Copy
42º PubhD de Lisboa
12 de fevereiro, 4ª feira, 19:30
View this email in your browser
Logotipo do PubhD de Lisboa

42º PubhD de Lisboa
Biologia Vegetal e Bioquímica
4ª feira, 12 de fevereiro, às 19:30

A videira e os seus mecanismos de defesa, e estratégias para combater vírus que infetam o cérebro, serão os temas de conversa em fevereiro.

Dois investigadores de doutoramento vão explicar a sua pesquisa e responder a perguntas, em linguagem acessível e no ambiente informal de um bar. Em troca, oferecemos-lhes as bebidas.

Onde? No Má Língua
Rua da Senhora do Monte, 1C, na Graça.
Bem perto do mercado de Sapadores, é servido por várias carreiras da Carris, e o elétrico 28 pára quase à porta.
+info: https://pubhdlisboa.wordpress.com/o-bar-do-pubhd-de-lisboa/
 

Ana Rita Cavaco (Biologia Vegetal) tem como principal objetivo compreender os mecanismos de reação da videira a doenças.

O seu trabalho vai contribuir para a descoberta de novas e mais sustentáveis estratégias de controlo de doenças como o míldio e o oídio. Para além disso, vai também ajudar na deteção precoce de doenças em culturas de videira.

Ana Rita é doutoranda do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A curiosidade pela biologia vegetal despertou-lhe o interesse pela videira, e também cada vez mais pelo seu produto final, o vinho.


Imagem: Papel das membranas lipídicas em processos de defesa contra doenças fúngicas em videira. Créditos: Ana Rita Cavaco.

Diogo Mendonça (Bioquímica) tem como objetivo desenvolver moléculas que sejam capazes de penetrar no cérebro e atacar vírus que infetam este órgão, como o Zika, o Dengue, ou o VIH, e lhe causam lesões irreversíveis.

O sucesso do seu trabalho poderá resultar numa possível terapia inovadora contra estas e outras infeções virais no cérebro.

O Diogo é investigador de doutoramento no Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes. Assume ser um jovem cientista, em constante procura de novos contributos para a área da investigação biomédica.


Imagem: Combater vírus residentes no cérebro atravessando a barreira hematoencefálica usando conjugados de péptido-droga. Créditos: Diogo Mendonça.

Notícias PubhD de Lisboa


41º PubhD de Lisboa em revista


Os Festivais da Canção e a relação entre a música e a televisão, e as novas abordagens para a regulação da cor da pele: estes foram os temas em conversa na sessão do 41º PubhD de Lisboa. Leia no website o resumo do que foi falado. 
Texto de Inês Navalhas.
Cada apresentação dura 10 minutos e é seguida de 25 minutos para perguntas da assistência.

Sendo o PubhD uma iniciativa de voluntários e independente, agradecemos a cada pessoa da assistência o contributo de €0,50 a €1 para oferecermos bebidas aos oradores.
Se alguém lhe explicasse coisas fascinantes num bar, não lhe pagava uma bebida?

Se és estudante de doutoramento e quiseres explicar a tua investigação no ambiente informal de um bar, contacta-nos!
Partilhe este e-mail com amigos, colegas e familiares
Blog: https://pubhdlisboa.wordpress.com
Facebook (página): https://www.facebook.com/PubhDLisboa/
Facebook (grupo):
https://www.facebook.com/groups/PubhDLisboa/
Twitter: https://twitter.com/@PubhDLisboa/

PubhD em Portugal e no Mundo  |  Como lançar um PubhD  |  PubhD.org
 
PubhD de Lisboa


Email Marketing Powered by Mailchimp