Copy

Herança belga nos holofotes

Jean Baptiste Deffense nasceu no dia 28 de agosto de 1888 em Émines, na província belga de Namur. Ele fundou, com Pierre Van Caille, em 14 de março de 1924, a empresa Poteaux Cavan, que logo se expandiu para a França e Luxemburgo.

Em 1928, Jean Baptiste foi convidado pela então Companhia Reunidas de Gás e Electricidade para fabricar os primeiros postes em concreto armado em Portugal, para uma rede eléctrica em Sintra. Além da fabricação de postes para alta e baixa tensão, subestações, postes para eletrificação de linhas férreas e linhas de trolley-buses, manilhas e tubos em concreto, também fabricava granulados de mármore, mosaicos hidráulicos e azulejos. Em Lisboa, fundou a Sociedade Portuguesa Cavan, que existe até hoje.



Em 1940, com a invasão alemã, emigrou para o Brasil, pois os filhos estavam alistados na Brigade Piron, dentro do exército inglês, sob comando de Montgomery. No Rio de Janeiro, fundou a maior empresa do grupo, a Postes Cavan. Ele montou a sua primeira fábrica na cidade de Osasco na região de grande São Paulo. Seria o embrião para a criação de mais de 28 fábricas espalhadas pelo Brasil, produzindo milhões de postes, linhas de transmissão, subestações e um vasto leque de pequenos produtos de concreto armado.
Seu falecimento ocorreu no Rio de Janeiro em 18 de novembro de 1969 e está sepultado em Lisboa, no Cemitério dos Prazeres.

É muito raro chegar em qualquer cidade do Brasil que não tenha, pelo menos oitenta por cento da rede de distribuição e iluminação, feita com postes da Cavan. Os postes do Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro foram os postes de concreto mais altos do mundo. Os milhões de postes Cavan em todas as esquinas do Brasil atestam seu legado para o Brasil.

Mais informações: http://belgianclub.com.br/pt-br/creator/deffense-jean-baptiste-1888
 

O livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo” de autoria de Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, será lançado no mês de setembro de 2018. 
144 p.; 23,5 x 30 cm. Full colour. BRL 90,00.
Texto em português com resumo em francês, inglês e neerlandês.

Mais informações: http://belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen.
Já compre seu exemplar na loja online: https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br 

Agradecemos os patrocinadores Impextraco, Katoen Natie do Brasil, Parafix, Peróxidos do Brasil e Rhodia, Solvay Group, a parceria com o Museu Paulista e o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, além da aprovação do projeto pelo Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à EngieRhodia Grupo Solvay e Barry Callebaut, nossos patrocinadores atuais. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2018 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp