Copy
Uniões culinárias inusitadas, ou nem tanto, entre a Bélgica e o Brasil...

Conhecendo produtos belgas produzidos no Brasil, começamos a ver uniões inusitadas que juntam, de maneira criativa, produtos tradicionalmente belgas, algumas vezes desconhecidos por aqui, com comidas tipicamente brasileiras.
No novo livro do pesquisador belga radicado em São Paulo, Marc Storms, “Sabores belgas no Brasil”, o autor nos remete aos caminhos históricos de seu país e da sua deliciosa culinária. Também entrevista chefs belgas radicados em diferentes regiões do Brasil, mapeia as saudades dos belgas aqui residentes e, para provar que a influência belga no Brasil é caso antigo, percorre as trilhas das colônias e dos profissionais que se radicaram no Brasil no início do século passado.
O livro já encontra-se a venda online e, enquanto você não desfruta da sua saborosa leitura, aqui vão alguns exemplos dessas uniões inusitadas mas também de dar água na boca!
Todo brasileiro que já viveu fora do seu país, em algum momento, sentiu fortes saudades de um pão de queijo quentinho e um belga de seu tradicional doce waffle ... pois não é que em São Paulo um café conseguiu a proeza de juntar os dois?


Foto Marc Storms da Cafeteria Expresso, Avenida Paulista, São Paulo

Qualquer criança brasileira já se fartou de comer esse típico doce nas festas infantis ou mesmo passou horas enrolando brigadeiros no chocolate granulado. Mas, depois do sucesso do chocolate belga entre nós, fartamente explicado por Marc Storms no capítulo sobre Chocolates do seu livro, olha onde mais uma união belgo-brasileira aconteceu:



Foto de Marc Storms – Padaria Bella Paulista, São Paulo

Tem também sabor belga no litoral catarinense, pois Maria Helena Casemiro morou quinze anos na Bélgica, onde conheceu o waffle de Liège e se apaixonou por ele. Casada com o belga Marc Temmerman, retornou ao Brasil decidida a iniciar a produção da iguaria aqui e, em 2012 criou o Sabor Belga. Mas inovou ao incorporar diversos sabores e, entre eles, o da mais popular fruta no Brasil, claro, a banana!

 

Foto: Sabor Belga
Entre os pratos mais solicitados no restaurante paulistano Chez Vous, estão os boulettes à la liégeoise, feitos com redobrado esmero por serem típicos da região belga do chef Lionel Sturnack. “Sempre falo sobre eles com muito amor e sempre são bem pedido, com frites, claro.” O uso de frutas ou seus derivados nos pratos é uma tradição típica na Bélgica e, essas almondegas são feitas com o famoso xarope de maçãs e peras da cidade de Liège.
Então, se você se deparar com esse xarope ou encontrar no supermercado em uma viagem à Bélgica, não deixe de prová-lo com... queijo coalho assado... que substitui muito bem o nosso conhecido melado de cana...


Foto: Mara Luz

BOM APETITE!!
Fazemos um convite aos nossos leitores para enviar receitas e fotos de outros ”casamentos” entre sabores belgas e brasileiros. 

Compre já o livro “Sabores belgas no Brasil”!

loja online
www.patrimoniobelga.com.br\sabores
Twitter: @saboresbelgasnobrasil
Instagram: patrimônio_belga_no_brasil

Venha conhecer o livro do artista belga radicado em São Paulo
 

Marc Storms, coordenador do Patrimônio belga no Brasil, lançou recentemente “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo”. Nele, revela a biografia do artista (1868 – 1943) e divulga suas obras mais significativas, produzidas tanto em seu país de origem quanto no Brasil.
Acesse gratuitamente o primeiro capítulo “Origens e influências”!  Acompanhe o relato sobre a cidade de nascimento do artista, a Lovaina no século XIX, as atividades do seu pai, também escultor, a formação de Adrien, a sua participação na vida artística belga e a sua família. A leitura está disponível em http://www.belgianclub.com.br/pt-br/livro_van_emelen

Para conhecer mais sobre a sua trajetória e ver as suas obras, o livro encontra-se à venda na loja online https://patrimoniobelga.lojavirtualnuvem.com.br.

Lei de Incentivo à Cultura 
Patrocínios: Impextraco, Katoen Natie, Parafix, Peróxidos Brasil e Rhodia Solvay Group
Parceria: Museu Paulista
Apoio: Consulado Geral da Bélgica no Brasil
Mais informações: http://www.patrimoniobelga.com.br/livro
 

Apoie o mapeamento histórico e cultural da atuação das empresas belgas no Brasil

Empresas belgas deixaram e ainda deixam traços materiais de suas atividades e criatividade no Brasil. Referimos-nos, entre outros, à pontes, estradas de ferro, estações e material rodante ferroviário, ladrilhos e azulejos, vitrais e esculturas.

Um inventário dessa herança histórica está sendo criado e pode ser visto no site do Belgian Club Brasil em http://www.belgianclub.com.br. Novas descobertas estão constantemente sendo incluídas no site.
Esta iniciativa tem sido apoiada por trabalho voluntário como por exemplo traduções, edições de textos e fotografias, e patrocinadores. Estamos muito agradecidos à Barry Callebaut, nosso patrocinador atual. Gostaríamos muito de contarmos, em breve, com o nome e logotipo da sua empresa no site. Mais e detalhadas explicações sobre nossa política de patrocínio podem ser encontradas na página http://www.belgianclub.com.br/pt-br/patrocinador.
Leia Mais
Copyright © 2020 Patrimônio belga no Brasil, All rights reserved.


Deseja alterar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar sua inscrição ou cancelar a assinatura.


Email Marketing Powered by Mailchimp