Copy

Presença belga nos holofotes

É com grande prazer que anunciamos que o segundo livro do Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil e editor desse boletim, saiu da gráfica. Sabores belgas no Brasil relata por que a culinária, a cerveja, o chocolate, as batatas fritas e tantas outras delícias belgas estão ganhando terreno no panorama gastronômico brasileiro. O autor nos remete aos caminhos históricos de seu país, desvenda os segredos da chegada da batata, do lúpulo e cacau no território belga, que se disseminaram, deliciosamente, aos quatro ventos.
O livro explica a fama das carbonades, stoemp, mexilhões, waffles, speculoos, endívias, couve-de-bruxelas...  Chefs belgas radicados em diferentes regiões do Brasil ajudam a colocar em pratos limpos, os segredos do sucesso da culinária belga. E migrantes revelam o sentido da saudade da comida ancestral, ao responderem a uma enquete. Para provar que a influência da Bélgica no Brasil é caso antigo, o autor percorreu as trilhas das colônias e dos profissionais que se radicaram no país no início do século passado. Após garimpar os vestígios históricos, mostra os diversos traços que esses migrantes deixaram na produção de gêneros alimentícios e na introdução de novas técnicas de agricultura e pecuária no Brasil.
O primeiro de uma série de lançamentos do livro acontecerá no mês de novembro na Embaixada da Bélgica em Brasília, no dia 13. Em seguida o autor estará nos Consulados do Rio de Janeiro e São Paulo, respetivamente dias 18 e 26. Envie seu correio eletrônico caso esteja  interessado de receber um convite.
Sabores belgas no Brasil é também um ótimo presente para desvendar as relações Bélgica-Brasil, para os amantes da culinária, da historia, aquele parente louco por cerveja ou por curiosos de como preparar a melhor batata frita... também uma escolha certa para empresas belgos-brasileiras que gostariam de agradecer um novo cliente, um membro da diretoria ou o funcionário do mês. E, não poderíamos esquecer os milhares de descendentes belgas que buscam as origens dos sabores e da fama da culinária belga. O livro estará a venda, por enquanto, na loja virtual https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/sabores-belgas-no-brasil/
 
Livro realizado com a Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínios: Callebaut, Impextraco, Katoen Natie e Parafix
Apoio: Embaixada e Consulados da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/sabores

Ficha técnica:
Título: Sabores belgas no Brasil
Autor: Marc Anna Camille Jozef Maria Storms
Texto em português com resumo em francês e neerlandês
São Paulo - Edição do autor – 2019
Páginas: 128
Formato: 16 x 23 cm
ISBN 978-85-455243-1-1
Preço: R$ 70,00

Twitter: @saboresbelgasnobrasil
Instagram: patrimônio_belga_no_brasil
 

Venha conhecer o livro do artista belga radicado em São Paulo
 

Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, lançou recentemente “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo”. Nele, revela a biografia do artista (1868 – 1943) e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem quanto no Brasil.
Acesse gratuitamente o primeiro capítulo “Origens e influências”!  Acompanhe o relato sobre a cidade de nascimento do artista, a Lovaina no século XIX, as atividades do seu pai, também escultor, a formação de Adrien, a sua participação na vida artística belga e a sua família. A leitura está disponível em http://www.belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen

Para conhecer mais sobre a sua trajetória e ver as suas obras, o livro encontra-se à venda na loja online https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br.

Lei de Incentivo à Cultura 
Patrocínios: Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos Brasil e Rhodia Solvay Group
Parceria: Museu Paulista
Apoio: Consulado Geral da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/livro
 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2019 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp