Copy
Newsletter #17
Março 2018
Obesidade prevalece em diferentes níveis de Educação Escolar
 
Elevada prevalência de obesidade é o denominador comum das investigações conduzidas por Isabel Mourão-CarvalhalEduarda Coelho e Sandra Fonseca na cidade de Vila Real. «As crianças no Pré-Escolar e no Ensino Básico e os jovens universitários apresentam elevados índices de inactividade física e de comportamentos sedentários. Nas crianças, registam-se, ainda, problemas ao nível da competência motora (nas habilidades motoras fundamentais como correr, saltar, lançar, etc.)», refere Isabel Mourão-Carvalhal.


A investigação desta equipa do CIDESD tem-se centrado na problemática da obesidade infantil, sobretudo nos factores que lhe estão associados, nas consequências e nas estratégias para a sua prevenção. 

«Começámos a estudar a temática da obesidade, dada a elevada prevalência desta doença na população em geral e nas crianças, em particular. Tendo em conta a nossa formação académica e os resultados de investigações sobre esta temática, entendemos que a promoção da actividade física teria um lugar fundamental na promoção da saúde das nossas crianças», explica a investigadora Eduarda Coelho.


 
Vários estudos têm vindo a revelar que um dos problemas associados à inactividade física se deve ao facto das crianças apresentarem «uma reduzida competência motora ao nível das habilidades motoras fundamentais, como correr e saltar, assim como níveis elevados de iliteracia motora». «Relativamente à obesidade, as causas são multifactoriais, porém, a alimentação,  a inactividade física, o sedentarismo e a falta de competência motora das crianças têm sido algumas das variáveis associadas a esta problemática», refere Isabel Mourão.
 
Desde 2005, as investigadoras têm coordenado diferentes projectos, dos quais se destacam:
  • Projecto "Crianças Activas Crescer Saudável", que envolveu 50 crianças do Ensino Pré-Escolar do Centro Escolar da Araucária [Vila Real], cuja actividade física foi avaliada com recurso a pedómetros e à observação directa do comportamento (activo/sedentário) das crianças na sala de aula;
  • Projecto "Gabinete de Promoção do Desenvolvimento Infantil", no qual participaram 65 crianças sinalizadas com dificuldades de aprendizagem e que frequentavam o 1º ano do Ensino Básico nos Agrupamentos de Escolas Morgado de Mateus e Diogo Cão [Vila Real];
  • Projecto "Comportamentos Saudáveis e Estilos de Vida de Estudantes Universitários", que arrancou em 2017 e avaliou já 137 estudantes do 1º ano de Ciências do Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro [Vila Real].

Exercício físico: a chave para o sucesso na matemática

A relação entre exercício físico e desenvolvimento cognitivo das crianças tem sido, também, explorada nesta linha de investigação. Com o projecto "Gabinete de Promoção do Desenvolvimento Infantil", apostou-se numa «estratégia inovadora para a promoção do sucesso escolar, nomeadamente na disciplina de matemática». «No âmbito das teorias de Embodiment Cognitionimplementou-se um programa de intervenção que utilizou a actividade física na aprendizagem de conceitos fundamentais para a promoção do sucesso escolar, nomeadamente os protoconceitos matemáticos (orientação espacial, lateralidade e noção do corpo)», recorda Isabel Mourão-Carvalhal.

Este projecto contou com o apoio da 
Fundação Vodafone Portugal, o que permitiu contratar uma psicomotricista e uma educadora exclusivamente dedicadas à implementação das actividades nos Centros Escolares da Araucária, das Árvores e do Bairro S. Vicente de Paula, todos inseridos nos bairros sociais mais carenciados da cidade de Vila Real.

Depois de nove meses de intervenção, foi possível concluir que  as actividades experimentais vivenciadas com o corpo foram fundamentais para a promoção do sucesso escolar na disciplina de matemática, como revelaram os resultados do pós-teste. Com base no Programa Nacional de Matemática do 1º ciclo do Ensino Básico foram desenvolvidas actividades que visavam a aquisição de conceitos cognitivos como os protoconceitos matemáticos  (organização espacial, lateralidade), os conceitos basilares numéricos (conceito de magnitude, subitizing, recta numérica) e os geométricos (conceito de forma, figuras e sólidos geométricos). «As investigações no âmbito da educação e das neurociências têm vindo a demonstrar relações moderadas a fortes entre actividade física, exercício, cognição e sucesso académico», acrescenta a investigadora.


Estilos de vida saudáveis no campus universitário: realidade ou possibilidade?

No último ano, as investigadoras do CIDESD aventuraram-se num novo projecto de investigação - "Comportamentos Saudáveis e Estilos de Vida de Estudantes Universitários". «Pretendemos  contribuir para a melhoria e promoção da saúde e adaptação na transição para o Ensino Superior. A nossa ambição é que a amostra final abarque todos os alunos da academia transmontana», avança Sandra Fonseca.

As universidades possuem «potencial para contribuir para a promoção da saúde através da criação de ambientes de trabalho, aprendizagem e vivências saudáveis». «Este projecto resulta do interesse em contribuir para a melhoria e promoção da saúde e do sucesso académico dos estudantes. Para o efeito, vamos caracterizar e monitorizar os indicadores de estilos de vida e as condições ambientais e de aprendizagem dos estudantes, assim como criar condições para que estes possam optar por estilos de vida saudáveis», explica.

Para já, foi avaliada a composição corporal, actividade física e prevalência de obesidade em 92 estudantes do sexo masculino e 45 do sexo feminino, a frequentar o 1º ano de Ciências do Desporto da
UTAD. «No primeiro ano de vida académica, os estudantes tornaram-se mais sedentários e adoptaram estilos de vida pouco saudáveis. Com este projecto, vamos procurar reverter esta realidade», sublinha a investigadora.

Os resultados preliminares deste estudo revelam que 15% dos estudantes que integram a amostra apresentam excesso de peso e obesidadeMais de metade refere, ainda, problemas relacionados com o sono e stress.


Neste estudo, será utilizado um desenho do tipo prospectivo, longitudinal, com recolha anual de dados e com amostras representativas de estudantes da UTAD. «Pensamos que este projecto, que decorrerá durante a próxima década, potenciará as aprendizagens, oferecerá condições para que os estudantes possam optar responsavelmente por estilos de vida mais saudáveis e, por isso, poderá ter um efeito importante no rendimento académico», realça Sandra Fonseca.
Centro Escolar da Araucária

 
Projecto centrado nas crianças do ensino
pré-escolar, com o objectivo de caracterizar:

- competência motora;
- prevalência de obesidade;
- índices de actividade física na sala de aula.
Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus e Diogo Cão
 
Projecto focado em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico e empenhado em:
- reduzir a prevalência de obesidade infantil;
- adoptar um padrão alimentar saudável;
- reduzir as actividades sedentárias (tempo a ver TV e jogos electrónicos);
- aumentar os índices de actividade física;
- proporcionar a vivência de experiências motoras;
- reduzir o insucesso escolar.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Projecto-piloto pensado para estudantes do 1º ano do curso de Ciências do Desporto, a fim de:
- caracterizar a prevalência de obesidade;
- avaliar a composição corporal;
- avaliar a actividade física. 
| Notícias |
A investigadora Ana Conceição rumou ao Norte da Europa ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus+ para Docentes. De 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro, esteve na Norwegian School of Sport Sciences, onde foi acompanhada pelo professor Jan Cabri na visita aos laboratórios e nos trabalhos para o desenvolvimento de técnicas de tratamento e análise de dados em biomecânica. «Esta experiência foi bastante rica, devido à partilha de conhecimentos e à discussão de vários aspectos associados à investigação em desporto, bem como pelo início do desenvolvimento de projectos de investigação no âmbito da biomecânica da natação», referiu.
"Swish" é o nome do software de processamento e visualização que está a ser desenvolvido pelos investigadores do CreativeLab Jaime Sampaio, Bruno Gonçalves, Nuno Leite e Nuno Lopes, em parceria com o INESC TEC. «Já estamos a trabalhar neste projecto há alguns meses e os resultados estão a começar a aparecer. Achamos que será muito útil para os analistas de desporto de alta competição e o feedback positivo que temos recebido comprova-o», afirma Nuno Lopes.
Trata-se de uma iniciativa que decorre no âmbito do projeto NanoSTIMA: Macro-to-Nano Human Sensing: Towards Integrated Multimodal Health Monitoring and Analytics, um projeto promovido pelo INESC TEC, em parceria com o CIDESD, o CINTESIS e o Instituto de Telecomunicações.



 



«Interactive landscapes of performance in team sports» foi o título da intervenção do director do CIDESD, Jaime Sampaio, num seminário restrito do Centre de Biologie Intégrative (CBI), que aconteceu a 15 de Fevereiro. «Durante a visita, foram estabelecidos os primeiros contactos entre o CIDESD e o CBI e discutidas as possibilidades de colaboração futuras. O CBI, mais concretamente um dos seus cinco centros - Research Center on Animal Cognition - é uma referência mundial no âmbito do comportamento colectivo. Contudo, têm dedicado pouca atenção à investigação em contexto desportivo e foi nesse sentido que nos convidaram para visitar as suas instalações em Toulouse e conhecer melhor os seus investigadores», revela.
O investigador Murilo Merlin cruzou o Atlântico para vir trabalhar na sede do CIDESD, em Vila Real, ao abrigo de uma bolsa do programa de mobilidade luso-brasileira promovido pelo Santander.
Até Julho, o investigador da Universidade de Campinas [Brasil] quer aprofundar os seus conhecimentos na área da análise da performance desportiva. «A escolha do CIDESD se deu pela notória excelência na investigação sobre Análise de Performance no Esporte, em especial no Futebol, e sobretudo pela relevante produção científica sobre o assunto e consequente reconhecimento mundial. Além de contribuir para um melhor desenvolvimento da minha investigação, a cooperação entre as Universidades (
UNICAMP-UTAD) permitirá o estreitamento das relações entre os seus laboratórios, visando melhor e maior produção científica», explicou.





Nos dias 23 e 24 de Janeiro, a campeã mundial de jiu-jitsu, Talita Alencar, realizou duas provas de esforço para avaliar a aptidão aeróbia e anaeróbia e testes de potência muscular, sob a supervisão dos investigadores do CIDESD Victor Reis e Nuno Garrido.
«A atleta brasileira apresentou um VO2 máximo muito elevado, o que sugere uma potência aeróbia muito elevada (67.3
ml.kg-1.min-1). Os indicadores anaeróbios são igualmente muito elevados: tanto o défice de O2 máximo (61.8 ml.kg-1) como o lactato máximo no sangue (19.3 mmol.L-1) indicam uma aptidão anaeróbia muito elevada», revela o investigador Victor Reis.
Face a estes dados, os investigadores concluíram que a atleta tem «uma aptidão aeróbia e anaeróbia muito elevada, o que indica não ter limitações de natureza bioenergética nem haver razões para alteração do treino ao nível da preparação física».
Os investigadores prevêem, ainda, realizar recolhas em mais atletas de diferentes níveis competitivos e avançar com resultados que permitam perceber melhor qual o perfil energético dos lutadores de jiu-jitsu.

 
| Publicações |
«Cardiorespiratory, enzymatic and hormonal responses during and after walking while fasting», in Plos One

«
The variations on the aerodynamics of a world-ranked wheelchair sprinter in the key-moments of the stroke cycle: A numerical simulation analysis», in Plos One

«
Basketball game-related statistics that discriminate between European players competing in the NBA and in the Euroleague», in Journal of Human Kinetics


«Physical activity and exercise on diabetic foot related outcomes: a systematic review», in Diabetes Research and Clinical Practice

«
12-weeks combined resistance and aerobic training confers greater benefits than aerobic alone in non-dialysis CKD», in American Journal of Physiology-Renal Physiology


«Body mass index and motor coordination: Non-linear relationships in children 6–10 years», in Child: Care, Health and Development Journal

«
Inferência Baseada em Magnitudes na investigação em Ciências do Esporte. A necessidade de romper com os testes de hipótese nula e os valores de p», in Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

«
Exploring how playing football with different age groups affects tactical behaviour and physical performance», in Biology of Sport Journal

«
Pacing behaviour of players in team sports: Influence of match status manipulation and task duration knowledge», in Plos One
| Agenda |


 
Eventos:

Sport Events Congress | Halifax - Canadá | 7-9 Março
Congresso Envelhecimento Activo: Exercício Físico e Saúde | Viseu - Portugal | 8-10 Março
Sports Medicine Winter Summit | Park City - EUA | 7-11 Março
Congresso Português de Diabetes | Vilamoura - Portugal | 9-11 Março
Seminário Treino Desportivo | Maia - Portugal | 16 Março
Sports Science Summit | Vila Real - Portugal | 17-18 Março
Encontro Renal | Vilamoura - Portugal | 22-24 Março
Congresso de Futebol | Vila Real | 10 Abril
Congresso do Comité Paralímpico de Portugal | Braga | 13-14 Abril
Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente | Lisboa | 18-19 Abril
Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação | Braga - Portugal 28-29 Abril

Congreso Internacional Marca, Territorio y Deporte | Castelló de la Plana - Espanha | 17-18 Maio
European Congress of Endocrinology | Barcelona - Espanha | 19-22 Maio
Congresso Internacional de Futebol do ISMAI | Maia - Portugal | 21-22 Maio
Ageing Congress | Coimbra - Portugal | 27-29 Maio
European College of Sport Science | Dublin - Irlanda | 4-7 Julho



Formações:
Copyright © 2018 | CIDESD
         
         


   
 
* Caso não queira receber mais newsletters do CIDESD, por favor, responda a este e-mail com o assunto "remover"






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano · Quinta de Prados · Vila Real 5001-801 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp