Copy
Tensão
Superficial
Uma compilação de sinais aleatórios que permeiam
os interstícios da informação digital.
T.04   Edição 02  
27 outubro 2019
DESCONEXÕES DE FUGIDA

Aproxima-se aquela altura do ano em que as coisas se amontoam nos nosso receptores de informação e em que tudo compete pela atenção do nosso córtex cerebral.
Há sempre coisas que gritam mais alto e a que damos prioridade por nos serem mais queridas, por já estarem programadas no nosso ADN ou por terem cores mais garridas.
Como qualquer criança que faz birra por um brinquedo colorido, não preciso explicar o porquê do meu desejo. Há estímulos que não carecem de teorizações pseudo-intelectuais nem racionalizações polémicas. Só me quero deixar render e ser entretido.
Entretem-me J.J.

Viva minha gente, hoje é que vai ser mesmo de fugida. Vou-vos só deixar com duas ou três coisinhas para se entreterem.

Deixem-se ficar à vontade.

Antes de mais, deixem-me lembrar-vos que o Amadora BD, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, faz 30 anos. Infelizmente este ano vai ser mais curto, por isso apressem-se a ir. O certame começou no passado dia 24 de outubro, quinta-feira e vai só até ao próximo domingo dia 3 de novembro.

Realeza nerd


Randall Munroe é o nerd prefeito. Licenciado em física e ex-funcionário da NASA, é responsável pelo fenomenal xkcd: um webcomic sobre romance, sarcasmo, matemática e linguagem. É também autor de What If? Respostas Cientificas Para Questões Hipotéticas Absurdas, também já editado em livro e de Thing Explainer: Coisas Complicadas Em Palavras Simples.

No seu mais recente trabalho How To - Conselhos Científicos Absurdos Para Problemas Comuns do Mundo Real, ele aborda com uma seriedade avassaladora e minúcia extrema, questões que vão desde fossos de lava até aterragens de emergência.

Faz também a curadoria de uma galeria de imagens de pessoas a jogar xadrez em montanhas russas. E até já deu uma TED talk bem divertida.

Procrastinaçõezinhas


A cantora lírica Melissa Cross é uma guru do Metal que ensina vocalistas a gritar, e porque todos/as precisamos de nos fazer ouvir, aqui ficam umas dicas da mestra.

 Um momento Zen — como é fabricado um piano Steinway.

Um samurai, um ator de kabuky e um rockabily entram num bar...


Shinji Wajima na guitarra e na voz, Kenichi Suzuki no baixo e na voz e Tokuyoshi Uedate na bateria são os membros da minha nova banda de Metal preferida. Os Ingen Isu (人間椅子) vêm do Japão e celebram já 32 anos de carreira, com mais de 20 álbuns gravados.

Estou completamente rendido ao som destes tipos, que vai desde os sons clássicos de Black Sabath até aos bons tempos de Metallica passando ocasionalmente por texturas mais psicadélicas.

Dos álbuns que ouvi com atenção o meu destaque vai sem dúvida para
怪談 そして死とエロス de 2016, que acaba com a magnífica faixa マダム・エドワルダ, que é uma malha do caraças sobre uma senhora chamada Madame Eduarda. Desconfio que deve descender de portugueses.
Deixo-vos com o vídeo da última faixa do excelente álbum 新青年 de 2019, com o qual o meu bom amigo Miguel me abriu os olhos para estes cavalheiros.

Na TV Cá de Casa

Agora que tirámos as séries em atraso do caminho, resta-nos...
Crashing, temporada 1 (a única infelizmente) — uma pequena série do Channel 4 que foi o banco de ensaios da Phoebe Waller-Bridge, antes do fenomenal Fleabag e de Killing Eve. Não confundir com Crashing da HBO;
Catch 22, Minisérie — uma produção da Hulu que adapta o clássico de Joseph Heller. Uma comédia negra em plena 2ª Grande Guerra, com a participação de Hugh "Dr. House" Laurie e George Clooney à frente e atrás das câmaras.
 

Muito bem, por hoje é tudo e foi de fugida, como prometido.
Voltamos a falar com mais calma na próxima edição.

Até lá, lembrem-se, vai correr tudo bem, vocês são fortes. Se aguentaram até aqui, não é um pouco de frio nem a iminência do Natal que vos vai derrubar.
 

Partilha Partilha
Twita Twita
Reencaminha Reencaminha
Goodreads — ligação direta para as minhas leituras e não só.
O arquivo da TS — para explorar edições anteriores.
Impressões — todas as edições da TS num Tumblr fantasma.
Mail superficializando — para críticas, sugestões, bizarrias e pirraça. Tudo é bem vindo.
Copyright © 2019 Tensão Superficial, Todos os direitos reservados.


Já não suportas ver esta newsletter?
Podes sempre atualizar as preferencias ou cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp