Copy
Newsletter #12
Outubro 2017
Treino de reforço muscular dos ombros após o treino aquático
- será um problema?


Perceber qual o efeito agudo de uma sessão de treino na força dos rotadores dos ombros em nadadores de competição tem sido o cerne do trabalho desenvolvido pelos investigadores Nuno Batalha (UE), Mário Costa (IPG), Daniel Marinho (UBI), José Parraça (UE), António Silva (UTAD), Hugo Louro (ESDRM) e Ana Teresa Conceição (ESDRM).

«Sendo um dado adquirido que o treino de força em seco para reforço muscular do complexo articular dos ombros de nadadores de competição é essencial, importa perceber qual o momento adequado para a sua realização», explica o coordenador Nuno Batalha. 


Por isso, a equipa empenhou-se na procura de respostas para a questão: será que uma sessão de treino aquático provoca uma fadiga considerável ao nível da força dos rotadores dos ombros que não permite a realização do treino de força nesse momento?

«Muito se tem estudado sobre o reforço muscular dos nadadores ao nível dos ombros, mas será importante perceber, além do momento adequado para treinar essa qualidade física nesse segmento articular, como é que o nadador responde aos factores relacionados com a fadiga», refere o investigador José Parraça.  
 
Para levar a cabo este estudo sobre a performance desportiva em meio aquático, os investigadores definiram um perfil de atleta de competição: idade compreendida entre os 15 e os 30 anos, de ambos os sexos e com cinco treinos semanais. «A amostra foi apenas alargada a todos os nadadores seniores, inclusivamente temos dois ou três nadadores acima dos 30 anos de idade», acrescenta.
Até ao momento, foi possível avaliar 141 nadadores de competição, de Norte a Sul do País. Os investigadores aproveitaram, ainda, os estágios da Selecção Nacional Pré-Júnior da Federação Portuguesa de Natação para avaliar todos os elementos.

As recolhas de dados foram feitas nas piscinas onde os nadadores treinavam, através de uma avaliação antropométrica e de uma prova de força com acção concêntrica antes e após o treino aquático.

 
Em fase de produção de artigos científicos, os investigadores já conseguem avançar, com base na análise preliminar dos dados, que «o treino de reforço muscular dos ombros, considerando treinos em regimes semelhantes aos utilizados no nosso estudo, pode ser realizado após o treino aquático, uma vez que não existe uma fadiga evidente.

Nuno Batalha sublinha a originalidade desta investigação, uma vez que «nenhum trabalho anterior analisou o efeito agudo de uma sessão de treino na força dos rotadores dos ombros em nadadores de competição». «Depois, temos ainda a questão dos métodos utilizados, nomeadamente o instrumento de avaliação e a posição utilizada, os quais foram alvo também de um teste-reteste. Neste momento, temos um artigo submetido só sobre este aspecto», acrescenta. 

O investigador José Parraça destaca, ainda, o impacto que este estudo do CIDESD tem tido junto de nadadores e treinadores. «Temos notado que cada vez mais mostram felicidade e agradecem que alguém se preocupe em melhorar as suas performances desportivas recorrendo à Ciência. Considero que isso para nós, enquanto investigadores, é bastante gratificante.»   

Num futuro próximo e na sequência desta linha de investigação, os investigadores gostariam de avaliar o que ocorre à força e equilíbrio musculares dos ombros com a ausência de treino. «Por exemplo, poderíamos avaliar os nadadores no final da época desportiva e no início da seguinte, tentando perceber qual o efeito da ausência do treino e quais as medidas a tomar», adianta Nuno Batalha.
| Notícias |
As investigadoras do CIDESD Eduarda Coelho, Isabel Mourão e Paula Mota viajaram até à Europa de Leste, ao abrigo do programa de mobilidade internacional Erasmus+. Uma deslocação que foi aproveitada para divulgar além-fronteiras os seus trabalhos de investigação, como aconteceu na Universidade de Tallinna [Estónia]. «Active Aging: what exercise can do for it» foi o trabalho apresentado pela investigadora Paula Mota, enquanto as investigadoras Isabel Mourão e Eduarda Coelho abordaram o tema «Healthy behaviors and lifestyles of children and university students».
Também o investigador Nuno Batalha cruzou o Atlântico para levar o tema «Treino a longo prazo e prevenção de lesões» ao 3º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde (Ciafis). Subordinado ao tema "Longevidade, saúde e qualidade de vida", o evento contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, reunidos de 19 a 22 de Setembro na Universidade Tiradentes. «Embora a minha linha de investigação se centre na prevenção de lesões nos ombros (maioritariamente em nadadores), procurei dar uma perspectiva do treino para prevenção de lesões em diferentes modalidades e em que medida poderá contribuir para a qualidade de vida dos não atletas», explicou o investigador do CIDESD.

No início de Setembro, o investigador australiano Kevin Ball esteve em Vila Real para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela equipa do CreativeLab
Com mais de 25 anos de experiência em biomecânica desportiva, Kevin Ball foi treinador-adjunto do Fremantle Football Club e, actualmente, é docente e investigador na
Victoria University. Em paralelo, é treinador de juniores da Australian Football League na área dos remates, treinador da equipa South Sydney Rabbitohs e consultor de vários clubes da Liga de Futebol Australiano. Kevin Ball integra, também, a organização do World Congress on Science and Football, que acontecerá em 2019 em Melbourne.
O CIDESD vai marcar presença no Congresso Internacional «Complex Systems in Sports: Linking Theory and Practice», que terá lugar a 5 e 6 de Outubro em Camp Nou, o mítico estádio do FC Barcelona. A convite da organização, o director do CIDESD, Jaime Sampaio, integrará o painel de oradores principais para abordar o tema «A Short Journey Into the Dimensions of Performance in Team Sports». Já o investigador Bruno Travassos foi também convidado para fazer uma prelecção sobre «Training and Learning Methodologies».
Com moderação do investigador
Bruno Gonçalves, a primeira sessão de comunicações será dedicada ao tema «Complexity and Expertise in Sport» e incluirá o trabalho «Exploring the differential learning routes on creative and tactical behaviour in Association football players», da autoria de Sara Santos, Diogo Coutinho, Bruno GonçalvesWolfgang Schöllhorn, Jaime Sampaio e Nuno Leite. O investigador Diogo Coutinho apresentará o trabalho «Effects of a differential learning and physical literacy training program on forwards performance (youth soccer)» no painel «Training and learning in football».
A 6 de Outubro, a investigadora
Juliana Exel apresentará «Different familiarity with running routes changes the complexity of kinematic and physiological responses: a pilot study on recreational middle distance runners». A encerrar o Congresso, caberá ao investigador Bruno Gonçalves apresentar o trabalho «Exploring how the position of the ball can affect the ratio of effective playing space from confronting teams in association football». 
Durante o congresso, haverá ainda posters com a chancela do CIDESD: «Exploring how structured and unstructured sport experiences influence the expertise achievement of Portuguese track and field athletes» (
Eduarda Coelho, Nuno Leite e Sara Santos) e  «Serve is not an advantage in elite men's Badminton» (Jaime Sampaio).






| Publicações |
| Agenda |


 
Eventos:

Complex Systems in Sport International Congress | Barcelona - Espanha | 5-6 Outubro
4º Congresso de Treino Funcional | Almada - Portugal | 21-22 Outubro
Congrès de l’Association des Chercheurs en Activités Physiques et Sportives | Dijon - França | 29-31 Outubro
Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto | Bragança - Portugal | 3-4 Novembro
Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança | Melgaço - Portugal | 8 Novembro
Conference on Motor Skill Acquisition | Jyväskylä - Finlândia | 15-17 Novembro
Congresso Português de Obesidade | Aveiro - Portugal | 24-26 Novembro



Formações:
Copyright © 2017 | CIDESD
         
         


   
 
* Caso não queira receber mais newsletters do CIDESD, por favor, responda a este e-mail com o assunto "remover"






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano · Quinta de Prados · Vila Real 5001-801 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp