
Lisboa, 29 de setembro 2017
Por ocasião do Dia Europeu das Fundações e Doadores, a celebrar no próximo 30 de setembro, somos a dedicar esta edição especial da Newsletter Oficial da Fundação do Desporto, juntamente com um slide show ilustrativo de algumas das atividades que temos desenvolvido.
O impacto social da atividade das Fundações reflete-se a níveis diversos, pelo que importa sensibilizar o público e mudar antigas conceções adversas. Neste sentido, saliente-se a ação levada a cabo pela Fundação do Desporto, nomeadamente, o desenvolvimento de atividades sem fins lucrativos, a favor da comunidade, em áreas de relevo social como a promoção da cidadania e dos direitos humanos, da educação, cultura, ciência, desporto, associativismo jovem, proteção de crianças, jovens, idosos e de cidadãos com necessidades especiais, proteção do meio ambiente e do património natural e cultural, combate à discriminação baseada no género, etnia, religião ou em qualquer outra forma de discriminação, promoção da saúde e bem-estar, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento económico.
O desporto detém polivalência e impactos inegáveis a escalas diversas, da educação e formação, ao incremento de economias locais e regionais, bem como da sociedade em geral. Sendo o universo da alta competição desportiva um vetor particularmente relevante, a Fundação do Desporto surge da necessidade de dar resposta a um conjunto de fatores intrínsecos ao seu desenvolvimento, designadamente, o apoio a atletas, eventos nacionais e internacionais, realização de seminários e conferências, entre outras ações de promoção do desporto nacional.
Adicionalmente, a Fundação do Desporto coordena a gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento e assume, ainda, a promoção internacional do desporto português, a partir de medidas de incentivo do Portugal 2020, POCI, Compete e SAMA para que equipas, seleções e praticantes de desporto de alto rendimento, nacionais e internacionais, possam estagiar e preparar grandes competições nestas infraestruturas.
A instituição beneficia do suporte do Estado e dos seus Fundadores e Curadores – Instituto Português do Desporto e Juventude I.P., Câmara Municipal da Maia, Confederação do Desporto de Portugal, Comité Olímpico de Portugal, RTP, Luso, Lactogal, EDP, Galp, Sport Zone, Associação Mutualista Montepio, Renault, Liberty Seguros, Cosmos Viagens, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, ainda, de parcerias com universidades, politécnicos, centros de investigação e ciência e setor empresarial. Esta sinergia desempenha um papel essencial, na medida em que potencia o campo de ação estratégica do Mecenas em prol da projeção do desporto nacional em território português e além-fronteiras.
Aos Fundadores e Curadores da Fundação do Desporto cordiais saudações e agradecimentos, com o vosso apoio cumpriremos a nossa missão.
Ver slideshow
|