Copy
12.05.2020
EMPRESAS SOLIDÁRIAS
Plataforma para a Ação

A Sair da Casca, em parceria com o GRACE e o VER tem vindo a publicar uma seleção das melhores práticas que as empresas ou fundações empresariais, nacionais e internacionais, estão a fazer para apoiar a sociedade. Destacamos alguns dos movimentos de cidadãos que podem inspirar e alertas para as necessidades do setor social e passamos agora a pensar no mundo de amanhã e na resiliência necessária para continuar a partilhar práticas, incentivar cooperação, estabelecer pontes.

Partilhem também connosco as vossas iniciativas, proponham colaborações e reflexões sobre o “day after”.

Abraço solidário.

CALL TO ACTION!
NÃO HESITEM em CONTACTAR-NOS para MAIS INFORMAÇÕES, COLABORAÇÕES ou CASO QUEIRAM PARTICIPAR COLETIVAMENTE.

SOLIDARIEDADE em PORTUGAL para COMBATER COVID-19 elevou DOAÇÕES aos 35 MILHÕES de EUROS

O Observatório de Doações Covid19 lançado pela Aliados Consulting tem vindo a monitorizar os valores doados, as doações por áreas de atividade, o seu destino e a listar doadores corporativos e fundações. Segundo o observatório a maior fatia de doações, correspondente a 11 milhões (mais de 33%), foi aplicada na compra de ventiladores

Para proteção dos profissionais na linha da frente foram cedidos quase 2.6 milhões de euros (7.34%) e para apoio a famílias carenciadas quase 1.3 milhões (3,65%). Quase seis milhões de euros (36,3%) já foram disponibilizados por fundações portuguesas, sendo a Calouste Gulbenkian aquela que doou mais - 5 milhões - através de um fundo de emergência para a COVID-19. Por particulares foram doados 281 mil euros (1.7%).

Para aceder ao observatório visite https://www.observatoriodoacoes.org/

APOIAR o que é LOCAL

A Sagres, a Delta, a Olá, a Boundi, a Compal, a Scweppes, a Ticketrestaurant, a Luso, a CarteDor, a Sical, a GoChill e a Sumol unem-se com a iniciativa #juntosvoltamosjá para apoiar bares, restaurantes e cafés portugueses. Quem quer participar, basta comprar um voucher do seu local preferido para poder consumir logo que o espaço abrir. Os espaços selecionados beneficiarão de ofertas dos produtos das marcas.
Os retalhistas provam o seu compromisso para com os produtores locais.
O Continente anunciou que comprou mais 5 milhões da produção nacional no 1º trimestre de 2020 do que no mesmo período de 2019 e integrou 40 novos membros no seu clube de produtores.
Também o Pingo Doce reforça o seu apoio à produção nacional através da aquisição dos produtos portugueses que foram mais atingidos pela crise e da sua venda a preços acessíveis.

APOIO ao SNS e PROFISSIONAIS de SAÚDE CONTINUA

A Fidelidade juntou-se ao Fundo Solidário da Associação Portuguesa de Seguradores, contribuindo financeiramente com um fundo de 1,5 milhões de euros para apoiar os familiares dos profissionais de saúde que não resistiram à luta contra a COVID-19.

A TAP Manutenção e Engenharia doou 200 fatos de proteção ao Hospital de Santa Maria, ao Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia. A empresa de aviação já se tinha associado ao projeto OpenAir e doado 100 viseiras a profissionais de saúde em Moçambique.  

A Lactogal doou mais de 148 toneladas de diversos produtos, no valor de mais de 221 mil euros. A empresa tem vindo a efetuar múltiplos apoios e donativos a 71 IPSS, entre as quais 12 hospitais, com o objetivo de suprimir necessidades, impactando dezenas de milhares de pessoas em situação fragilizada, e doou leite e iogurtes a um total de 21.500 profissionais de saúde.

Após encerrar temporariamente a fábrica no Castêlo da Maia, a Castelbel doou milhares de cremes hidratantes para combater a desidratação da pele causada pelo álcool-gel e das marcas na cara causadas pelo uso permanente de máscaras e viseiras por parte dos profissionais de saúde.

APOIO na ALIMENTAÇÃO da POPULAÇÃO MAIS CARENCIADA

A Limiano dedica uma hora por mês a produzir queijo para famílias carenciadas - aconteceu em abril e acontecerá também em maio e junho. A oferta será canalizada para a IPSS CASA. No total, vai produzir cerca de 6 toneladas de queijo para apoiar mais de 3 mil famílias.

PARA os que AINDA ESTÃO em RISCO, NÃO SE SINTAM ISOLADOS!

A NOS juntou-se à BCG e à Mercedes-Benz.io e doou equipamentos móveis com cartão ativo ao projeto #darvoz, uma iniciativa que pretende unir os portugueses e dar voz e rosto aos que estão isolados durante e após a crise, como é o caso de doentes infetados, idosos e populações mais vulneráveis. Até ao momento, o movimento já entregou perto de 300 telefones em 30 instituições diferentes (incluindo hospitais, lares e outras IPSS), sendo que o plano é continuar a doação de equipamentos nos próximos tempos, considerando as necessidades identificadas junto da maioria dos hospitais públicos do país.
DO LADO DO SETOR SOCIAL

Espaço T | Materiais de Proteção

O Espaço T é uma instituição que utiliza a arte como instrumento de desenvolvimento de competências artísticas, pessoais, sociais, culturais e formativas. O principal elemento diferenciador da instituição é a promoção da inclusão de todos, incluindo indivíduos com doenças mentais e/ou físicas, pessoas com deficiência, imigrantes, pessoas com dificuldades psicossociais. Com a reabertura dos serviços da instituição, precisam neste momento de material de proteção (máscaras, viseiras). Pode fazer as suas doações na sede: Rua de Vilar, 54 - 4050-625 Porto.

 

Clube de Tricô | Material para produção de máscaras

Este projeto da Câmara Municipal de São João da Madeira, composto por 15 elementos com idades entre os 27 e os 86 anos, confeciona máscaras sociais para distribuir por toda a população acompanhada na cidade no âmbito da ação social e que, por motivos económicos, não têm capacidade para as adquirirem. Pretende-se criar as máscaras, higienizá-las e embalá-las garantindo as condições de higiene necessárias. Para iniciar a produção de mil máscaras precisam de 2 máquinas de costura, 150 metros de tecido de algodão, 100 metros de TNT, 500 metros de elástico, 50 rolos de linha branca para máquina de costura, 200 metros fita de algodão para debruar e 1000 saquinhos de plástico. Contacte catarinaportugal@cm-sjm.pt para a entrega do material.

Amor no Prato | Apoio Alimentar
 
Numa altura em que é essencial não só garantir o acesso aos bens alimentares a todas as famílias, mas também fazer uma alimentação equilibrada, saudável, nutritiva e sobretudo assegurando os cuidados de higiene e segurança alimentar, o “Amor No Prato”,  pretende criar uma plataforma de cozinheiros online (workshops), mediante a facilitação de bens alimentares (cabazes alimentares) às famílias, ensinando-as a criar pratos saudáveis e nutritivos. Necessita do apoio com bens alimentares e/ou equipamentos de proteção para as pessoas que estarão envolvidas na distribuição de cabazes. Para mais informações contactar: amornoprato@gmail.com

 
Subscreva a newsletter
LinkedIn
Twitter
Website
EMPRESAS SOLIDÁRIAS - PLATAFORMA PARA A AÇÃO
 maio 2020






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Sair da Casca · Rua do Grilo · 135 · Lisboa 1950-144 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp