Copy
- Newsletter de Educação para a Cidadania Global para Educadoras/es -
 
Haverá fronteiras intransponíveis para algumas pessoas
e tapetes vermelhos para outras?

O que é que isto tem a ver connosco? Até quando vamos permitir que as fronteiras bloqueiem direitos? Que alternativas temos?  

Este mês assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), com o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e o Dia Internacional das Migrações (18/12).
71 anos depois da adopção da declaração, qual a sua atualidade e alcance? Reconhecemos que têm sido dados vários passos para torná-la realidade, contudo, há também recuos e ainda temos um longo caminho para construir efetivamente um Mundo de Direitos, Dignidade, Igualdade   e Liberdade, sem muros e sem fronteiras, que inclua Todas e Todos. Enquanto educadoras e educadores podemos ter um papel importante nesta construção e transformação social. Vamos pôr mãos à obra? 

Partilhamos alguns recursos, materias (e inquietações) para desafiar o questionamento, reflexão e mobilização sobre estes temas fundamentais na escola e outros lugares de aprendizagem. 
 
TECNOLOGÍA LIBRE DE CONFLICTO
> A partir dos 12 anos
Campanha que dá a conhecer a relação existente entre tecnologia e violação de direitos humanos em alguns países (que muitas vezes provoca o deslocamento de pessoas). Contém materiais informativos e propostas pedagógicas e de participação

THE ARRIVAL
Vídeo realizado a partir do livro "The Arrival", que permite acompanhar e sentir o percurso de um migrante através de uma série de imagens.
 
COMPASS - MANUAL PARA A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS COM JOVENS
> Jovens
Recurso pedagógico que discute temas e desafios atuais relacionados com direitos humanos e apresenta atividades e sugestões para trabalhar com jovens. 
 

UN MUNDO DE TEATRO
> A partir dos 4 anos 
Atividades baseadas na metodologia lúdica e teatral para trabalhar
os direitos humanos e a cultura de paz,
 a partir do corpo e movimento, da aprendizagem emocional e da gestão de conflitos. Trata-se de um recurso criativo que recorre à arte e ao seu poder transformador para a construção da cidadania global!


 
Recordamos ainda o nosso recurso da COLEÇÃO 1 DIA PARA AGIR, com propostas para várias idades e níveis de ensino dedicadas a estes temas.
!  Fiquem atentas/os:
Já sabem que estamos disponíveis para colaborar convosco e receber as vossas sugestões e/ou questões! Deixamos ainda o desafio para partilharem notícias das atividades que desenvolverem ao longo do ano letivo no âmbito da ED e ECG, para mantermos esta cadeia de partilhas e aprendizagens em movimento. Escrevam-nos para ed@fgs.org.pt
 

Esta newsletter é uma iniciativa

 
Copyright © 2019 Fundação Gonçalo da Silveira, All rights reserved.