Copy

Benvindos à Newsletter Cristina Guerra Dezembro 2016.

 

EXPOSIÇÃO A DECORRER

Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, Portugal

ERWIN WURM


Bad Thoughts


Termina 4 Janeiro 2017


"A exposição Bad Thoughts, que Erwin Wurm (Bruck an der Mur, Áustria, 1954) apresenta na galeria Cristina Guerra Contemporary Art, contempla obras de diferentes séries realizadas nos últimos anos, com especial destaque para as esculturas em bronze patinado da série que dá título à exposição e que representam a sua produção artística mais recente.
No seu trabalho é reconhecida uma estreita ligação a imaginário colectivo, ao quotidiano da vida contemporânea que, sob as diversas faces de um imaginário social expandido, se reinterpreta continuamente de forma voraz, mas simultaneamente sobrevive a si próprio através da reapropriação dos clichés que cria e que a sociedade absorve, idolatra e transmuta. É neste campo de possiblidades, tão vasto quanto a proliferação de objectos, modos de vida, marcas, hábitos e diferentes estados da psicologia humana, que Erwin Wurm actua, subvertendo modelos que estratificam e definem a realidade social, económica e cultural. (...)
Quando nos confrontamos com a obra de Erwin Wurm, submetemo-nos a um escrutínio sobre a construção social contemporânea e a hipotética veracidade que os seus modelos impõem. (...)"
João Silvério (excerto de texto "Erwin Wurm: Bad Thoughts", Novembro, 2016)



http://www.cristinaguerra.com/

 
FEIRAS INTERNACIONAIS DE ARTE

Art Basel Miami Beach 2016, Miami, EUA
CRISTINA GUERRA


STAND J8



1 - 4 Dezembro


 

Cristina Guerra Contemporary Art tem o prazer de anunciar a nossa participação na Feira Internacional de Arte Art Basel Miami Beach 2016.
Este ano será a 15ªedição da feira em Miami e decorre de dia 1 a dia 4 de Dezembro.
A galeria CRISTINA GUERRA estará localizada no STAND J8 (HALL B).
Iremos apresentar mais do que uma obra de vários dos nossos artistas.
Estamos ansiosos para vos receber no nosso stand.





http://www.cristinaguerra.com
INAUGURAÇÃO ESCULTURA URBANA

Passeio da Praia (Matosinhos), Porto, Portugal
JULIÃO SARMENTO

'Os Gêmeos'


2 Dezembro - 16h00


Curador: Miguel von Hafe Pérez
'Manuel da Silva Passos, matosinhense (...) foi primeiro-ministro de Portugal durante um curtíssimo período da nossa história. (...) Homenagear Passos Manuel e José da Silva Passos, seu irmão e companheiro de tantas batalhas políticas, é, por isso, mais do que um orgulho. É uma obrigação. (...).'
Guilherme Pinto, Presidente C. M. de Matosinhos


'Dois Gêmeos, um artista e outras tantas questões.
(...) Assentes em estruturas diferenciadas, numas informais mas telúricas paletes José, e numa conjugação plinto-vitrine Manuel, são-nos assertivamente indicados pelo artista dois traços de personalidade putativamente distintos: um mais contido e terra-a-terra, assente num pragmatismo calculado, outro mais clássico, aqui no sentido de um romantismo exacerbado, e condizentemente integrado nas estruturas mais perduráveis de visibilização na história da arte: o plinto e a vitrine.
Dessacralizados, estes bustos permanecerão na memória colectiva como exemplos de uma proximidade exemplar que se quer repetível, repensada e rememorada.
Que mais se pode pedir a um monumento?'.
Miguel von Hafe Pérez



http://www.cm-matosinhos.pt/pages/15
EXPOSIÇÕES EM INSTITUIÇÕES

Galeria Nacional Jeu de Paume, Paris, França
FILIPA CÉSAR


"Le peuple et la montagne" 



10 Dezembro | 17h00


 
Curador: Tobias Heiring
A galeria nacional Jeu de Paume apresenta uma leitura performativa de Filipa César em torno do seu projecto 'Luta ca caba inda' (A Luta que ainda não acabou), em colaboração com Tobias Hering, curadora da exposição.
Servindo-se de exemplo do estado de conservação deplorável dos arquivos cinematográficos da Guiné-Bissau, Filipa César propõe uma reflexão sobre o processo complexo de exumação desses arquivos e de edição entre facto e ficção, narrativa pessoal e colaboração.




http://www.jeudepaume.org/
 
Appleton Square, Lisboa, Portugal
JOÃO ONOFRE


Som, 14' 12''



Termina 15 Dezembro


 
Curadoria: Ana Cristina Cachola


"O primeiro álbum autoral de Carlos Paredes, editado em 1967, intitula-se Guitarra Portuguesa (...)
O campo de pesquisa de Onofre tem incluído, desde o início, uma reflexão sobre enunciados (sonoros, visuais, linguísticos, culturais, entre outros) que se sobrepõem constitutiva e , por vezes, desnecessariamente, e é neste terreno crítico que se inscreve a obra Sem Título (2016). Ao longo de 14' 12'' é audível toda a actividade respiratória de Carlos Paredes, nos seus cinco albúns autoriais gravados em estúdio (...). A (de)composição de Onofre coloca em sequência cronológica a respiração de Paredes no momento da gravação, prosseguindo a investigação que tem vindo a desenvovler sobre a elesticidade das estruturas sensíveis e sensoriais. (...)
Em primeiro lugar, aquilo que é evidenciado é o registo do acto respiratório e, porque não dizê-lo, de toda a sua banalidade. Em segundo, é a respiração que rege a (de)composição de João Onofre, destituindo os acordes musicais da sua primazia performativa. Destaca-se, desta forma, a maioridade do acto comum ao mundo, a performance original.
As aparentes oposições entre o visível e o invisível, o trascendente e o imanente, a vida e a morte, são convocadas, nesta obra, num campo de possibilidades expandidas (...)".
Ana Cristina Cachola _ Novembro 2016 (extracto da Folha de Sala João Onofre na Appleton Square)





http://www.appletonsquare.pt/exposicoes_actual.html
 
Nordsternturm Videozentrum, Gelsenkirchen, Alemanha
FILIPA CÉSAR


A Sense of History



Termina 18 Dezembro


Curadoria: Marius Babias, Kathrin Becker

A Neue Berliner Kunstverein gravou desde 2012, o centro de video arte North Star no edifício classificado da torre Nordstern em Gelsenkirchen. A colecção NBK Video Forum é uma das colecções mais antigas e maiores de Video Arte na Alemanha, tendo mais de 1.600 trabalhos. As exposições no Nord Videozentrum têm uma dinâmica anual, alternando, num espaço expositivo com cinco pisos, exposições de artistas internacionais que integram a colecção do NBK Video Forum.
A exposição "A Sense of History" apresenta instalações de video e filmes de trinta artistas. A exposição apresenta trabalhos que alternan a história comum com o presente, incluindo eventos históricos e experiências pessoais.
Desde os primórdios da Video Arte, um dos seus papeis principais é o de usar material estrangeiro num contexto novo. Este apsecto também á uma indicação da abordagem crítica, fundamental, que esta forma de arte assume pela veracidade das imagens e ainda pela hegemonia dos seus aparatus e dos mass media.
Dos artistas incluídos nesta exposição destacamos o trabalho de Filipa César (n. 1975) 'Embassy', 2011.





http://www.nordsternturm.de/videokunstzentrum_ausstellung.php
 
Schloss Kommerow, Berlim, Alemanha
SABINE HORNIG


Colecção de Fotografia



Termina 31 Dezembro



Na colecção de fotografia no Schloss Kummerow há mais de 2,000 trabalhos da colecção residente: Torsten Kunert. A colecção está exposta em diálogo com as traços preservados intencionalmente do passado na recente restauração deste palácio onde se destaca a sua história.
Esta colecção privada de fotografia é uma das principais da Alemanha e será a fundação para o programa do Schloss Kummerow, criando uma dinâmica permanente entre exposições permanentes e temporárias.
O focus desta colecção reside desde os anos da 2ª Guerra Mundial, ao Pós-Guerra até à Arte Contemporânea. A colecção está constantemente a ser expandida. Originais de artistas internacionais reconhecidos têm sido adquiridos desde dos anos 90 e estão agora em expsoição pela primeira vez no Palácio Kummerow.
Entre os artistas representados na expsoição, destacamos a aprticipação de Sabine Hornig. Outros artistas presentes são Candida Hofer, Helmut Newton, Thomas Struth, Hiroshi Sugimoto, e muitos outros.




http://schloss-kummerow.de/fotografische-sammlung/
 
MAM Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
ROSÂNGELA RENNÓ


O Útero do Mundo


Termina 31 Dezembro


Curadora: Veronica Stigger

A exposição 'O Útero do Mundo' _ a decorrer no MAM de São Paulo, com curadoria de Veronica Stigger, apresenta obras de cento e vinte artistas que integram a colecção deste museu.

Um total de cerca de duzentas e oitenta obras que reflectem a indomabilidade e as metamorfoses do corpo. Estas obras foram seleccionadas a partir do universo de mais de cinco ml obras que constituem a colecção do MAM.

Focando-se no "corpo indomável", reprimido pela humanidade, a exposição apresenta um 'elogio à loucura', que se manifesta nas obras que ilustram as suas diferentes faces, expressas através de movimentos corporais tais como o descontrole, a histeria e a impulsividade.

Entre a selecção de artistas apresentados destacamos a participação de Rosângela Rennó. A exposição reúne obras de vários artistas brasileiros, de diferentes gerações, tais como Cildo Meireles e Mira Schendel. 




http://mam.org.br/exposicao/o-utero-do-mundo/
 
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Cristina Guerra Contemporary Art · Rua Santo António à Estrela, 33 · Lisbon 1350-291 · Portugal