Copy
NEWSLETTER #setembro
Ver o email no browser
Pelo clima, pela ecologia integral
A questão ecológica é um dos grandes desafios do nosso tempo. Sabemos hoje que a degradação ambiental e as desigualdades e injustiças sociais à escala global estão relacionadas. E que só seremos capazes de lhes fazer frente com a atenção, reflexão e ação de todos. No mês em que se comemorou o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação (1 de setembro) damos a conhecer o projeto Ca(u)sa Comum, que une a Fundação Gonçalo da Silveira à Associação Casa Velha com o objetivo de apoiar a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com um mundo mais justo, equitativo e sustentável.




 
Educação, uma janela de esperança
Os meses de agosto e setembro marcam o regresso às aulas de muitas crianças e jovens por todo o mundo. No entanto, dados recentes da UNESCO revelam que ainda hoje, em pleno século XXI, existem 263 milhões de crianças e jovens fora do sistema de ensino. A campanha "Direito à educação, direito à esperança" lembra que este é um direito humano fundamental e que é responsabilidade de todos a sua defesa, promoção e exigência. Junte-se a nós aqui ! 

 
Educar para a Cidadania Global: a experiência da América Latina
A convite da Fundação Gonçalo da Silveira e do CIDAC, o educador popular e sociólogo Oscar Jara esteve em Lisboa para partilhar as suas propostas e questões a partir do conhecimento e da vivência das sociedades latino-americanas. A Conferência teve lugar a 8 de julho de 2016 no CES - Lisboa, perante cerca de 50 participantes. Pode aceder ao registo de vídeo aqui. No mesmo dia, Oscar Jara dinamizou ainda uma Oficina de partilha de experiências dirigida aos membros da Rede ECG. As atividades foram realizadas no âmbito do projeto Desafios Globais.

 
Parceria com a Thomson Reuters Foundation
A Fundação Gonçalo da Silveira integrou recentemente o programa TrustLaw da Thomson Reuters Foundation, de prestação de serviços jurídicos gratuitos a ONG e outras entidades do terceiro setor. A parceria permite apoio profissional na matéria, o que nos deixa com mais tempo  e recursos para nos dedicarmos à nossa missão. Obrigado!
 
Mais de uma centena de participantes em Encontro da Rede ECG
O XI Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global aconteceu no passado dia 9 de julho de 2016 e foi dedicado ao tema "Rumo a uma Educação Transformadora". O objetivo passou por promover e reforçar a intervenção dos/as educadores/as na área da Educação para a Cidadania Global (ECG) e contou com a presença de mais de uma centena de participantes. Saiba mais aqui.

 
Catástrofes naturais: organizações jesuítas procuram melhorar resposta
A Rede Xavier, rede internacional de ONGD jesuítas, continua o seu trabalho no âmbito na Ajuda Humanitária e de Emergência. O fortalecimento das capacidades de prevenção e de resposta a catástrofes naturais está entre as prioridades. É disso exemplo o apoio à implementação do Protocolo para a Redução de Risco de Desastre, criado pelos Jesuítas da Ásia e Pacífico que pode consultar aqui.

 


 
Aderimos à Carta Portuguesa para a Diversidade
A convite do GRACE aderimos à Carta Portuguesa para a Diversidade. Uma ferramenta ao dispôr das organizações empregadoras empenhadas em aproveitar todo o potencial e o valor de cada pessoa, otimizando a diversidade das pessoas que consigo colaboram e de futuros colaboradores.  
 
Da esquerda para a direita: Rita Caetano, Jorge Cardoso, Isabel Ferreira Martins, 
Teresa Paiva Couceiro, Hugo Marques e Sandra Fernandes



 
"É inegável que a Fundação fez caminho e ganhou espaço próprio e reconhecimento"
 

Isabel Ferreira Martins
Vogal de Direção da Fundação Gonçalo da Silveira



O convite, em 2011, para integrar a direção da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) surgiu no tempo certo para mim. Acabara de me reformar e estava à procura de dar sentido à nova etapa de vida, preenchendo o tempo imenso que, achava, me iria sobrar. Ao fim de mais de 40 anos de trabalho, poder escolher onde, com quem e para quem trabalhar era o luxo supremo! Acolhi o telefonema inesperado do então Padre Provincial, P. Nuno Gonçalves, com a alegria de um chamamento! 

Tinha como objetivo de reforma colocar a minha experiência profissional vocacionada para a inclusão e integração, através da educação e da formação, ao serviço prioritariamente de organizações ligadas à Igreja - era o desafio de “passar para a outra margem” (Mc 4:35). A FGS correspondia em cheio aos meus propósitos.

Além do mais, a Fundação não me era desconhecida! No ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, onde fui responsável pelo departamento de educação e formação intercultural, tinha trabalhado em parceria com a FGS, no desenvolvimento da campanha Educativa M=Igual? (2007/2012) - replicação para o contexto português de um projeto de produção de materiais pedagógicos da organização jesuíta espanhola Entreculturas.

Durante os últimos cinco anos até agora, a Direção de que fiz parte – a Teresa Paiva Couceiro, Presidente, o P. Domingos Freitas e eu - sempre em articulação com a restante equipa, escrutinou e debateu a “causa” e o objeto de ação da FGS. Qual o sentido e a inserção dos objetivos da Fundação enquanto organização católica jesuíta? Qual a especificidade / diferença da Fundação relativamente a outras organizações não governamentais não católicas na mesma área? Qual deveria ser a nossa “marca”? Estas foram algumas das questões que sistematicamente abordámos nos nossos encontros. Se as respostas não foram totalmente clarificadas, é inegável que a Fundação fez caminho e ganhou espaço próprio e reconhecimento entre os seus pares, num mundo com uma forte cultura de secularização. É disso prova o financiamento de projetos que tem conseguido.

Neste processo de reflexão sobre o meu percurso de envolvimento na direção da FGS, vieram-me à memória as sábias palavras do Eclesiastes: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou.” (Eclesiastes 3:1,2)


Muito obrigada, Isabel, pela sua dedicação e sentido de missão ao longo dos últimos cinco anos!
 
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
fgs.org.pt
fgs.org.pt

 

Dúvidas ou sugestões? Contacte-nos através do email comunicacao@fgs.org.pt

Copyright © 2016 Fundação Gonçalo da Silveira, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences