediar o projeto piloto do UFPE no Meu Quintal.
 
Foram 48 estudantes monitores, de 18 cursos de graduações diferentes, 27 oficinas ministradas e mais de 1200 moradores envolvidos nas atividades. O Projeto de Extensão UFPE no Meu Quintal, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho deste ano, desenvolvido pela Diretoria de Cultura, Esportes e Lazer (Delc) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da UFPE, tem como principal objetivo ministrar cursos e capacitações em diferentes eixos temáticos (cultura, saúde e educação, tecnologias sociais e desenvolvimento humano, justiça e cidadania e meio Ambiente), sempre levando os estudantes universitários de diversas áreas do aprendizado aos municípios do interior do estado para que repassem os conhecimentos aprendidos na universidade. 

Essa foi a primeira vez que um projeto com as dimensões do UFPE no Meu Quintal chegou à cidade de Tabira. A escola Prof. José Odano, no Ginásio Municipal, o Clube Campestre, a Academia da Cidade, Lar dos Idosos, o Centro de Convivência, além dos distritos de Borborema e Brejinho, todos estes espaços se preparam para receber estudantes e coordenadores e foram sede, durante uma semana, das oficinas e cursos ministradas por eles. "F
oi uma constante troca de conhecimentos entre os universitários e a população tabirense. Tabira, com certeza, será outra depois dessa vinda do projeto UFPE no Meu Quintal” ressalta a Secretária de Educação do município de Tabira, Aracelis Amaral.

  Foto: Divulgação/ UFPE no Meu Quintal
   Atividade UFPE no Meu Quintal no Lar de Idosos de Tabira

Para a moradora Ana Jacy Melo, 22, é de suma importância a aproximação da universidade com outras cidades, para ela todos têm muito a oferecer e os estudantes podem aprender muito com a cultura local, além de ser uma forma de torná-los melhores profissionais no futuro. Participante de diversas atividades do projeto, Ana ficou muito animada com o movimento que o UFPE no Meu Quintal levou para cidade " levou jovens da UFPE a interagir com a população em praça pública, feira livre, na zona rural. Espero que mais cidades entrem em parceria com a UFPE nesse projeto".

Essa edição foi apenas o piloto, a Universidade tem a intenção de inclui-lo em seu calendário. “Pretendemos realizar o projeto duas vezes por ano, nas férias” explica a Pró-reitora para Assuntos Estudantis, Ana Cabral. “Nossos alunos foram estimulados a participar. Cada um teve liberdade para propor a oficina que gostaria, a partir dos conhecimentos que obteve na universidade” complementa a Pró-reitora. 

As propostas que integraram essa edição do UFPE no Meu Quintal foram selecionadas através de processo seletivo composto de duas etapas: análise do projeto e entrevista. Os projetos tiveram que obedecer regras estabelecidas no edital divulgado previamente pela Proaes. 


Mais informações
Proaes

(81) 2126 8192 / 8193
instagram.com/ufpenomeuquintal
facebook.com/UFPEnomeuquintal
UFPE no Meu Quintal - Tabira
Vídeo realizado pelos alunos do Projeto UFPE no meu quintal.
ACONTECE

Obra de Hermilo Borba Filho é tema da V Semana de Letras em agosto


Por Ascom adaptado
 
O Diretório Acadêmico de Letras da UFPE Manuel Bandeira realiza a V Semana de Letras, de 21 a 25 de agosto, no Centro de Artes e Comunicação (CAC). O tema do evento é “Hermilo Borba Filho: 100 anos de literatura, dramaturgia e valorização cultural”. 

Essa quinta edição conta com mesas-redondas, oficinas, minicursos, intervenções culturais e apresentações nas modalidades comunicação oral/sinalizada e em pôster. O objetivo da organização é integrar as ações de ensino e pesquisa com a atividade de extensão. As dúvidas sobre as atividades podem ser enviadas escritas ou em vídeo – em Libras – para os organizadores através do e-mail
contato.vseletufpe@gmail.com.

Mais informações

V Semana de Letras

Cecine divulga programação do ciclo de palestras e oficinas deste mês

A Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) da UFPE divulgou a programação do “Ciclo de palestras e oficinas”, evento mensal que tem como objetivo principal contribuir para a formação de professores da educação básica e licenciandos. As inscrições podem ser feitas até o dia anterior às palestras e oficinas ou enquanto houver vagas. Será concedida declaração de participação.

Nesta terça-feira (22), a palestra “Jogos de tabuleiro no ensino das ciências” será ministrada pelo professor Ricardo Amaral, do Colégio de Aplicação (CAp/UFPE), das 9h às 11h. No dia 23, das 10h às 12h, o professor Janssen Felipe da Silva (CAA/UFPE), fala sobre “Práticas avaliativas da aprendizagem na educação básica”. No dia 30, das 10h às 12h, o professor Alexandre Simão de Freitas realiza a palestra “Relações entre neurociência e educação”. Cada uma tem cem vagas disponíveis.

A última oficina do mês não está disponível para inscrições, pois está atendendo a um grupo específico. Os ministrantes de “Particip(a)ção juvenil na escola”, no dia 30, das 9h às 12h, serão Alcione Nascimento, Antônio César Santos, Daniella Pinajé, Jéssica Silva e Renata Moura, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (Gepcol), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFPE.

Mais informações
Cecine

(81) 2126 7030
cecine.ufpe@gmail.com

Curso de extensão busca estreitar os laços entre a UFPE e os movimentos sindicais
 
Por Ascom adaptado

“O objetivo é promover debates, esclarecimentos e tentar entender a situação política que estamos vivendo. E, sobretudo, abrir o espaço, dentro da Universidade, para se comunicar com a comunidade civil. Promover um espaço, efetivamente, democrático.” Foi assim que o professor Antônio Paulo Rezende, do Departamento de História da UFPE, definiu o curso de extensão “Sociedade, Democracia e Movimento Sindical”, iniciado na última sexta-feira (18), na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), no Campus Recife da UFPE. As atividades, que tiveram início no último dia 18, serão realizadas nos dias 1º, 15 e 29 de setembro e nos dias 6, 20 e 27 de outubro, com palestras das 9h às 18h, na Cecine.

   Fotos: Emylaine Santos
  Professor Antônio Paulo destaca importância de promover ambiente democrático

Organizado por Antônio Paulo, em parceria com a representante dos sindicatos participantes, Ivete Caetano de Oliveira, o curso terá sete encontros, todos na Cecine. A ideia é debater a democracia e fortalecer a relação entre a Universidade e os movimentos sociais. 

“Este é um momento histórico. A Universidade é uma instituição pública, então o conhecimento que ela produz tem que servir à sociedade, para transformar o mundo na direção de mais justiça, trabalho, solidariedade. Ao mesmo tempo, a Universidade precisa receber, dos sindicatos, dos movimentos sociais, a sua cultura, o seu saber, é ai que está o sentido da extensão universitária”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro, cuja defesa foi fortalecida pelos presentes, como o presidente da CUT, Carlos Veras, que parabenizou a iniciativa. “A construção deste curso foi uma construção coletiva e espero que essa construção coletiva continue”, disse. 

A mesa de abertura foi formada pelo Reitor Anísio Brasileiro; pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc), Christina Nunes; pela coordenadora da Cecine, Maria Aparecida Guilherme; pelo professor Antônio Paulo Rezende; pela deputada Tereza Leitão e pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Pernambuco, Carlos Veras. Representantes de dez sindicatos do Estado participaram da abertura, que foi seguida da aula inaugural, ministrada pelo professor Roberto Verás, da UFPB.

“Esse movimento de aproximação do movimento sindical com a Universidade é muito positivo e tem que ser ampliado. O movimento sindical tem uma política de formação bastante interessante, mas não consegue abarcar aspectos que são do domínio da Universidade. Essa troca de conhecimentos é muito importante e deve continuar”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD/PESINDPD/PE), Glaucus Lima, um dos participantes do curso. 

Mais informações
Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine)

(81) 2126 7030
 

Escola Livre de Imagem realizará curso no Centro Cultural Benfica


O Centro Cultural Benfica irá receber um segundo módulo do programa Zigue Zague, da Escola Livre de Imagem, espaço que permite troca de conhecimento entre fotógrafos, artistas, estudantes e educadores em torno do papel da imagem na cultura. As aulas abordam temas fundamentais da fotografia e arte contemporânea, provocando reflexões sobre narrativas visuais, produção e processos criativos. Os encontros serão realizado todas às quartas-feiras, entre 23 de agosto e 6 de dezembro, das 19h às 21h.

Neste semestre, os encontros serão conduzidos por Eduardo Queiroga, fotógrafo e autor do livro "Coletivos fotográficos contemporâneos", juntamente com Mateus Sá, fotógrafo e artista visual especialista em Comunicação e Cultura. Eles também vão contar com a participação das fotógrafas e pesquisadoras Cecília Urioste e Dani Bracchi.


A programação deste Zigue Zague terá uma grade mais aberta e experimental, acumulando discussões e acompanhando o amadurecimento dos alunos de perto. Com carga horária total de 30 horas, além de atividades extracurriculares, o investimento para o curso será de R$ 1.520, valor que poderá receber 30% de desconto ao ser dividido em até quatro vezes no cartão de crédito ou cheque, além de condições especiais para alunos antigos. Quem quiser participar da ação, deverá enviar um e-mail escolhendo a forma pagamento para escolalivredeimagem@gmail.com. As inscrições vão até o dia 22 de agosto ou até o preenchimento das vagas. 

Antes do início do curso, o projeto abriu portas ao público em geral para receber a palestra “Caminhos para a imagem”, realizado no dia 09 de agosto, com a artista Thaisa Figueiredo. A conversa abordou sua produção autoral, além de explicar o funcionamento dos editais e prêmios artísticos. O bate-papo aconteceu no Centro Cultural Benfica.

SERVIÇO
Curso Zigue Zague da Escola Livre de Imagem
Onde:  Centro Cultural Benfica (Rua Rua Benfica, 157, Madalena)
Quando: 23 de agosto à 6 de dezembro (quartas-feiras), das 19h às 21h
Quanto: R$ 1.520,00 (com 35% de desconto para depósitos da conta e 30% de desconto para quem dividir no cartão ou cheque)
Informações:
escolalivredeimagem@gmail.com e facebook.com/escolalivredeimagem.

Usina Teatral vai discutir no Recife o Teatro e Memória


Ascom

O Sesc Santa Rita promoverá a terceira edição da Usina Teatral de 25 deste mês a 1º de setembro no Recife, em vários espaços, como a UFPE, o Teatro Hermilo Borba Filho e o Centro Cultural São Salomão.

Com o tema “Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na cena contemporânea”, o Usina se propõe a evidenciar, para alunos, pesquisadores, professores, artistas e demais interessados, a valorização das memórias coletiva e individual também nos contextos cênicos. “Serão oito dias imersos no saber e fazer cultural, dentro dessa ótica, e trazendo nomes que são referências nacionais e internacionais”, afirma Emanuella de Jesus, professora de artes e coordenadora do projeto.

Com um corpo formado por artistas, pesquisadores, mestres, doutores e dramaturgos, virão ao Recife nomes como Vivi Tellas (argentina criadora do Biodrama), Julian Boal (RJ), Clarice Steil Siewert e Renato Ferracini (Lume Teatro), Jociane Myskiw (centro de Memória PUCRS), Marcelo Soler (da Cia. Teatro Documentário) e Elizabeth Sene Costa (Sociedade Brasileira de Psicodrama). Entre outros artistas e pesquisadores locais e nacionais, participarão de debates, conversas, oficinas e apresentações de espetáculos. Entre os conteúdos da programação, Biodrama, Teatro Playback , Documentário Teatro do Oprimido e Psicodrama.

As inscrições para participação no Usina Teatral estão abertas até o dia 23. O valor para o público é de R$ 80 e para comerciários e dependentes do Sesc, R$ 40. Há gratuidade para grupos de estudantes da UFPE e também é possível se candidatar à monitoria das atividades. O regulamento para todos os cadastramentos está disponível no site do Sesc Pernambuco.

 

O programa Empreenda Santander 2017 está com inscrições abertas


 
Com foco nos universitários com perfil empreendedor, o banco Santander lançou o programa Empreenda Santander 2K17, um novo formato dos Prêmios Santander Universidade, realizados até 2015. A nova proposta é fomentar a elaboração de projetos empreendedores em três categorias: Universitário Empreendedor, Startups e Microempreendedores. Os vencedores receberão apoio financeiro, bolsas de estudo e mentoria por até seis meses. As inscrições seguem até o dia 4 de setembro, com base nas informações do edital.

A iniciativa fomentará a cultura empreendedora e apoiará os idealizadores inscritos na viabilização de suas ideias, e consequentemente prosperando seus negócios. Além disso, a participação não está limitada somente a universitário de universidades parceiras do Banco. Serão aceitos participantes de qualquer lugar do País. “Agora, mais do que premiar, o Santander Universidades vai acompanhar o desenvolvimento e dar apoio aos empreendedores, estando ainda mais alinhado à missão do Banco, que é de contribuir para que as pessoas e negócios prosperem”, explica Ronaldo Rondinelli, diretor do Santander Universidades.

Na categoria Universitário Empreendedor, o público alvo é formado por alunos de graduação e pós-graduação matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC. Depois de todo o processo, serão escolhidos os quatro melhores projetos que participarão de um programa exclusivo de pré-aceleração da ACE por seis meses. O melhor projeto, dentre os quatro, irá receber também R$ 100 mil e bolsas de estudo para o líder do projeto e o professor orientador, na Babson College, em Boston, nos Estados Unidos. Além disso, todos os inscritos nesta categoria terão acesso a um curso online de Empreendedorismo, certificado pela mesma instituição americana.

Já para a categoria de Startups, a condição para participar é ser empreendedor de startups (com CNPJ) de todos os setores. Já a categoria Microempreendedores é voltada apenas clientes do Prospera Santander Microcrédito das cidades de Maceió e Arapiraca, ambas em Alagoas, e universidades desta mesma região.
 


Mais informações

www.santanderuniversidades.com.br
Facebook
Santander Universidades
 

UFPE sedia o I Seminário de Pesquisadoras e Pesquisadores do IEAf

O Instituto de Estudos da África (IEAf) realiza, entre os dias 11 e 13 de setembro, o I Seminário de Pesquisadoras e Pesquisadores do IEAf. O evento acontece na Biblioteca Central (BC), sob o tema África-Brasil no século XXI. A metodologia de encontros face a face propiciada pelo Seminário, com reuniões de trabalho, mesas redondas e grupos de trabalho, favorece a estruturação de redes que podem incorporar pesquisadoras (es) de distintos níveis de formação.

O público-alvo são as (os) pesquisadoras (es), estudantes, professoras (es) da educação básica e superior, público em geral. O objetivo do Seminário é promover a integração das (os) diversas (os) pesquisadoras (es) associadas (os) ao Instituto de Estudos da África da África da UFPE, visando a elaboração de projetos conjuntos, bem como a produção e difusão de conhecimento sobre o continente africano.

O Seminário de Pesquisadoras e Pesquisadores do IEAf pretende um fórum permanente de articulação e debate possibilitando, assim, a integração de pesquisadoras (es) de diferentes áreas do conhecimento, vinculados a instituições distintas.

O evento conta com o apoio da UFPE, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

O IEAf (UFPE) foi criado em 01 de dezembro de 2015. Desde então tem realizado diversos eventos com a finalidade de promover a difusão de conhecimento sobre o continente africano e atraído pesquisadoras(es) de instituições locais, nacionais e internacionais como associados.

Confira a programação completa aqui

Mais informações
Instituto de Estudos da África


UFPE sedia a IV Feira de Leitura: Territórios interculturais da leitura


 
Este ano, a UFPE recebe a IV Feira de Leitura nos dias 20 e 21 de setembro. O evento acontece no Centro de Educação (CE) e no Centro de Artes e Comunicação (CAC), sob a temática Territórios Interculturais da Leitura.

Entre as atividades do evento estão oficinas, roda de conversas, cine-leitura, minicursos e muito mais. A programação completa você confere aqui.

Mais informações

feiradeleituraceufpe@gmail.com
(81) 2126 8921

UFPE sedia III Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão


 
A Comissão de Direitos Humanos D. Helder Câmara da UFPE e Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (Andhep) realizam o III Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão. O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE (CAC). As inscrições podem ser feitas através do SITE.

A programação do evento contará: com exposição e lançamento de livros; venda de artesanato produzido por reeducandos (egressos) – projeto da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e artesãos locais; exposição de fotos do sistema prisional, de Alcione Ferreira; apresentações de música e danças nos intervalos. Para conferir a programação clique AQUI.

EVENTO - O evento é realizado anualmente pela Andhep desde 2015. A primeira edição foi realizada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e a segunda ocorreu em 2016 no Rio de Janeiro, na Universidade Católica de Petrópolis. A terceira edição vem ao Nordeste como uma forma de expansão e difusão do pensamento crítico sobre Direitos Humanos e Criminologia no Brasil, contando ainda com pesquisadores da Europa e das Américas. Com a finalidade de suprir uma lacuna no âmbito das ciências sociais no Brasil, o seminário terá como objetivo o fomento ao intercâmbio de informações e à troca de experiências entre pesquisadores, ativistas, gestores e estudantes, bem como a divulgação de trabalhos de ponta em diversos temas relacionados a prisões.

Mais informações

www.ufpe.br/cdh
www.andhep.org.br

DMAT realiza curso de Geometria com Geogebra
 

O Departamento de Matemática da UFPE realiza, entre os dias 05 de agosto a 2 de setembro, o curso "Geometria com Geogebra: de construções de figuras a resoluções de problemas". O público alvo são professores da rede básica do ensino, estudantes de licenciatura e interessados no tema. 

As aulas acontecem aos sábados, no laboratório de informática Área II (CCEN-UFPE) e estão sendo ministradas pela professora Liliana Gabriela Gheorghe, do departamento de Matemática da UFPE. 

Foram ofertadas 20 vagas para o curso, que tem uma carga horária total de 30 horas. O objetivo é mostrar, através de exemplos concretos vinculados a temas de geometria euclideana plana, como o entendimento de conceitos e a resolução de problemas são facilitados pelo uso sistemático deste software.

Mais informações

jvluna@hotmail.com
liliana@dmat.ufpe.br


Clipac lança cursos de idiomas para novatos e veteranos


 

A aula magna do curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade (CLIPAC), que inicia em 4 de setembro,  acontecerá no dia 30 deste mês, a partir das 15h, no Auditório Manuel Correia de Andrade,  3º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, no Campus Recife. Na ocasião, serão apresentados o PET Conexões Gestão Política-Pedagógica, os professores e os monitores envolvidos no projeto.

Sobre o projeto: O Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade (Clipac), é um projeto vinculado ao Programa de Educação Tutorial – PET Conexões Gestão Política-Pedagógica,

Mais informações

(81) 99545 0365
(81) 98820 1281

Semana da Música 2017 abre convocatória para atividades artístico-musicais


 
A Semana da Música 2017 está recebendo propostas de atividades artístico-musicais com duração de 30 a 60 minutos para compor a programação deste ano. Os interessados devem enviar a sua candidatura através da Ficha de inscrição para o email semanamusicadmus@gmail.com até o dia 30 de setembro, impreterivelmente.

Entre os grupos participantes deverá haver pelo menos integrante que seja aluno, ex-aluno, funcionário ou professor do Departamento de Música da UFPE. Todas as propostas serão analisadas pela Comissão Artística da Semana da Música. Propostas enviadas após a data limite, incompletas ou sem os arquivos anexados serão desconsideradas. 

O evento acontece entre os dias 27 de novembro a 3 de dezembro e é organizado pelo Departamento de Música da UFPE. A Semana da Música envolve artistas, palestrantes convidados e seus concertos serão apresentados em diversos locais, tanto nos campi UFPE quanto em Recife e região Metropolitana. A Semana da Música é um evento acadêmico e não possui recursos para pagamento de cachês ou ajuda de custo aos participantes.

O EVENTO - A Semana da Música é um evento de periodicidade anual do Departamento de Música da UFPE e neste ano será realizada de 27 de novembro a 03 de dezembro. O tema central será “Fronteiras do Sagrado”. A expressão da religiosidade é inconcebível sem a participação da música. É através do canto e da utilização de instrumentos sonoros que desde tempos remotos o homem se comunica com a divindade. Nas festas religiosas, nos ritos, nos momentos de contrição, a música se faz presente. Essa música é ainda apropriada pelos compositores que a transformam e ressignificam, levando a religiosidade para a sala de concerto. É esse universo rico de expressão e de diferentes sonoridades que pretende-se apresentar ao público através de oficinas, concertos e mesas redondas.

Mais informações
Departamento de Música

(81) 2126 8308 / 8318
semanamusicadmus@gmail.com

 

ID Jovem garante meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos
Por Ascom

Já é possível emitir a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no decreto 8.537/2015. São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude (lei 12.852/2013).

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos. Também são reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, nas passagens.

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há, pelo menos, 24 meses. O benefício vale também para não estudantes. É preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal atualizado há pelo menos 24 meses e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Saiba como emitir e tire suas dúvidas.

 

Biofísica promove curso de Meditação Sahaja Yoga 
 

 
Por Ascom 

Redução dos níveis de estresse e ansiedade, melhora no desempenho profissional, na capacidade de aprendizado e no nível de concentração, além da promoção do bem-estar físico, mental e emocional. Esses são os resultados esperados para quem participar do curso de Meditação Sahaja Yoga, coordenado pelo departamento de Biofísica da UFPE, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O curso de extensão, que pode ser iniciado a qualquer momento, acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no 1º andar, todas as terças-feiras, às 16h para iniciantes e às 17h para já ingressados. Para participar, basta estar presente no local e horários informados. Não há restrição de público.

Mais informações

Departamento de Biofísica / Márcia Bezerra
81 2126 8535
Fábia Soares
81 99807 4085
fabiasoares@hotmail.com
ACONTECEU

Vestibular Solidário promoveu I Mostra de Profissões

 
Na última segunda-feira (21), o Centro de Educação (CE) da UFPE, recebeu a I Mostra de Profissões, evento que abriu possibilidades para quem está se preparando para o vestibular e ainda está em dúvida quanto a escolha do curso. No evento os interessados participaram de bate-papos com acadêmicos e profissionais formados em diversas áreas, e puderam conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho. 

O evento foi organizado pela equipe do Pré-Acadêmico Vestibular Solidário (VS), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) da UFPE.

Mais informações

vestibularsolidario.ufpe@gmail.com
facebook.com/vestibularsolidariope

UFPE sediou a X Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Sob o tema Políticas públicas e gestão do patrimônio cultural, a X Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco teve início no dia 14 e seguiu até o dia 18 de agosto. A Semana contou com debates, capacitações, exposições, seminários, rodas de diálogo, ações educativas e celebrações.

A UFPE foi um dos locais que sediou o evento em Recife, o Centro de Artes e Comunicação (CAC) e a Faculdade de Direito do Recife (FDR) receberam algumas atividades. A Semana também percorreu outras cidades pernambucanas, como Camaragibe, Caruaru, Olinda, Tamandaré, Surubim e Igarassu.


Mais informações
Portal Cultura PE 

 


PROExC acolhe bolsistas do Programa BIA 2017.2

Na última sexta-feira (18), ocorreu o acolhimento dos bolsistas do Programa BIA 2017.2. No evento, os bolsistas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, saber os objetivos e conhecer as possibilidades de atuação do programa. No Total são oferecidas 50 bolsas semestrais para os alunos dos três campi da UFPE.

O Programa BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico) faz parte da Política Institucional da UFPE, de natureza afirmativa e assistência estudantil ao aluno oriundo de escola pública; é resultante de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) .

Tem como objetivos contribuir para a ampliação de políticas de acesso, manutenção e sucesso dos alunos ingressantes na UFPE, oriundos da rede pública estadual e municipal de ensino; incentivar o desenvolvimento acadêmico e o engajamento do aluno à vida universitária, através da participação em projetos de extensão e/ou pesquisa e/ou ensino; e apoiar financeiramente a permanência do aluno na Universidade, através da concessão de uma bolsa de incentivo acadêmico no 1º ano do curso superior.


Mais informações
CGE

(81)2126.8134


Dom Quixote inspira artistas na homenagem aos 470 anos de Cervantes
 
Por Ascom adaptado

Em cartaz até o dia 30 dezembro, na Editora da UFPE, a mostra “Os tons que pintam o Dom” reúne 40 obras de 14 artistas que se inspiraram na obra Dom Quixote de La Mancha, do romancista, dramaturgo e poeta espanhol Miguel de Cervantes. A exposição, que foi aberta na última quinta-feira (17), com apresentação do coral de meninos e meninas do Coque e a presença do reitor Anísio Brasileiro, rende homenagem aos 470 anos de nascimento do autor de um dos mais importantes romances da literatura ocidental, tido como a obra inaugural do romance moderno.

  Fotos: Passarinho
   Reitor destaca importância da obra de Cervantes para a humanidade
 
Com traços, cores e técnicas as mais variadas, as obras expostas no auditório da editora se reportam às clássicas imagens que referenciam à obra de Cervantes, como as lutas de Dom Quixote e seu inseparável amigo Sancho Pança contra os moinhos de ventos, além de imprimirem tanto a dramaticidade filosófica das passagens do livro quando o cômico inerente às esquisitices do cavaleiro sem juízo.
 
  Coral de meninas e meninos do Coque se apresentou no evento

Para o reitor Anísio Brasileiro, as imagens servem até hoje de inspiração para a humanidade. E, se dirigindo aos cantores mirins, afirmou: “A lição que a obra de Cervantes no dá, na busca por um mundo ideal, é de todos nós e deve ser abraçada por vocês, que, um dia, estarão aqui, como alunos desta universidade pública”. Segundo o diretor da EdUFPE, professor Lourival Holanda, a acolhida da exposição da editora reforça a estratégia de posicionar a casa em um lugar mais além de uma editora. “Pensamos neste espaço como também um cultural aberto à comunidade”, afirma Holanda.

Mais informações
Editora Universitária da UFPE

(81) 2126 8397
 

Memorial da Medicina recebe palestra sobre Saúde Quântica para Terceira Idade


 

Memorial da Medicina de Pernambuco sediou a palestra "Saúde Quântica para Terceira Idade", com Wallace Liimaa. O evento, que aconteceu no dia 17 deste mês, faz parte do Projeto Envelhecer Bem que conta com a participação de 40 idosos, todas as quintas-feiras. 

Mais informações
Memorial da Medicina de Pernambuco 

(81) 3423 6539


3ª Mostra Ambiental do Recife promoveu atividades no Centro de Artes e Comunicação


 
Por Ascom adaptado
 
A 3ª Mostra de Cinema Ambiental do Recife (Maré) promoveu atividades culturais no Centro de Artes e Comunicação (CAC), na última quinta-feira (17). Filmes, saraus e debates sobre a cidade que temos e a cidade que queremos fizeram parte da programação do evento na UFPE.

O evento teve início às 17h com o Slam da Maré, uma batalha poética em que as pessoas leem ou recitam textos autorais, comandado pelo coletivo recifense Controverso Urbano. As apresentações foram julgadas por jurados selecionados da plateia.

Também houve a apresentação da Sessão Guerrilha, um filme surpresa dentro do eixo temático do evento: Cidades e conflitos, povos e territórios e ecossistemas e biodiversidade. Ainda fez parte da programação a Mesa “A produção do espaço e a gentrificação da cidade”, com participação da professora Cristina Araújo, de Arquitetura e Urbanismo da UFPE; o cineasta Tiago Delácio, mestrando em Desenvolvimento Urbano; e a advogada Luana Varejão, mestranda em Desenvolvimento Urbano. A mediação foi do produtor cultural e coordenador da Maré, Rafael Buda.

 

Editora UFPE sedia Fórum de debates do Projeto Chão Arejado 
 
A Editora UFPE, nos dias 16 e 17 de agosto, recebeu o Fórum de Debates A Voz da Arte, com mesas temáticas voltadas para a arte contemporânea e suas articulações. No primeiro dia do evento ocorreu a Mesa A Palavra do Artista, com a presença de Marcos Torres e Oriana Duarte (UFPE) e mediação de Talles Colatino. A discussão foi em torno do artista no seu trabalho, transitando entre as diversas linguagens artísticas e suas articulações com outras artes. À tarde a Mesa Cinema & Recital Poético, apresentou filme e recital poético, seguido de um debate. 
 
Foto:  MaÍra Santa Cruz

 
No dia seguinte, a Mesa Processualidade, Parcerias e Amálgamas, sob mediação de Maria do Carmo Nino, contou com discussões no horizonte da arte em processo, parcerias artísticas, amálgamas dentro da arte contemporânea e suas articulações com outras linguagens. O diálogo foi por conta de Paloma Vidal (UNIFESP); Maria do Carmo Nino (UFPE); Marcelo Farias Coutinho (UFPE); Patrícia Tenório (PUCRS). Em seguida, a Mesa Teoria e Crítica Literária entre as Linguagens Artísticas, mediada por Lourival Holanda, com discussões no horizonte da teoria e crítica literária entre as linguagens artísticas e suas articulações. Os debatedores foram Luciene Azevedo (UFBA); Lourival Holanda (UFPE) e Eduardo Cesar Maia (UFPE). 

O evento fez parte da trilha do projeto Chão Arejado que engloba três movimentos. O primeiro deles foi a publicação do livro Chão Arejado, em Fevereiro deste ano; o segundo foi a abertura da exposição Chão Arejado, que aconteceu no dia 2 deste mês e está em exibição na Galeria Capibaribe, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), até o dia 1 de setembro, e o terceiro foram as mesas do Fórum de Debates - A Voz da Arte. "A ideia foi justamente trazer vários temas, vários professores, pesquisadores, artistas visuais, artistas plásticos, crítica cultural, crítica de arte, para debater um pouco desse horizonte da arte contemporânea e suas articulações entre a poesia e outras artes. A gente tentou estabelecer essas conexões entre os diversos campos da arte", afirmou o escritor Marcos Torres, responsável pelos poemas presentes na mostra. 


Foto:  MaÍra Santa Cruz

Sobre a exposição: Chão Arejado traz uma multiplicidade de linguagens no campo das artes literárias e visuais contemporâneas. Articula poesia e artes visuais em meio a um vasto campo conceitual dentro da arte contemporânea e sua abrangência. Os desenhos foram produzidos a partir de aparatos conceituais numa relação dialógica entre o artista, Uillian, suas vivências e a relação com a cultura. Os poemas são de autoria do escritor Marcos Torres, a partir das observações sobre a vida e os instintos dos 40 animais da coletânea, que, assim como tantos outros, vivem na natureza com todos os seus instintos de sobrevivência. 

Mais informações
Editora UFPE

(81) 2126 8397
secretaria@edufpe.com.br
Uilian Novaes - Exposição Chão Arejado

Departamento de Música realiza concerto em cerimônia de comemoração dos 190 anos da Faculdade de Direito do Recife
 
  Fotos: Passarinho

A solenidade de comemoração dos 190 anos da Faculdade de Direito do Recife (FDR) finalizou as celebrações pelos 70 anos da UFPE no dia 11 de agosto, no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Na ocasião, o Departamento de Música da UFPE realizou um concerto durante cerimônia presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e que prestou homenagem a professores e técnicos da FDR e personalidades do mundo jurídico do Estado. Com mais de 150 pessoas envolvidas, a apresentação musical congregou estudantes, professores, entre outros membros da comunidade acadêmica. No dia 13, o concerto foi realizado novamente na Catedral da Sé de Olinda, no Carmo, para atender à grande demanda de público.
 
  Homenageados da Faculdade de Direito do Recife (FDR)  com outorga de medalhas

O concerto contou com uma peça inédita do professor Paulo Lima, composta especialmente para o evento. O número mesclou textos dos Salmos 26 e 27 e teve a regência do professor Flávio Medeiros. No segundo momento, regido pela professora Maria Aida Barroso, foi apresentado a peça Te Deum Opus 103 - espécie de cantiga litúrgica - do compositor tcheco Antonín Dvorák. A soprano Tarcyla Perboire, ex-aluna do departamento, foi solista juntamente com o professor Luiz Kleber Queiroz.

“As atividades artísticas do Departamento de Música são tradicionalmente parceiras em eventos oficiais da UFPE. Com relação aos 70 anos não foi diferente. Estivemos presentes no Evento de abertura das comemorações no Teatro de Santa Isabel em 2016”, comenta a professora Maria Aida Barroso. Ambas as peças foram acompanhadas pela orquestra Sinfônica da UFPE, com os vocais do Coro Universitário, Coro Opus 2 e do grupo vocal Contracantos, projetos extensionistas envolvem alunos de graduação e pós-graduação de diversos centros, além de técnicos, professores e membros da comunidade externa. Já no dia 13, na Igreja da Sé, as duas peças foram repetidas sem a presença do cerimonial, focando apenas nas apresentações. 

Confira o álbum de fotos do evento, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom – UFPE.
Vídeo produzido pela Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit).

Poesia Viva é destaque nos intervalos da TVU
 
Por Ascom adaptado

A terceira dupla a participar do interprograma Poesia Viva, da TVU, é Cynthia Falcão, acompanhada pela poesia “A Rosa”, de Carolina Maria de Jesus e Ronaldo Patrício, com “Sou Negro”, de Solano Trindade. Ambos estão sendo veiculados desde o dia 9 de agosto, nos intervalos da programação da TVU. 

 
              Fotos: Divulgação/TVU
Ronaldo Patrício declama Solano Trindade

Cynthia Falcão é realizadora, documentarista e radialista pernambucana, graduada em Comunicação Social – Rádio e TV, pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em gestão, política e formação audiovisual. É coordenadora da Massangana Produções Audiovisuais Educativas /Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne) na Fundação Joaquim Nabuco. Carolina Maria de Jesus, mineira, nascida em uma comunidade rural, é uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. Aos 33 anos, migrou para São Paulo e construiu sua própria casa, usando madeira, lata e papelão catados por ela nas ruas. Ao mesmo tempo em que trabalhava como catadora, registrava seu testemunho do cotidiano da comunidade nos cadernos encontrados no lixo. Um destes cadernos, um diário que havia começado em 1955, deu origem ao seu livro mais famoso, “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960. Após o lançamento, seguiram-se três edições, com cem mil exemplares vendidos, tradução para 13 idiomas em mais de 40 países. Morreu em 1977, vítima de insuficiência respiratória.
 
Cynthia Falcão emociona com os versos de Carolina Maria de Jesus

Ronaldo Patrício é ator, dançarino e cantor, tendo atuado em peças e musicais, e também coreografado alguns espetáculos. Em janeiro deste ano, lançou seu primeiro clipe interpretando a canção “Rama de Nuvens”, de Danilo Caymmi e Hermínio Bello de Carvalho, em seu canal homônimo no YouTube, acompanhando pelo Quarteto de Violões Tapioca de Shark. Solano Trindade, recifense, poeta, pintor, teatrólogo, ator, folclorista e ativista político construiu sua trajetória valorizando a estética negra e a cultura afro-brasileira. Criou a Frente Negra Pernambucana e o Centro de Cultura Afro-Brasileiro. No Rio Grande do Sul, o Grupo de Arte Popular. No Rio de Janeiro, o Comitê Democrático Afro-Brasileiro, o I Congresso Afro-Brasileiro, o Teatro Experimental do Negro, Teatro Folclórico Brasileiro, o Teatro Popular Brasileiro e o grupo de dança Brasiliana. Morreu no Rio de janeiro, em 1974.

Ficha técnica:
Direção: Clara Angélica
Câmera: Juliana Gleymir / Heric Bacellar
Som: Marco Antônio Correia
Direção de imagens: Daniela Rios
Videoarte: Charles Martins

O Departamento de Geologia promoveu o 22º Curso de Extensão sobre Isótopos Estáveis e Radiogênicos Aplicados às Geociências

As aulas do 22º Curso de Extensão sobre Isótopos Estáveis e Radiogênicos Aplicados às Geociências aconteceram entre os dias 24 de julho e 08 de agosto, no Departamento de Geologia, localizado no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG-UFPE). O curso teve carga horária de 75 horas teóricas e 06 horas práticas. 

Mais informações
lab.neglabise.2011@gmail.com
(81) 2126 8242


PIPEx promove "Caravana Ciência Cultura e Esportes"

Fotos: divulgação


Participantes do Projeto em Passira.

O Programa Institucional de Pesquisa, Educação e Extensão (PIPEx-UFPE) promoveu nos dias 3 e 4 de agosto, a "Caravana Ciência Cultura e Esportes". O evento aconteceu na Escola Maurina Rodrigues da Silva, no município de Passira/PE. 

Na ocasião, houve apresentações de vários trabalhos, conjuntamente com alunos das escolas conveniadas com o PIPEx, devidamente treinados pelos bolsistas monitores do programa. A equipe foi composta de dez monitores bolsistas do PIPEx, quatro bolsistas da Mecatronic, três docentes da UFPE, vários graduandos e pós-graduandos convidados, principalmente dos Centros CCS, CB, CTG e do LIKA fizeram parte da equipe no dia do evento.  

A abertura do evento contou com a participação da Prefeita do município e da Secretaria de Educação e Esportes, do Diretor da Escola Maurina Rodrigues dos Santos e do Secretário Executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Professor Dr. Francisco dos Santos. Em seguida, as atrações culturais foram apresentadas, com participação de banda escolar, alunos de dança, entre outras atividades.
 
Depois da abertura, paralelamente ao desenvolvimento das atividades da Caravana, no auditório da escola, foram realizados ciclos de palestras. No primeiro dia de evento, no início das solenidades, as autoridades locais discursaram suas ideias. O momento foi finalizado pelo Prof. Francisco, que também proferiu a palestra "A importância do LEGO na Educação", destinada a um grupo de trinta a quarenta Professores, Diretores de escolas conveniadas com o PIPEx e autoridades presentes. No último dia da Caravana, os ciclos de palestras prosseguiram, dessa vez, abordando os temas "Substâncias Perigosas: Drogas e álcool nas escolas" e "Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na adolescência". 

Sobre o Projeto: O PIPEX é estruturado a partir da ideia de se integralizar dados das atividades acadêmicas de ensino, de pesquisas e de extensão, reunindo-os num projeto ou programa e torná-lo efetivo na perspectiva da indissociabilidade e de interesse para a sociedade em geral. Nas escolas públicas municipais geralmente os conteúdos ministrados são predominantemente de natureza teórica. Esse fato se justifica, sobretudo devido à falta de laboratórios para aulas práticas que, quando existentes, não estão suficientemente aparelhados ou funcionando em sua plenitude. Visando minimizar esta situação, surge o Programa/Projeto PIPEX - Interiorização da Biologia em escolas situadas na zona rural do estado de Pernambuco.  

Mais informações:

Facebook


Lepec realizou curso de férias Introdução ao Arcgis aplicado à Geografia Agrária
 

Por Ascom  adaptado

No período de 31 de julho a 4 de agosto, o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato, vinculado ao Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE, realizou o curso de extensão: “Introdução ao ArcGIS aplicado à Geografia Agrária”.

O curso teve como proposta dotar o participante de noções básicas para manejar o software. O ArcGIS é um sistema de informação geográfica (Geographic Information System – GIS) para trabalhar com mapas e informações geográficas. A programação incluiu um enfoque tendo em vista o planejamento do espaço rural brasileiro e o ordenamento agrário de comunidades e empresas.

Com carga horária total de 20 horas, o curso foi aberto ao público e contou com participantes de comunidades rurais do Sertão do Pajeú e Mata Sul de Pernambuco.

 


Serviço Integrado de Saúde promoveu bazar comunitário para arrecadar fundos
 

Por Ascom adaptado
 

O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da UFPE promoveu um bazar, no dia 3 de agosto, com venda de bijuterias, acessórios, roupas (femininas, masculinas e infantis), artesanato, mandalas, sapatos e outros itens. O SIS foi institucionalizado pela UFPE mediante Resolução nº 11/2016 e é administrativamente vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), mas é um equipamento social aberto a toda a UFPE.

Espaço aberto, público e comunitário de troca de saberes com referência nas Práticas Integrativas de Saúde (PICs), subsidiadas pelo SUS, o SIS assiste cerca de 1,5 mil pessoas por semana, entre moradores da área, estudantes, professores e funcionários da UFPE e da Secretaria Municipal de Saúde, que fazem uso de práticas integrativas e complementares (PICS) em saúde (tai-chi-chuan, acupuntura, assistência a crianças autistas, constelação familiar, terapia comunitária, nutrição saudável, fitoterapia, yoga etc).

O Conselho Gestor do SIS informa que o valor arrecadado pelo bazar comunitário será utilizado na manutenção do espaço, que serve de equipamento social voltado para o ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações
Serviço Integrado de Saúde

ufpesis@gmail.com


UFPE sediou a II Maratona de Cursos Next Level 


Por Ascom adaptado 

O Núcleo de Projetos de Extensão de Engenharia Mecânica (Next) promoveu a II Maratona de Cursos Next Level, entre os dias 24 de julho e 4 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, na UFPE. Os cursos ofertados foram SolidWorks; Gerenciamento de Projetos; Elementos Finitos Ansys; MS Project; Excel Básico+Intermediário e Avançado; Arduino Básico e Intermediário; Matlab; Oratória; Inglês Instrumental; e 6 Sigma. 

O Next é o núcleo criado para servir de apoio e suporte aos projetos de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE: Eixo Consultoria, Mangue Baja, Maracatronics e Mandacaru Aerodesign. Além disso, apoia o Diretório Acadêmico de Engenharia Mecânica da UFPE (DAMec).


Mais informações:
facebook

Pós em Comunicação da UFPE lança nova edição da Revista Jornalismo e Cidadania


Por Ascom  

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE lançou a edição de julho da Revista Jornalismo e Cidadania, publicação eletrônica do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade do programa e produto do Projeto de Extensão Ano 2. A revista, que segue os preceitos que regem os projetos de extensão, apresenta-se como uma intervenção da Universidade/Academia na sociedade.

Nesta edição, a revista Jornalismo e Cidadania apresenta artigos de opinião, entrevistas e artigos científicos que abordam, entre outras, questões como “As Perspectivas Políticas da Crise Ambiental Internacional”, “A mercantilização das editoras do conhecimento científico”, “Estereótipos e a folclorização do indígena no imaginário brasileiro” e “Vale revisitar a história e a utopia mangue”, com autores como Regina Rintchen, Tarisson Nawa, Jean de Mulder Fuentes e Túlio Velho Barreto.

A publicação tem como objetivo fortalecer, com a elaboração dos conteúdos da discussão pública, a participação dos intelectuais, artistas, professores, estudantes e indivíduos de uma maneira geral, bem como dos movimentos sociais que constituem a periferia da estrutura de poder, especialmente em temas como comunicação, direitos humanos, inclusão e respeito às diferenças étnico-raciais, de gênero, orientações religiosas e sexuais.

Assim, como atividade de extensão, a Revista Jornalismo e Cidadania está fundamentada no paradigma científico construtivista para respaldar a sua convicção na viabilidade da mudança social através da mobilização popular nas interações simbólicas, para reverter a crise estrutural de sentido gerada a partir do comunicação sistematicamente distorcida pelo fluxo quase exclusivo que os veículos de comunicação e os grandes portais da internet mantêm das grandes instituições do sistema para a periferia da estrutura de poder, marginalizando a maioria da sociedade e, assim, comprometendo a legitimidade e ampliando os potenciais de conflito e violência.


Mais informações:
Facebook

Projeto Memória Acadêmica promoveu minicurso “A UFPE nasceu aqui: 190 anos da Faculdade de Direito do Recife”


 
No período de 1º a 3 de agosto, o Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (FDR) promoveu o minicurso “A UFPE nasceu aqui: 190 anos da Faculdade de Direito do Recife”, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC), o evento pretendeu resgatar e divulgar a memória histórica da instituição de educação jurídica mais antiga do Norte e Nordeste, que completa  190 anos em 2017.

O minicurso abordou o contexto de criação da FDR (a época "Curso Jurídico de Olinda"), o seu desenvolvimento ao longo dos anos: ideias, personagens ilustres, fatos memoráveis; e aspectos arquitetônicos do prédio histórico que a abriga desde 1912. Foram ministradas aulas expositivas e visitação guiada pelo Palácio da Faculdade de Direito do Recife.

Mais informações: 

Facebook
www.ufpe.br/memoriafdr
Pré-inscrições: http://bit.ly/2wdOYvq

Programa Fora da Curva divulga séria de reportagens sobre Cuba

Por Ascom adaptado

O Programa Fora da Curva, que voltou ao ar no dia 31 de julho, na Rádio Universitária FM (99,9 MHz), disponibilizou na sua 
página do Facebook um conjunto de cinco vídeos com relatos da viagem do professor Thiago Soares, do Departamento de Comunicação da UFPE, a Cuba, realizadas como parte de uma pesquisa. A série, intitulada Cuba Libre, também conta a produção da professora Yvana Fechine, também do DCOM da Universidade.

Nas reportagens, o professor e pesquisador Thiago Soares fala dos significados de Cuba para as forças políticas de esquerda, do consumo cultural na ilha, das tensões existentes hoje entre a tradicional música cubana e o reggaeton, do isolamento, e discute o controle da mídia por parte do governo cubano, além de estabelecer uma relação com a falta de democratização das comunicações no Brasil.

Há oito anos, Thiago convive com os cubanos. Inicialmente, como turista, e depois, como pesquisador. Ele desenvolve atualmente o projeto “Música Pop em Cuba: enfrentamentos políticos e midiáticos”, que lhe proporcionou uma visão privilegiada da ilha, visão esta que foi reproduzida na série exclusiva veiculada pelo Programa Fora da Curva.

Mais informações
Youtube / 
Instagram / Podcast

 Metáfora - Vídeo 1 - Série Cuba Libre

TVU inaugura o sinal digital durante cerimônia bastante prestigiada

Por Ascom adaptado
 
A filmadora que gravava em U-matic, um formato de fita de vídeo analógico, tem cerca de 60 anos e foi uma tecnologia pioneira quando passou a ser usada na TV Universitária (TVU) da UFPE. Hoje, a máquina funciona como relíquia de uma época. A TVU agora é digital e pode continuar fazendo parte da história da comunicação pernambucana. A solenidade de inauguração do sinal digital da televisão aconteceu na manhã do dia 26 de julho, no hall de entrada do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU), órgão suplementar da UFPE, localizado em Santo Amaro.

“Hoje, estamos criando um marco tecnológico na TVU. Com a digitalização, as mudanças tecnológicas são muito rápidas e a televisão precisa estar preparada para acompanhar esse ritmo”, afirmou, na abertura do evento, o professor Carlos Ferraz, do Centro de Informática da Universidade, que auxiliou no processo de transição da TVU do sinal analógico para o digital. Prestigiada pela comunidade acadêmica e por autoridades políticas e culturais do estado, a cerimônia foi presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e contou com a participação do diretor do NTVRU, José Mário Austregésilo; do pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), Décio Fonseca; da representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Maria do Céu; e do diretor técnico do núcleo, Danilo Carvalho, representando os servidores da televisão, que lotaram o espaço onde ocorreu a cerimônia. Pró-reitores e diretores de órgãos suplementares também prestigiaram a solenidade.

 

José Mário destacou o empenho dos funcionários da emissora 

O diretor do NTVRU, José Mário Austregésilo, aproveitou a oportunidade para agradecer. “A Universidade se envolveu muito para a realização deste momento, sem contar com os funcionários da televisão. O que tenho é um sentimento de profunda gratidão aos funcionários da casa, principalmente por trabalharem com amor”, afirmou. Ele foi seguido do pró-reitor Décio Fonseca, que destacou a importância da televisão pública. “Esta tecnologia amplia o nosso envolvimento com a sociedade e este, para mim, é o maior desafio. A televisão pública de qualidade é a nossa bandeira e é esta televisão que estamos construindo. Convocamos a todos para que a gente possa construir a melhor TV digital do país. De Pernambuco para o mundo”, finalizou.
 

Evento foi presidido pelo Reitor e prestigiado pelos Pró-Reitores

O reitor Anísio Brasileiro também agradeceu o empenho de todos os envolvidos para a realização da inauguração do sinal digital da TVU, mas enfatizou a importância cidadã do veículo de comunicação. “Uma universidade pública, como a UFPE, tem uma missão de ancorar um projeto de país justo e inclusivo. Associar este projeto de país é também o sentido da nossa televisão e das nossas rádios públicas. O sentido da TVU é o de construção de cidadania, por isso ela é tão importante”, afirmou.

A abertura foi seguida do descerramento da placa comemorativa à inauguração do sinal digital da TVU e de visita técnica às instalações do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, além de coquetel comemorativo. Desde o dia 26 de julho, a TVU encerrou as transmissões do canal 11 e passou a ser transmitida apenas pelo canal 11.1, em alta definição.

 

A história da TVU se renova com equipamentos modernos e sinal digital

EDUCATIVA – A TVU Recife é a emissora educativa mais antiga do Brasil. Inaugurada no dia 22 de novembro de 1968, faz parte do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), órgão suplementar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), composto pela TVU Recife (1968), pela Rádio Universitária FM 99,9 MHz (1979) e pela Rádio Universitária AM 820 KHz (1963). Hoje, a televisão educativa transmite a programação da TV Brasil, além de exibir programas locais: Opinião Pernambuco, Realidades – Direitos Humanos e Cidadania, Sessão de Cinema Pernambucano, Na Direção Delas e 2 na Música, e os interprogramas Agenda Pública e TVU no Campus.

A TVU Recife pode ser assistida, além do canal 11.1, em tempo real através do site da UFPE  , pela página do Facebook, no canal da emissora no YouTube e, em breve, também pelo aplicativo inédito UFPE Play.

Mais informações
TVU

(81) 3879 5430

Cecine promoveu atividades durante as férias
 
A Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) promoveu várias atividades durante todo o mês de julho. Cursos, oficinas, cineclube e intensivo movimentaram as férias dos alunos. 

A programação contou com os cursos de Libras e de Introdução à Astronomia; o Intensivo Pré-ENEM (Química e Física); o Cecineclube: Terrorismo na atualidade e, para as crianças, a Oficina de Leitura: História em quadrinhos e Aprenda Ciências Brincando.

O Cecineclube: Terrorismo na atualidade aconteceu no dia 25 de julho, com a exibição de vídeos e discussões acerca do tema. As vagas foram destinadas, em especial, aos vestibulandos de 2017, assim como no Intensivo Pré-ENEM de Química e Física que aconteceu nas segundas e quintas de julho. O Curso de Introdução à Astronomia, nas quartas e sextas, e o Curso básico de Libras, nas terças e quintas, continuaram com suas atividades normalmente. 

 
 

Durante as férias, a criançada pôde se divertir enquanto aprendiam. Nos dias 11 e 12 de julho, houve a Oficina de Leitura: História em quadrinhos. Entre os dias 18 e 20 do mesmo mês, o Aprenda Ciências Brincando realizou as seguintes atividades: Trilha da ciência – Curiosidades de Biologia, Matemática e Geociências e Minioficinas – Biologia, Matemática e Geociências. Todas as oficinas aconteceram na Cecine e foram gratuitas.

Essa considerável demanda de atividades vem proporcionando bons resultados à Cecine, que vem conquistando um público cada vez maior. Em 2016, a Coordenadoria registrou cerca de 4100 pessoas nos projetos que promove. No início do primeiro semestre de 2017, obteve um acréscimo de 20% em relação ao número registrado no ano passado.  

A Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste conta com uma grande variedade de projetos, além dos já mencionados anterioremente, ela possui também Oficinas Científicas, Semanas Temáticas, Palestras e Oficinas, Cecine nas Escolas, Pré-Enem Biologia, Libras, Micro Informática, Encontro às terças. 


Mais informações:
Cecine 

(81)2126.7030

Vestibular Solidário promoveu exibição de filme e debates como apoio pedagógico


Por Ascom adaptado

O projeto Pré- Acadêmico Vestibular Solidário (VS), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE promoveu, entre os dias 24 e 29 de julho, encontros temáticos com exibição de documentários, seguidos de debates orientados por professores e membros de movimentos sociais a fim de realizar uma abordagem geral do conteúdo apresentado. Neste ano, em sua terceira edição, o (EN)Cine Debate foi realizado no Auditório Carlos Maciel do Centro de Educação (CE) da UFPE.

Os temas que se integraram a programação do evento foram direcionados a problemáticas atuais e que podem vir a ser cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma prova de Redação, por exemplo. Ao final de cada debate, equipe de redação do pré-vestibular apresentou uma proposta de redação seguindo as exigências do Enem, disponibilizando links para leituras complementares e dicas de escrita/estruturação.

Mais informações

(81) 98623 8937 / 98625 2154 / 99829 2698
@vestibularsolidariope (Instagram)
youtube.com/vestibularsolidario

 

Mangue e sustentabilidade foi tema de oficina realizada por alunos da UFPE

Por Ascom adaptado

O projeto de extensão EducaOcean, ligado ao Departamento de Oceanografia da UFPE, concluiu, no dia 24 de julho, a oficina “Mangue e sustentabilidade”, ministrada por 15 estudantes da graduação para 30 alunos do Instituto JCPM de Compromisso Social. O evento foi finalizado por uma limpeza do manguezal e duas exposições fotográficas: uma no instituto e uma no Shopping RioMar.

 
 Foto: divulgação
   Oficina contou com atividades práticas no manguezal

A oficina, com 18 horas-aula, incluiu palestras e discussões sobre temas como a diversidade do ambiente do mangue e a pressão que o homem exerce sobre esse ecossistema. Também houve um trabalho de campo para conhecer o manguezal e uma prática realizada no Espaço Ciência. O EducaOcean conta com quatro professores e três técnicas, sob a coordenação do docente Antônio Vicente.

  Foto: divulgação
  Fotos dos alunos da oficina vão ficar expostas no instituto
 
A limpeza do manguezal, localizado na frente do estacionamento do Shopping RioMar, foi realizada no dia 26 de julho em uma parceria com a Prefeitura do Recife, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e outros órgãos. De acordo com o representante dos alunos, Matheus Thauam, o EducaOcean foi o responsável pela parte didática, mostrando o impacto do lixo sobre o mangue.

No próprio IJCPM, teve início no dia 25 de julho, uma exposição com fotos e relatos dos jovens atendidos pela oficina, que moram na região dos bairros do Pina e de Brasília Teimosa. No Shopping RioMar, de 28 a 30 de julho, aconteceu uma exposição, também com fotos e relatos, mas desta vez dos alunos da UFPE que ministraram a oficina.

PROJETO – O EducaOcean trabalha com educação ambiental e uma de suas vertentes é voltada para os jovens recifenses. A equipe realiza seminários periódicos introduzindo conceitos da oceanografia como uma ferramenta da educação ambiental. Ações de conscientização sobre a limpeza nas praias também são outro foco do projeto.

Mais informações
Projeto de extensão EducaOcean

projetoeducaocean@gmail.com
 

Salgueiro recebeu encontro da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas


Por Ascom adaptado

O Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas contou com ações educativas, oficinas, formação de professores e ações de pesquisa, entre os dias 16 e 24 de julho, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. O evento foi gratuito e aberto ao público geral, sem necessidade de inscrição.

Uma parceria das Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, UFPE, UFRPE, UFPB, Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), UnB, Instituto Universitário de Artes e Tecnologia (M_EIA) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (UP), o encontro acontece anualmente e é organizado pelo professor José Carlos Paiva, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal. O evento interinstitucional e internacional tem o objetivo de estreitar laços de pesquisa.

Participaram do encontro um grupo de professoras e estudantes do curso de Artes Visuais, do Departamento Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE. Além das ações no evento, vem sendo articulado um possível doutorado em Artes Visuais com cotitularidade entre a UFPE e a Universidade do Porto. A UFPE oferece apenas o mestrado.

Mais informações
Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística

(81) 2126 8755

 Brincando com Arte levou crianças do projeto a passeio por zoológico
 
Por Ascom adaptado

O Brincando com Arte, projeto integrante do “Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde” do Hospital das Clínicas da UFPE realizou, na manhã do dia 18 de julho, um passeio ao zoológico com as crianças atendidas pela unidade que fazem parte da iniciativa. A atividade, que aconteceu no Parque Dois Irmãos, contou com a supervisão da vice-coordenadora do projeto, a professora Márcia Beltrão, da UFPE, além da participação de alunos voluntários da Universidade e os pais ou acompanhantes das crianças presentes. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

  Foto: Divulgação

Crianças estavam acompanhadas de pais ou responsáveis
 
Como as crianças integrantes do Brincando com Arte, geralmente diabéticas, estão inseridas em uma rotina de envolvimento constante com ambiente hospitalar, o passeio representou uma experiência prazerosa e que permitiu o escape de uma realidade que impõe muitos desafios. Os participantes da atividade contaram com o acompanhamento de uma guia durante a visita, o que representou, além do lazer, um momento de aprendizado e descoberta.

Outro ponto importante do passeio foi a distribuição, aos participantes, de um lanche especialmente preparado pelos alunos voluntários do projeto. Para a preparação do lanche, os voluntários procuraram usar alimentos que atendessem às necessidades nutricionais de pessoas com diabetes. Também foi disponibilizado aos pais e responsáveis um livro de receitas adaptadas às crianças diabéticas, a fim de que o cardápio dessas famílias se amplie e inclua todos os seus membros.

Laboratório de Tipografia do Agreste retomou projeto Bibliografia Tipográfica 


Por Ascom adaptado

Depois de um longo período em reestruturação, o projeto de extensão Bibliografia Tipográfica retomou suas atividades com as publicações das resenhas do livros “Logotipo versus Logomarca”, no dia 5 de julho, e “Abridores de Letras em Pernambuco”, publicada no dia 12 do mesmo mês. Para o segundo semestre de 2017, já está agendada a publicação de mais quatro análises desenvolvidas por alunos de Design.

Desenvolvido pelo Laboratório de Tipografia do Agreste, do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em parceria com o Laboratório de Tipografia do Ceará, da Universidade Federal do Ceará, o projeto busca agregar um caráter mais critico às leituras feitas ao longo da graduação pelos estudantes de Design das duas instituições.

A proposta consiste em analisar e comentar livros sobre Tipografia e Design que sejam de interesse do público brasileiro. Não só o conteúdo, mas também o projeto gráfico e a produção gráfica são analisados por discentes de Caruaru e de Fortaleza orientados, respectivamente, por professores colaboradores dos respectivos laboratórios nas duas universidades.

Para a coordenação, o projeto traz um diferencial tanto acadêmico quanto mercadológico, pois, ao invés de uma avaliação feita pelos professores, já profissionais – o que constitui uma prática comum no mercado editorial –, os livros são analisados e avaliados por estudantes, agentes ainda em formação que se apropriam destes conteúdos para sua prática acadêmica e profissional. Tal diferencial enriquece não apenas a experiência dos estudantes, como também o feeedback aos autores e editoras que lançam seus livros ao mercado.

 

Rádio Universitária FM lança programa Ciência no ar
 
  Foto: divulgação

Por Ascom

A Rádio Universitária FM (99.9) estreou no dia 07 de julho a série de interprogramas Ciência no ar. Os spots têm dois minutos de duração, veiculados de segunda a sexta, ao meio-dia (12h) e revelam informações em entrevistas, dicas e curiosidades do universo da Química.

Popularizar a ciência através de programas de rádio, assim nasceu a série, fruto da participação da jornalista e publicitária Clara Angeiras (NTVRU) na disciplina Seminários da Pós-Graduação I e II. O projeto originou-se nas aulas práticas, buscando o desenvolvimento de conteúdo para apresentação de projetos acadêmicos e de divulgação científica, sob a orientação do professor Bosco Paraíso (PPG).

Os programas trazem informação e serviço, baseados nos temas das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE.

 

Participantes de projeto do CAV ganham destaque em campeonato de judô
 
                            Foto: divulgação
                           Estudantes integram o projeto de extensão de Judô do Campus de Vitória

Por Ascom adaptado

Alunos do Projeto de Extensão de Judô do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE tiveram destaque na segunda fase do Campeonato Pernambucano de Judô , realizado no dia 1º de julho, na Asces/Unita, em Caruaru. O estudante Aglaison de Lima levou o título de campeão do sub 11 e o aluno Miguel Souza foi o vice-campeão do sub 13.

Os estudantes são irmãos e entraram no páreo pra decidir o título do Pernambucano 2017 na terceira fase do campeonato, que será em setembro, no Ginásio da Secretaria de Educação, no Recife. A competição teve início em março deste ano, com a primeira fase, realizada no próprio CAV.

O Projeto de Extensão de Judô do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE é coordenado pelo professor Marcelus Almeida e pelo estudante de Educação Física Gabriel Simões.

Mais informações

marcelus71@hotmail.com

Editora UFPE promoveu lançamento do e-book Três poetas - na periferia do simbolismo
 


A Editora UFPE sediou no dia 29 de junho o lançamento do e-book "Três poetas – na periferia do simbolismo”.

De autoria do professor de Letras da UFPE e escritor Fábio Andrade, o livro “Três poetas - na periferia do simbolismo” resgata e analisa o trabalho de três poetas (Mendes Martins, Domingos Magarinos e Agripino Silva) dos mais importantes poetas de uma fase em que Recife, durante 40 anos, viveu uma expressiva produção de poesia simbolista, esquecida pela crítica nacional.

O projeto é um desdobramento do livro “O Fauno dos trópicos”, lançado em 2015, e que trouxe pela primeira vez um panorama do simbolismo em Pernambuco, com o mapeamento de 13 poetas.  O evento contou com o incentivo do Funcultura e apoio da Editora UFPE.

“Três poetas - na periferia do simbolismo” está disponível para download gratuito no site da Editora UFPE. Caso haja interesse,  solicitar o livro em PDF pelo e-mail:
carolsantos@gmail.com. 

Os três poetas

Mendes Martins – Há quase nenhum dado bibliográfico sobre o poeta, a não ser que faleceu aos 41 anos no Recife. Seus poemas trazem como característica mais marcante a morte como uma experiência que pode ser vivida indiretamente. O medievalismo – ou seja, a volta de temas e personagens da era medieval – e uma profunda melancolia também são marcas do escritor. “Os interesses e estilos de vida influenciavam muito a obra dos simbolistas. Há poemas de Mendes Martins que trazem todos os preceitos gnósticos. Eram as ideias a serviço da poesia”, diz Fábio.

Domingos Magarinos – Membro da tradicional família Souza Leão, passou a juventude no Recife, antes de se mudar para o Rio de Janeiro. Seus escritos trazem temas ocultistas, como a crença de uma civilização avançada na América pré-histórica, puritanos (a “mulher terrível”) e apresentam uma sonoridade que muitas vezes emula os poemas de Cruz e Souza. Magarinos também produziu poemas que se aproximam do pré-expressionismo europeu, algo raro no simbolismo brasileiro.

Agripino da Silva – Foi um poeta dividido entre a “túnica e o fraque”. Ou seja, entre o sonho e a ilusão do simbolismo e o apuro da técnica do parnasianismo. Foi um dos fundadores e editores da revista Heliópolis, uma das principais a divulgar o simbolismo em Pernambuco.  Sua poesia carrega forte inspiração da natureza, com jogo de cores.  “A obra de Agripino da Silva traz muita criação de palavras, neologismos. Há palavras que nem estão dicionarizadas. Essa experimentação é um dos fatores que separa o parnasianismo do simbolismo”, explica Fábio.

Mais informações
Contato para entrevista
Fábio Andrade – 
(81) 9 9945 0643
Assessoria de imprensa
Maria Carolina Santos –
(81) 9 8113 6644

Cecine promove palestra “O Teatro e o Ensino de Ciências”
 

No dia 26 de junho, a Coordenadoria do Ensino de Ciência do Nordeste (Cecine) promoveu a  palestra “O Teatro e o Ensino de Ciências” o palestrante foi o Professor e atual Coordenador Administrativo da Dae/Proaes, Bruno Severo Gomes. 

Na palestra o professor abordou as contribuições do teatro no ensino e aprendizagem das ciências e na formação docente. O Professor ainda contou suas experiências, dentro e fora da sala de aula, usando o teatro como ferramenta de estímulo científico e artístico.


Mais informações
Cecine

(81) 2126.7030

Alunos da disciplina design social promovem evento com grupo de marisqueiras de Abreu e Lima



 
Nos dias 19 e 20 de junho aconteceu, no hall do Centro de Artes de Comunicação (CAC), o evento “Gerando valor com Design e Empreendimentos Sociais”, organizado por estudantes do curso de Design da UFPE, o evento fez parte da disciplina Design Social, ministrada pela professora Ana Emilia. 

O evento mostrou o trabalho dos estudantes com o grupo de marisqueiras da Comunidade de Jatobá em Abreu e Lima. Os alunos ajudaram a desenvolver a marca, embalagens, catálogo, apresentação dos produtos, redes sociais, além de passar noções de negócio para as mulheres da cooperativa.

Segundo a estudante Larissa Herculano, todo trabalho de design desenvolvido foi idealizado para ser algo acessível para as marisqueiras. “A gente buscou trazer o design para elas, adaptar o design a realidade. É tanto que algumas embalagens são feitas com folhas de bananeira, por exemplo, porque bananeira tem bastante no local onde elas moram” complementa Larissa. 

Além de proporcionar a troca de conhecimentos entre estudantes e comunidade, para a professora Ana Emilia a disciplina de Design Social também tem o papel de fazer as pessoas enxergarem o design, além do senso comum da profissão, “tentar trazer o design para problemas e questões sociais, coisas e demandas de uma realidade que está aí, tirar esse design que só tem ação dentro das indústrias, empresas, agências… lembrar do design de terceiro setor, por exemplo” explica a professora.

Já para a marisqueira e tesoureira da cooperativa, Edna Mendes, a parceria entre universidade e comunidade proporcionou uma melhora na auto estima do negócio. “A gente não sabia que o produto da gente bombava desse jeito. Deu uma valorizada no produto”, comemora.

Os produtos desenvolvidos pela cooperativa de marisqueiras da Comunidade de Jatobá podem ser encontrados através das redes sociais ( Facebook e Instagram).

Mais informações
Aquarius Lanches

(81) 9 9618 0708
 
     Participe do Notícias da PROExC

Tem sugestões de notícias sobre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e quer compartilhar? Entre em contato através do e-mail bureaudesign.proexc@ufpe.br.
Facebook
Email
Twitter
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Pró-Reitora: Maria Christina de Medeiros Nunes
Diretor de Cultura: Luís Reis
Diretora de Extensão: Juliana Souza Oliveira

Boletim Notícias da PROExC
Com informações da Ascom/UFPE

Coordenação: Simone Germano
Colaboração: Emannuel Bento, Luan Marques, Luana Moreira, Maíra Santa Cruz, Mattias Maranhão, Pablo Vinícius, Sofia L'Amour e Susanne Farias






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
PROExC UFPE · Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universit�ria · Recife, IA 50670-901 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp