Copy
Boletim do blog Algumas Observações.

E agora, José?

Sempre que tudo se complica, lembro-me da voz calma do Carlos Drummond de Andrade recitando o verso icônico do poema por ele criado: "E agora, José?". Acho que venho pensando nisso desde que o Brasil se dividiu e as pessoas passaram a se ofender — independentemente da opção política.

E agora, que as amizades acabaram, que as famílias racharam, que todos têm medo?  E agora que o caos se instalou? E agora, José?

Por mais de um mês, desde de a última vez que lhe escrevi, me recolhi. Em um mundo que quer vencer a todos à base do grito, quis me reencontrar, me reconectar com o meu mundo interior. E veja só, recomendo! Estar em equilíbrio ajuda a tomar decisões, a lidar com o próprio espaço e com o do outro, a organizar minimamente o que se passa.

Mas não era bem sobre isso que queria escrever. Queria falar sobre a gentileza. Talvez este raciocínio seja, de algum modo, a continuação (?) da newsletter anterior. O fato é que sinto falta da gentileza e me dei conta disso quando vi um post do Isaac Hanson (sim, um dos caras do Mmmbop) em que ele agradeceu publicamente uma funcionária da companhia área Delta por tê-lo ajudado em um momento de check-in que ele teve que fazer. Segundo o Isaac, ele resolveu se pronunciar porque há muita negatividade espalhada por aí. Por fim, ele termina o post convidando a todos a fazerem o mesmo.

Essa ideia tão simples bateu fundo de algum modo: como podemos ser mais gentis uns com os outros? A onda de negatividade e violência anda tão grande, que encontrar um gesto (ou fazer um gesto) de gentileza parece algo hercúleo. Será que precisa mesmo ser assim?

Acho mesmo que chegamos a um estágio que não importa quem irá ganhar as eleições. Ao menos por enquanto, o clima está estranho, as relações estão por um fio. A gentileza como um dos caminhos para que tudo volte para os eixos.

Sendo assim, quero seguir a sugestão do Ike e falar sobre você, que me lê agora: obrigada por você ser gentil comigo, por ler esta newsletter e o meu blog, por acompanhar o meu trabalho ao longo destes 12 anos. Sinto-me honrada por saber que você está aqui comigo. ♥

Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte

Quem acompanha o blog já sabe que agora eu sou mediadora de um clube de escrita! Os encontros são gratuitos e acontecem uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, na Biblioteca Pública Paulo Duarte — em São Paulo.

Abaixo seguem as próximas datas e o endereço da biblioteca:

Datas: 9 de Novembro | 7 de dezembro
Horário: das 14h às 16h
Onde: Biblioteca Pública Paulo Duarte
Rua Arsênio Tavolieri, 45
Jabaquara - 04321-030 São Paulo, SP
(Próximo à estação Jabaquara e ao hospital Saboya)

Espero por você!

Enquanto isso, no Algumas Observações

Os últimos posts do blog foram quase todos voltados à literatura — seja porque publiquei textos meus, seja porque falei de livros. Veja só:
Beijos, queijos e até a próxima,
Fernanda Rodrigues
Copyright © 2018 Algumas Observações, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp