Copy
Leilui Nishmat: 
Guershon ben Akiva Z"l
Shmil Moshe ben Mordechai Z"l

Símbolos de Rosh Hashaná


  • Como vimos, em Rosh Hashaná, o primeiro dia do ano, o Todo-Poderoso Se senta para julgar todo o mundo, e toda ação ou pensamento que ocorrem neste dia especial podem ter influência crucial em todo o ano que se inicia. Por isso, consta no tratado de Careitot que há grandes significados por trás dos “Simanim” (símbolos) de Rosh Hashaná, pois todo símbolo de berachá (bênção) manifestado no início do ano pode se estender em bênção por todo o ano.
     
  • Costuma-se, portanto, em todas as comunidades de Israel, comer alimentos especiais em Rosh Hashaná, sendo cada um deles um símbolo de berachá que almejamos que se estendida pelo ano inteiro. Esse é o motivo de se comer maçã com mel – para que tenhamos um ano bom e doce. Romã – para que nossos méritos multipliquem-se como as sementes da romã. Peixes – para que frutifiquemos e cresçamos em número como os peixes. Beterraba (selek) – para que sejam banidos (ystalku) os que nos odeiam. Tâmaras – para que cessem (ytamu) nossos inimigos e pecados, etc. Todos podem acrescentar alimentos de sua preferência e que seus nomes aludam à abundância e à bênção, que se estendam pelo ano todo. 
     
  • Há diferentes costumes quanto a mergulhar a chalá (pão) no mel, em Rosh Hashaná. Há quem mergulhe apenas no mel até Simchat Torá e há quem mergulhe no mel e também no sal, como se costuma no restante do ano. E cada um deve seguir o seu costume ou de sua família.
     
  • Para se aludir somente a “bons sinais” (siman tov) para o ano todo, costuma-se evitar o consumo de alimentos azedos, amargos ou salgados em Rosh Hashaná, para que prevaleçam símbolos de doçura para o ano que se inicia. Quanto a alimentos picantes, há muitos que costumam comê-los, embora haja, entre os ashkenazim aqueles que evitam também os tais condimentados. Os ashkenazim também evitam comer nozes (egozim) em Rosh Hashaná, pois a guemátria (somatória do valor numérico das letras em hebraico) de “egoz” (noz) é a mesma da palavra “chêt” (pecado) e, como se costuma tomar cuidado neste dia com o assunto dos símbolos, a ideia é evitar qualquer relação com o pecado.  

Em Elevação da Alma de:


Golda Fisz
bat Judka Boronsztajn  
Z"l

07 de Sivan

Susan bat Lola Z"l
25 de Iyar


Para a Recuperação 
Completa de:

 

Rachel Chana bat Lena


Rachel Rada bat Chaya Miriam

Chana bat Bluma Trzcina
Naftali ben Dvorá
Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!
Para Ver As Halachot Anteriores Clique Aqui
Facebook
Site
Email

Clique aqui e saiba como dedicar a Halachá Diária para Recuperação Completa ou Elevação da Alma de um ente querido

Leilui Nishmat: 
Yehuda Arie ben Meir, Ilan ben David Hacohen, Fortunee bat Lea, Kaden Olinda bat Joia