Copy

Visualizar pelo navegador
Facebook
LinkedIn

Petrobras é Tetra!

A Petrobras é a vencedora do principal prêmio de tecnologia da indústria mundial de petróleo e gás, o Distinguished Achievement Award for Companies, concedido anualmente pela Offshore Tecnhnology Conference (OTC). A premiação reconhece o conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.
Para tornar esse projeto realidade, a companhia desenvolveu uma série de tecnologias para um cenário que combina condições desafiadoras, como águas ultraprofundas e reservatórios localizados abaixo da camada de sal, submetidos a elevados níveis de pressão, assim como alta presença de gás carbônico.
Um dos principais marcos do projeto foi a instalação de quatro navios do tipo FPSO (unidade flutuante de armazenamento, produção e transferência de petróleo) em um período de apenas 11 meses — em um único campo de produção.
Mas o prêmio ainda será entregue à Petrobras ,durante o congresso da OTC em Houston, no Texas (EUA), em maio deste ano.
Na ocasião, a empresa apresentará uma sessão especial inteiramente dedicada às tecnologias desenvolvidas para o campo de Búzios.


 
Linde fornece para
complexo gás-químico
A Linde vai fornecer para o complexo gás-químico integrado de produção de polietileno e polipropileno de 1,5 milhão de t/ a que está sendo construído na região de Amur, perto de Svobodny, na Rússia, pertencente a Sibur. Os serviços serão prestados como parte de um consórcio com a empreiteira do projeto NIPIgazpererabotka (Nipigas) e o contrato engloba engenharia, compras e serviços para a planta de crackers da Sibur.
O complexo de Sibur receberá GLP e etano - sob um contrato de longo prazo – de uma subsidiária da Gazprom, Gazprom Pererabotka Blagoveshchensk (GPB) que fica nas proximidades de Amur.
O Complexo já está 54% concluído e possui seis linhas de produção, com as duas primeiras com comissionamento programado para 2021 e as linhas restantes sendo consecutivamente colocadas em operação até o final de 2024.
A Sibur não confirmou a conclusão do FEED para o Complexo ou sua aprovação final para a implementação. O provedor de serviços também não divulgou o valor do contrato, nem detalhes adicionais sobre a tecnologia para o projeto.


 
Eni aumenta capacidade
de digitalização
Considerada a infraestrutura de supercomputadores mais poderosa do mundo no setor industrial, o supercomputador HPC5 é capaz de aprimorar complexos processos do setor de energia e a Eni o apresentou ao mercado na presença de seu CEO, Claudio Descalzi, de sua presidente, Emma Marcegaglia, e de alguns parceiros como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Stanford, o Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) e o Politecnico di Torino, além da...
clique aqui para ler a notícia completa

 
Porto de Santos e BR do Mar
Assinatura do contrato da área STS20 -
Porto de Santos - SP - 29/01/2020
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou (29/01) o contrato de arrendamento do terminal STS 20 com a Hidrovias do Brasil no Porto de Santos, em solenidade realizada na Presidência da Santos Port Authority (SPA). A
O contrato resulta de um leilão de agosto de 2019. A Hidrovias do Brasil vai operar uma área de mais de 29 mil m2 e três armazéns, destinada à movimentação de fertilizantes e sal. A empresa investirá pelo menos R$ 219 milhões ao longo dos 25 anos de contrato para uma capacidade de movimentação de 2,6 milhões de toneladas de fertilizantes e 1,5 milhão de toneladas de sal. Entre os investimentos previstos no terminal, estão obras de demolição e de construção de armazéns, reforço do cais público, dragagem de...

clique aqui para ler a notícia completa

 
Pleitos prioritários na
agenda legislativa da CNI
A Abiquim participou do Seminário RedIndústria 2020, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em sua sede, em Brasília. O evento reuniu representantes de 92 entidades entre federações e associações setoriais da indústria para debater os projetos em tramitação no Congresso Nacional e que serão prioridade da Agenda Legislativa da Indústria 2020. O documento marca o posicionamento da indústria sobre as principais matérias legislativas de interesse ao setor em tramitação no Congresso Nacional e será lançado no fim de março.
Durante a cerimônia de abertura, o vice-presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Humberto Barbato, relembrou que no primeiro ano da atual legislatura, o Congresso Nacional entregou para a sociedade um conjunto de reformas e marcos legais há muito esperados. 
A Abiquim foi representada nas salas temáticas e na sessão plenária do evento pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar; pelos assessores de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Lidiane Soares e Pável Pereira; e pela assessora Jurídica, Julia Christina de Souza. 
Os representantes da Abiquim defenderam a inclusão de pleitos prioritários do setor químico após ampla consulta aos seus associados através das comissões da entidade. Desse modo, o setor busca marcar posição defendendo de forma transparente e bem fundamentada os pleitos do setor, assim como incentivar junto aos parlamentares alternativas que impulsionem a reciclagem, a logística reversa e a economia circular, além de demonstrar a importância e os benefícios que as soluções da indústria química trazem à sociedade.


 
Transformação Digital nos Processos de Calibração
A Transformação Digital nos processos de calibração é a utilização da tecnologia para realizar determinadas ações, que anteriormente eram executadas de forma manual, de maneira automatizada, visando o ganho de produtividade. Seu foco principal é descartar totalmente os serviços repetitivos e manuais, eliminando as anotações em papel.
O mercado necessita de eficiência na execução das calibrações sem comprometer a qualidade, envolvendo equipes multidisciplinares para estabelecer o conjunto de requisitos. Será necessário hardware, software e infraestrutura de rede, sendo assim, o apoio da equipe de TI é essencial para que todo esse conjunto e tecnologia seja empregada.
O ápice da Transformação Digital nos processos metrológicos é a conexão e comunicação bidirecional, obtendo todos os recursos. A utilização dessas funcionalidades será imperiosa para as empresas serem mais competitivas, com qualidade, produtividade e eficiência, melhorando o nível tecnológico e permitindo quebrar paradigmas com a conectividade de diversos equipamentos.
Transformação Digital está presente no dia a dia das pessoas através de smartphones, smart TVs e smartwatches. A tecnologia tornou possível executar todas as funções necessárias através de um smartphone. Tamanha evolução não poderia ser diferente nos processos de calibração, onde eram utilizados calibradores de pressão, configurador Hart, computadores, registradores e tablets, hoje são realizadas todas as etapas do processo através dos recursos de um único calibrador da Linha Avançada.
Com essa evolução é possível utilizando um calibrador avançado calibrar pressostatos automaticamente, calibrar manômetros de forma semiautomática através da metodologia de calibração invertida, obter informações do padrão e procedimento utilizado, leitura preliminar e final com os números de leitura configurados e cálculo de incerteza combinada entre o padrão e o instrumento calibrado.
Os cálculos são feitos seguindo os pilares da ISO/IEC 17025 dentro do próprio calibrador, que se transforma em um computador conectado, podendo ser integrado a outros softwares, o que torna o software de calibração focado no gerenciamento.
O calibrador possibilita gerar o certificado com cálculo de incerteza, exportar dados para pendrives, cadastrar clientes, procedimentos e modelos de certificados, inserir informações que a 17025 requer no seu item de conteúdo mínimo de um certificado de calibração. Ao final do processo de calibração são visualizados os pontos esperados e obtidos, erros, incertezas e o certificado através do próprio calibrador.
Nessa nova fase da indústria o profissional de instrumentação não realizará apenas serviços manuais, será necessário um olhar mais crítico e analítico, com paciência, confiança e conhecimento, buscando aprender e utilizar recursos do software para estudo de frequência de calibração (como o método de Schumacher), gráfico de tendência e Análise Crítica tanto em calibração de TAG quanto em malha.
Saiba mais em
https://www.presys.com.br/pt
 
CURSOS E EVENTOS
 
03/03 a 04/03 - Global Offshore Brazil Summit 2020
www.globaloffshorebrazil.com/

25/03 a 27/03 - 11º Petroufes
www.petroufes.com.br/

10/05 a 14/05 - Congresso Internacional de Corrosão 2020
icc-congress2020.com.br/en/

26/05 a 27/05 - FPSO Brazil Congress 2020
www.fpsonetwork.com/events-fpsobrazilcongress/srspricing

 
Quer parar de receber as News da Petro & Química?
clique aqui