Copy

Newsletter #20/2019, outubro

Até 12 de dezembro de 2019

Ações Urbanas Inovadoras: 5.º Concurso Aberto!

A iniciativa Ações Urbanas Inovadoras (UIA) lançou o seu quinto convite à apresentação de propostas. Esta será a última chamada UIA no atual período de programação e o orçamento dedicado é de aproximadamente 50 milhões de euros de financiamento FEDER. Este convite estará aberto até 12 de dezembro de 2019, visando fornecer às áreas urbanas de toda a Europa recursos para testar soluções inovadoras para enfrentar os desafios urbanos.

A Semana Europeia das Regiões e Cidades 2019, em 8 de outubro, em Bruxelas, será a ocasião para anunciar e apresentar este quinto convite à apresentação de propostas da UIA, na qual o Secretariado UIA e a Comissão Europeia, DG REGIO, apresentarão os quatro temas selecionados:

:: :: :: Ainda há tempo para se inscrever no workshop a realizar no decurso da Semana Europeia e ficar a conhecer mais detalhes sobre esta chamada.

:: :: :: As UIA também realizarão seminários para candidatos em Praga, no dia 15 de outubro, e em Bruxelas, a 5 de novembro, as inscrições encontram-se abertas.

No portal UIA poderá consultar todos os documentos mais detalhados deste concurso em todas as línguas da União Europeia e obter algumas ferramentas para auxiliar o processo de inscrição.

 >>> Participe
Parceria Economia Circular da AUUE
RELATÓRIO CENTROS DE RECURSOS URBANOS
 
No âmbito da parceria da Agenda Urbana da UE sobre ‘Economia Circular’, coordenada por Oslo, o grupo de trabalho dedicado à ação 'Promover centros de recursos urbanos para prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos' publicou o relatório final sobre abordagens europeias para os centros de recursos urbanos.

O relatório apresenta 12 casos em cidades europeias, todas a trabalhar para promover a economia circular, concentrando-se sobretudo na prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos. O relatório mostra exemplos de centros públicos, público-privados e privados e fornece uma visão das diferentes abordagens para uma economia circular ao nível local, sinalizando as barreiras sentidas e os fatores de sucesso partilhados pelos 12 centros.

Dois dos casos apresentados são portugueses, da cidade do Porto: o RLab – Laboratório de Reutilização, promovido pela Lipor para gerir de forma mais correta o fluxo de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos; o OPO’Lab, um centro multidisciplinar que explora o uso criativo de novas tecnologias nas áreas da arquitetura, engenharia, design e outros campos artísticos.

 
>>>  Aceda ao relatório final
Projeto de Investigação
OS GRANDES TRABALHOS
 
O projeto de investigação ‘Os Grandes Trabalhos — Operações arquitetónicas e urbanísticas depois da Exposição Internacional de Lisboa de 1998’, apoiado pelo centro de estudos DINÂMIA’CET, do ISCTE-IUL, em parceria com o Lab Ticino da Accademia di Architettura de Mendrisio da Universidade da Suíça Italiana (USI), juntamente com a Direção-Geral do Território (DGT).

Este projeto de investigação terá uma duração de três anos (2018-2022), com o intuito de identificar, caracterizar, debater e refletir sobre as políticas urbanas e a arquitetura produzidas em Portugal após a Expo’98, visando concretamente:

:: :: :: Debater e refletir sobre as políticas urbanas produzidas em Portugal após a Exposição Internacional de Lisboa de 1998, por forma a criar bases de sustentação para futuras linhas estratégicas de desenvolvimento.

:: :: :: Promover, através de planos em análise, uma leitura ampla e de conjunto capaz de confrontar as várias escalas de estudo, permitindo enquadrar a cultura de projeto (urbano e de arquitetura) no final do último milénio.

:: :: :: Organizar e sistematizar a informação relativa aos planos e programas em estudo, como suporte de leituras críticas sobre as transformações ocorridas em Lisboa e no território nacional, no decurso do planeamento urbano realizado.
 
>>>  Acompanhe os desenvolvimentos no portal
Curso Livre (II Módulo)
ARQUITETOS DE LISBOA: ANOS 30 DO SÉC.XX - ATUALIDADE
 
Até 21 de outubro, no CIUL, realiza-se o II módulo do 2.º curso livre Arquitetos de Lisboa: Anos 30 do século XX – Atualidade. A iniciativa, com a organização e apoio do CIDEHUS.UEVORA, do CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa (CML) e da Fundação Calouste Gulbenkian, e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, contempla cinco sessões, cada uma com duas palestras.
 Participe, as inscrições são gratuitas, com registo através de
ciul@cm-lisboa.pt.

 
>>>  Conheça o Programa
Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp