Copy

va... distruggi il male e va
va... distruggi il male e va
mille armi tu hai, non arrenderti mai
perché il bene tu sei, sei con noi
vai che il tuo cuore nessuno lo piega


(Alessio Caraturo, 2007)

View this email in your browser
imagem: óleo sobre tela de Karishma D'Souza Himalayan Landscapes: unseeing, 2016 (fonte)
[nota de abertura -> quer pular o textão e ser prática? deixamos a programação completa no final do email]

Caras amigas e amigos,
 
como vão vocês? Long time no see. Nesse meio tempo: 15 mil pessoas reunidas, no frio da noite de ontem, para ouvir as palavras de Angela Davis, ela sim verdadeiro Mito. A mobilização para barrar o avanço de práticas conservadoras nos Conselhos Tutelares. O curso de Gestão Cultural do Sesc. A luta pela liberação de Preta e Sidney. Esse estranho tesão por Bacurau. E a corrida maluca e criativa de milhares de gestoras e gestores culturais para conquistar o edital Rumos do Itaú Cultural, com tantos projetos nascendo, indo para o papel, entrando em planilhas, orçamentos e cronogramas. Nesse fim de ano estou sentindo São Paulo vibrar. Tem dias que é quase possível ver a energia fluir pelas ruas, como se confluísse toda para um reservatório, que alimenta o grande motor da resistência, pronta para ser usada no momento oportuno.

Nós do Marieta acompanhamos como podemos, fazendo nosso trabalho de formiguinha todas as semanas, com amor e dedicação. A programação que preparamos para as próximas semanas é a nossa pequena contribuição para esse fluxo de energias que atravessa a cidade. Estão todes convidades para compartilhar com a gente, porque afinal:

“Estudem, gente, porque se você estudar, o sistema não vai aguentar com vocês."
(Preta Ferreira, finalmente livre após 109 dias de prisão)
 
Então, vamo que vamo: firmeza permanente, como diriam em Perus.

Como sempre, começamos com um breve resumo do que aconteceu e, logo em seguida, a programação do que está por vir (fica esperte que tem coisa boa e de graça)
graduades do curso "a jornada do roteirista!"
Previously, on Marieta

Ontem no Marieta foi dia de celebrar essa maravilhosa vocação que é a contação de estórias. Foi o último dia das turmas de tarde e noite da segunda edição do curso “A Jornada do Roteirista” ministrado por Caio Guerra. Num mundo que precisa urgentemente redescobrir o poder da imaginação e da criatividade, dá esperança ver tanta gente talentosa fortalecer suas ferramentas. Caio está na liderança do premio “Melhor Professor Marieta 2019”, com Ernesto Neto em segundo lugar (mas falamos sobre isso daqui a pouco). Para quem se interessou mas ficou fora dessa edição, sem desespero: tem um intensivo de férias em Janeiro, só pra vocês.

Recebemos também o primeiro encontro do nosso grupo de roteiro, liderado pela cineasta Ana Julia Travia, que tem o objetivo, em encontros semanais, de discutir projetos pessoais em desenvolvimento das pessoas participantes, analisar filmes e séries emblemáticas e ler extratos de livros essenciais para dramaturgia audiovisual com a intenção de criar e potencializar um grupo sólido e engajado. Olhem só que turma:
Começou da melhor forma possível o ciclo de encontros com artistas, que está acontecendo às quintas. Conversamos com Mauro Restiffe duas semanas atrás sobre a sua trajetória, fotografia, familia e paixão (com uma olhar especial no novo projeto que Mauro está desenvolvendo e outros ensaios nunca públicados). E semana passada foi a vez de Ernesto Neto, que estava inspirado. É difícil por em palavras a experiência que tivemos com esse xamã carioca. Seu olhar sobre o mundo, sua curiosidade mole e sua energia performática nos levaram numa viagem que atravessou Rio, Londres, Paris, Belo Horizonte, Pernambuco, Sergipe e o coração da Floresta, acompanhados por vovó Lygia Clark, vovô Brancusi, tio Tunga e toda a família Huni Kuin. Estava marcado para terminar às 22h, mas aterrissamos de volta em São Paulo somente às 00h30. Que noite.

Seguimos esta quinta com Rivane Neuenschwander e já sei que vai ser especial. Se não quiser ficar por fora, tem vaga para aula avulsa (presencial e online). Não tem como pagar? Escreva para bolsas@projetomarieta.com.br.
Na outra semana: Leda Catunda!
Ernesto Neto e o beijo de vovô Brancusi
Se piscar duas vezes já dá Novembro, pessoal. Fim do ano chegando e a gente soltando nossas últimas cartas de 2019.
 
Curso: Arquitetura Alternativa

Vamos fechar o ano acadêmico do Marieta com um curso especial, dedicado à Arquitetura Alternativa. O curso, que acontece aos sábados de manhã a partir de 09 de Novembro apresenta, aprofunda e problematiza questões essenciais sobre técnicas alternativas da construção, a partir de qualificada produção arquitetônica desenvolvida recentemente no Brasil.

As apresentações abordam questões relevantes para o entendimento da complexidade dos projetos arquitetônicos contemporâneos e de sua viabilidade construtiva: possibilidades da edificação em taipa, uso do bambu na construção contemporânea, certificação e uso de madeiras nobres e protegidas, novos experimentos na gestão colaborativa de equipes e mão-de-obra, sustentabilidade ecológica e social, e outros aspectos.

Abilio Guerra convidou os experientes e reconhecidos profissionais Gustavo Utrabo, Hélio Olga, Sven Mouton e Fernando Minto para enfrentar os respectivos temas com abordagem teórica e prática, sempre apoiados em projetos concretos de suas práticas profissionais. Ao final de cada apresentação acontece uma conversa entre o palestrante e o público.


Aqui temos mais informações sobre os palestrantes e suas trajetórias e, claro, o link para inscrições.
Sempre reservamos vagas para bolsas integrais e parciais. Para pleitear a sua, mande uma breve carta de intenções para bolsas@projetomarieta.com.br.

Ah, é possível participar virtualmente ao curso, fica a dica : )

Roda Aberta – Diálogos Afrocentrados
 
No dia 02 de Novembro, sábado, entre 15h e 18h, recebemos a conversa aberta conduzida pela artista e mediadora Bianca Leite junto com as convidadas Hanayrá Negreiros, Janaína Machado, Mônica Ventura e Guinho Nascimento.
A roda será construída a partir de duas perguntas provocadoras:

- Como criar novos papéis fora da ordem colonial através da educação?
- Como ensinar a pensar e imaginar o corpo como sujeito e não como objeto?

Para quebrar o gelo, as pessoas convidadas irão fazer uma breve abertura, enfrentando a temática a partir de suas experiências e pesquisas intelectuais, artísticas e afetivas. As pesquisadoras e artistas irão apresentar conceitos fundantes sobre novos saberes e fazeres que problematizam a normatização dos corpos brancos, enfrentando temas como raça, classe e gênero.

A conversa é parte do processo de pesquisa iniciado por Bianca em Agosto, projeto apresentado para a residência cultural do centro de cultura contemporânea Marieta. A troca entre as pessoas participantes será gravada e servirá como material complementar para a pesquisa.

Convidamos todes a participar da conversa e contribuir com suas experiências e reflexões, mais informações aqui!

 
Audre Lorde e a verdade na lousa.
Cineclube!
 
Nosso amado Cineclube segue firme com a retrospectiva Jane Campion. Assistimos semana passada “O Piano”, obra magistral da cineasta neozelandesa, e continuamos hoje com “Holy Smoke”, de 1999. A mostra termina na terça que vem, com “Bright Star” (2009).

Mês que vem, começando na terça dia 05.11, teremos uma programação especial, curada por Bianca Leite e Pedro Santiago. Quatro sessões imperdíveis:
 
05.11_Audre Lorde – the Berlin Years 1984 to 1992 (2012)
direção: Dagmar Schultz
84 min.
Sinopse: O filme trata da relação da escritora feminista Audre Lorde com a diáspora negra alemã, sua influência literária e política no desenvolvimento de um movimento afro alemão e as origens do movimento antirracista antes e depois da reunificação alemã.

12.11_Us (2019)
direção: Jordan Peele
121 min.
Sinopse: Adelaide (Lupita Nyong'o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo.
 
19.11_Sessão de Curtas!
Filmes de Aline Motta, Diego Paulino e André Novais
 

26.11_Bamboozled (2000)
direção: Spike Lee
136 min.
Sinopse: Uma jovem atriz (Theresa Randle) tenta fazer carreira em Nova York, mas quando o dinheiro e o trabalho se tornam escassos ela arruma um emprego em uma empresa de sexo por telefone.
 
No dia 27.11 teremos também a projeção especial do filme “SLAM – Voz de Levante” na sessão CineDocClube, com a presença da diretora, poeta e MC Roberta Estrela D’Alva. Nascidos nos anos 1980 em Chicago, os poetry slams, batalhas performáticas de poesia falada, se espalharam pelo mundo, atraindo pessoas de todas as idades, profissões e classes sociais no exercício da livre expressão e da autorrepresentação. A primeira noite do gênero no Brasil, ZAP! Zona Autônoma da Palavra, foi inaugurada em 2008 por Roberta Estrela D’Alva e seu grupo de teatro hip-hop, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. O longa foi vencedor do Prêmio Especial do Júri e do prêmio de Melhor Documentário no 19º Festival do Rio, em 2017, e do prêmio de Melhor Filme Nacional no FIM CINE (Festival Internacional de Mulheres no Cinema), em 2018.
 
Isso tudo, de graça, claro.
 
Quanta coisa legal, hein! Nossas propostas para energizar seus dias estão aí, que acharam? Já estamos trabalhando na programação COMPLETA para 2020. Sim, a gente é louco, mas tem novidades vindo por aí e não podemos parar quietes.
 
E, para encerrar, como se não bastasse, algumas dicas para quando precisar:
  • visite a Bienal Sesc Videobrasil no 24 de Maio;
  • assista o inquietante documentário de Marcelo Gomes na Netflix, “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” (resenha na Piauí);
  • tem esse disco que nasceu de uma ideia genial, evidentemente inspirada por alguma erva especial: Jah Van;
  • o livro “Nietzsche Hoje” de Viviane Mosé, sugestão do mestre Ernesto Neto;
 
É isso minha gente. Fiquem com Jah, ou com quem preferirem. Fiquem bem.

 
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
Curso: Sobre Artistas
com Ernesto Neto, Leda Catunda, Mauro Restiffe e Rivane Neuenschwander

de 10 a 31.10
quintas
19h-22h

24.10 - Rivane Neuenschwander
31.10 - Leda Catunda

Investimento*
R$ 420,00 inteira
R$ 336,00 reduzida**
R$ 150,00 aula avulsa
[em até 10x   \o/ ]
Curso: Arquitetura Alternativa
com Fernando Minto, Gustavo Utrabo, Hélio Olga e Sven Mouton

de 09.11 a 07.12
sábados
10h-13h

Investimento*
R$ 420,00 inteira
R$ 336,00 reduzida**
[em até 10x   \o/ ]
 
Cineclube: retrospectiva Jane Campion
terças
19h abertura
19h30 projeção
gratuito

22.10 - Holy Smoke (1999)
29.10 - Bright Star (2009)
Cineclube: Cinema Preto
curadoria Bianca Leite e Pedro Santiago

terças
19h abertura
19h30 projeção
gratuito

05.11_ Audre Lorde the Berlin Years 1984 to 1992 (2012), dir. Dagmar Schultz
12.11_ Us (2019), dir. Jordan Peele
19.11_ Sessão Curtas - filmes de Aline Motta, Diego Paulino e André Novais
16.11_ Bamboozled (2000), dir. Spike Lee
CineDocClube: SLAM - Vozes de Levante

quarta
19h abertura
19h30 projeção
gratuito

27.11_SLAM - Vozes de Levante

com a presença da diretora Roberta Estela D'Alva
Curso Intensivo de Férias: A Jornada do Roteirista
com Caio Guerra

de 13.01 a 24.01 de 2020
segunda a sexta
15h-19h

Investimento*
R$ 990,00 inteira
R$ 790,00 reduzida**
[em até 10x   \o/ ]
*a partir de 2019 o Marieta reserva 10% das vagas em seus cursos para bolsas integrais, dedicadas à pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Para apresentar sua candidatura, envie seu curriculum e breve carta de intenções para contato@projetomarieta.com.br

**redução para estudantes, professores da rede pública, idosos, ex-alunos Marieta 2019

***é possivel a participação virtual aos cursos, através de streaming online. mais informações: contato@projetomarieta.com.br 

marieta
______________________________
rua Maria Paula, 96, ap2, centro, SP
facebook
projetomarieta.com.br
instagram
youtube
Copyright © 2019 Marieta, All rights reserved.
 
Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list
 
Email Marketing Powered by Mailchimp