coronavírus
Seu filho se recusa a usar a máscara. O que fazer?

Especialistas dão dicas sobre como conversar com os pequenos para fazê-los compreender a importância do uso do acessório neste momento de pandemia – e, principalmente, como tornar a experiência menos incômoda (e até um pouco divertida) para eles
Confira a matéria »
alimentação
Em quarentena, é preciso cuidar ainda mais do que as crianças comem

Pediatra com especialização em imunologia, alergia e nutrição infantil e autora do livro “O Grande Livro do Bebê”, Thatiane Mahet explica como a alimentação caseira pode ajudar uma criança a formar anticorpos e ficar saudável para enfrentar esses tempos de pandemia
Leia a reportagem »

desenvolvimento
Autoestima dos pais afeta autoestima dos filhos, diz especialista

Segundo a psicóloga Andrea Romão, relações familiares hostis, baseadas em críticas, cobranças e punições, contribuem fortemente para que os filhos tenham autoestima pouco saudável. E quem foi criado num ambiente assim, pode acabar repetindo o erro com os próprios filhos. Em artigo para para a Canguru News, ela propõe um teste a mães e pais: como está sua autoestima?
Confira o artigo »
relacionamento
Como não odiar o marido depois dos filhos (e da quarentena)

Especialistas explicam por que casais começam a se relacionar mal depois dos filhos e por que ficou ainda mais difícil, para muitos deles, conviver bem com o outro nesta quarentena
Leia a reportagem »
números para refletir

1 a cada 3
casamentos termina em divórcio no Brasil
3 anos
foi a redução no tempo de duração dos casamentos por aqui
17 anos
era a duração média em 2008
14 anos
foi a duração média em 2018
40 anos
é a idade média com que as mulheres se divorciam
43 anos
é a idade média com que os homens se divorciam
385.246 divórcios
em 2018, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior
Fonte: IBGE
entretenimento
10 brincadeiras para se divertir a valer com as crianças (dentro de casa)

Na Semana Mundial de Brincar, uma campanha promovida pela ONG Aliança pela Infância, divulgamos uma lista com sugestões de atividades que vão estimular a criatividade e a imaginação da criançada (que já anda reclamando de tédio depois de tanto tempo sem poder passear lá fora)
Confira a lista »
filmes
Cocomelon agora por streaming

Série educativa voltado para o público infantil, com músicas para crianças em idade pré-escolar, Cocomelon é um dos canais mais acessados do YouTube no mundo. Agora, estreia em streaming: no dia 1º de junho, em primeira temporada na Netflix. O mês, que continuará a ser de quarentena em boa parte do país, chega com novidades para todas as faixas etárias – e para assistir em família.
Veja todas as novidades »
uma pergunta para...

Julyana Mendes
Educadora parental, criadora da mentoria Excepcionalmente Mãe e autora do perfil @maedesete
Mãe de sete filhos, você virou inspiração para muitas mães. O que tem dito a elas sobre manter o bem-estar emocional de toda a família durante essa pandemia?
“A palavra-chave dessa pandemia é flexibilidade. Quando a gente entende isso, a gente se adequa com a rotina que a gente tem. Muitas pessoas perceberam que não têm controle externo da doença, da volta às aulas e do trabalho. E para compensar isso tentam aumentar o controle interno, dentro de casa. Mas não funciona assim: isso vai sobrecarregar a própria pessoa (no caso, a mãe) e quem está em volta dela (o marido e os filhos). Essa é a hora de aprender a delegar, pedir ajuda, diminuir as expectativas de que as coisas aconteçam. Me refiro à louça sempre lavada, casa arrumada, trabalho em dia. Quando você diminui as expectativas, sua paciência aumenta. É hora de se reencontrar, reconectar, reconhecer e aumentar as conexões entre todos. Mas isso está longe de resolver conflitos, pois todo relacionamento pressupõe conflito. E não quer dizer que é algo negativo, faz parte. É importante comunicar à família que, às vezes, você vai se estressar, sim, não vai dar conta, pode até gritar. E o filho também pode ter seus dias difíceis.”
|