Copy

Presença belga nos holofotes

Na terça-feira, 12 de setembro de 1911 foi inaugurado na cidade de São Paulo, o Teatro Municipal, um projeto do escritório do arquiteto e engenheiro Ramos de Azevedo. Seu estilo eclético lembra o Teatro da Ópera em Paris e o seu Salão Nobre, no primeiro andar, foi inspirado na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes da França. Este é considerado o espaço mais suntuoso do Teatro Municipal. O salão era usado para festas, bailes, concertos de câmara e banquetes. Na época, só políticos e barões do café podiam entrar.
Ocupando uma área de 240 m² e pé direito de 12 metros, é extremamente requintado e imponente, com pinturas decorativas, pedras originárias da Itália, colunas com mármore nacional, portas de jacarandá e ... enormes cristais e espelhos importados da Bélgica.


Somente em 1868, a Bélgica produziu 111.500 m² de vidro espelhado, e, trinta anos depois 15 vezes mais, ou seja, 1.690.000 m². Destes, aproximadamente 90% era para a exportação. Na época, a produção belga representou 25% da produção mundial.
Ainda hoje, a Bélgica é um grande produtor de espelhos. A cidade de Zeebrugge contém a maior fábrica de vidros espelhados do mundo, com uma produção de 7 milhões de metros quadrados de espelhos por ano... e, 90% da produção é para exportação!
Todo carro produzido na Europa contém, pelo menos, um espelho belga!

Mais fotos do Teatro Municipal: http://www.belgianclub.com.br/pt-br/heritage/espelhos-no-salão-nobre-do-teatro-municipal-são-paulo

Venha conhecer o livro do artista belga radicado em São Paulo
 

Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, lançou recentemente “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo”. Nele, revela a biografia do artista (1868 – 1943) e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem quanto no Brasil.
Acesse gratuitamente o primeiro capítulo “Origens e influências”!  Acompanhe o relato sobre a cidade de nascimento do artista, a Lovaina no século XIX, as atividades do seu pai, também escultor, a formação de Adrien, a sua participação na vida artística belga e a sua família. A leitura está disponível em http://www.belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen

Para conhecer mais sobre a sua trajetória e ver as suas obras, o livro encontra-se à venda na loja online https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br.

Lei de Incentivo à Cultura 
Patrocínios: Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos Brasil e Rhodia Solvay Group
Parceria: Museu Paulista
Apoio: Consulado Geral da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/livro
 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2019 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp