Copy

O Dia Seguinte chegou e queremos partilhar também as tendências, expetativas e tomadas de posição, compromissos que possam ajudar a pensar e construir o mundo de amanhã com a resiliência necessária.

Partilhem também connosco as vossas iniciativas, proponham colaborações e reflexões sobre o “day after”.

make it happen!

17.06.2020

O DIA SEGUINTE

Global Compact disponibiliza as iniciativas e recursos para 8 desafios importantes na recuperação após pandemia

A Global Compact, iniciativa das Nações Unidas que junta empresas de todo o mundo em torno dos temas da sustentabilidade, está a fazer um apelo aos líderes empresariais para que se unam no apoio aos colaboradores, comunidades e empresas afetadas pela pandemia, fornecendo apoio e orientação. Nesse âmbito, desenvolveram oito COVID-19 Impact Briefs que detalham o efeito da pandemia numa série de temas, as ações que podem ser tomadas pelas organizações e disponibilizam para cada tema um conjunto de recursos que apoiam na resposta aos desafios e numa recuperação que as torne mais fortes.

Temas: Igualdade de género; Clima; Trabalho decente; Finança sustentável; Direitos humanos; Oceanos; Anticorrupção; Gestão responsável da água.

O que mudou nos hábitos alimentares dos portugueses durante o período de contenção social

A Direção-Geral da Saúde fez um estudo para conhecer os comportamentos alimentares e atividade física dos portugueses em contexto de contenção social e verificou que neste contexto 45% da população inquirida reportou ter mudado os seus hábitos alimentares e 41,8% tem a perceção de que mudou para pior. Para esta alteração parecem ter contribuído diversas razões, como a alteração do horário de trabalho, o modelo de compras de alimentos, o stress e alterações no apetite. Um em cada três portugueses manifestou preocupação quanto a uma possível dificuldade de acesso a alimentos.

O padrão alimentar menos saudável, caraterizado pelo aumento de consumo de snacks salgados, refeições pré-preparadas, refrigerantes e take-away e, por oposição, por uma diminuição do consumo de fruta e hortícolas, foi mais comum nos inquiridos mais jovens, do sexo masculino, com mais dificuldades financeiras e em risco de insegurança alimentar.

Desafios Éticos em tempo de Pandemia
Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Fórum de Ética da Católica Porto Business School, com o objetivo de tentar fazer um retrato de como a crise atual está a ser vivida de um ponto de vista ético nas organizações. Foi lançado um inquérito através do qual se pretende saber como o tempo da pandemia foi (e continua a ser) vivido, as eventuais angústias que surgiram, as decisões mais difíceis e a forma como se deu resposta a todas as novas questões, enquanto dirigentes ou enquanto trabalhadores. Os resultados serão oportunamente partilhados, através de webinars e artigos, designadamente no GRACE Talks: Pensar o Regresso | Desafios éticos pós pandemia.

EMPRESAS ATIVAS

Retalhistas reforçam compromissos com a economia nacional

O Continente lançou a 10 de junho a sua nova campanha “O que seria de Portugal, sem a Produção nacional?”. A campanha mostra o investimento que o Continente faz na produção nacional há 35 anos e que se tem intensificado nos últimos meses, para responder aos tempos de pandemia. A relação com a produção nacional vai para além das vendas, sendo exemplo disso o Clube de Agricultores Continente, que surgiu há cerca de 20 anos.

O Lidl anuncia que ajudou a exportar 150 milhões de euros de valor de artigos portugueses para 27 países europeus em 2019. A empresa tem como um dos seus motes apoiar os produtores nacionais a chegarem lá fora.

O Minipreço estabelece parceria com a Portuguese Mask, um projeto de máscaras sociais desenvolvidas e produzidas em Portugal e com uma dupla certificação dos Laboratórios do CITEVE. O retalhista quer reforçar assim o seu compromisso com a economia nacional ao mesmo tempo que garantem proteção adequada e devidamente certificada aos seus colaboradores.

TAP ajuda Guiné Bissau com carga solidária
A Companhia respondeu a um pedido de uma ONG local, Mães do Mundo, através do transporte de centenas de viseiras e elásticos para máscaras, doados pelo 3DMASK Portugal, para os profissionais de saúde das várias regiões do país. A resposta revelava-se especialmente importante sendo a Guiné-Bissau o PALOP com maior número de infetados com covid19. Nos últimos meses, a TAP tem apoiado os voos de carga humanitária.

A ACONTECER

Impacteam | Campos de férias com impacto

A Impacteam inovou em tempos de pandemia e lançou os Campos de Férias com Impacto, campos de férias para crianças dos 6 aos 10 anos (em Lisboa) e dos 10 aos 18 anos (em Valongo e na Aldeia de Chãos), que se diferenciam pelas atividades de caráter ambiental, social e de desenvolvimento pessoal. As famílias de qualquer colaborador de uma empresa associada do GRACE beneficiam de 15% de desconto nos Campos de Férias, assim como nas experiências de Turismo Responsável.

Quando: entre 5 de Julho a 29 de Agosto
Inscrições já estão abertas em feriascomimpacto.pt, para mais informações contactar info@impactrip.com.

Do LADO do SETOR SOCIAL

Centro Social 6 de Maio | Computadores e apoio alimentar
O Centro Social 6 de Maio, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, situada no Bairro 6 de Maio, desenvolvendo um importante trabalho nesta comunidade, disponibilizando diversos serviços, nomeadamente creche, pré-escolar e centro comunitário. Têm necessidades de Computadores com Windows Office, assim como de cabazes de apoio alimentar.
Contactos: Ana Ferreirim Lopes cs6maio.cc@gmail.com

ARIA | Bens de conforto habitacional

A ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda trabalha com pessoas com problemas de saúde mental, em desvantagem psicossocial. Atualmente estão a preparar o Apartamento ASAS para desenvolver um programa de intervenção com pessoas provenientes do Centro de Acolhimento Temporário de Paço de Arcos e que deverá entrar em funcionamento já na segunda quinzena de junho. Necessitam de bens de conforto habitacional para o projeto, nomeadamente: 4 conjuntos de capas de édredon e respetiva fronha para cama individual, mais lençol de baixo com elástico; 4 resguardos de plástico para o colchão; 4 conjuntos de toalhas de banho e de rosto; produtos de higiene pessoal;4 pares chinelos de quarto / chinelos de banho; 4 mochilas; produtos de reforço alimentar; produtos de higiene habitacional para limpeza e desinfeção do apartamento.
Contactos: oeiras.solidaria@cm-oeiras.pt

 

Cáritas |Campanha "Inverter a Curva da Pobreza"
Comprometida com a missão de combater todas as formas de pobreza a Cáritas organizou um plano para dar resposta aos efeitos provocados pela Covid-19 a quatro níveis: 1) apoio de primeira linha; 2) apoio de Recuperação Socio Económica Inclusiva; 3) Apoio à capacitação da estrutura social da rede nacional Cáritas; 4) Apoio à rede Cáritas Internacional. Iniciaram uma campanha de donativos que apoiar através:
- Do site em: caritas.pt/covid-19-donativo-online/
- Da Conta Solidária “Inverter a Curva da Pobreza”: PT50 0045 9020 4032 6607 7081 5 (Caixa Agrícola)
Mais informações
 

CALL TO ACTION! Partilhe iniciativas
LinkedIn
Receba a newsletter
EMPRESAS RESPONSÁVEIS
sustentabilidade é o dia seguinte

 junho 2020






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Sair da Casca · Rua do Grilo · 135 · Lisboa 1950-144 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp