Copy
#49 · 22/7/2020 · ver no navegador
Canguru News


   

Apoio:
Grupo Leforte


‘Quando os filhos nos decepcionam, é importante celebrar os acertos’, diz Augusto Cury

Ivana Moreira

 Por Ivana Moreira*

  Gif animado de mão apontando para dois pontos imaginários


Bom dia!

Com mais de 30 milhões de livros vendidos por aqui e obras publicadas em pelo menos 70 países, Augusto Cury tornou-se um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Estivemos juntos no ano passado, no Seminário Internacional de Mães. Eu, no papel de moderadora. Ele, no de principal atração do evento. Boa parte das 1000 mães que estavam na plateia foram lá para vê-lo. Do palco, vi muitas mães com olhos marejados por causa das palavras deles. Nem todos concordam com tudo que ele pensa e escreve. Mas é preciso reconhecer seu dom para tocar em feridas que não podem ficar ignoradas.

E é exatamente o que ele faz no texto que destacamos na edição de hoje. Augusto Cury chama atenção dos pais (e também dos professores) sobre o papel de ‘apontadores de falhas’ que muitos deles assumiram. E fala sobre as sequelas desse tipo de comportamento no desenvolvimento das crianças. “Quando os filhos e os alunos nos decepcionam, é importante celebrar os acertos.” Apoiada nas reflexões do psiquiatra, a editora Verônica Fraidenraich explica o por quê desta fala.

Em outro destaque de hoje, dois advogados estudiosos de relações de consumo na infância – Isabella Henriques e Pedro Hartung, do respeitado Instituto Alana – explicam como dados das crianças podem estar sendo usados comercialmente na internet sem que as famílias sequer desconfiem disso.

Como não dá para baixar a guarda com a Covid-19, também destacamos mais um estudo relacionado ao coronavírus e às crianças. Pesquisa realizada na Coreia do Sul mostrou que crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos transmitem a doença tanto quanto os adultos. Já entre os menores de 10 anos, as chances de transmissão são pequenas. E por que estamos falando disso? Porque são estudos como este que estão balizando as decisões de autoridades no mundo todo sobre como será a volta às aulas dos nossos filhos.
 
Boa leitura! 

 

 

 coronavírus 

Crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos transmitem a doença tanto quanto os adultos, mostra estudo

Crianças em sala de aula usando máscaras de proteção
 

Pesquisa desenvolvida na Coreia do Sul, com quase 65 mil pessoas, aponta que crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos apresentam taxas de transmissão da Covid-19 semelhantes às dos adultos. Já nas crianças menores de 10 anos, as chances de transmitir a doença são pequenas.

Veja a pesquisa »
 



 educação 

‘Quando os filhos nos decepcionam, é importante celebrar os acertos’, diz Augusto Cury

Retrato de Augusto Cury
 

Grande parte dos pais são apontadores de falhas – assim como os professores em sala de aula são especialistas em observar comportamentos inadequados. Mas é importante mostrar às crianças que elas têm capacidade de se reinventar. É o que diz o psiquiatra e escritor Augusto Cury.

Conheça a matéria »  
 


 tecnologia 

Alerta: dados de crianças podem ser explorados comercialmente na internet

Criança deitada na cama olhando para tela de um tablet
 

A diretora executiva do Instituto Alana, Isabella Henriques, e o coordenador do programa Criança e Consumo, Pedro Hartung, explicam como dados pessoais das crianças podem ser explorados comercialmente na internet, sem conhecimentos delas, das famílias e até mesmo dos Estados.  

Saiba mais »
 


 pós-parto 

Suporte de pais é fundamental para o sucesso da amamentação

Aluno em sala de aula usando máscara de proteção com frasco de álcool sobre a carteira
 

Pesquisa revela que as mulheres que recebem apoio do parceiro têm maior probabilidade de iniciar e continuar amamentando por mais tempo.

Confira o estudo »
   

 

 artigo 

Nasce uma mãe, nasce um check list?

Mulher em frente ao espelho passando batom
 

Você já se sentiu assim? Sim, somos responsáveis pelas necessidades físicas e emocionais dos nossos filhos. “Mas eles não podem se tornar uma prioridade de tal maneira que os pais esqueçam o próprio bem-estar”, diz a psicóloga Patrícia Nolêto.

   

 

 literatura 

Para ler com os seus filhos: Em pé de guerra  

Capas dos livros 'Os reis do parquinho' e 'Seis homens'
 

Como explicar para as crianças o nosso espírito beligerante? Como conversar com elas sobre brigas e guerras? O escritor mineiro Leo Cunha indica duas histórias repletas de invasões e guerras unilaterais.

 
    
Lembrou de uma amiga que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!
 


 uma pergunta para... 

 

Retrato de Isa Minantel

Isa Minatel

Psicopedagoga, consultora de família e autora dos livros "Crianças sem Limites" e "Temperamentos sem Limites"


Qual a influência dos nossos pais nas nossas emoções? 

“Mais impactante do que as semelhanças que trazemos por fora em relação aos nossos pais, são as semelhanças que trazemos por dentro. Essas sim, conscientes ou não, determinam a nossa vida. E, se as semelhanças externas são passíveis de mudanças com cirurgias plásticas e isso já parece um pouco invasivo e complexo, eu diria que são as mudanças mais fáceis! Mudar o que não se vê, que faz parte da nossa constituição e do nosso modelo mental pode ser bastante desafiador. Pode ser necessário um bom “cirurgião” em alguns casos. Seguimos procurando manter tudo aquilo que recebemos de nossos pais e apreciamos por encontrar conexão com nossa essência pessoal e seguimos buscando deixar para trás aquilo que veio deles mas não encontra ressonância em nossa essência. Certamente assim seremos mais felizes e, se os filhos estão mais felizes, certamente os pais estarão mais felizes também!”

*Depoimento no Instagram @isa.minatel  
 

Obrigada por nos ler!
 


*Com Verônica Fraidenraich e Heloísa Scognamiglio.
 


Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coaching Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.


 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


 

Quer sugerir uma pauta?

Responda esse e-mail com a sua sugestão ou escreva para redacao@cangurunews.com.br

Instagram
Facebook
Twitter
YouTube
Copyright © 2020 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos