Copy
37º PubhD de Lisboa
11 de setembro, 4ª feira, 19:30
View this email in your browser
Logotipo do PubhD de Lisboa

37º PubhD de Lisboa
Alterações Climáticas, e Neurociência Cognitiva
4ª feira, 11 de setembro, às 19:30

ATENÇÃO: As sessões PubhD de Lisboa são agora no Má Língua, na Graça.

A forma como a comunicação sobre as alterações climáticas influencia a nossa gestão do problema, e como o cérebro representa o nosso corpo e o distingue do meio que nos rodeia, serão os temas de conversa na sessão de setembro do PubhD de Lisboa.

Duas investigadoras de doutoramento vão explicar a sua pesquisa e responder a perguntas, em linguagem acessível e no ambiente informal de um bar. Em troca, oferecemos-lhes as bebidas.

Onde? No Má Língua
Rua da Senhora do Monte, 1C, na Graça.
Bem perto do mercado de Sapadores, é servido por várias carreiras da Carris, e o elétrico 28 pára quase à porta.
+info: https://pubhdlisboa.wordpress.com/o-bar-do-pubhd-de-lisboa/
 

Mónica Ribau (Comunicação de Alterações Climáticas) procura entender de que forma a perceção sobre a incerteza influencia a nossa gestão de problemas complexos, como as alterações climáticas.

A Mónica está a analisar o efeito de diferentes narrativas nesta gestão. O seu estudo, que se centra na forma como comunicamos o conhecimento, poderá propor novos modelos de comunicação e de inovação social que possam contribuir para alcançar as metas do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

Mónica Ribau é investigadora de doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mantém uma relação séria com o jornalismo e um afair ardente com a investigação. Acredita que uma boa história nos pode levar à verdade, essa coisa difícil de definir.

Victòria Brugada-Ramentol (Neurociência Cognitiva) investiga a forma como o nosso cérebro cria a imagem do nosso corpo e o distingue do ambiente exterior e do corpo das outras pessoas.

Utilizando um ambiente de realidade virtual, a Victòria está a estudar o controlo sobre as ações de um braço virtual e o modo como se cria a ilusão de que esse braço é nosso. Este trabalho poderá ter aplicações em jogos de vídeo imersivos ou, na área da saúde, na compreensão de como a representação do corpo é distorcida em pessoas com problemas de imagem corporal.

Victòria Brugada-Ramentol é investigadora de doutoramento na Fundação Champalimaud.

---
Imagem: “Em ambiente de Realidade Virtual, os participantes fazem uma tarefa para atingirem um objetivo, enquanto controlam um braço virtual. Nós introduzimos pequenas manipulações no controlo deste braço, para conseguir perceber quão importante são as nossas ações e as suas consequências” Vitória Brugada Ramentol

Cada apresentação dura 10 minutos e é seguida de 25 minutos para perguntas da assistência.

Sendo o PubhD uma iniciativa de voluntários e independente, agradecemos a cada pessoa da assistência o contributo de €0,50 a €1 para oferecermos bebidas aos oradores.
Se alguém lhe explicasse coisas fascinantes num bar, não lhe pagava uma bebida?

Se és estudante de doutoramento e quiseres explicar a tua investigação no ambiente informal de um bar, contacta-nos!
Partilhe este e-mail com amigos, colegas e familiares
Blog: https://pubhdlisboa.wordpress.com
Facebook (página): https://www.facebook.com/PubhDLisboa/
Facebook (grupo):
https://www.facebook.com/groups/PubhDLisboa/
Twitter: https://twitter.com/@PubhDLisboa/

PubhD em Portugal e no Mundo  |  Como lançar um PubhD  |  PubhD.org
 
PubhD de Lisboa


Email Marketing Powered by Mailchimp