Copy
Newsletter #3
Dezembro 2016
CIDESD 2016 reuniu especialistas do Desporto em Évora
 
Conferências de reputados investigadores do Reino Unido, Bélgica, Espanha e Portugal, múltiplos workshops, certificação para profissionais de desporto e prémios para os melhores trabalhos científicos marcaram a edição 2016 do Congresso Internacional do CIDESD, que decorreu na Universidade de Évora a 11 e 12 de Novembro.

Sob o mote "Exercício e Saúde, Desporto e Desenvolvimento Humano”, o Congresso do CIDESD abordou temas que despertaram o interesse académico e profissional, conjugando a investigação de alto nível e os profissionais da área do desporto e da actividade física.  


Mark Upton, do English Institute of Sport, partilhou a sua experiência no desenvolvimento de treinadores e atletas, enquanto Grant Abt, docente na Universidade de Hull, reflectiu sobre a importância da tecnologia no desporto e na saúde. A relação entre os efeitos do exercício e a actividade cerebral foi explicada pelo investigador belga Romain Meeusen, ficando a discussão do custo-benefício na promoção do envelhecimento activo através do exercício a cargo do investigador espanhol Narcis Gusi

A programação do
CIDESD 2016 incluiu ainda outras intervenções: Analiza Silva, investigadora da Faculdade de Motricidade Humana, abordou a questão do controlo do peso; o médico João Beckert destacou as mais-valias da monitorização dos treinos no Centro Desportivo Nacional do Jamor; e Bruno Travassos, professor na Universidade da Beira Interior, evidenciou a relação de complementaridade entre investigação e treino de alto nível.



«Although I could only stay for a short time, I was immediately 'in love' with Evora and the hospitality of the Portuguese people. The CIDESD2016 conference was inspiring and well organized, congratulations!»



«I thoroughly enjoyed my time at the Congress. It was well organised, hosted by very friendly people, and had an interesting variety of high-quality presentations. Well done to all involved!»


«I thoroughly enjoyed my involvement in this years congress, particularly the opportunity to hear from and converse with a range of people doing great work in the areas of coaching, talent development and sport performance analysis.»





«The best of Portugal together with the best of Science! An appointment you can not miss!»

Borja Sañudo Corrales
Universidad de Sevilla

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, também estiveram presentes no Congresso Internacional do CIDESD, enriquecendo o debate em torno da prestação nacional nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016
O CIDESD 2016 registou cerca de 300 participantes e foi organizado pelo departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, coincidindo com o 15º aniversário da licenciatura em Ciências de Desporto daquela academia.

Prevenção e reabilitação de lesões, electroestimulação, tecnologia virtual, exercício multimodal para pessoas idosas, performance analysis, controlo postural e performance development foram as temáticas abordadas nos diferentes workshops promovidos na última edição do Congresso Internacional do CIDESD.


  
                                                
                                  
O Instituto Universitário da Maia (ISMAI) foi escolhido para acolher a próxima edição do Congresso Internacional do CIDESD, que acontecerá em 2018. O anúncio foi feito pelo director do CIDESD, Jaime Sampaio, aquando do encerramento da edição deste ano que decorreu a 11 e 12 de Novembro na Universidade de Évora.
 


                Galardões para a qualidade científica

Pela primeira vez, o Congresso Internacional do CIDESD premiou alguns investigadores pela qualidade científica dos trabalhos que apresentaram. Na edição 2016, foram recebidos mais de 160 trabalhos, submetidos na sua maioria por investigadores portugueses, espanhóis e brasileiros. 

Pedro Morouço conquistou o prémio de melhor comunicação científica na comunidade GERON, com o trabalho «A Novel Hybrid Additive Manufacturing System for Cartilage Regeneration». O investigador recebeu um voucher para usufruir do Medical SPA FISIOGASPAR.
 

Professor Nuno Batalha com o prémio da comunidade GERON que foi atribuído a Pedro Morouço
 
«Considero esta distinção como um reconhecimento honrado pelo esforço e dedicação que tenho tentado despender para o enriquecimento do conhecimento na área da saúde. Foi com elevada satisfação que a recebi, num congresso repleto de entusiastas e ideias inovadoras, onde a qualidade dos trabalhos foi notória», sublinhou Pedro Mourouço.
 
Já a investigadora Sara Santos viu o seu trabalho «The Effects of an Enrichment Training Program in Thinking, Motor, and Game Creative Behaviour in Team Sports» ser distinguido no âmbito da comunidade científica do CreativeLab, tendo recebido um prémio patrocinado pelo Hotel Marmoris.
 

Professor Hugo Folgado entregou, a Sara Santos, o prémio da comunidade CreativeLab
 
«Foi, sem dúvida, um momento inesperado, pelo qual expresso um profundo agradecimento. É de salientar o excelente trabalho da organização e a qualidade das comunicações que providenciaram dois dias de partilha ao mais alto nível, revelando-se a melhor compensação que um investigador poderia ambicionar», destacou a investigadora Sara Santos.

Graça ao trabalho «Are Stretching Routines Harmful for Sprint Performance When Added to Warm-up?», desenvolvido no âmbito da comunidade científica STRONG, o investigador Henrique Neiva foi agraciado com uma formação Clínica das Conchas.


Bruno Travassos recebeu o prémio em representação de Henrique Neiva

«Esta distinção é essencialmente um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, por um conjunto de pessoas que procuram contribuir para a evolução do conhecimento nesta área do aquecimento e do rendimento desportivo, onde cabe-me destacar o papel de relevo desempenhado pelos professores Daniel Marinho e Mário Marques», concluiu Henrique Neiva.
| Notícias |
O CIDESD vai receber Javier Peña López, director do Centro de Estudos em Desporto e Actividade Física (CEEAF) da Universitat de Vic - Universitat Central de Catalunya (UVic-UCC), que permanecerá em Vila Real de 12 a 27 de Janeiro. Depois da recente inauguração do novo laboratório do CEEAF, Javier Peña López vai poder conhecer, de perto, o trabalho desenvolvido pelos investigadores do CIDESD.
Já está online a plataforma GPS - Global Portuguese Scientists, que mostra a diáspora científica portuguesa. Os investigadores portugueses com mais de três meses de permanência no estrangeiro estão georreferenciados, sendo possível conhecer o seu percurso e até estabelecer contactos.
Copyright © 2016 | CIDESD
         
         



 
     
 
* Caso não queira receber mais newsletters do CIDESD, por favor, responda a este e-mail com o assunto "remover"






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano · Quinta de Prados · Vila Real 5001-801 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp