Copy

Imigração belga nos holofotes

O Seminário de Pirapora do Bom Jesus, a uns cinquenta e quatro quilômetros da capital São Paulo, foi fundado em 1897 pela Abadia de Averbode, da ordem Premonstratense.  Os dois primeiros religiosos vindos da Bélgica, cônego Vicente Van Tongel, prior, e cônego Rafael Goris, assumiram neste ano, a direção do conhecido santuário do Senhor Bom Jesus.  Já naquela época, era um local de peregrinação, com muitas romarias. Logo depois, começaram a construção do colégio, que se tornou o Seminário Menor Metropolitano de São Paulo.

A capela do seminário foi construída entre 1926 e 1928, em estilo gótico, sendo inaugurada no dia 10 de julho de 1928.  Os vitrais da capela foram criados pela conhecida "Officina da Casa Conrado" de São Paulo. O vidro veio da Bélgica e da Alemanha.



(foto: Marc Storms)

Perto do altar de São Norberto, fundador da ordem Premonstratense, estão os vitrais que apresentam este santo com o apóstolo da eucaristia que venceu, em Antuérpia, a heresia de Tanquilino.  Uma história importante para o Cristianismo, já que este último não acreditava na presença real de Jesus na Eucaristia. Nas duas laterais vemos a conversão de São Norberto e a entrega da Regra por Santo Agostinho. Os outros vitrais representam os sacramentos e santos da ordem, além de Maria. 

Na capela são celebradas missas especiais e, para visitá-la, necessita-se de uma autorização prévia da administração.

Mais informações: http://belgianclub.com.br/pt-br/heritage/vitrais-na-capela-do-semin%C3%A1rio-premonstratense-pirapora-do-bom-jesus
 

Aquarele de Ad. H. van Emelen - Coleção Particular

Da Louvaina para São Paulo


No mês de setembro de 2018, será lançado o livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo” da minha autoria, que revela a sua biografia e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem como no Brasil.Aguarde mais detalhes.

Agradecemos os patrocinadores deste projeto, as empresas Impextraco Latin America Comércio e Indústria de Produtos para nutriçãoKatoen Natie Do brasil Ltda., Parafix Indústria e Comércio de Fitas Adesivas Ltda., Peróxidos do Brasil Ltda. e Rhodia, Solvay Group

Atenciosamente,
Marc Storms, Coordenador Patrimônio belga no Brasil, marc.storms@gmail.com

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à EngieRhodia Grupo Solvay e Barry Callebaut, nossos patrocinadores atuais. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2018 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp