Copy

Herança belga nos holofotes

Localizado no Largo do São Bento, no centro de São Paulo, o Mosteiro de São Bento forma um conjunto com o Colégio de São Bento, a Faculdade de São Bento e a Basílica Abacial de Nossa Senhora de Assunção. Fundada em 1908, a Faculdade de São Bento, com cursos de filosofia e letras, era na época vinculada à Universidade de Lovaina, Bélgica.

A construção do prédio atual data de 1912 e foi projetado pelo arquiteto alemão Richard Bernd e inspirada na tradição eclética germânica. A decoração interna do templo foi feita nos anos seguintes e, a maior parte, como os murais, foi planejada e executada pelo monge holandês dom Adalbert Gressnicht (1877-1956). Vindo da Abadia de Maredsous (Bélgica), ele e chegou ao Brasil em 1913, especialmente para essa incumbência. Ao todo, foram dez anos dedicados às pinturas murais da igreja, que foi elevada à basílica em 1922, quando o convento beneditino despontou como um dos prédios exponenciais da incipiente megalópole.



Destaque são as 15 estátuas, criados pelo artista belga Adrien van Emelen. A nave da igreja contém as esculturas dos 12 apóstolos, além das representações da Santa Ana (Anna) e Santa Gertrudes (Gertrudis). Já a Pietà, Nossa Senhora da Piedade, encontra-se na capela lateral. Estima-se que esses trabalhos tenham sido executados logo depois da chegada do artista à São Paulo, em agosto de 1920, e antes de 6 de agosto de 1922, o domingo em que a igreja foi elevada à categoria de basílica.

Mais informações no livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo” de autoria de Marc Storms, que será lançado no mês de setembro de 2018. O livro revela a sua biografia e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem como no Brasil: http://belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen.

Agradecemos os patrocinadores Impextraco, Katoen Natie do Brasil, Parafix, Peróxidos do Brasil e Rhodia, Solvay Group, a parceria com o Museu Paulista e o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, além da aprovação do projeto pelo Lei Rouanet do Ministério da Cultura.


Estátuas dos apóstolos do escultor Ad. H. van Emelen

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à EngieRhodia Grupo Solvay e Barry Callebaut, nossos patrocinadores atuais. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2018 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp