Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Redator

Curiosidade da semana
Existem limites para os níveis de radiação. Mesmo esses, quando medidos pela Anacom, encontram-se geralmente cerca de 50 vezes abaixo do limite permitido.
______________
 

📡 5G prejudica a saúde? Anacom garante que não há evidências

 

A Anacom garantiu esta quinta-feira que não há evidências científicas de que a exposição às ondas do 5G seja prejudicial para a nossa saúde. Com a retoma do processo em Portugal, o regulador publicou um documento para tranquilizar os receios e explicar as dúvidas mais frequentes.

Foi uma medida positiva (e proativa) do regulador, mas o assunto é um no-brainer: como aponta a Anacom, o 5G não gera "novos" riscos, até porque as frequências que vão ser usadas na quinta geração já foram ou estão a ser atualmente usadas para outros serviços. Já viu alguém a olhar desconfiado para uma antena da TDT?

Há décadas que se fala do alegado risco para a saúde da radiação dos telemóveis. Mas, como se diz em ciência, "a dose faz o veneno". É o que a Anacom vem recordar esta quinta-feira, ao garantir que, à luz do conhecimento científico atual, não há evidências de que as ondas do 5G sejam prejudiciais para a saúde, pelo menos dentro do que é permitido pelas diretrizes em vigor.

Mas é improvável que o documento da Anacom, por si só, seja suficiente para acalmar totalmente os receios da franja mais cética da população. Em causa está um campo que, para além de propício a mitos, tem sido pejado de teorias da conspiração. E daquelas mais perigosas, que começam num canto obscuro do Facebook e terminam com prejuízos e atentados no mundo "real".


Felizmente, é também improvável que estas atitudes irresponsáveis venham a travar as ambições do 5G na Europa. Mesmo com a ideia enraizada de que os telemóveis são cancerígenos,  mais de 96% dos portugueses anda com um no bolso. E isso é coisa que não vai mudar.


Tecnologia

​​​​​​

Uber despede 30% dos trabalhadores do centro em Lisboa

A Uber Portugal tem em curso um plano para despedir 30% dos 500 trabalhadores do Centro de Excelência em Lisboa. Estarão em causa cerca de 150 pessoas.

Uma novidade

​​​​​​

Esta é a PlayStation 5. Só falta a data de lançamento

A Sony divulgou as primeiras imagens da nova consola. A PlayStation 5 terá duas versões, uma para formato físico, com ranhura para inserir os discos, outra sem qualquer abertura e totalmente digital.

Mobile

​​​​​​

Apps de "contact tracing" ao Covid compatíveis dentro da UE

Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a um acordo que vai permitir a compatibilidade intracomunitária das aplicações de "contact tracing" ao novo coronavírus.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2020 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição