Copy

Benvindo à Newsletter Cristina Guerra Outubro 2017.
EXPOSIÇÃO A DECORRER

Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, Portugal


RYAN GANDER, JONATHAN MONK

I speak to people on the telephone


Termina 28 Outubro

 

"Os artistas Ryan Gander e Jonanthan Monk gostam de falar com pessoas ao telefone. É uma das formas através da qual eles se interessam — ou amarram, se preferir — a ideias, modos, métodos e momentos do passado.

A imediatez, o enfado e/ou a efemeridade de uma chamada telefónica abrem espaço às mais variadas coisas — coisas que não podem acontecer quando tudo está escrito, gravado na pedra-mármore das contas de email com capacidade infinita. O telefone cria intimidade, mas também um intervalo na permanência. 

Como é óbvio, a preferência pelo telefone lembra-nos o jogo infantil «telefone» [ou passa-palavra], que consiste na transmissão de mensagens misturadas ou com erros. Focando-se em conceitos e apropriando-se de qualquer suporte, técnica ou escala que se ajuste aos seus propósitos, tanto Gander como Monk trabalham frequentemente através do envio de instruções — um modo que também cria espaço para deslizes, perversões, equívocos e reversões fascinantes. O jogo do telefone poderá mesmo ser considerado um género de arte conceptual, já que envolve significados esquecidos ou mal interpretados, instruções omitidas ou perdidas na tradução.

A analogia do telefone também abre as portas para outra alusão, à frase inglesa «phoning it in» [uma tradução literal poderá ser: «enviar por telefone»]. Geralmente empregue para caracterizar uma acção que é feita sem entusiasmo e com o mínimo de esforço, desleixada, o termo «to phone it in» pode, por vezes, ser utilizado para descrever a produção artística. No que diz respeito às práticas destes artistas, o coloquialismo poderá ser empregue de forma descritiva, irónica ou crítica.

A noção de telefone tem também uma ligação interessante com a história da arte. Da exposição perdida no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Art by Telephone (1969), a peças como o trabalho com o mesmo título feito por Walter de Maria uns anos mais tarde, o telefone e a transmissão de ideias têm uma presença distintiva na arte conceptual. O pedido para escrever este breve texto chegou-me por email — felizmente. Eu não gosto de falar ao telefone; talvez Gander e Monk saibam isso a meu respeito. Na verdade, evito a todo o custo falar através desse aparelho tortuoso; ter a voz de alguém tão próximo do meu ouvido é extremamente desconfortável para mim. É algo que tem melhorado ao longo dos anos, mas por vezes ainda invento desculpas para justificar a minha indisponibilidade para falar ao telefone.

Ryan Gander, que vive e trabalha em Londres, cria linguagem, jogos, correspondência, performance, escultura, filmes e outros suportes para compor propostas que se materializam no espaço de formas que podem ser entendidas como questões, soluções e mentiras. A viver em Berlim, Jonathan Monk utiliza relações familiares e iconografia conceptual em néon, metal, tinta, filme, diaporamas e fotografia para questionar, responder e re-imaginar continuamente «o que vem a seguir». Ambos os artistas podem ser alcançados por telefone, mas a mim, por favor não me ligue."
 

Jens Hoffmann
 

http://www.cristinaguerra.com/
EXPOSIÇÕES EM INSTITUIÇÕES

MAK, Viena, Áustria

MATT MULLICAN


Artificial Tears: Singularity and Humanness - A Speculation 

Termina 1 Outubro


Curadoria: Marlies Wirth, Curator, Digital Culture and Design Collection, MAK

"A exposição ARTIFICIAL TEARS. Singularity & HumannessA Speculation cita de um capítulo da história que ainda não foi escrito. Treze posições e hipóteses artísticas, colocam questões e oferecem um impetus para confrontação com a singularidade do visionário futurista Americano Ray Kurzweil.

ARTIFICIAL TEARS é um apelo à humanidade, à resiliência e à versatilidade da condição humana e ao significado de recordar e esquecer
."

Entre os 13 artistas seleccionados, destacamos a participação de Matt Mullican.



http://www.mak.at/programm/ausstellungen/ausstellungen?event_id=1476926666726&article_id=1476668250556


Kunstlaboratorium, Vestfossen, Noruega 

CHRISTIAN ANDERSSON

If You Don't Like Art, Goodbye, Fuck Off, Go Home...

Termina 1 Outubro
 
Curador: Göran Christenson


NoCo é uma colecção privada construída entre 2013 e 2015 pelo historiador de arte Göran Christenson. Tendo sido durante 25 anos director do Malmö Art Museum tem uma experiência considerável em coleccionar arte. Em 2013, Christenson aceitou o desafio que um grupo de coleccionadores privados lhe lançou de desenvovler uma marcante colecção privada. Actualmente esta colecção consiste em 80 trabalhos de 38 artistas e esta exposição no Vestfossen Kunstlaboratorium é a primeira ocasião em que toda a colecção é exposta em conjunto.

Entre estes 38 artistas internacionais destacamos o trabalho de Christian Andersson.


http://www.vestfossen.com/en/exhibitions/project-space/item/195-main-building

 MAAT, Lisboa, Portugal

MICHAEL BIBERSTEIN, JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA, DIOGO PIMENTÃO

Quote / Unquote

Inauguração 3 Outubro
 
Curadoria: Ana Anacleto, Gabriela Vaz-Pinheiro
 
"Quote / Unquote. Entre Apropriação e Diálogo apresenta uma seleção de obras da coleção da Fundação EDP subordinadas ao tema da apropriação na arte contemporânea. No período temporal que define a coleção — dos anos 60 do século XX até à atualidade — a exposição propõe uma leitura transversal destas práticas: a apropriação direta de imagens, textos ou outras formas de produção cultural, a citação como elemento que concorre para a produção de sentido, ou o diálogo consciente e assumido com autores e criações preexistentes."

Entre os artistas representados nesta exposição colectiva, destacamos a participação de Michael Biberstein, João Maria Gusmão + Pedro Paiva e Diogo Pimentão. 

 Deutsche Bank Kunsthalle, Berlim, Alemanha

JUAN ARAUJO

Roberto Burle Marx Brazilian Modernist

Termina 3 Outubro
 
Curadoria: Jens Hoffmann, Director of Special Exhibitions and Public Programs, and Claudia J. Nahson, Morris and Eva Feld Curator (both at The Jewish Museum, New York).


Até 3 de Outubro a Deutsche Bank KunstHalle, em colaboaração com o The Jewish Museum em Nova Iorque apresenta: Roberto Burle Marx: Brazilian Modernist a primeira retrospectiva deste arquitecto paisagista Alemão e Brasileiro, Roberto Burle Marx. Burle Marx não foi apenas um arquitecto paisagista mas também um escultor, cenógrafo, designer, e um activista ambiental. A sua forma de pensar universal ainda inspira as geraçõe actuais.

Nesta exposição a sua arte entra em diálogo com trabalhos de artistas de renome internacional. A exposição realça o profundo humanismo e espiritualidade de Roberto Burle Marx - a ideia do Jardim Moderno do Eden que o inspirou através da sua vida. 

Entre os oito artistas seleccionados estão nomes como Dominique Gonzalez-Foerster, Nick Mauss, e Beatriz Milhazes. Destacamos a participação de Juan Araujo. 



http://www.deutsche-bank-kunsthalle.de/kunsthalle/en/exhibitions/current-exhibition.html

Schauwerk Sindelfingen, Sindelfingen, Alemanha

ROBERT BARRY, ERWIN WURM

Mirror. Light . Reflection

Termina 3 Outubro

"O fascínio pelo brilhante e objectos reflectantes é característico na Colecção Schaufler, a partir da qual esta exposição SPLIT nasce. Muitos trabalhos apresentados combinam beleza e coolness com um toque de glamour. Não são apenas as superfícies reflectantes que atraem os coleccionadores mas também as subtilezas e as mudanças na percepção visual e a ilusão criada através da própria ambiguidade na palavra reflexo."

Entre os artistas apresentados destacamos o trabalho de Robert Barry e Erwin Wurm. 


https://www.schauwerk-sindelfingen.de/en/exhibitions/current-exhibitions/detail_2624.html

Lenbachhaus, Munique, Alemanha

ANGELA BULLOCH

Mentally Yellow (High Noon)

Termina 8 Outubro
 
Curadoria: Eva Huttenlauch and Matthias Mühling

"A Städtische Galerie em Lenbachhaus e o Kunstmuseum Bonn apresentam em colaboração esta exposição "Mentally Yellow. High Noon", com trabalhos da colecção KiCo.

A colecção KiCo foi construída por Doris Keller-Riemer e Hans-Gerd Riemer, estando em exposição desde os meados de 1990 em dois museus em Bonn e Munique. Focando-se inicialmente em trabalhos com cor
, tem vindo a crescer consistentemente ao longo destas duas décadas."

Entre os 31 artistas seleccionados destacamos a participação de Angela Bulloch. 


http://www.lenbachhaus.de/exhibitions/mentally-yellow/?L=1

MRAC, Serignan, França

LAWRENCE WEINER

Honey, I rearranged the collection!

Termina 8 Outubro

"A exposição Honey, I rearranged the collection, título que refere as séries do trabalho de Allen Ruppersberg, apresenta parte da extraordinária colecção Lempert que tem sido construída ao longo de mais de cinquenta anos, uma colecção atípica e única que aborda a criação artística através de suportes alternativos: posters.

Porque é que tantos artistas— especialmente a partir dos anos 60— produzem tantos posters, para fazer publicidade às suas exposições, recusando este trabalho ser feito por outros meios de comunicação com designers, galerias e institutições? Porque é que tantos artistas continuaram a produzir posters numa época de comunicação digital?

Quando vistos em conjunto estes posters convidam-nos a uma viagem surpreendente e fascinante através do trabalho e carreira destes artistas. Ao longo da exposição somos levados numa aventura através da história de arte destes últimos 50 anos.

Entre os 12 artistas apresentados nesta esposição colectiva, destacamos a participação de Lawrence Weiner


 
http://mrac.languedocroussillon.fr/exposition_fiche_mrac/218/3116-expositions-art-contemporain-du-moment.htm

The Photographers Gallery, Londres, Reino Unido

EDGAR MARTINS

Siloquies and Soliloquies on life death and other Interludes

Magnum Photography Award 2017

Inauguração 9 até 18 Outubro


O prémio de fotografia Magum reconhece e dá apoio a novos talentos fotográficos. Este ano para além dos 12 vencedores deste prémio, cada júri convidado seleccionou um fotógrafo individual. 

Edgar Martins foi
 selecionado pelo membro do júri: Yumi Goto, curadora de fotografia, editora, investigadora e consultora.

 
https://thephotographersgallery.org.uk/whats-on/exhibitions/magnum-lensculture-photography-awards

Draiflessen, Mettingen, Alemanha  

JOÃO LOURO

Face-to-Face with Images


Inauguração 21 Outubro | 18h00

Esta exposição concentra-se no momento em que a arte foi concebida e na relação que pode ocorrer entre uma obra de arte e a pessoa que a visualiza. A exposição é dedicada a uma varidedade de temas que podem ser circunscritos com termos como ‘ausência’, ‘zonas imateriais’, ‘fisicalidade’, e ‘interior / exterior’.

Entre os 35 artistas seleccionados nesta exposição colectiva, destacamos o trabalho de João Louro.



http://www.draiflessen.com/
Mu.ZEE, Ostende, Bélgica

JULIÃO SARMENTO

The Raft. Art is (not) Lonely


Inauguração 21 Outubro | 18h00

 
Curadoria: Jan Fabre, Joanna De Vos
 

"The Raft. Art is (not) Lonely" é uma exposição sobre o artesanato e o transporte de arte.

The Raft é uma exposição e uma conversa com a cidade de Oostende, cidade costeira com história. Espalhado por diferentes localidades desta cidade balear Belga, o drama da exposição no Mu.ZEE aprofunda a investigação do "Velvet of Medusa" (1818) de Théodore Géricault, e do naufrágio utópico de Jan Fabre "Kunst is (not) lonely "(1986). 

Entre a selecção de 73 artistas, destacamos a participação de Julião Sarmento.


http://www.muzee.be/en/muzee/t208000/het-vlot-kunst-is-niet-eenzaam-the-raft-art-is-not-lonely
Remai Museum, Saskatoon, Canada

JOHN BALDESSARI, RYAN GANDER, LAWRENCE WEINER

Remai Modern Grand Opening: Field Guide / Picasso and I


Inauguração 21 Outubro | 18h00

 
Curadoria: Gregory Burke (CEO Remai Modern), Sandra Guimarães (Curadora Remai Modern)

Field Guides, a exposição inaugural do Remai Modern: “O  conceito de Field Guide emerge de um grupo de questões que colocamos a próprios durante o desenvolvimento do projecto do Remai Modern, incluindo: O que é moderno? Poderá a arte confrontar a realidade? O que é urgente e porquê?".

"Faces of Picasso: The collection selected by Ryan Gander"; esta exposição é a primeira ocasião em a maior colecção de impressões de linogravura de Picasso, pertencente à colecção deste novo museu Remai Modern, será apresentada ao público.

Entre os artistas que integram as diferentes exposições do "Grand Opening" deste museu, destacamos a participação de Ryan Gander e Lawrence Weiner. 



https://remaimodern.org/pre-launch-programs/remai-modern-grand-opening-field-guide
Fiac Cinéphémère, Paris, França

ADRIANA BARRETO

Extensões do Corpo

A LOOP Festival Programme: Performing Gestures

Screening 22 Outubro | 16h00

Curadoria: Carolina Ciuti (curadora Loop Barcelona)

A FIAC e a Fundação da empresa Ricard apresentam a 7ª edição da Cinéphémère, no exterior do Grand Palais e do Petit Palais, num cinema portátil com 14 lugares. Este programa composto pela curadora associada Marie Canet, com a participação de FIDMarseille (Festival International de Cinéma de Marseille) e do FILAF (Festival International du Livre d’Art et du Film) reúne um conjunto de produções internacionais recentes e inéditas em França. 

No Domingo dia 22 a curadora da Loop Barcelona irá apresentar o programa com temas diferentes cada hora. Destacamos o trabalho vídeo de  Adriana Barreto que será projectado enquadrado no tema "Performing Gestures".


 
https://www.fondation-entreprise-ricard.com/en/Events/view/190-cinephemere-deuxmilledixsept-programmation
http://www.fiac.com/hors-les-murs/films-d-artistes/cinephemere

Eli and Edythe Board Art Museum, Michigan, USA

ROBERT BARRY, RYAN GANDER, JONATHAN MONK

The Transported Man


Termina 22 Outubro

 
Curador: Marc-Olivier Wahler

"Um bom truque funciona apenas, tal como muitas outras ilusões, através da confiança num sistema de crenças cultivadas entre os mágicos e a sua audiência. Quanto maior o espaço entre o que a audiência vê e o que é pedido para acreditar, quanto mais eficiente e espectacular o truque poderá ser. Um bom truque funciona apenas se o espectador conseguir navegar entre estes dois polos - entre a sensação de testemunhar magia pura e a impressão de ver uma cena banal. Se o espectador decide considerar apenas um destes polos, o truque não funciona. A credibilidade que se deposita no que se está a ver, actua como um veículo neste campo da magia onde a intensidade é essencial, para que um objecto possa ser transportado através vários estados de presença, assumindo várias identidades."

Entre os 39 artistas seleccionados, destacamos a participação de Robert Barry, Ryan Gander e Jonathan Monk. 


http://thetransportedman.broadmuseum.msu.edu/?p=the-transported-man
Fundação Serralves, Porto, Portugal

ANGELA BULLOCH

The Wired Salutation


Concerto / Performance 26 Outubro | 22h00 - 23h30 
 
"The Wired Salutation’ transporta a audiência para uma viagem no interior de imagens de Angela Bulloch que multiplicam e dividem uma banda rock com vídeos avatars e uma composição para iluminação de teatro. A componente musical ao vivo de ‘The Wired Salutation’ é da autoria do grupo Grubbs (guitarra eléctrica) e Bulloch (baixo) com os músicos italianos Andrea Belfi (bateria e electrónica) e Stefano Pilia (guitarra eléctrica). ‘The Wired Salutation’ estreou no Centre Pompidou, Paris e recentemente esteve no Theatre der Künste em Zurique.

 
http://www.museum-abteiberg.de/index.php?id=894&L=1
Doclisboa 2017, Lisboa, Portugal

FILIPA CÉSAR

Spell Reel


Doclisboa, Lisbon, Portugal

Screenings:

Cinema São Jorge   26 Oct.   6.45 pm
Culturgest                 27 Oct. 10.30 am


 
We are glad to announce Filipa César's participation at this year's Doclisboa with her first feature film "Spell Reel". This film premiered at MoMa New York in June 2017. Spell Reel is part of Doclisboa's International Competition. 

Hamburger Kunsthalle, Hamburgo, Alemanha

JOHN BALDESSARI

Art and Alphabet

Termina 29 Outubro

 
A complexa relação entre guião e imagem na arte contemporânea é o focus desta exposição Art and Alphabet, que está a decorrer em dois pisos do Hamburger Kunsthalle Gallery of Contemporary Art. A exposição apresenta trabalhos de 22 artistas internacionais, de 15 países diferentes, que lidam com elementos de uma variedade de linguagens e sistemas de escrita, explorando o impacto visual destes sistemas como símbolos visuais, expandindo-os e transformando-os artisticamente.

Entre os artistas seleccionados, destacamos a participação John Baldessari.

 

ERWIN WURM


Termina 29 Outubro
 
"O mestre da ironia subversiva e do humor "off-beat", Erwin Wurm, apresenta esculturas, fotografias, murais, téxteis e intstalações. Esta exposição transmite a estratégia criativa de Wurm, celebrando o chaos como veículo. Transgredindo fronteiras com humor e profundidade, Wurm levanta as nossas expectativas 'ad absurdum', re-definindo a nossa ideia de escultura contemporânea."

 


LAWRENCE WEINER

OUT OF SIGHT

Termina 29 Outubro

Curador: Larry Warsh
 
"OUT OF SIGHT é uma estrutura genérica de Lawrence Weiner. Baseado no conceito do 'Jogo da Macaca' e desenhado para instituições públicas, OUT OF SIGHT é fléxivel. 

OUT OF SIGHT já foi apresentado em localidades diferentes incluindo Melbourne, e Nova Iorque, Houston, Chicago, e Shanghai. No museu PAMM este trabalho foi instalado na sua versão bilingue Inglês-Espanhol. 


"ART IS THE EMPIRICAL FACT OF THE RELATIONSHIPS OF OBJECTS TO OBJECTS IN RELATION TO HUMAN BEINGS & NOT DEPENDANT UPON HISTORICAL PRECEDENT FOR EITHER USE OR LEGITIMACY". 

Lawrence Weiner

 


 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Cristina Guerra Contemporary Art · Rua Santo António à Estrela, 33 · Lisbon 1350-291 · Portugal