Copy

Newsletter #2/2020, janeiro

Participe até 31 de janeiro
Agenda Territorial 2030 em consulta pública

A 30 de outubro de 2020, os Ministros responsáveis pelo Ordenamento e Coesão Territorial da União Europeia deverão reunir-se em Leipzig e adotar a nova Agenda Territorial 2030, sob a égide de ‘Um futuro para todos os lugares’: #TerritorialAgenda, a future for all places.

Direção-Geral do Território convida todas as partes interessadas no desenvolvimento e coesão territorial do espaço europeu a conhecer os trabalhos de revisão e a versão preliminar já disponível deste documento, que descreve os seus propósitos e prioridades, bem como a responder ao Inquérito ‘online’ desenvolvido pela Presidência Finlandesa, aberto até 31 de janeiro.  

Explore o novo portal sobre a Agenda Territorial e o seu processo de revisão, uma plataforma lançada em setembro de 2019 para acompanhar a elaboração da Agenda Territorial 2030, um fórum onde pode acompanhar a elaboração do novo documento e comentar as várias propostas e também um balcão único com informações e documentos importantes sobre esta Agenda da União Europeia.

Fique atento e veja como a Agenda Territorial renovada e as suas ações piloto evoluem na preparação da reunião ministerial informal de 2020, em cooperação com a Comissão Europeia e com o apoio do Comité das Regiões Europeu.

>>> Participe nesta consulta pública, preencha o Questionário


Disponível gratuitamente no portal da DGT
Carta de Uso e Ocupação do Solo para 2018

A Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) para 2018 da Direção-Geral do Território (DGT) foi concluída no final de novembro de 2019 e já está disponível através de serviços de visualização (WMS) e de descarregamento (ATOM), podendo ser acedida sem custos através dos seus metadados registados no Sistema Nacional de Informação Geográfica.

A produção desta edição da COS enquadra-se na estratégia da DGT para disponibilizar informação sobre o uso e ocupação do solo com regularidade e fiabilidade através de processos de produção mais eficientes e tecnologicamente mais evoluídos, diminuindo o tempo entre o ano da aquisição dos dados base (isto é, fotografia aérea) e o ano da disponibilização da informação produzida ao público. A COS 2018 foi produzida em 9 meses e pela primeira vez a COS é disponibilizada no ano imediatamente após a aquisição dos ortofotos utilizados na sua produção.

>>> Saiba mais sobre a COS e aceda a toda a informação disponível

ESPON 2020
Projetos HERITAGE e MIGRARE

Encontram-se já disponíveis os relatórios finais dos projetos ESPON HERITAGE - ‘Património Cultural Material como Recurso Estratégico de Desenvolvimento Territorial’  e MIGRARE – ‘Impactes dos Fluxos de Refugiados no Desenvolvimento Territorial na Europa’:

:: :: :: Património Cultural

O património cultural vai além da cultura, é um investimento real para a economia da União Europeia. O projeto ‘Património Cultural Material como Recurso Estratégico de Desenvolvimento Territorial’, nomeado como um dos principais estudos do ‘Quadro Europeu de Ação sobre o Património Cultural’, apresentou o seu relatório final ESPON HERITAGE.

:: :: :: Fluxos de Refugiados

A crise dos refugiados continua a ser um dos temas mais importantes da Agenda Urbana para a União Europeia. Mas qual o impacto dos fluxos de refugiados no desenvolvimento territorial da Europa? Conheça o relatório final do projeto ‘Impactes dos Fluxos de Refugiados no Desenvolvimento Territorial na Europa’ ESPON MIGRARE.

>>> Saiba mais no Portal do ESPON

Participe no inquérito anual do Programa ESPON 2020
ESPON Inquérito 2019

O ESPON está a realizar o seu inquérito anual para recolha de críticas, sugestões e comentários sobre a utilização de evidências e ferramentas e sobre a participação em eventos e atividades do Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON 2020.

Independentemente de participar na formulação de políticas, na investigação ou na prestação de serviços, os seus contributos são importantes, ajudando a avaliar o desempenho do ESPON, melhorar os seus serviços e fornecer conteúdos mais ajustados às necessidades dos utilizadores.

E é muito simples: levará aproximadamente 10 minutos para ser concluído e não requer quaisquer dados pessoais, as respostas serão usadas exclusivamente para fins de avaliação.

>>> Preencha o Questionário ESPON

Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp