Copy
Boletim do blog Algumas Observações.

Laços

Acordei cedinho e fiquei feliz com o céu azul, depois de tantos dias cinzentos. Gosto do verão. A sensação do sol na pele me lembra o quanto estamos vivos. Quando não há sol, acabo morrendo um pouquinho. Mas, como seguia dizendo, acordei cedo para celebrar o ano novo lunar. Na China, a festa costuma ser grande; e eu, que nada tenho de chinesa, escolhi celebrar o novo ciclo na vida e na amizade.
 
2020 é o Ano do Rato. Ano de recomeço de ciclos. Apesar de ser apenas a conhecedora do que diz o Google, gosto da ideia de recomeçar. Isso me traz um despertar da semente de esperança que habita em mim. Já no banho, me arrumando para sair, me lembrei de um fragmento de sonho daquela noite: meu corpo bronzeado trocava de pele em alta velocidade. Um novo eu surgia ali. Simbolismos que não são apenas coincidências.
 
Em dezembro passado, minha amiga Carol Vayda e eu conversávamos sobre o exaustivo 2019 e como tudo foi confuso e, sobretudo, solitário. Baseamo-nos na quantidade de vezes em que nos vimos: três. Foi nesse encontro que decidimos que querer, em alguns casos, é poder e que nos veríamos mais vezes no ano seguinte. Hoje cedo parti para o primeiro dos 12 encontros que teremos ao longo do ano.
 
Sim, nós já temos todas as datas nas nossas agendas. Sim, nós já recusamos convites, eventos e qualquer outra coisa que possa surgir. Hoje estávamos as duas felizes porque conseguimos tornar um apontamento dos nossos planners real.
 
Falando assim pode parecer coisa de virginiana controladora, mas o fato que é tanto ela quanto eu estamos nos questionando quais são os nossos laços, quem está ali ao nosso lado para o que der e vier e, principalmente, o quanto nós estamos nos dedicando a essas pessoas. Somos nós que devemos, enfim, sair do casulo. Sentimos — por obra da mudança temporal de ciclos ou não — a necessidade de voltar a ouvir as pessoas ao nosso redor, de aprender com elas, de demonstrar o quanto elas contribuem na nossa jornada.
 
Para alguns, 2020 marca a mudança de década; para outros, a transição para a Era de Aquário; para os chineses, 2020 marca uma nova sequência dos 12 signos de seu horóscopo; para os céticos, apenas uma nova chance de tentar ser melhor independentemente dos astros ou de um deus. Para mim, 2020 é o ano de estreitar os laços com quem realmente importa.
 

Em tempo, hoje a minha cidade faz aniversário:466 anos de pura agitação. Ela, assim como eu, está longe de ser perfeita, às vezes parece meio fria, um tanto brava, mas tem em seu coração muito, muito amor. Que este novo ciclo seja próspero para todos nós que aqui vivemos (independentemente de ter nascido aqui ou não) e que os visitantes se sintam acolhidos como Caetano se sentiu quando cruzou a famosa esquina da Ipiranga com a São João.
Aproveito para avisar que estou tentando cumprir um calendário de postagem no Algumas Observações com posts às quartas e aos domingos. Para ler o conteúdo que foi ao ar em janeiro, espie aqui.
 
Beijos, queijos e feliz Ano do Rato,
Fernanda Rodrigues
Website
Twitter
Instagram
Facebook
Email
Pinterest
YouTube
Tumblr
Copyright © 2020 Algumas Observações, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp