Copy

Newsletter #10/2020, maio

Nova ferramenta e seminário online no dia 19 de maio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Cidades e Regiões

O último relatório da OCDE ‘Uma Abordagem Territorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’ fornece evidências sobre o papel dos governos locais e regionais no cumprimento da Agenda 2030, através de uma estrutura única de indicadores localizados e um conjunto de dados que mede a distância das cidades e regiões aos ODS, visualizados numa nova ferramenta online.

Com cerca de 110 indicadores, esta ferramenta avalia a situação de mais de 600 regiões e cidades relativamente aos valores esperados em 2030 para os 17 ODS nos países membros e parceiros da OCDE e compara o desempenho das cidades e regiões com seus pares nacionais e da OCDE, incentivando a aprendizagem e o diálogo entre regiões e cidades semelhantes.

OCDE irá apresentar esta ferramenta no dia 19 de maio, às 13h (CET), num seminário online intitulado En route to achieving the SDGs in Cities and Regions – an OECD data and visualisation tool’ | ‘A caminho do cumprimento dos ODS nas Cidades e Regiões – uma base de dados e ferramenta de visualização da OCDE, com a participação de um painel de especialistas da OCDE.

>>> Conheça esta ferramenta online e inscreva-se no evento!

Candidaturas abertas até 31 de julho de 2020
Transformative Action Award 2020

Estão abertas até 31 de julho as candidaturas à edição de 2020 do Transformative Action Award | Prémio Ação Transformativa para a Sustentabilidade.

Este prémio, dinamizado pela ICLEI – Local Governments for Sustainability, pelo País Basco e pela Cidade de Aalborg (Dinamarca), e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento, é concedido a uma cidade, região ou organização da sociedade civil, que promova a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica de sua comunidade, com base na Declaração Basca, um documento que define linhas orientadoras para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes na Europa.

O concurso é aberto a qualquer autoridade local ou regional ou organização da sociedade civil localizada num Estado-Membro da União Europeia ou num país do espaço económico europeu, que tenha assinado a Declaração Basca.

O vencedor receberá 10.000 € para iniciar uma Ação Transformadora na sua cidade, região ou município e um conjunto diversificado de ações de promoção em diversas plataformas, nomeadamente na plataforma on-line Sustainable Cities Platform, uma página que reúne várias iniciativas de transformação urbana europeias. O vencedor recebe ainda entrada gratuita na nona conferência europeia sobre cidades e vilas sustentáveis, a realizar na cidade alemã de Mannheim, entre 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2020.

1.ª fase de desmaterialização da gestão urbanística
Lisboa Inteligente: Urbanismo Digital

O mais recente projecto da Câmara Municipal de Lisboa, ‘Lisboa Inteligente - Urbanismo Digital’, pretende desmaterializar todas as etapas dos processos de licenciamento urbanístico e propõe-se encurtar os prazos de apreciação dos projectos e eliminar ‘todo o circuito de papel’ atualmente existente. A primeira fase de implementação do urbanismo digital, num total de três, foi lançada em abril, com introdução progressiva de novos serviços e pedidos.

Este projeto visa a desmaterialização integral de todas as etapas da tramitação do processo urbanístico, até à totalidade das cerca de 400 tipologias de pedidos que os utilizadores podem solicitar, nas vertentes licenciamento e pós-licenciamento, nomeadamente a receção eletrónica dos pedidos, saneamento liminar, apreciação e decisão, emissão do alvará e licença, apuramento das taxas e atividades de fiscalização e de vistoria associadas ao processo de licenciamento.

>>> Saiba mais no portal Loja Lisboa

Nova publicação: Produção Circular nas Cidades

 
A nova publicação 'Foundries of the Future: A Guide for 21st Century Cities of Makingresultou dos trabalhos desenvolvidos pela Cities of Making, no âmbito de um projeto de investigação que agregou equipas de Bruxelas (Latitude, BECI, ULB & VUB), Londres (UCL & The RSA) e Roterdão-Haia (TU Delft). O projeto foi financiado através da JPI Urban Europe, com co-financiamento Innoviris, EWRC e NWO.
>>> Aceda a esta publicação
Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp