Copy

Si lavora, si produce, si amministra lo stato
Il comune, si promette e si mantiene a volte
Mentre io aspettavo te

(Rino Gaetano, 1976)
View this email in your browser
imagem: óleo sobre tela de Eder Oliveira
[nota de abertura -> pra quem tá na correria: programação completa no final do email]

Caras amigas e amigos,
 
Que friaca, hein? Céu cinza de queimada amazônica criminosa, frio, moto quebrada e muito entusiasmo por aqui. E vocês, andam bem?

Semana passada pulamos mais uma newsletter, mas temos uma boa desculpa: entregamos nossa proposta para o edital “Manutenção e modernização de espaços culturais” do ProAC!  \o/
O projeto leva o nome bem brega de Conexão Marieta 2020, mas, gente, tá bonito. Esse ano o processo foi especial: a equipe cresceu, se diversificou e tem mais energia circulando em volta das ideias.

Aproveitamos o exercício para elaborar a grade de programação inteirinha para 2020 e, gente, fizemos bem feito. Em 45 dias a Secretaria de Cultura vai anunciar os projetos selecionados; estamos torcendo. Mandem energias positivas para os pareceristas: se formos contemplados vamos modernizar nosso site, fortalecer nossa estrutura e oferecer grande parte da programação de forma gratuita, aumentando nossa capilaridade no território e conversando com um público mais amplo. Mas se a gente não passar, não faz mal, fazemos mesmo assim. ; ) beijo no Doria, sdds.
casa cheia para a abertura da 3ª mostra Zootropio!
Nas últimas semanas a programação do Marieta foi quase inteiramente ocupada pela terceira edição da nossa querida mostra Zootropio! de animação brasileira, curada por Che Marcheti e GutoBR. Como todos os anos, às terças o cineclube passa uma rica seleção de longas e curtas brasileiros de animação, muitas vezes com a presença das pessoas que participaram da produção.

Esse ano abrimos a mostra com o surpreendente “A cidade dos piratas” de Otto Guerra. Otto queria fazer um filme sobre os Piratas do Tietê e sobre sua criadora, Laerte. Ao longo do processo tudo vai à merda e se torna uma investigação profunda, sombria e hilária sobre a natureza humana e sobre a vida. Vai sair nos cinemas algum dia, procurem assistir.

A mostra continuou com mais duas sessões de curtas e termina semana que vem, terça feira claro, com uma seleção de trabalhos produzidos por mulheres animadoras. Três realizadoras estarão presentes para conversar com a gente, acompanhadas pela curadora Che Marcheti, sobre a participação feminina no mercado de animação e projetos futuros.
______
27.08
Sessão de curtas 3 + Mesa "mulheres na animação"

Sonder – Nicole Janér
Primeiro Movimento – Erica Valle
Poética de Barro – Giuliana Danza

Animadoras com processos criativos diferentes apresentam seus curtas-metragens autorais e debatem sobre a realidade da mulher dentro da animação brasileira, percepção sobre a evolução do mercado nacional e a participação feminina no mundo da animação.

Convidadas: Erica Valle, Giuliana Danza, Nicole Janér
Moderadora: Che Marcheti

Classificação indicativa 12 - LIVRE

Enquanto isso, aos sábados, Guto BR tem ministrado com energia o workshop de Storyboard para 15 alunas e alunos de todas as idades. Como todos os anos, a mostra Zootropio! é um momento intenso e estimulante, em que paramos e olhamos para o mundo através de uma lente especial, muitas vezes reveladora.
 
Guto e seus storyboarders
Na quarta passada recebemos pela primeira vez o projeto CineDocClube, organizado pelos DocMakers. Uma vez por mês, sempre às quartas, projetamos um documentário brasileiro e sentamos para conversar com as pessoas que o realizaram, guiados por Leonardo Brant.

Semana passada assistimos “Mataram meu irmão” de Cristiano Burlan. Cristiano estava na sala conosco, para conversar sobre esse trabalho que mereceu, justamente, o premio de melhor filme no Festival “É tudo verdade”. A conversa que tivemos com o diretor foi gravada para o podcast dos Docmakers e alguma hora vai aparecer nas redes, socorro.
 
frame do filme "Mataram meu irmão" de Cristiano Burlan
No meio disso tudo, estou representando o Marieta no curso promovido pelo Sesc SP de gestão cultural, que começou esse mês e vai até maio, lá longe. O curso é organizado por Danilo Miranda, Isaura Botelho e todo o time do Sesc Centro de Pesquisa e Formação e junta mais de quarenta pessoas de todo o país. Tem gente do poder público, do Sesc, de instituições privadas, grandes e pequenas, do terceiro setor, de todas as idades, cheiros e cores. Todo mundo junto, todo mundo pensando em cultura e na nossa sociedade. Dá esperança e energia para encarar o futuro. Estamos no caminho certo e muito bem acompanhados, principalmente por todes vocês que consomem, produzem e amam cultura.
a linda turma do curso Sesc de Gestão Cultural, com a professora Vera Rodrigues ao centro.
Para o futuro próximo, a grande certeza é a segunda edição do curso "A jornada do roteirista", preparado e ministrado por Caio Guerra. A primeira edição terminou em junho e Caio já está juntando a próxima turma de futuros roteiristas. 

Caio recentemente postou uma coisa longa e bonita sobre esse curso e acho que tudo bem eu usar um extrato, para dar uma idéia da energia que ele coloca ao transmitir sua paixão aos alunos:

" [...] mesmo nos meus piores momentos, a criação de estórias sempre representou uma ponta de esperança, uma possibilidade de mudança. ao longo dos últimos meses, enquanto morria por dentro com os caminhos que nosso mundo tem escolhido, coloquei todas as minhas energias na preparação de um curso completo, complexo - mas, acima de tudo, absolutamente simples - sobre o ato de criar estórias, com todos os cuidados naturalmente devidos pelo nerd de alto calibre que sou.

se vocês são, ou conhecem, alguém que queira entrar no mundo do cinema, complementar as aulas de roteiro da faculdade, superar o infame bloqueio de escritor que já dura anos ou simplesmente gosta de uma boa estória e quer entender como ela funciona, são para vocês que as inscrições estão abertas!

as vagas são limitadas, as redes sociais são um câncer, tudo parece uma bosta, mas não se deixem desanimar: boas estórias mudam o mundo. [...]"

Ele postou no Face. Quer dizer que é público e eu podia usar sem permissão, não? : )

O curso começa dia 09 de setembro e vai até 21 de outubro, com duas turmas (!): de tarde ou de noite, segunda e quarta.

Inscrições aqui!

técnica mista sobre tela de Cristina Canale
Bom, enquanto preparamos o edital, gerimos a mostra e voltamos a estudar, negligenciamos um pouco a programação do segundo semestre. Mas não se preocupem, já reunimos os ingredientes e agora vamos começar a cozinhar.

Como aperitivo, vamos servir quatro lindos filmes do jovem canadense Xavier Dolan: Laurence Anyways (2012); Tom at the Farm (2013); Mommy (2014) e It’s Only the End of the World (2016).

A curadoria é do nosso querido Lucas Minari (ex-cinecluber, ex-estagiário, atual tuttofare do Marieta e ator), começamos na primeira terça de Setembro, dia 03. Xavier é um prodígio e seus filmes são bombas, cuidado.

Agora, em forma de bênção, uma lista de coisas bonitas:
  • o lindo livro “A elegância do ouriço” de Muriel Barbery, com suas Palomas e Michels;
  • saiu o novo álbum de Bon Iver. Saiu como playlist no Spotify, como série descoladíssima de vídeo-arte no Youtube e também como ciclo de espetáculos de dança. Um disco como sempre denso, que pede escuta. Mas essa música é apenas muito bonita (youtube ou spotify?);
  • na sequência: drinks, cinema e forró;
  • Abilio e Silvana assistiram “Bacurau” de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles. Abilio gostou muito e escreveu bem;
  • A exposição no Tomie Ohtake, com obras de Eder Oliveira, Regina Parra e Virginia de Medeiros – “jamais me olharás lá de onde te vejo”
  • E, por fim, timidamente, como última coisa bonita, saiu uma materia sobre a nossa trajetória até aqui no site do projeto draft. È meio brega, mas ficamos felizes.
 
È tudo por hoje pessoal, venham nos visitar.
Vamos em paz.
 
xoxo
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
 
3ª mostra zootropio! de animação brasileira
de 06.08 a 27.08, terças
19h-22h

gratuito

curadoria Che Marcheti e GutoBR
______
27.08
Sessão de curtas 3 + Mesa "mulheres na animação"

Sonder – Nicole Janér
Primeiro Movimento – Erica Valle
Poética de Barro – Giuliana Danza

Classificação indicativa - LIVRE
 
curso: a jornada do roteirista
de 09.07 a 21.10

com Caio Guerra


segundas e quartas
tarde: 15h-18h
noite: 19h-22h

Investimento
3x R$420,00 inteira
3x R$330,00 estudante
(primeira parcela paga no ato de inscrição e demais parcelas pagas mensalmente)
 

*a partir de 2019 o Marieta reserva 10% das vagas em seus cursos para bolsas integrais, dedicadas à pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Para apresentar sua candidatura, envie seu curriculum e breve carta de intenções para contato@projetomarieta.com.br

**redução para estudantes, professores da rede pública, idosos, ex-alunos Marieta 2019

***é possivel a participação virtual aos curtos, através de streaming online, para pessoas com mobilidade reduzida ou residentes fora de SP

marieta
______________________________
rua Maria Paula, 96, ap2, centro, SP
facebook
projetomarieta.com.br
instagram
youtube
Copyright © 2019 Marieta, All rights reserved.
 
Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list
 
Email Marketing Powered by Mailchimp